Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre mini-hub e switch


Visitante

Posts recomendados

O hub é um dispositivo que interliga computadores entre si, pode estar ligado em um servidor para prover serviços as máquinas na rede. Um usuário faz uma solicitação ao servidor, o pacote é enviado da sua máquina para um endereço, chega no hub e este ecoa (broadcast) para todas as suas portas erguntando de quem é aquele pacote e quem for o dono então recebe o pacote.

O Switch tem a mesma função do hub só que é inteligente, você manda um pacote para um endereço e o switch então já tem programado nele que determinada porta é o endereço que a máquina solicitou, então não há perca de tempo em mandar para todas as portas perguntando quem é o endereço. Não há colisão de pacotes e o funcionamento se torna mais eficiente, mais rápido, mas o custo...

O hub é bem mais barato que o switch. Para mais de 8 micros eu fico com o switch.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hub não passa de um repetidor multiportas. Emite broadcast na rede. Ele transmite os pacotes para todas as portas, toda a rede escuta e só o destinatário coleta o pacote. Trabalha com layer 1.

Switch trabalha com layer 2, mantém tabela de endereçamento dos hosts. Ele só transmite o pacote pra porta de destino, criando um circuito virtual entre as portas que estão se comunicando. Cara circuito utiliza total throughput, enquanto o hub compartilha o mesmo.

Switches podem ser gerenciáveis, caso o modelo tenha tais recursos. Os mais simples fazem apenas a função básica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sem comentários, vocês foram ótimos. Só gostaria de dizer à Jaspion para ela falar 'CAMADAS' invés de layer!!! O que você acha da minha ideia?

Layers e camadas dá na mesma. ;-)

Inglês no mundo da informática é feijão com arroz.

Acrescentando ao tópico, switches são capazes de implementar VLANs na sua rede (caso aja este recurso no equipamento em questão). Muito bom para reduzir domínios de colisão e segmentar a rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...