Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa pra diminuir ruido


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Opa galera td bem ?

Eu to pensando numa maneira de diminuir o ruído emitido pelo meu PC..

Cm ele fica "overnight" e o ruído de ventoinhas dificulta meu sono.. devido a uma experiência que fiz eu pensei em colocar uma "manta acústica" na tampa do gabinete, uma espuma, um feltro, alguma coisa..

vocês acham que isso vai diminuir o ruído ?

Uma controladora de cooler virá (isso é certeza) junto com o segundo de 120 e quando eu achar aqui na cidade..

Obrigado

T+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa o barulho do PC a noite realmente incomoda um bocado, estava pensando também em um jeito de reduzir o barulho dele.

Até olhei aquela manta acrílica da Akasa no site da Spon se não me engano, mas ai o preço me desanimou.

Vou ver aqui na minha cidade se tem algum material similar e ver se dá certo.

E também estou pensando seriamente em comprar um controlador de fans, porque eu quero trocar de gabinete e colocar mais uns 2 fans nele, além dos dois que eu já tenho, ai já viu né.

Pelo o que eu andei lendo acho que isso vai ajudar bem a reduzir o barulho.

Agora uma dúvida meio boba, é possível ligar o fan do processador no controlador também?

EDIT: caramba olha o número da minha mensagem hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A manta acústica não iria aumentar a temperatura no gabinete não?

Também pensei nisso, mas também pensei que de certa forma iria isolar o calor dentro do gabinete, assim se eu conseguisse resfriar bem lá dentro então ia ficar como um isopor :P

E Bajo, é muito díficil montar um controlador? Onde posso encontrar uns projetos? E se não for pedir muito, já pedindo hehe, tem como postar umas fotos dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controlador é bem fácil de fazer e os componentes são baratos.

Aqui vai uma foto do meu controlador (que já está pronto e funcionando) e da parte nova embaixo para controlar a velocidade (está quase pronta, só falta fazer as ligações).

Eu ainda não aprontei o controlador de velocidade porque eu ainda não tive tempo.

Não ligue para a feiura dele, porque aquilo é temporário, daqui a um tempo eu vou fazer um outro com um acabamento melhor. :D

Aqui vai o projeto dele, feito pelo bcosilva.

Mesmo eu não tendo acabado o do computador, eu já fiz um controlador igual a esse para os fans que eu tenho no videogame, está funcionando em perfeito estado. Dá para confiar no projeto.

Abraços

Edit: Ah, tinha me esquecido:

No lugar do projeto onde tem aquele fan, você pode colocar quantos fans você quiser, só que claro, respeitando o limite máximo de 3A do transistor.

Sobre reduzir o ruído, vocês devem ter notado que eu coloquei EVA na parte interna da tampa para reduzir o barulho dos drives.

Funciona bem e é mais barato que aquelas mantas. (não é tão eficiente quanto elas, mas dá pro gasto...)

post-59171-13884920932133_thumb.jpg

post-59171-13884920932512_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do controlador Bajo.

Mas deixa eu ver se entendi bem, aquele controlador com os botões é apenas para ligar e desligar as fans.

Aquele de baixo é para controlar a velocidade delas.

É isso mesmo? Se for, você tem o esquema do "desligador" de fans? hehe

Outra coisa, quanto você pagou no EVA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pelas sugestões !

Eu estava pensando em algo do tipo mesmo bajo, um isopor, EVA.. seila.. pra colocar na tampa por dentro e diminuir um pouco o ruído.

Pra fazer a controladora eu preciso de um ferro de solda e de alguma experiência em soldagem né ? Não tenho nenhuma das duas, e "achei" a controladora da Akasa por 35 paus,, acho que sai mais barato ehehehhe

Por enquanto eu vou cercanco o gabinete com colchões.. :tantan: pior que funciona, parece que a maior parte du ruído é aquele que reflete na parede, por isso pensei na manta.

Isolar o gabinete todo com espuma seria meio radical ehehheeh..

O que mais incomoda é o cooler da VGA e do chipset, tanto que diminuo os clocks pra VGA esquentar menos e o cooler ficar numa rotação menor.. o do processador quase não faz ruído. (undervolt + C´n´Q).

Obrigado novamente ! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do controlador Bajo.

Mas deixa eu ver se entendi bem, aquele controlador com os botões é apenas para ligar e desligar as fans.

Aquele de baixo é para controlar a velocidade delas.

É isso mesmo? Se for, você tem o esquema do "desligador" de fans? hehe

Sim, aquele controlador de cima é para ligar-desligar os fans e as cold cathodes.

A chavezinha que tem no meio é para controlar a velocidade também, só que de um método muito mais simples: quando ela está para a esquerda os fans ficam funcionando em 5V e o led verde acende; quando ela está para a direita os fans recebem 12V e o led vermelho acende.

Isso funcionou bem por um bom tempo até que eu achei que estava muito simples e quis fazer um esquema mais sofisticado. (sabe como é, cada vez procurando desafios maiores, hehehe)

Eu ainda deixei ele funcionando. Você notou a chave na esquerda do controlador de baixo?

