Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Menu animado para DVD


Posts recomendados

Olá pessoal...

Dinho, Lauro & Cia

Tive a oportunidade de utilizar esse super-tuto por outras bandas..

Já fazia menus animados, desde quando li o tutorial do Maestro a um bom tempo, entretanto com esse tuto me familiarizei mais com os keyframes e hoje consigo brincar um pouco.

Achei ótima a ideia de um capacete negro amassado :D que escreveu em outro tópico sobre pegar um screen do vídeo utilizado no menu, recortar no PS e trabalhar ele em overlay no Premiere com Zoom, etc...

Beleza!!!

Com relação ao problema do Barros X Encore

Também não conheço o Encore, mas pelo narrado, parece funcionar parecido como o Maestro e DVD Lab Pro.

Eu atualmente uso o DVD Lab Pro , que na questão abordada funciona como o Maestro para determinação do ponto de loop.

Então, na verdade os "botões" que são criados no Premiere e estão inseridos no vídeo não são realmente os botões que funcionarão.

Exemplificando:

Faço um vídeo com os textos que vão entrar da direita para a esquerda e parar em um ponto desejado.

Arrasto para o campo de menu, o frame correspondente ao momento em que os textos ficam estáticos na tela .

Crio botões apontando para o texto, sublinhando este ou poderia com subpicture colocar uma imagem sobre os botões de vídeo para ativação.

Particularmente, gosto de usar botões invisíveis que sublinham o texto e só aparecem quando movemos e ativamos pelo controle remoto, o que é muito comum nos filmes por ai....

Estabelecida a forma do botão junto ao "texto do video", basta eu estabelecer no DVD Lab Pro que o ponto de loop será o mesmo do momento em que os textos aparecem fixos, consequentemente os botões aparecerão no mesmo momento. Convém ajustar textos,

escolher o ponto loop de acordo com o áudio

Como o Lauro disse antes, o inconveniente desse método é que ao clicar menu durante o filme reproduz desde o inicio, então deixo esse trecho pequeno ou trabalho com mais menus, transição entre ele e tudo o que já foi dito ....

Abraços

Somaníaco, bom retorno!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá San-R

Para posicionar com precisão os botões , arrasto o frame do preview, apertando simultaneamente a tecla shift e soltando no menu.

Ainda não usei subpictures na pratica.

Acabo por usar mais o sublinhado invisível que fica super preciso...

Vou ver se faço um subpicture para experimentar a precisão

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá pessoal!

Estou com um outro problema!

Eu já resolvi a questão dos botões,já criei o menu animado no premiere 6.5.

Só que quando eu inseri o clipe como fundo no Encore DVD(veja: a unica maneira que eu encontrei de fazer isso foi importando o video e clicando nele e arrastando dentro do menu)ele entra em forma de um botão pequeno,eu tenho a possibilidade de aumentar esse botão(clipe do menu) no tamanho que eu quiser inclusive no tamanho do menu.Coloco os botões tudo ok.quando eu dou um previl nesse menu ele exibe normalmente de acordo coom o planejado.Mas quando eu coloquei pra queimar na mídia de DVD ,não sei o que aconteceu que o menu não apareceu,ou seja ficou todo rabiscado na tela como se tivesse tido uma falha na gravação,o pior que eu tentei três vezes o mesmo projeto e não deu certo.Desisti da ideia e fiz um menu mais simples sem movimento e ai deu certo.Alguém pode me ajudar?

Outra coisa que eu queria que me iluminasse a cabeça é o seguinte:

Desde quando eu comecei editar videos eu tenho um conceito,talvez errado,que uma mídia de DVD de 4,7 GB cabe somente 74 minutos de gravação, e essa semana um amigo disse que ele grava 120 minutos em uma mesma mídia dessas.SErá que eu tenho essa possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu tenho problemas quanto a menus animados também....

me cadastrei hoje to feliz em encontrar um fórum sério sem piratarias e em que as pessoas se ajudam.

eu fiz o meu menu animado no meu adobe passei pro menu no encore fui fazer a preview mas cade os movimentos? só ouvi a música.

encontrei finalmente um botão que dizia que ia buildar ou renderizar meu menu porém me deparei com uma mensagem de que é impossivel e não falava a razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no Clube do Hardware, estou aprendendo a navegar pelo Clube e me desculpe se a pergunta não tiver nada a ver com o que vocês estão discutindo. Eu li aquele tutorial de "2 DVD em 1" e achei muito bom, vocês são bons, e a minha dúvida era como configurar o TitleWriter 3.0 sendo que lá aparece a imagem do 2.0 e na hora de gravar no DVD-R qual arquivo que eu gravo, as 5 pastas? Me desculpe pela minha ignorância. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Lauro disse antes, o inconveniente desse método é que ao clicar menu durante o filme reproduz desde o inicio,

Olá Vitor Seagull,

Cumprimentos.

