Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS (algumas duvidas...)


Bronislaw

Posts recomendados

Pessoal eu sei que quanto mais FPS melhor fica o desempenho do jogo, mas tenho algumas duvidas...

Vocês sabem quanto é o FPS minimo para o jogo não ficar lento, tipo o minimo possivel sem dar lag no jogo?

Fica na faixa de 20, 30 FPS ou essa faixa já da lag?

FPS é influenciado somente pela placa de video, ou processador, memoria ram influencia também?

E fazendo um over na placa de video o FPS também irá aumentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tudo influencia nos FPS, com 20 FPS sei que dá lag sim,com 30 FPSnão sei informar... Álias, nem seria lag propriamente dito, seriam os famosos swaps (me corrijam se eu estiver errado).

Mas uma coisa é certa, todos os componentes do PC fazem sua parte.

Acho que com over na placa de vídeo pode cair sim mas deve ser muito pouco dependendo do resto...

Ex.: Não adianta fazer over se você tem 256 Mb de RAM..

Espero ter ajudado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance dos FPS é o seguinte.

Pro jogo fluir legal, é bom rodalo pelo menos acima de 40FPS. Assim o jogo fica bonito e não parece que você ta jogando em slow motion. O lag não depende da quantidade de FPS em si, o lag é um travadinha ou travadona q dá esporadimente no jogo. Você pode estar rodando um jogo a 80 FPS e pode estar tendo lag.

O Swap é um tipo de lag q se dá geralmente por falta de memória ou má otimização do jogo, ou os dois ao mesmo tempo. Ele acontece quando, durante o jogo o computador recorre ao HD para renderizar o jogo. Como o HD não consegue enviar a quantidade de informações para processamento que a memória da maquina ou da placa de video consegue, da aquela lagadinha para carregar o jogo.

E pelo amor do todo poderoso é LAG e não LEG. LAG = travada, LEG = perna, pé... E não venham me echer o saco falando que aqui não é aula de portugues/inglês. O criador do tópico escreveu certinho :joia: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem estar-vos a chatear com esta pergunta ridicula, mas vocês sabem como se ve a taxa e F.P.S durante uma partida de jogo no The Sims 2 (nota: não quero nenhum programa instalado) e não me venham dizer para instalar o FRAPS, sei que é bom, mas não quero nenhum prog instalado no meu PC, neste momento... aguardo AJUDA... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance dos FPS é o seguinte.

Pro jogo fluir legal, é bom rodalo pelo menos acima de 40FPS. Assim o jogo fica bonito e não parece que você ta jogando em slow motion. O lag não depende da quantidade de FPS em si, o lag é um travadinha ou travadona q dá esporadimente no jogo. Você pode estar rodando um jogo a 80 FPS e pode estar tendo lag.

O Swap é um tipo de lag q se dá geralmente por falta de memória ou má otimização do jogo, ou os dois ao mesmo tempo. Ele acontece quando, durante o jogo o computador recorre ao HD para renderizar o jogo. Como o HD não consegue enviar a quantidade de informações para processamento que a memória da maquina ou da placa de video consegue, da aquela lagadinha para carregar o jogo.

E pelo amor do todo poderoso é LAG e não LEG. LAG = travada, LEG = perna, pé... E não venham me echer o saco falando que aqui não é aula de portugues/inglês. O criador do tópico escreveu certinho :joia: .

Opa cara, vcoê acabou me ajudando também.. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, aí eu já não sei te responder, no meu instalei o fraps para ver como fica o meu pc no neer most wanted, e achei que ficaria bem mais folgado, rodou em 800 por 600 com tudo no medio e ficou a taxa de 35, 36, e em algumas curvas usando turbo, chegou a cair para 29 FPS, mas no geral ficava entre esses 29 e 40 FPS...

Achei que daria para aumentar mais ainda, então já esta no limite do pc esse jogo né?

O mais curioso é que mesmo chegando a 29FPS, o jogo não deu sinal de ficar lento ou lag, então para ficar lento teria que ficar o que abaixo dos 20FPS?

Será que posso aumentar ainda mais os graficos para deixar na faixa dos 21, 22 FPS, ou aí vocês acham que o jogo ficara ruim?

