Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microsoft lançará ferramenta doméstica para criação de games


bruno_ssa

Posts recomendados

14/08/2006 - 13h00

Microsoft lançará ferramenta doméstica para criação de games

multi|xbox360|1

A Microsoft anunciou que lançará uma versão doméstica de sua ferramenta profissional de criação de jogos. O "XNA Game Studio Express" permitirá aos usuários com conhecimento especializado a fazer jogos para Xbox 360 e PC.

O programa é uma versão simplificada da "XNA Framework", que tem custo na casa dos cinco dígitos, em dólares. A edição "Express" será gratuita e rodará num PC com Windows XP. Mas, ao se integrar a um "clube de desenvolvedores", cuja anuidade é de US$ 99, o criador independente poderá construir, testar e compartilhar seu jogo na rede Xbox Live. Além disso, poderá ter uma série de materiais para acelerar o processo de desenvolvimento.

"Esse é nosso primeiro passo para criar o YouTube dos videogames", disse Peter Moore, vice-presidente de Entretenimento e Dispositivo da Microsoft, referindo ao popular site de publicação de vídeos.

Será a primeira vez que um videogame terá uma ferramenta oficial de criação de jogos. No passado, houve uma tentativa tímida com o Teradrive, um misto de PC com Mega Drive, mas que tinha recursos muito pobres, e editores de jogos, principalmente de RPG, para diversos videogames. O "XNA Game Studio Express" incorpora funções complexas, e para criar os jogos é necessário conhecimento específico, como programação e modelagem de objetos 3D.

Moore também disse que mais de dez universidades, como a Southern California, adotarão a ferramenta em sua grade de ensino. "É uma necessidade crítica na evolução de como jogos são feitos", disse Peter Raad, diretor-executivo da Southern Methodist University.

Uma versão beta do software está programada para sair em 30 de agosto. A versão final deverá sair até o final do ano.

A experiência mostra que comunidades independentes de desenvolvedores enriquece uma plataforma. No passado, computadores como o MSX e o Amiga se beneficiaram de aplicativos e jogos feitos por grupos "amadores". Hoje, o exemplo mais próximo é o portátil PSP, que, além de jogos oficiais, há uma série de "homebrews" (aplicativos caseiros), que compreendem desde games originais a programas que permitem rodar cópias ilegais, passando por emuladores e tocadores de mídia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...