Eu uso o DVD Architect e também exibo a minha marca e um pequeno clip com efeito de transisão referente ao assunto editado.(Personalizo).

Disco no Player roda a abertura como fundo animado do Menu nº1. Depois da marca mostra o clipe, entra o texto(Menu Seleção) com zoom e pára 30sgs. Em cima eu eu crio um botão(Empty Button) e digito o texto(Menu Seleção) em cima do Texto estático normalmente a fonte "Arial Black", - mais fácil de ajustar porque é uma letra reta, sem serifas. Faço o "Loop Point" e deixo como espera. Claro...! É assim que você faz também!. Só estou relatando para chegar onde eu quero. Pois só assim conseguí fazer com que o usuário não veja de novo a abertura. É cansativo e enjoativo.

Agora "o pulo do gato". Crie o Menu nº2, e nele coloque o desejado. Iniciar, Extras, Capítuos...etc.

Todas as vezes que apertar o "Menu do Controle Remote" durante o filme, ele votará para o Menu nº2,- Iniciar.

Eu entendí que você não faz assim, mas se eu me enganei, desculpe o atropelamento.

Abraço.

Wilson Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wilson

Praticamente não conheço o Architec

Dei uma olhada motivado pelo fox, mas o DVDA tem uma forma de trabalho, um estilo, bem diferente do DVD Lab e do Maestro.

Com relação a menus, só conheço e trabalho com dois tipos:

1º:

Um ou mais menus feitos com um vídeo dividido em partes, utilizando vários menus ou até movies e menus.

Ex:

First play > menu 1 > menu 2

First Play - Primeira ação ao colocar o DVD no player (um movie, ou parte do vídeo recortado)

Menu 1 - Onde ficam os botões ( Continuação do vídeo recortado colocado em First play)

Menu 2 - Funciona como transição entre o acionamento do botão e o video (última parte do video cortado)

O menu de botões é tão somente o menu 1, os demais são para introdução e transição para o movie principal

Raramente uso mais de um menu.

2ª:

Menu composto de um vídeo único, demarcado (células) no DVD Lab Pro de modo que a célula 1 e célula 3 correspondem ao que no exemplo 1 seria o First Play e o menu 2.

A vantagem é que sendo um vídeo único, não existe, por mínimo que seja, um soquinho entre as células....

Como ainda não resolvi o problema do retorno ao início do vídeo ao invés de ir para o ponto de loop no menu quando este é acionado pelo controle remoto, então utilizo na célula 1 do menu root algo em torno de 5 a 10 seg

Acho que a versão do lab 2.2 tem como acertar isso, mas até traduzi o manual do desenvolvedor referente a esse ponto, mas não tive tempo de estudar.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor Seagull,

só de ler suas explicações eu fundí os neorônios. É impressionante como a gente fica perdidinho quando não conhece o funcionamento de um programa. Notei realmente uma diferença de possibilidades. Como você mesmo me disse em uma outra ocasião, não existe programa melhor que o outro, existe sim aquele com o qual nos afinizamos. Esta parte, a qual nos referemios é facilmente resolvido no DVD Architect, e pode ser que o que não resolvemos nele, pode ser resolvido facilmente no DVD Lab Pró. O manual nem passa perto dessas façanhas, é fuçando mesmo e usando a lógica que a gente chega a certos resultados. Imagino que você faça o mesmo com o DVD Lab Pró. Certamente você encontrará um meio de obter este resultado.

Abraço.

