Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
islanpet

SATA1 e SATA2 na mesma placa

Recommended Posts

Olá, galera. É o seguinte:

Eu tenho uma placa-mãe Asus A8NE, que tem suporte para HD's SATA2 (300MB/s). Estou querendo adquirir um HD SATA2 de 250GB, mas já possuo um SATA1 de 80 GB.

Fiquei sabendo que se a placa-mãe só tiver um controlador de HD, a velocidade de cada um ficará condicionada àquela do mais lento. Procurei me informar sobre a qtde de controladores que minha placa tem, mas não encontrei essa informação.

No entanto, o vendedor disse que cada HD iria funcionar na sua devida velocidade máxima. Mas não dá pra confiar (pode ser puro papo de vendedor querendo empurrar seu produto).

Por favor, me ajudem então: O HD SATA2 irá funcionar com velocidade de 300MB/s? Ou o fato de já ter um HD SATA1 irá limitar sua velocidade e forçá-lo a ficar nos 150MB/s?

Valeu, "pipow". Espero que me ajudem a solucionar este mistério. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas uma correção:

Não é MB/s (Mega Byte) e sim Mb/s (Mega bits).

Mesmo a sua placa mãe suportando SATA II, o SATA que você já tem vai funcionar a 1.5 Mb/s.

Obs. Isso teóricamente falando, pois essa velocidade de transmissão de dados, na prática não é atingida.

A mesma coisa para o SATA II.

Lógico que a velocidade do SATA II, será maior, já que a sua MB suporta esse padrão.

Use um programa de desempenho para medir o desempenho dos HDs.

Download HDTACH

Grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu por responder...

Mas ainda não ficou clara minha questão... Eu sei que tendo controladora para SATA II, minha placa também aceita SATA I. Mas queria saber mesmo é se com dois HD's instalados, sendo um SATA I e outro SATA II, a controladora de HD irá conseguir fazer com que cada disco funcione na sua velocidade, sem limitar ambos para trabalharem em SATA I.

Será que alguem não já fez isso (instalar um HD SATA I e outro SATA II em uma placa que aceita SATA II)? E esse negócio do numero de controladoras influencia mesmo nesse sentido?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas uma correção:

Não é MB/s (Mega Byte) e sim Mb/s (Mega bits).

Pelo que tenho visto, o pessoal usa terminações que confundem, mas o correto para SATA II seria mesmo 300 MBytes/s. Alguns lugares indicam 3Gbits/s, que seria equivalente.

No site da Seagate para um Hd de 250 GB (http://www.seagate.com/support/disc/specs/sata/st3250824as.html) tem assim:

EXTERNAL TRANSFER RATE (Mbytes/sec) ______up to 300

Mas essa falta de padronização para representar sempre confunde.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A velocidade da controladora será sempre a menor. Se você colocar um sata 150 e um sata 300 na mesma controladora a velocidade da controladora será a do sata 150.

Espero ter respondido a sua dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas queria saber mesmo é se com dois HD's instalados, sendo um SATA I e outro SATA II, a controladora de HD irá conseguir fazer com que cada disco funcione na sua velocidade, sem limitar ambos para trabalharem em SATA I.

Aí depende amigo, você vai usar RAID ou um simples JBOD?

Se for em RAID ele vai "trabalhar" na velocidade do mais baixo.

Se for apenas um JBOD cada um vai trabalhar na sua própria velocidade sem perda de desempenho, o SATA2 irá trabalhar na sua velocidade.

Até Mais B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×