Ela serve para ativar o potenciometro quando está para baixo ou ativar aquela chavezinha quando está para cima.

Outra coisa, quanto você pagou no EVA?

Infelizmente eu não tenho a mínima noção de quanto custa o EVA, eu achei uns restos aqui em casa e aproveitei eles.

Eu não tenho um esquema do desligador pois eu fiz de cabeça, mas eu vou fazer esse esquema e quando estiver pronto eu coloco aqui.

Fallow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pareço criança, já fui correndo olhar o preço das coisas hoje a tarde hehehe

Tudo muito barato

Potenciometro 10k = R$ 0,90

Transistor TIP31 = R$ 1,50

Botão para o potenciometro, só tinha de alumínio = R$ 1,50

Botão liga/desliga = R$ 1,00

Vou ver se eu compro as peças a manha e começo os esquemas para montar.

Só estou pensando onde eu vou fazer isso hehe

Onde você montou a sua Bajo?

Vou ver se descubro o preço do EVA e depois falo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controlador (tá muito barato pelos preços do amigo jib..) funciona com qualquer um ?

Relamente é barato, mas não se esqueça que se você usar 3 botões então multiplica por 3 aquilo lá.

E também pense na mão de obra e tal, mas ainda sim acho que sai mais barato. Além de poder falar com todo orgulho "EU QUE FIZ!" hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fone eu to pensando também hehehehehe

E surgiu uma dúvida Bajo, seus fans usam pinagem 3 pinos ou 4 (a de HD..) ?

O controlador (tá muito barato pelos preços do amigo jib..) funciona com qualquer um ?

Obrigado !

Eu não gosto desses pinos, eu cortei todos e peguei direto do fio.

Os meus 3 de 80mm tinham conectores para 3 pinos e para a fonte, e os 2 de 120 eram para conectar na fonte.

Como eu fiz: eu cortei os engates, usei o fio do positivo e emendei o fio do sensor de rotação com o negativo. Resumo: transformei todos para 2 fios.

Eu aterrei o fio da rotação porque eu não vou usar ele então o sinal dele que iria para a placa vai pro terra direto.

Eu vou fazer um esquema para vocês e coloco aqui.

Fallow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Bajo.

Eu fiz o esquema do potenciometro hoje, só para ver se funciona mesmo, e realmente dá certo.

Agora uma dúvida, quando eu giro todo o botão para a esquerda, a fan fica desligada, isso é normal mesmo?

Se for assim então eu nem preciso de fazer as chaves para desligar, somento o potenciometro resolve.

Agora outra coisa, você usou alguma placa CI para o transistor ou foi diretão mesmo?

Valeu ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é normal ele desligar quando você gira ele bem para a esquerda.

Sobre a placa, eu não fiz isso. Como você pode ver na foto, o meu transistor está parafusado na baia sobre umas 10 folhas de papel alumínio para dissipar o calor.

Mas como eu já falei anteriormente, esse meu projeto foi na base do "improvisation", eu pretendo fazer um outro com um acabamento melhor.

Abraços........(vamo lá colorado!!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah aqui eu fiz no improviso mas acho que a ideia eu vou aproveitar.

Eu desmontei uma fonte queimada aqui esses dias, e tinha uns dissipadores de aluminio, justamente para dissipar o calor dos transistores dela. Ai como bom aproveitador já peguei eles e parufusei o transistor neles :D

Agora estou pensando em um jeito de montar td isso no gabinete.

Estou pensando em fazer um sistema só de alimentação chegando da fonte para os controladores, e depois puxar dois cabos de força para cada fan.

Ai acho que fica legal, só preciso ver como montar tudo isso mesmo hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou pensando em um jeito de montar td isso no gabinete.

Estou pensando em fazer um sistema só de alimentação chegando da fonte para os controladores, e depois puxar dois cabos de força para cada fan.

Ai acho que fica legal, só preciso ver como montar tudo isso mesmo hehehe

Eu fiz bem desse jeito, puxei uma alimentação direto para o controlador e sai do controlador para cada fan.

Eu não sei sobre o tip31, mas o tip41 libera energia pela parte que entra em contato com o dissipador.

Eu se fosse você não arriscaria do dissipador entrar em contato com o metal do gabinete, iria fechar um curto lega!

No meu não está encostado, eu botei um plastico que isola o papel alumínio das partes metálicas do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei sobre o tip31, mas o tip41 libera energia pela parte que entra em contato com o dissipador.

Eu se fosse você não arriscaria do dissipador entrar em contato com o metal do gabinete, iria fechar um curto lega!

No meu não está encostado, eu botei um plastico que isola o papel alumínio das partes metálicas do gabinete.

Bom eu não sabia que aquela parte que eu parafuso também corre energia hehe. Mas em todo caso tinha uns pedacinhos de borracha entre eles e o alumínio, ai coloquei de novo. Ai nesse caso acho que não vai dar problemas maiores.

Acho que o mais legal para montar seia uma gaveta de HD, vou ver se consigo uma velha aqui para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...