Wilson Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos

Estou com um probleminha......eu usei o dvdshrink para juntar 3 dvds de videos que eu tenho......funcionou tudo direitinho e criou um pasta com 150 videos pequenos......estava usando o tmpgenc para criar o menu......numa primeira tentatica consegui colocar 98 clipes no menu funcionou beleza.......mas quando eu tenho colocar os 150 na hora de adicionar os videos só aparece 21......já fui na pasta do escravo e estão todos os 150 videos la perfeitos.......mas no tmpgenc só aparece 21........alguem poderia dar uma ajuda sobre o que esta acontecendo? Ou indicar algum outro programa para criar tal menu.......preciso de um menu simples, só com o nome do arquivo.........ficarei muito agradecido se alguem puder me dar uma força. desde já agradeço pela atenção de todos desejando um feliz natal e um prospero ano novo

Honae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson

Estava enrolado mesmo

Havia editado e caiu a conexão

Também não entendi bem o que você falou sobre o DVDA, mas me pareceu que você cria menus com mais de um video, o que é diferente do segundo processo de criação que falei, onde só existe um unico vídeo..

O manual que fizeram do DVD Lab aborda bem as questões do programa.

É um dos poucos manuais inteligíveis e até certo ponto didático.

Honae

Isso era para ser colocado no tópico do Rusty Spear que fala de escravo, capataz, etc

Se não tiver legendas você pode criar o DVD com o Shrink e depois selecionar o DVD pelo TDA e criar um novo com menu, sem usar o title writer que está voltado para a manutenção de videos com suas respectivas legenda.

Para quem gosta de fazer coletâneas, um gravador de mesa que está substituindo o VCR, cai como uma luva ,pois você grava formatos diversos oriundo de um DVD player ligado ao gravador, configura por exemplo a gravação para 4hs e ai tem clipe até encher o saco.

Legendas acionadas serão gravadas como parte do video

Uma incorporação forçada msifiú

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson

Estava enrolado mesmo

Havia editado e caiu a conexão

Também não entendi bem o que você falou sobre o DVDA, mas me pareceu que você cria menus com mais de um video, o que é diferente do segundo processo de criação que falei, onde só existe um unico vídeo..

Vitor Seagull,

crio o menu com 1 video só mesmo.

O menu principal com o vídeo de abertura como fundo.

Crio um segundo menu, que pode ser animado ou estático que se torna menu raiz, repouso e referência para a "tecla menu" do controle remoto. No DVD Architect, este segundo menu esconde completamente o vídeo de abertura, permitindo toda liberdade de navegação, sem repetir o vídeo de abertura. Ele só reaparecerá, se tirar o disco e colocar de novo (redundante!).

Gostaria muito que você conhecesse e passasse a usar o DVD Architect, e você descobrirá o automatismo lógico deste programa, sem no entanto tirar o seu poder de criação. Os "Conections" acontecem internamente, não precisa do nosso acesso e nem se visualizam. Precisamos sim, no campo de "propriedades", endereçar os movimentos de navegação que porventura foram alterados de acordo com o nosso gosto. Fique com DVD Lab Pró, já notei que você gosta dele, mas fique também com o DVD Architect. Sei que você gostará!

Abraço.

Wilson Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wilson

Pelo que você narrou, interpreto como sendo mais de um vídeo.

Seria assim?

Um menu principal com vídeo de abertura > Isso é um vídeo

Um segundo menu estático ou com vídeo (raiz) > Isso é outro vídeo

Eles reproduzem em sequência, mas são vídeos distintos interligados

Como o Menu dos botões é root somente ele ficará em loop e será acionado pelo controle.

Isso dá para fazer no DVD Lab com extrema falilidade e o uso da tecla menu não repete o vídeo de abertura.

Um processo legal é ver no DVD Shrink como são compostos os menus de vídeos comerciais.

Em muitos casos o que se faz para que praticamente não seja percebido o soquinho e fazer com que o vídeo da sequência inicie com um pedaço do video anterior. Algo semelhante ao que o amigo Fox explicou e pode ser feito em qualquer programa de edição e usado em qualquer um bom programa de autoração

Na verdade acho que quem usa o Maestro, Architec, Encore, DVD Lab deve continuar a usá-los isoladamente até que esgote seu conhecimento sobre ele ou se porventura esbarrar em alguma limitação que possa solucionar em outro programa.

O negócio das células do DVD lab é legal para economizar os recortes e um programa de edição.

Conheço um pouco de cada programa e por enquanto não troco o DVD Lab que me atende 100%.

De maneira geral gosto de automatismo lógico em programas

Construindo a lógica se tem um domínio maior do que se quer fazer.

