Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PentiumD 930 esquentando ?


leandropad2

Posts recomendados

Galera, meu processador está me deixando meio bolado. Vejam se podem me ajudar.

Em primeiro lugar, eu queria saber se o cooler que vem com processador (box) é suficiente para não deixar ele esquentar muito (ainda não instalei coolers exstras)?

Eu venho monitorando pelo Everest e tenho visto que meu processador está trabalhando a 58°C e o cooler a 1600rpm em média, rodando programas leves. Essa temperatura é alta ou está boa?

Agora o que me deixa mais bolado, é que eu jogo DOOM 3 e a temperatura não passa de 62°C e o cooler fica a uns 3000rpm. Mas quando eu jogo MU (é isso mesmo, MU), que é um jogo bem mais leve, a temperatura chega a 66°C e o cooler trabalha a 4400rpm o tempo todo, fazendo um barulho ENSURDECEDOR. Será que isso é normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, meu processador está me deixando meio bolado. Vejam se podem me ajudar.

Em primeiro lugar, eu queria saber se o cooler que vem com processador (box) é suficiente para não deixar ele esquentar muito (ainda não instalei coolers exstras)?

Eu venho monitorando pelo Everest e tenho visto que meu processador está trabalhando a 58°C e o cooler a 1600rpm em média, rodando programas leves. Essa temperatura é alta ou está boa?

Agora o que me deixa mais bolado, é que eu jogo DOOM 3 e a temperatura não passa de 62°C e o cooler fica a uns 3000rpm. Mas quando eu jogo MU (é isso mesmo, MU), que é um jogo bem mais leve, a temperatura chega a 66°C e o cooler trabalha a 4400rpm o tempo todo, fazendo um barulho ENSURDECEDOR. Será que isso é normal ?

Eu to vendo varias pessoas "reclamando" das temps do Pentium D930. O estranho q o meu mesmo com o cooler box e com over não passava de 52 graus forçando os 2 núcleos dele, e sem over não passava de 42-43 em full e 28 em iddle, a sua temp ta alta sim. E procure na Bios da placa-mãe se você acha uma opção chamada Q-Fan se tiver ativada, desative ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma linha de raciocínio MINHA. Não pesquisei, não li em nenhum lugar, mas foi a única lógica que consegui pensar. Aqui acontece algo parecido. Quando jogo joguinhos em Flash pela internet, meu micro quase explode. Quando jogo jogos pesados, e tudo mais, ele fica tranquilo. Quando edito e renderizo vídeos usando ainda o PhotoShop, ele roda macio macio... quando abro word, excel, internet ele reclama.

Penso que processadores de alta performance foram preparados para trabalhar com programs pesados. Se você usar algo muito leve ele vai se esforçar para trabalhar com esse leve. É como se você malhou um a tarde toda, puxou altos pesos e de repente vai jantar, pega o garfo e acha estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma linha de raciocínio MINHA. Não pesquisei, não li em nenhum lugar, mas foi a única lógica que consegui pensar. Aqui acontece algo parecido. Quando jogo joguinhos em Flash pela internet, meu micro quase explode. Quando jogo jogos pesados, e tudo mais, ele fica tranquilo. Quando edito e renderizo vídeos usando ainda o PhotoShop, ele roda macio macio... quando abro word, excel, internet ele reclama.

Penso que processadores de alta performance foram preparados para trabalhar com programs pesados. Se você usar algo muito leve ele vai se esforçar para trabalhar com esse leve. É como se você malhou um a tarde toda, puxou altos pesos e de repente vai jantar, pega o garfo e acha estranho.

Aff...

Quer dizer que não vale a pena pagar R$550 (muito barato!) num E6300 se você não for jogar ou mexer no Photoshop?

:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma linha de raciocínio MINHA. Não pesquisei, não li em nenhum lugar, mas foi a única lógica que consegui pensar. Aqui acontece algo parecido. Quando jogo joguinhos em Flash pela internet, meu micro quase explode. Quando jogo jogos pesados, e tudo mais, ele fica tranquilo. Quando edito e renderizo vídeos usando ainda o PhotoShop, ele roda macio macio... quando abro word, excel, internet ele reclama.

Penso que processadores de alta performance foram preparados para trabalhar com programs pesados. Se você usar algo muito leve ele vai se esforçar para trabalhar com esse leve. É como se você malhou um a tarde toda, puxou altos pesos e de repente vai jantar, pega o garfo e acha estranho.

