Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferencia Radio Na Caixa De Som. Definitivo.


Posts recomendados

Por favor, há uma interferência na rede elétrica que faz com que quaisquer caixinhas de som recebam interferências de rádios. Já troquei várias caixinhas, sem resolver o problema. Lendo alguns artigos, alguns recomendam blindar os cabos ou comprar caixinhas blindadas. Minhas perguntas...

i) Como eu blindo os cabos e um eletricista seria capaz, quanto cobraria?

ii) Algum modelo de caixa de som vem com o cabo e/ou a caixinha blindados?

iii) Alguma outra sugestão para o problema

Por favor, peço a colaboração de vocês para ajudarem a solucionar um problema bem antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu também tenho esse problema, nas caixinhas da Setellite essa de aumentar

o volume na caixa e diminuir no windows funciona(pelo menos ameniza),

mas como elas já estavam velhas resolvi comprar umas novas da Clone 260W

pensando que resolveria o problema, só que quando eu liguei as caixas veio a decepção:

as caixas novas continuam pegando interferência, só que agora mais nítidas e bem mais altas.

E aumentar o volume nessa não funciona, só piora.

E nem é a rádio que eu gosto <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá.

Tenho visto muitos tópicos de fórum perguntando a mesma coisa: como eliminar aquele barulho de rádio que aparece nas caixas de som do PC juntamente com um chiado.

Existem várias medidas a serem tomadas. Uma delas consiste em comprar um bom filtro de linha, pra eliminar os ruídos que vêm pela rede elétrica. Outra medida é blindar os cabos de áudio, pra que eles não funcionem como "antenas receptoras" (é esta a razão por que tantas pessoas dizem pra blindar os cabos). Outra medida simples consiste em afastar os equipamentos uns dos outros, pra eliminar ou reduzir a interferência entre eles. E por aí vai...

Porém, quando tudo mais falha e você já começa a pensar em comprar um novo sistema de caixas ou mesmo um novo sistema de som completo, um último recurso pode ser tentar instalar um conjunto de capacitores. A ideia é que os capacitores filtrem todos os ruídos que conseguiram chegar até o subwoofer.

Nos sistemas de áudio 2.1 (duas caixinhas + 1 subwoofer), o que ocorre é que o sinal de áudio estéreo vem do PC através de um plugue conhecido como "conector TRS". Este plugue é inserido num receptor que fica atrás do subwoofer (a "caixa de graves"). Este receptor é conhecido como "audio jack" e tem 3 terminais, um para cada "pedaço" da ponta do plugue (veja o esquema ilustrado). O subwoofer recebe o sinal de áudio do PC, amplifica-os e os distribui entre o próprio subwoofer e as duas caixinhas de áudio.

Como a interferência está vindo pelos dois sinais de áudio (positivo e negativo), o que vamos fazer é inserir capacitores eletrolíticos em série nessas duas linhas de circuito (em caso de dúvida, veja o esquema ilustrado). Esses capacitores têm capacitância um pouco alta (2 microFarad) em relação aos outros dois. Isto é pra que eles consigam filtrar os ruídos de frequência mais baixa. Repare que os capacitores eletrolíticos são polarizados, portanto é importante que o pólo negativo do capacitor fique virado para o lado para onde o sinal vai, ou seja, em direção ao amplificador.

Se por um lado os capacitores eletrolíticos ajudarão a filtrar os ruídos de baixa frequência, por outro lado vamos precisar de capacitores não-polarizados, de capacitância menor, pra poder filtrar os sinais de frequência mais alta. Você pode usar tanto capacitores cerâmicos quanto de poliéster. Pelo menos no meu caso, por alguma razão os cerâmicos funcionaram ligeiramente melhor. Capacitores de 100 nanoFarad (equivalente a 0,1 microFarad) são suficientes. Como esses capacitores não são polarizados, você não precisa se preocupar com "pra que lado deve ficar" cada terminal do capacitor.

O número de capacitores pode variar de acordo com a configuração do circuito, mas geralmente serão suficientes 2 capacitores eletrolíticos e 2 capacitores cerâmicos/poliéster. O esquema ilustrado corresponde ao que fiz aqui em casa, e pelo menos no meu caso aqueles 4 capacitores foram suficientes. Os chiados ainda ocorrem, porém num volume mais baixo, e os sons de estação de rádio, que antes eram bem altos, agora sumiram totalmente.

Como fazer as ligações com os capacitores?

Normalmente é suficiente raspar o esmalte do circuito, fazer um "corte" na trilha (pra interromper a passagem de corrente) e usar o capacitor para religar as duas pontas da trilha.

Nem preciso lembrar que a realização deste procedimento fica "por conta do cliente". Em outras palavras: não me responsabilizo caso você danifique seu subwoofer ou tenha qualquer outro tipo de prejuízo.

Relação do material básico pra realizar o procedimento:

1 x ferro de soldar

1 x sugador de solda

1 x tubo de solda de estanho (liga Sn63/37) com bitola não maior que 1mm

1 x base para pôr o ferro de solda

1 x pequeno alicate de corte (bico tipo "papagaio")

2 x capacitores eletrolíticos de 2 microFarad - 16V

2 x capacitores cerâmicos (ou de poliéster) de 100 nanoFarad - 16V

1 x kit de EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

Dicas:

* Se não encontrar capacitor de 16V, pode ser de 25V

* Quando for cortar as "pernas" dos capacitores, veja antes onde vai soldá-los e corte o que for excesso de comprimento

* Guarde os pedaços das "pernas" dos capacitores: eles podem ser usados pra ligar partes de circuito (jumpeamento) e são melhores que os pedaços de fio de cobre (pra soldagem)

* Não use capacitores eletrolíticos no lugar dos cerâmicos/poliéster ou vice-versa: eles têm finalidades diferentes e cada um é melhor pra uma finalidade diferente

* Cuidado pra não inalar a fumaça da solda ou deixá-la agredir seus olhos. De preferência, seu kit de EPI deve consistir pelo menos de uma máscara de respiração e um par de óculos transparentes tipo "máscara de mergulho". Realize o procedimento de soldagem em lugar bem ventilado, ou deixe um ventilador ligado por perto.

Observação final:

Se o seu sistema tiver mais que duas caixas (sistema 4.1, por exemplo) e somente 1 cabo de áudio sai do seu PC e é ligado ao subwoofer (ou seja: se ainda assim é o subwoofer quem recebe, amplifica e distribui o sinal de áudio para todas as caixas), você ainda pode usar o esquema de capacitores ilustrado aqui. Basta ligar os capacitores próximo aos terminais do "audio jack", pra que eles interceptem os sinais de áudio antes de eles serem distribuídos pelo circuito do subwoofer.

Boa sorte.

filtrocapacitoresj.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Yuri, boa tarde

Quero gravar o audio das ligações telefonicas no meu PC.

Liguei a linha telefonica na entrada de mic do pc e funcionou, mas o telefone ficou com ruido. Testei mesmo esquema em um netbook e não teve ruido.

Acredito que o ruido tenha sido originado pela font do pc.

você sabe que tipo de filtro posso elaborar para eliminair esse ruido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...