Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gegel

Amd já vê chip com 1 bilhão de transistores

Recommended Posts

A Advanced Micro Devices (AMD), segunda maior fabricante mundial de microprocessadores, anunciou na terça-feira que reduziu o tamanho de alguns componentes essenciais de seus produtos, o que pode tornar possível para a empresa fabricar um chip com 1 bilhão de transistores.

Os transistores são pequenas chaves dentro do chip que são ligadas e desligadas em uma determinada sequência para processar os dados pedidos pelos programas.

A AMD afirmou ter fabricado os menores transistores de portas duplas já produzidos, usando tecnologia padronizada do setor. As portas do transistor, pelo qual a corrente elétrica flui para ligá-lo, medem 10 nanômetros, ou 10 bilionésimos de metro.

A companhia, principal rival da Intel, líder do mercado de microprocessadores, disse que os novos transistores minúsculos podem permitir à fabricante, no futuro, inserir até 1 bilhão deles em processadores que hoje são capazes de abrigar "apenas'' 100 milhões. Um transistor de entrada dupla é capaz de suportar o dobro do volume de corrente elétrica que pode passar pelo chip.

"Todo o setor de semicondutores está trabalhando para atender aos desafios cada vez maiores para a criação de transistores que sejam menores e tenham desempenho mais alto, mas que possam ser produzidos com desvio mínimo ante o padrão de fabricação em vigor hoje em dia'', disse Craig Sander, vice-presidente de desenvolvimento tecnológico da AMD, em comunicado.

A Intel planeja detalhar o desenvolvimento e produção de transistores triplos em um estudo que a companhia apresentará em uma conferência técnica no Japão, na semana que vem, disse Paul Otellini, presidente e vice-presidente de operações da Intel na segunda-feira.

A Intel anunciou também que já está desenvolvendo um processador para servidores que conterá cerca de um bilhão de transistores.

Os processadores duplos e triplos são análogos a erguer um prédio com muitos andares, em vez de construir a mesma metragem quadrada usando para isso edifícios de um só andar que ocupam muito mais espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×