Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe software para monitoramento de falhas?


jacinto_arq

Posts recomendados

Rapaziada,

consultando os tópicos vi que todo mundo vai pela tentativa-e-erro para descobrir o problema.

Mas ninguém disse se existe algum utilitário para monitorar esse tipo de ocorrência.

Eu estou com um problema parecido: reinicia sozinho e as vezes não liga. Hoje apareceu tela azul, mas isso não tinha acontecido antes. Segue a sequência das tentativas de solução. Considerem ainda que a temperatura está baixíssima. Pelo Speedfan a CPU não passa de 45º e o HD mais quente não passa de 53º.

1º - pensei que fosse o Windows. Reformatei o C totalmente e após reinstalei o Windows. O problema continuou.

2º - desmontei totalmente o PC. Limpei tudo. O problema continuou.

3º - troquei as memórias de slots. São dois pentes de 512 Mb. O problema continuou.

4º - deixei trabalhando com 1 só pente. Depois tentei só com o outro. O problema continuou.

5º - desliguei as gravadoras. Uma é de CD (combo) e outra de DVD. O problema continuou.

6º - desliguei os HDs. O problema continuou.

7º - removi a placa de áudio. Deixei trabalhando na on-board. O problema continuou.

8º - removi os dispositivos de áudio. O problema continuou.

9º - resetei a BIOS. O problema continuou.

10º - observei que a ventoinha da placa de vídeo estava com muito baixa rotação. Rolamento ruim. Arranquei ela. Removi a base do cooler (que também é um cooler passivo). Limpei o processador. Apliquei nova pasta térmica. Recoloquei o cooler passivo. Improvisei no local do cooler ativo outro muito mais potente. O problema continuou.

Bem, por aí já posso ver 2 possibilidades: placa de vídeo "lascou", ou fonte de alimentação está instável.

Problemas que ocorrem de forma intermitente:

- reinicia sozinho

- não quer ligar, nem entrando na bios

- tela azul (só uma vez, e hoje)

Ontem, funcionou o dia todo sem apresentar nenhum problema.

Mas vamos lá. Como testar a placa de vídeo? E como testar a fonte (tenho multímetro)?

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo o que fez está correcto .

Só uma pequena coisa : deve fazer isso tudo ao mesmo tempo.Isto é retirar todo o hardware desnecessário e deixar apenas uma memória , processador , placagráfica e teclado.

Limpe os contactos das memorias e da placa gráfica.

Arranque o pc e berifique se arranca e entra no bios.

Depois vá adicionando o outro hardware deixando para o fim o disco e cdrom.

Verifique os jumpers do disco e cdrom , retire os jumpers e coloque outra vez pode estar com mau contacto.

Verifique se recomnece o disco e o cdrom corectamente.

---------------

Se mesmo assim continuar com problemas pode baixar um cd de arranque com testes como o Ultimate boot cd e repetir o processo e testando o pc. Pode pesquisar aqui no forum de onde baixar.

Claro que o arranque deve ser feito por cd (alterar o bios) .

---------------------------------

Existem umas placas que se colocam no pc e que indicam os possiveis erros de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo. Vou tentar da forma citada.

Ontem o sistema entrou algumas vezes, mas sempre dando tela azul. Na mensagem da tela, indicava um possível problema ou conflito de hardware.

Uma coisa interessante é que quando o sistema entra, antes da tela azul, vários erros ocorrem durante a execução dos aplicativos, inclusive com a maioria dos arquivos compactados dando "CRC Fail", como se estivessem corrompidos.

Em um momento a bios não estava identificando meu 2º HD. Em outro, a identificação do 1º HD estava devagar, quase parando. Muito estranho...

Também verifiquei que a tensão da fonte, pelo Speedfan (eu não tinha notado que o Speedfan fazia esse monitoramento), está normal. Mesmo assim troquei o cabo da fonte e verifiquei as conexões elétricas externas (tomada e estabilizador).

Utilizo um transformador/estabilizador com mais de 10 anos. É pesadão, de 1Kva, mas confio muito nele, no esciloscópio mantém uma onda perfeita e não deixa variar a tensão de verdade (afinal, a PROTESTE reprovou todos os estabilizadores do mercado, na edição nº 40, certo?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em um momento a bios não estava identificando meu 2º HD. Em outro, a identificação do 1º HD estava devagar, quase parando. Muito estranho...

como citaram, teste separadamente os hds, e tente colocar em portas diferentes (usando apenas 1 hd).

há uma possibilidade da porta estar com problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode ser, mas caso o HD principal esteja na IDE1 master, coloque na IDE2 para testar, somente usando apenas ela

recentemente tinha uma máquina que apresentava esse erro que citei

"Em um momento a bios não estava identificando meu 2º HD. Em outro, a identificação do 1º HD estava devagar, quase parando. Muito estranho..."

nisso desliguei todos os drives, peguei apenas o HD e coloquei na IDE2 e pronto, rodou perfeitamente!

só deixou de usar o cd-rom, pois tinha ainda um gravador (IDE2 = HD + CD-RW)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora lascou mesmo.

O que tinha que fazer, fiz. O problema varia, e é intermitente. Quando entra, dá tela azul de cara ou após algum tempo.

Quando não entra, não vai nem para a bios. Eu achei que tivesse encontrado o problema, que fosse a gravadora de DVD que estava na IDE2 com uma Combo (alguns fabricantes orientam a que ela fique sozinha, como master, na IDE2.