Sei que o DVDA é bom, mas por hora tá bom demias o Lab

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi familia perfeito tudo..

eu já usei o cubo pra fazer alguns cortes em uns filmes de treinamento aqui no meu trampo.. coisa de iniciante mesmo.. mas tudo GRAÇAS A vocês.

queria saber agora se tem como eu criar um dvd com os filmes em mpeg com menus sabe?????

se alguem puder me ajudar eu agradeço.. enquanto isso eu ainda vou procurando mais

amo vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Venho acompanhando as explicações do Lauro e me chamou atenção a questão do tempo que o Premiere leva para renderizar, que segundo ele, demora muito.

......

Como saber então qual a ordem dos quadros do vídeo capturado para poder configurar corretamente o Premiere para que ele não renderize todo o material e sim somente as áreas onde houver edição, inserção de transições e etc, diminuindo assim em quase 70 por cento o tempo para exportar o vídeo final? ... o próprio plug-in Mainconcep nos dá a solução. Depois de ter editado o seu vídeo original e estiver tudo pronto, faça o seguinte:

1 - clique em File>Export>Mainconcept MPEG Pro

2 - Na janela de configuração do Mainconcept clique no botão "Edit" (lado superior esquerdo, logo abaixo dos presets

3 - Na janela que se abre de configuração avançada clique no botão "File Settings" e localize o seu arquivo de vídeo original capturado, selecione e clique em abrir.

Com isso, o Mainconcept copia toda a configuração do vídeo original (bitrate, sequência de quadros, resolução, etc), depois é só clicar em "ok" e mandar exportar. Durante o processo de exportação você verá a seguinte mensagem "Smart Rendering (No Recompression)", ou seja, nos locais onde não há transição ou outro qualquer tipo de edição, não haverá renderização e conseguentemente o tempo de conclusão do vídeo final será bem menor, dependendo, claro, do quanto de transição e efeitos você inseriu. Já exportei vídeos de 120 minutos apenas com fades e transições simples em menos de 25 minutos, claro que isso tambem depende da sua máquina, mas as minha não é nenhuma top de linha (risos). Se quiserem testar fiquem à vontade e postem aqui os resultados. Isso não impede, é claro, o uso de outros programas como o CUBO, que particularmente não conheço, pois já me acostumei com o Premiere e o mainconcept juntos. Um grande abraço a todos.

Paulo_Natal/RN

Pessoal,

Tô meio, bem afastada do Forum aqui por pura falta de tempo... Mas depois que um "passarinho me contou".. rsrsrs... Acho que tá mais pra Gaivota depenada :P ... Bem... Mas depois que o Gaivota me falou desta dica do Paulo Natal, não pude deixar de vir aqui apenas pra agradecê-lo pela DICA MARAVILHOSA dele.

Gente, estava atrás desse SMart Render do Premiere há um tempo e desanimada por não ter a mínima ideia de como fazê-lo e sem sequer pistas SE EXISTIA ESSE SMART RENDER... Já estava conformada que não era possivel.

Até tentei reinstalar o Studio, mas não consegui mais me adaptar com o programa... Desisti...

E de repente... Surgiu essa dica.

Para terem uma ideia, um Projeto que fiz no começo do ano com 1hora e 17minutos, gastei aprox 1hora e pouquinho pra renderizar no Premiere... Isso porque os Padrões já eram semelhantes, mas como disse o Paulo, NÃO ERAM IDENTICOS... Peguei esse mesmo projeto e usei o SMART RENDER. A previsão de renderização dele foi de 25 minutos... 1/3 do tempo do video... Maravilhoso... Devo dizer que no meu micro, esses tempos batem aproximadamente.

Talvez essa dica já estive no Tópico do Premiere, mas como a origem do meu descobrimento foi aqui, resolvi postar aqui meu agradecimento...

Valeu Paulo...

abraços,

Memi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

sou totalmente leigo nesses programas e em materia de edição de videos sempre me enrolo, menu eu ate sei fazer, graças ao forum, mas apenas parado

tenho 2 duvidas em relação ao menu animado,

1- tem como eu botar o som do clip B por exemplo??

2- nao entendi bem no final, na hora de salvar , onde junta tudo, como eu faço??? eu simplesmente apertei enter, ai ele começou a salva mas travou

nao sei se ta certo

desculpas se perguntei de mais

abraço e valeu pelo trabalho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po é simples, no tutorial do MENU ANIMADO, ele ensina a por 2 videos no menu, eu quero que um dos videos fique com som, so isso.

você citou algo do dvd maestro mas no tutorial nao diz nada de dvd maestro. so cita os programas> cubo, premiere pro photoshop e imaginate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...