Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Super-Aquecimento do PC!


gamgi

Posts recomendados

Tenho um E8500 com uma mobo DG31PR Intel. A temperatura da CPU fica em 33ºC, a do HD em 32ºC e da GPU HD4850 em 50ºC. Só que a temperatura da placa mãe ta ficando em media a 74ºC parada!!! (Tava em 80:eek:, ai desconectei o cooler traseiro da mobo e liguei na fonte pra rodar melhor e baixou para 73º). Tenho 4 coolers CoolerMaster FAN R4-L2R-20CK-GP de 12cm, 1 na frente e 2 na lateral resfriando e 1 atrás como exaustor. Não sei o que fazer. :help::help::help::help::help::help::help:

Verifique como está o fluxo de ar dentro do gabinete se o volume de ar que entra (ventiladores ffrontais) está equivalente ao que sai. Mas muito provavelmente o sensor da MB ou o programa que você está usando está errado pois se sua MB está com essa temp ela queimaria MUITO rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Verifique como está o fluxo de ar dentro do gabinete se o volume de ar que entra (ventiladores ffrontais) está equivalente ao que sai. Mas muito provavelmente o sensor da MB ou o programa que você está usando está errado pois se sua MB está com essa temp ela queimaria MUITO rápido...

Parece que essa placa mãe foi projetada pra rodar em altas temperaturas mesmo (segundo a intel). Os programas estão certos, mas como eu não quero arriscar, pode me dizer como e onde adaptar um cooler nela.

inteldg31prdetalhe3qy8.th.gifthpix.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá,

Estou tendo problema com meu X2 4000. Nunca havia me preocupado com temperatura até que um dia jogando Far Cry 2 com over da assinatura o PC desligou. Verifiquei que foi pelo Shutdown do setup da placa mãe em função de temperatura (75ºC). Regulei (no setup) para apitar em 70ºC e mesmo jogando sem over após uns 10min de jogo o apito dispara e entrando pelo HWMonitor dá para ver a temperatura max acima de 65ºC. Troquei a pasta termica e em idle caiu de 45ºC para 38ºC mas o problema continua. Instalei um fan de 92mm na parte traseira jogando ar para fora e não resolveu nada. Só tive esse problema com o Far Cry 2 e agora com Undercover porque em outros jogos a temperatura fica abaixo de 60ºC (temp max. desse processador, segundo CdH é 65~70ºC.

Conto com ajuda de vocês.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou tendo problema com meu X2 4000. Nunca havia me preocupado com temperatura até que um dia jogando Far Cry 2 com over da assinatura o PC desligou. Verifiquei que foi pelo Shutdown do setup da placa mãe em função de temperatura (75ºC). Regulei (no setup) para apitar em 70ºC e mesmo jogando sem over após uns 10min de jogo o apito dispara e entrando pelo HWMonitor dá para ver a temperatura max acima de 65ºC. Troquei a pasta termica e em idle caiu de 45ºC para 38ºC mas o problema continua. Instalei um fan de 92mm na parte traseira jogando ar para fora e não resolveu nada. Só tive esse problema com o Far Cry 2 e agora com Undercover porque em outros jogos a temperatura fica abaixo de 60ºC (temp max. desse processador, segundo CdH é 65~70ºC.

Conto com ajuda de vocês.

Obrigado.

Coloca 1 fan na frente puxando ar frio de fora e uma tirando o ar quente do micro.

Acho que a bronca pode ser tua VGA esquentando devido ao nivel de utilização pelos jogos. Melhore o fluxo de ar de forma que o ar quente da VGA tenha como sair do micro, se não tente desativar alguns filtros nos jogos e veja se o problema persiste.

Boa sorte :D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca 1 fan na frente puxando ar frio de fora e uma tirando o ar quente do micro.

Acho que a bronca pode ser tua VGA esquentando devido ao nivel de utilização pelos jogos. Melhore o fluxo de ar de forma que o ar quente da VGA tenha como sair do micro, se não tente desativar alguns filtros nos jogos e veja se o problema persiste.

Boa sorte :D!

Pois é... o problema é que as 9600gt são frias (comparando com outras) em idle fica em 38ºC e em dias quentes jogando jogos pesados não passa de 51ºC (minha outra 8600GT DDR3 chegava em 87ºC).

Suspeito que o over possa ter afetado o processador de alguma forma.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... o problema é que as 9600gt são frias (comparando com outras) em idle fica em 38ºC e em dias quentes jogando jogos pesados não passa de 51ºC (minha outra 8600GT DDR3 chegava em 87ºC).

Suspeito que o over possa ter afetado o processador de alguma forma.

Abraço.

O estranho é que teu over não tá agressivo... Tu aumentou o Vcore? Tás usando o cooler box? Tenta mudar o micro p/ um local mais arejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estranho é que teu over não tá agressivo... Tu aumentou o Vcore? Tás usando o cooler box? Tenta mudar o micro p/ um local mais arejado.

Cooler box... Sem aumento de tensão... Coloquei HTT em 4x e FSB em 248Mhz e fan em 100% (~3200RPM).

Pensei em comprar um cooler maior, mas o estranho é que só chega a 65~70ºC com o Far Cry 2 e Undercover, porque até com o Crysis (1024x768 no AA, tudo em high em DX9, média de ~40FPS) não chega a 60ºC...