Agora, por exemplo, não está entrando. Nessa situação, desconectei a IDE2, e nada.

Desconectei a IDE1, nada.

Removi toda a memória, nada, mas o alarme da memória tocou.

Troquei a placa de vídeo, meu segundo suspeito, por outra, mas também não funcionou.

Bom, só faltaram FONTE, PLACA e PROCESSADOR.

E agora? A fonte, quando funciona, não dá alteração nenhuma (segundo o monitoramento da bios e do Speedfan).

Alguma boa ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jacinto_arq

Desculpe mas dizer "nada" não ajuda . é necessári dizer o que acontece em cada situação.

Por exemplo se os leds do tecado piscam , se tem imagem no screen , se dá beeps e como etc.

-----------------------

Coloque o pc com o mb, o processador, uma memoria (se tivermais que uma depoispode experimentar com a outra) a placa de video , monitor e o teclado .

Faça reset ao bios.

Ligue o pc e indique o que acontece.

Verifique se o pc arranca e se o cooler roda e se consegue entrar no bios

Se conseguir entrar no bios coloque os parametros DEFAULT e faça save.

Reinicie o pc e verifique se arranca e continua a conseguir entrar no bios.

Segundo disse: " Removi toda a memória, nada, mas o alarme da memória tocou"

Isto significa que pelo menos o arranque do bios funcionou.

Sendo assim a fonte não deverá ser (salvo se a potência não for suficiente para todo oi hardware).

Mas o teste atrás deve indicar isso.

---------------------------------

Quanto ao facto de poder ser a fonte pode sim por duas razes , quer por não conseguir fornecer a energia necessária quer por problemas dos sinais de controlo entre a fonte e o MB .

Neste caso o problema pode ser de ambos.

Mas faça o que indiquei atrás e coloque aqui os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, foi uma falha, é óbvio que os detalhes contam. Ô cabeça a minha...

O que está acontecendo nesse exato momento é o seguinte (vou mexer nele de novo à noite, como eu disse aparecem problemas diferentes em momentos diferentes. Acho que se resolver esse a tela azul vai voltar - como sempre, indicando falha de hardware):

No momento, os coolers são a primeira coisa que funciona, mais o led da placa.

Em seguida, as luzes do teclado piscam como sempre fazem quando o sistema está OK.

Mas aí, o led do HD fica ligado direto, sem piscar, e a tela fica indicando sem sinal. Não entra na bios para configurar. Isso aconteceu inclusive sem as IDEs conectadas, e sem o leitor de disquete e com outra placa de vídeo.

Sem memória acontece exatamente o mesmo, mas o alarme de falta de memória (bip longo, intermitente) toca.

Rapaz, eu vou ter um troço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok

Sendo assim já sabemos que o bios está a funcionar e que o pc arranca.

Mantenha o pc sem o hardware desnecessario para arrancar discos , cd disquete etc

Agora faça reset ao bios e experimente reiniciar e ver se consegue entrar no bios.

Se conseguir coloque os parametros default.

Depois use uma disquete de arranque do 98 e alterando o bios para por a arrancar por disquete veja se arrancaem dos.

Nota Que tipo de placas de video está a usar ? Alias será melhor colocar aqui a configuração do pc

inclusivé a fonte.

As ligações de power do MB estão todas bem feitas e encaixadas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente descobri o problema.

Depois de desmontar completamente de novo o comput, inclusive a fonte e o estabilizador, os quais deixei limpinhos por dentro e por fora, creio que descobri o problema:

O 1º HD.

Vejam só: eu já tinha desconectado a IDE, mudado de IDE, e mesmo removido completamente o HD. No entanto, aparentemente mesmo removido alguma coisa continuava errada, motivo pelo qual eu reinstalava e continuava os testes.

Eu descobri ao desabilitar a detecção automática na bios para aquele HD. Acontecia que eu não estava conseguindo dar boot pelo CD, para rodar o "Hiren's boot 8.2". Numa única vez que tinha conseguido, rodei uma das ferramentas (acho que o PC Doctor), e tinha indicado falha na memória. Mas trocado o banco, removidos ou invertidos os pentes, o sistema voltava a não entrar.

Aí, num dado momento, comecei a desativar os dispositivos pela bios, que inexplicavelmente tinha voltado a ter acesso. Nisso, ao desativar a detecção automática da IDE primária, onde estava o tal HD, o sistema funcionou.

Coloquei outro HD (um velhinho de 20 Gb), reinstalei o Windows, e até agora está tudo normal. Agora, se eu coloco o tal HD no sistema, em qualquer IDE, o sistema trava.

Qual a explicação? Talvez um curto. Talvez tal curto desestabilizasse a bios, fazendo com que ao remover o HD o sistema continuasse apresentando problema, o que me fazia supor erroneamente que o problema não estava nele.

Talvez seja de bom alvitre toda vez que remover qualquer item, resetar a bios. Não sei se daria certo, eu resetei a bios umas 10 vezes ou mais, mas não exatamente a cada remoção de dispositivo.

Agora meu problema será recuperar o conteúdo. Estava tudo backupeado para o outro HD, mas por incrível que pareça, o backup está corrompido. Imagino que o HD já estivesse bixando e tenha provocado escrita inconsistente dos dados.

Obs.: a minha configuração está na assinatura. Se voltar a ter problemas, eu posto novamente.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...