Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA - Unindo bandas de Internet à Cabo e LAN (Como fazer?)


embotelhamento

Posts recomendados

:(

Bom dia a todos,

Estou há alguns meses quebrando a cabeça para descobrir alguma forma de "unir" duas conexões de internet que temos, uma a cabo, com IP dinâmico obtido do servidor do cabo via DHCP, via placa de rede 1, e outra via LAN (Velox condominial com IP fixo 192.168.1.x), via placa de rede 2.

Tenho um dual boot para Windows XP SP2 e Linux Mandriva na máquina em questão. Atualmente, tenho que escolher apenas uma das duas conexões, alterando manualmente a métrica da interface para + ou menos, a depender de qual conexão desejo deixar realmente ativa - e através da métrica, defino qual gateway será padrão (via Windows). Via Linux Mandriva, basta selecionar no system tray qual conexão desejo usar.

Contudo, mesmo deixando a outra conexão ativa, o sistema a ignora, deixando-a aparentemente ociosa, tanto no Windows quanto no Linux.

Mantenho as duas por que o Velox "congela" com alguma freqüência, e só normaliza quando desligamos e re-ligamos o modem-router - que fica na casa do meu vizinho - e aí, altero a métrica para tornar o cabo o gateway default enquanto não podemos reiniciar o Velox.

No entanto, o Velox não só tem uma banda bem maior, de 1 megabit versus 300kbits do cabo, como também tem um rendimento muito melhor com programas P2P - a Net parece estar fazendo algum tipo de traffic shaping aqui em Salvador também, como em outros lugares, pois a navegação é normal e rápida, mas programas P2P são uma tristeza... Por outro lado, o cabo, por ser uma conexão direta, oferece suporte a DHT no bittorrent, por exemplo, que o nosso router Velox não permite, pois só aceita redirecionamento para uma mesma porta em uma mesma máquina de rede em modo TCP OU UDP, e não ambos simultaneamente (com o Velox, o DHT aparece como Firewalled).

No Windows já experimentei colocar as duas conexões numa ponte, mas não deu em nada, qualquer navegação na internet simplesmente para de acontecer. No linux, até tentei criar um Bond, mas devido à falta de instruções precisas, o bond não funcionou (talvez tambpem por não ser este o seu propósito), ou melhor, eu até conseguia alguma navegação, mas com velocidades super hyper baixíssimas.

Ou seja, tenho buscado alguma forma de "unir" os potenciais de ambas as conexões simultaneamente, buscando um modo do sistema utilizar os recursos de ambas, e mesmo, ter um backup ativo de conexão, quando o Velox caísse, o cabo automaticamente pudesse assumir o tráfego da internet de forma automática e transparente para o usuário, até que a LAN (Velox) normalizasse, e o sistema voltasse também automaticamente a explorar ambas as conexões..

Ainda que não pudesse fazer um mesmo programa usar as duas conexões ao mesmo tempo, mas por exemplo, enquanto o Azureus navegasse pela LAN com exclusividade, os outros programas pudessem usar o cabo - já seria de grande valia.

Tenho encontrado muitos tópicos aparentemente relacionados a isto, como network bonding, load balancing, pontes de redes, network multicasting, e etc., mas tudo é colocado de uma forma tão "técnica" que não sei se e qual destes recursos se aplicaria à minha necessidade. Encontrei até um programinha para Windows chamado ME Cluster Load balance server, mas sua interface não tão amigável não me pareceu ser o que preciso.

Tenho ouvido muito falar que uma máquina simples, tipo um Pentium 200 qualquer, rodando o Linux Coyote, ou mesmo outra versão qualquer do Linux, poderia fazer esta tarefa, mas quanto a isto, nunca encontrei um guia objetivo e simples para o usuário meio leigo em redes como eu, que pudesse me servir de guia de configuração - até por que, se já tivesse encontrado, já teria conseguido realizar esta tarefa pelo menos no Linux Mandriva!

Em suma: qualquer ajuda para atingir este objetivo em Linux, mas principalmente via Windows XP SP2 será bem vinda de todo o coração.

Obrigado pela atenção.

Embo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho visto vários tópicos sobre este assunto, mas ainda não consegui visualizar uma resposta objetiva ou direta para o assunto. Na verdade, uma solução que existe é a utilização de um roteador dual band, ou seja, o próprio roteador se encarregará de unir as duas conexões. Não sei se é viável em seu caso, mas é uma opção.

Se alguém souber ou conhecer algum tutorial de como fazer isto via SO ou software, poste aí, também quero aprender como fazer :D

F l w !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...