Valeu pelos toques... Vou tentar melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

E ai galera

por favor me ajudem se poderem!

eu to na casa de um amigo meu

e o PC dele desliga porque o processador chega a 90Cº(limite do processador dele)

ai ele desliga

o cooler dele ta trabalhando a 2.500 RPM

e a tensão de saída parace está normal tanto Vcore quanto o HD

eu procurei nos tópicos sobre processadores e etc mas nao consegui encontrar solução

me ajudem

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PC dele desliga porque o processador chega a 90Cº(limite do processador dele) ai ele desliga o cooler dele ta trabalhando a 2.500 RPM

Acho muito provável que o cooler não esteja esfriando, já seja porque é pequeno ou porque não esta fazendo contato.

Desmonta o cooler e bota pasta térmica nova.

Arruma um programinha para vigiar essa temperatura.

Não vejo muito mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom Turma, peço ajuda, já q pelo Everest minha P. Mãe marca 90º.

Vai as informações:

Nome da Placa Mãe Intel Pearl Creek DG31PR

Tipo de processador QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 2400 MHz (9 x 267)

Descrição do dispositivo Asus EN7300GT Video Adapter

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor Winbond W83627DHG (ISA 290h)

Tipo de Sensor GPU Driver (NV-DRV)

Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas

Placa mãe 90 °C (194 °F)

Processador 36 °C (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 33 °C (91 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 32 °C (90 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 29 °C (84 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 28 °C (82 °F)

Aux 121 °C (250 °F)

GPU [ TRIAL VERSION ]

SAMSUNG HD250HJ [ TRIAL VERSION ]

Coolers

Processador 1118 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.18 V

Aux 3.18 V

+3.3 V 3.26 V

+5 V 5.48 V

+12 V [ TRIAL VERSION ]

-12 V -2.00 V

-5 V -7.21 V

No modo de espera +5 V 4.95 V

Bateria VBAT 2.06 V

A placa de video não possui aquela ventoinha, e sim um dissipador que aquece legal (não dá pra colocar o dedo), acredito que esse calor esteja indo para a P. Mãe, seria uma possibilidade?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega, acredito que o problema talvez seja somente devido a defeito no sensor de temperatura da placa mãe, mas se não for, provavelmente você vai acabar como eu, tendo de trocar a placa mãe por uma nova de boa qualidade.

Você pode tentar usar um watercooler no northbridge e na southbridge da placa mãe e na sua placa de vídeo. Estou procurando na net pra montar uma placa mãe nova e vou montar um watercooler nela aos poucos pra não pesar no meu orçamento; tive o mesmo problema teu com uma asus p5w dh deluxe que agora está intermitente, segundo dados técnicos que me foram passados.

Não compre placa mãe asus, estão perdendo muito a qualidade, eu já me decidi por pesquisas que fiz a comprar uma placa mãe gigabyte, que estão muito boas mesmo.

Pesquise na loja www.waz.com.br pelos watercooler, lá tem muita coisa boa, mas os preços não são os melhores, aí eu recomendo procurar no mercado livre.

P.s. : Espero ter ajudado com o teu problema da placa, mas se tiver outras dúvidas responda ao comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Cara ótimo tópico, nem em revista explica assim tão bem! :D

Aproveitando o assunto queria tirar uma dúvida, meu gabinete

tem um fan lateral e um traseiro (sem contar com a fonte neah),

e tipo na frente ele n tem fan nenhum, apenas uma malha de metal

que o ar pode circular e tal (modelo do chassi ta ae em baixo), e tipo

quando eu tava montando o pc na loja com o vendedor eu perguntei se n

era bom tb botar um fan ali na frente, ele disse q n precisava n, q era besteira.

Cara o ar puxado pelos fan laterais e trazeiros meio q faz puxar o ar frio

que entra pela frente.

A pergunta é: Isso basta? Apenas essa abertura na frente do gabinete basta?

E como faço pra ver a temperatura no gabinete? xD

Obs.: Sou meio iniciante ainda c essas coisas, malz ae qualquer pergunta nonsense, rs. ^^'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ótimo tópico, nem em revista explica assim tão bem! :D

Aproveitando o assunto queria tirar uma dúvida, meu gabinete

tem um fan lateral e um traseiro (sem contar com a fonte neah),

e tipo na frente ele n tem fan nenhum, apenas uma malha de metal

que o ar pode circular e tal (modelo do chassi ta ae em baixo), e tipo

quando eu tava montando o pc na loja com o vendedor eu perguntei se n

era bom tb botar um fan ali na frente, ele disse q n precisava n, q era besteira.

Cara o ar puxado pelos fan laterais e trazeiros meio q faz puxar o ar frio

que entra pela frente.

A pergunta é: Isso basta? Apenas essa abertura na frente do gabinete basta?

E como faço pra ver a temperatura no gabinete? xD

Obs.: Sou meio iniciante ainda c essas coisas, malz ae qualquer pergunta nonsense, rs. ^^'

:cool: Caro colega, seria bom aumentar o fluxo de ar no interior do gabinete do pc, porém, não sei como está a situação sua aí. Começe fazendo pesquisas no google sobre refrigeração de pcs que você irá achar muita coisa.

:eek: Mas lembre-se de comprar os fans (ventoinhas) de baixo ruído, abaixo de 30 decibéis, para evitaro incomodo excesso de barulho, falou?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...