Obrigado por tentar ajudar LEOMKT, mas eu acho que seu raciocínio não faz muito sentido. De qualquer forma, se você achar alguma coisa que comprove seu raciocínio, peço que poste aqui outra vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma linha de raciocínio MINHA. Não pesquisei, não li em nenhum lugar, mas foi a única lógica que consegui pensar. Aqui acontece algo parecido. Quando jogo joguinhos em Flash pela internet, meu micro quase explode. Quando jogo jogos pesados, e tudo mais, ele fica tranquilo. Quando edito e renderizo vídeos usando ainda o PhotoShop, ele roda macio macio... quando abro word, excel, internet ele reclama.

Penso que processadores de alta performance foram preparados para trabalhar com programs pesados. Se você usar algo muito leve ele vai se esforçar para trabalhar com esse leve. É como se você malhou um a tarde toda, puxou altos pesos e de repente vai jantar, pega o garfo e acha estranho.

Não concordo com essa sua teoria. Se isso acontece deve ser algum problema de instalação do flash ou do Internet Explorer. POde ser até que ocorra uma queda de desempenho por parte do processador mais eu acho que deve ser insignificante.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei essas conclusões ao usar meu ex Pentium 4 3.4Ghz (LGA775 prescott etc etc) Ao jogar NFS Underground 2, a temperatura do gabinete ficava em torno de 36, 38 graus. Ao jogar Worms Armagedoom ficava eentre 40, 43 graus. Ao jogar esse jogo em flash ficava a 46, 49 graus. (sem os fans ligados e o sensor entre o cooler do processador e o chipset do meio da placa).

No meu ibook 1.33Ghz (Mac, top de linha antes da era intel) a ventoinha dele sempre ligava ao jogar o mesmo jogo. E quando passava horas editando e renderizando, a ventoinha nem dava sinal de vida.

Daí tirei essa conclusão. Tipo. É conclusão minha. Quem quiser fazer os testes, façam. Eu não sei medir temperatura de cada componente #) Mas é uma ideia. Sem lógica, mas é.. heheheh

link do jogo:

http://www.flashgames247.com/game/exclusiv...bike-mania.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a minha única experiência com cooler box num P4, foi no meu antigo P4 3.2ghz prescott, soquete 478. Desde então, percebi que o cooler box é o suficiente, mas apenas se tiver um gabinete bem refrigerado, o que é o meu caso. Abaixei bem a temperatura do meu gabinete quando fiz um buraco no "teto" dele e coloquei um cooler jogando ar pra fora. Num gabinete sem coolers extras, pode até ficar numa temperatura aceitável, mas acho um pouco arriscado.

Nesse meu aqui por exemplo, uso um cooler da Cooler Master para P4 3.6ghz. Aí é que não esquenta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês estão falando em temperaturas perto de 40°C????? Eu acabei de istalar dois coolers de gabinete. Um em baixo (na frente) jogando ar para dentro e um perto da fonte jogando ar para fora, e mesmo assim meu Processadro não funciona a menos de 58°C.

O processador não passa muito dos 62°c não, mas também não fica muito abaixo também. A placa mãe não passa dos 47°C.

Eu já liguei pro cara que me vendeu o Pc e ele falou que é assim mesmo, que eu posso ficar tranquilo que bem antes do processador queimar ele vai reiniciar e não vai dar problema!

Essas temperaturas são preocupantes ??????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandropad2: Aí você vai ter que observar muitas coisas:

1°, isso vai depender da opinião de cada um. também já ouvi muita gente dizer que o cooler box costuma ser insuficiente.

2°, também depende muito do lugar onde você utiliza e também para quais atividades você usa o pc.

3°, pode ser também que dependa da ventilação que o gabinete recebe.

4°, também pode ter algo a ver com a fonte. não é nem um pouco recomendado usar uma fonte genérica num processador dual-core. Sugiro que você corra numa loja e compre logo uma fonte de pelo menos uns 350W reais. Se possível, compre uma de 400W reais, pra ser mais garantido. Acho que o investimento é banal, porque você irá proteger um ótimo processador, que custa muito mais do que uma boa fonte.

Independente de você resolver a questão da temperatura de outra forma, troque sua fonte. Mas também sugiro q, se possível, você melhore a ventilação do seu gabinete ou troque seu cooler. Continuo achando que para utilizar o cooler box, o gabinete deva ser bastante refrigerado. Qualquer coisa, estamos aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar coolers extras.

Eu mesmo abaixei bem a temperatura do meu processador depois que fiz um buraco em cima do gabinete e coloquei um cooler jogando ar pra fora. Dá trabalho, mas ficou bom que só. Mas tem outras soluções mais fáceis, como colocar cooler atrás ou na frente(na parte de baixo do gabinete), se tiver lugar no seu gabinete. O negócio e ter um cooler jogando ar frio e outro tirando o ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...