Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Registro de Marcas no Brasil: Um Obstáculo ao Desenvolvimento


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Registro de Marcas no Brasil: Um Obstáculo ao Desenvolvimento


"Editorial comentando sobre o processo de registro de marcas no Brasil."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus Parabens por finalmente conseguir o registro de marca, realmente!

Sou dono de um escritorio de Marcas e Patentes, e o que tenho a dize (infelizmente), é que sim, o processo para registro de marca é muito complicado, e burocratico, tenho clientes de 10 anos atras que ainda não tem por definitivo o Certificado de Registro de Marca.

É uma pena que este proceso seja demorado, pois como mesmo o artigo já diz, empresas, que acabam por fechar entre 5 a seis anos, as vezes acabam fazendo o pedido de registro, e quando conseguem já não estão nem e atividade mais!

Penso que talvez o I.N.P.I. (Instituto Nacional da Propriedade industrial), deveria ser menos burocratico, com relação a pequenas e medias empresas, talvez a criação de mais delegacias do I.N.P.I., em cidades que não sejam grandes metropoles, e pequenas mudanças neste sistema burocratico brassileiro, talvez podesse ajudar muito, a diminuição de tempo destes processos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse país é do tipo caranguejo... só anda pra trás!

Hoje me aconteceu um fato engraçado, não tendo haver com o tema, mais sim com a situação em que as coisas se encontram!

Fui tirar a carteirinha do ônibus que me concede o direito de 50% de desconto no passe ( Sou estudante universitário ). A atendente me disse que devido a renda da minha família eu só tinha direito a 25%.

Na hora nem discuti com ela, apenas pedi ela chama o superior dela... Ele bateu o pé que eu só poderia tirar 25%... Disse pra ele que os 50% era um direito, e que caso ele me contrariasse mais uma vez, eu simplesmente iria entrar com uma ação contra a empresa... e tirei o celular do bolso alegando que ia ligar para a TV Tem ( Afiliada da Rede Globo aqui na minha região ). Ele pensou bem e mandou a atendente me conceder os 50%. Trata-se de uma empresa que venceu uma licitação fraudulenta de 20 anos, e que nunca colocou ônibus suficientes para prestar um serviço decente.

Simplesmente segunda-feira irei denunciar...

( ... )

Mas estou feliz... no ano que vem provavelmente irá entrar um presidente que abaixará os impostos e tudo mais, fazer uma reforma política, entre outras coisinhas... Pelo menos é o que dizem!

É isso..

Cheers,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

Parabéns, sua luta realmente não foi em vão, agora você já pode dizer Clube do Hardware ®. Todos nós que participamos do seu fórum estamos felizes com sua conquista que beneficiará a todos nós.

Esse país é do tipo caranguejo... só anda pra trás!

Hoje me aconteceu um fato engraçado, não tendo haver com o tema, mais sim com a situação em que as coisas se encontram!

Fui tirar a carteirinha do ônibus que me concede o direito de 50% de desconto no passe ( Sou estudante universitário ). A atendente me disse que devido a renda da minha família eu só tinha direito a 25%...

gugazz, em Brasília - DF, o estudante de qualquer classe, sendo universitário, fundamental ou médio paga um terço do preço da passagem do ônibus (nível técnico não tem direito, pois não é considerado "importante" por aqui, mesmo estudando na Escola Técnica de Brasília que é do governo).

Acho que esta maracutáia dos passes estudantis e valor das passagens varia de região para região, pelo menos em Brasília rola um esquema muito forte entre empresários do ramo e deputados... Bom mais aí é outra CPI, já estamos com tantas por aqui que este chega a ser "inofensivo" em comparação com as outras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, a quem interessar:

Registro de patentes e marcas já pode ser feito pela internet

Redação/O Estado do Paraná [02/09/2006]

Rio (ABr) - A partir de agora, os pedidos de registro de marcas no País podem ser feitos pela internet. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) colocou em funcionamento ontem (1.º) o Sistema Eletrônico de Registro de Marcas.

O serviço, disponível no endereço www.inpi.gov.br, possibilita que profissionais e empresas encaminhem os pedidos de registro de marcas por meio de um formulário eletrônico. Chamado E-marcas, o novo sistema vai eliminar a necessidade de utilização de processos em papel e agilizar a concessão de marcas, que, até agora, demorava mais de seis anos. Cerca de 600 mil pedidos aguardam um parecer do órgão.

De acordo com o presidente do INPI, Roberto Jaguaribe, além de facilitar a vida das pessoas, a modernização “dará mais qualidade e transparência tanto para o exame, quanto para o consumidor interessado em obter a marca”.

Segundo Jaguaribe, com o novo serviço e a recente contratação de 60 examinadores de marcas, o INPI pretende reduzir para 12 meses o prazo para avaliação dos pedidos de registro. “Em função da enorme expansão da capacidade produtiva, nós trabalhamos com um ritmo que vai permitir que o pedido de marca feito hoje pela internet seja atendido em até 12 meses”, afirmou.

Jaguaribe lembrou que a medida está inserida em um esforço de informatizar todos os processos que envolvem o INPI. Ele informou que já foram disponibilizados na internet o pagamento das guias de recolhimento da União e a Revista da Propriedade Industrial, pela qual é possível acompanhar o andamento das concessões de marcas e patentes.

Até o ano que vem, um sistema semelhante ao que entrou ontem em funcionamento será implantado para informatizar as solicitações de patentes.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é responsável pela criação dos sistemas.

Fonte: Paraná-Online

http://www.parana-online.com.br/noticias/i...9&caderno=6

ps.: exige cadastro (gratuito)

Espero que isso realmente funcione.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico Feliz pelo Clube do Hardware® so que o difícil de enteder é a demora de 6 anos pra conseguir isso e pensar que tem validade de 10 anos daqui 4 anos já faz o pedido de novo pra chegar na epoca certa de novo hauau por isso q todos nos temos que pensar bem nessas eleicoes e tentar mudar o rumo da politica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, tudo bom?

Fico feliz que tenha conseguido, lembro quando você me pediu para ver algo para você no INPI quando fazia estágio lá.

Pois bem, uma informação que você pode colocar no seu artigo....

# Levar os formulários com o boleto pago anexado para a sede do INPI. Aqui está o problema, você tem que ir lá pessoalmente (Praça Mauá, 7 – Rio de Janeiro – RJ). Pelo menos não achamos no site do INPI nenhuma informação a respeito de como proceder caso você more em outra cidade.

Qualquer pessoa pode levar, mas no caso se tiver que usar uma procuração (para alguém ver o status, pagar, ...) tem que ser através de um escritório de advocacia e/ou um agente da propriedade industrial...

Sobre a demora nos pedidos de marcas...

Acho impressionante a demora, pois analisar uma marca não demora coisa de 5 minutos... Tudo bem que temos muitas marcas entrando dia a dia, mas....

Sobre a demora dos pedidos de patentes...

Esse ai complicado. Pois o INPI analisando processos de 1999 se não me engano... Ou seja, um atraso gigantesco....

bem é isso.

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 9 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...