No meu caso tenho um Celeron D 2.26ghz, 768 de ram ddr 400mhz, e uma GeForce Fx 5500 de 256mb e 128 bits. (por enquanto sem over ainda...).

Será que um overzinho básico nessa placa ira me ajudar mais nesse jogo?

E qual a taxa de FPS que vocês recomendam a deixar nos jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é relativo, depende de como você gosta de jogar, eu por exemplo, apesar de não ter uma máquina lá essas coisas.. primo pela qualidade gráfica, e não me importo muito se fica meio lento, então eu jogo a 20 FPS tranquilo e já está bom.. Mesmo com pequenas travadinhas..

Só tiro gráfico mesmo porque meu PC ainda não faz milagre, afinal rodo jogos pesados aqui... F.E.A.R, Oblivion, etc... então naturalmente eu tiro um pouco da qualidade, mas não jogo se ficar meio lento com pequenas travadas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu estava testando agora com o Need under 2, ele estava em 800 por 600 no maximo, aí eu vi que ficou entre 17, 24 FPS (e não senti que ficou lento, para mim estava igual o need Most Wanted.

Só em uma corrida de circuito quando usei turbo e estava atras de 5 carros, aí senti ficar lento, mas aí o FPS caiu para 13 e depois 12, depois já voltou para os 17, 18 FPS, aí senti que ficou normal novamente...

Então pelo que senti para o jogo chegar a ficar lento mesmo tem que ser pra baixo dos 15 FPS?

Acho que irei fazer isso também, me basear mais na qualidade, acho que vou até aumentar um pouco a qualidado do Most Wanted...

obrigado pela ajdua Rodrigo_HellBoy.

E quanto ao resto do pessoal se souberem com quantos FPS vocês costumam jogar, vão postando aí, só para eu ter uma ideia ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma duvidazinha, será que se eu fizer um overzinho básico na minha placa de video, consigo aumentar um pouco os FPS?

Igual no Under 2, que fica 17 as vezes será que consigo fazer-lo estabilizar em uns 20 com um overclock?

No caso minha placa roda o clock principal a 270mhz, e as memorias em 400mhz, o over do programa que vem junto, fazendo o automatico "detectar overclock otimizado", ele sujere 303mhz e 470 mhz, mas estava pensando em deixar menos para não forçar muito, como por exemplo...

285mhz e

425mhz...

Será que terei uma pequena melhora nos FPS?

Processador de 2.26ghz ta bom, não precisa aumentar mais ainda né? (até porque pela bios não aumenta, aí nem sei como fazer).

Over de memoria, depois que comprei o novo pente de 512mb não ta dando certo, acho que comprei uma memoria muito ruim, que não aceita over, mas pelo menos é ddr400mhz. aí a unica coisa que me sobrou foi a placa de video mesmo... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava acostumado a jogar Call of Duty 2 em 20 fps pra cima,mas depois que eu joguei NFSMW nessa taxa vi que era muito ruim.Em um jogo de corrida o fps tenque tar no mínimo dos minimos em 30 senão não da aquela sensação de velocidade necessária pra curtir o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fps minimo é muito relativo, o GtaSa roda @ 25fps(se não desativar o limitador, se desativar, dá para notar que o jogo roda excessivamente rápido, mesmo que esteja a 40fps), mas não dá a impressão que está lento, já um fps com Far Cry, Dom3, Quake 4, esses se estiverem abaixo de 35, já da para notar o mouse atrasando, parece um pouco em camera lenta, mas nfsmw, a 30fps, roda bem, e não se tem impressão que está lento, só quando cai para baixo de 25, que dá para ver bem que está lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu NFSMW fica uns 22 FPS no talo e fica bom pra jogar, como um amigo acim disse é bem relativo, varia de jogo pra jogo uma taxa de frames pra ficar jogavel.

Alguns jogos FPS precisam de muitos FPS pra mira não ficar desagradavel (como jogos que usam engine Source, vide CS Source e Day of Defeat Source), eles demoram a baixar a mira se estiverem abaixo dos 60 FPS, e te prejudicam muito.

Já o Call of Duty 2 a mira fica boa aos 25 FPS, não te prejudica em nada a jogabilidade, é um grande jogo muito bem programado!

edit: magnocorrea, como tu roda oblivion nessa 5200? oO quanto fica o FPS e a qualidade de imagem?

E o Fraps parece usar um pouco de processamento e piora o FPS do jogo em uns 3 mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edit: magnocorrea, como tu roda oblivion nessa 5200? oO quanto fica o FPS e a qualidade de imagem?

E o Fraps parece usar um pouco de processamento e piora o FPS do jogo em uns 3 mais ou menos.

bom eu uso o oldbilivion pra jogar na fx5200, o fps fica entre 15 e 30 fps e a qualidade não fica das melhores mas da pra me divertir bastante pois não dou muita bola pro grafico e sim pra diversão que este jogo por sinal tem bastante :P

já fiquei de postar algumas imagens dele rodando na minha maquina mas me da preguiça pois eu tenho que gravar as screens num regravavel e trazer aqui pro trampo pra postar, lá em casa é discada e não suporto, qualquer dia eu posto imas screens :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na faixa acima dos 35-40 FPS, o olho humano não capta mais a diferença. Para jogos de corrida, o ideal é acima de 25 FPS.

já saiu até discução no forum por causa disso. Não vou entrar no merito cientfico do negócio, mas uma coisa é certa quando rodo um jogo a 40 FPS e depois a 60FPS sinto diferença sim...

O que Fabio disse é verdade, o FPS minimo pra jogar VAREIA(como diz o meu chefe). Geralmente o jogos em primeira pessoa exigem maiores FPS já os de estratégia(CIV4, AGEIII) isso é menos sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, a opinião muda muito depois de trocar de pv... antes eu jogava GTA vice city no meu video on board a 20 fps, no maximo... dai comprei essa placa q to agora, quando iniciei o jogo, putz, me surpreendi! antes eu achava rápido, 20 fps, agora o jogo fica so em 60, e não da mais pra joga abaixo de 30...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já saiu até discução no forum por causa disso. Não vou entrar no merito cientfico do negócio, mas uma coisa é certa quando rodo um jogo a 40 FPS e depois a 60FPS sinto diferença sim...

O que Fabio disse é verdade, o FPS minimo pra jogar VAREIA(como diz o meu chefe). Geralmente o jogos em primeira pessoa exigem maiores FPS já os de estratégia(CIV4, AGEIII) isso é menos sentido.

Mas perceber uma diferença entre 10 e 30 fps será infinitamente maior que de 40 pra 60 saca?é isso que ele quis dizer o olho humano percebe até os 40 fps depois só se der saltos consideraveis na taxa pra perceber.

O meu NFSMW deve estar bugado pois fica bem ruim jogar menos de 30 FPS ao menos pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser sincero, isto de FPS é a maior bobeira! Se você preocupar demais com ele, qualquer dia tu enlouquece.

Quando acabo de instalar um jogo, vou nas configurações de vídeo do mesmo e ajusto até que eu perceba uma lentidão. Utilizo os fraps apenas para tirar screens ou fazer vídeos.

Rodo o NFSU 2 em 800 x 600 com tudo ligado, antialiasing 2XQ, anisotropic 2X com a média de 20FPS com quedas para 15 que para mim já é suficiente!

Não se baseei na média de FPS para saber se o jogo está rodando bem ou não.

Está é minha opnião!

Abraço a todos,

_FLash_.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser sincero, isto de FPS é a maior bobeira! Se você preocupar demais com ele, qualquer dia tu enlouquece.

Quando acabo de instalar um jogo, vou nas configurações de vídeo do mesmo e ajusto até que eu perceba uma lentidão. Utilizo os fraps apenas para tirar screens ou fazer vídeos.

Rodo o NFSU 2 em 800 x 600 com tudo ligado, antialiasing 2XQ, anisotropic 2X com a média de 20FPS com quedas para 15 que para mim já é suficiente!

Não se baseei na média de FPS para saber se o jogo está rodando bem ou não.

Está é minha opnião!

Abraço a todos,

_FLash_.

não só sua, nossa opinião...

FPSs é só uma medida, mó bobagem se basear nisso pra saber se o game ta "bom" ou "ruim"

credo, ninguém mais confia no OLHO?? -> :zoio: <-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...