Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LCD: qualidade de imagem inferior ao CRT


ricardopinto

Posts recomendados

Olá amigos!

Sou novo aqui nesse fórum, mas gostaria de manifestar minha opinião sobre os monitores LCD que se encontram a venda no mercado.

Recentemente resolvi trocar meu velho CRT Studioworks 775N de 17', pois a imagem está ficando cada vez pior.

Daí fui a luta para comprar um LCD de 17', pois segundo eu sempre ouvi falar é de qualidade muito superior ao melhor monitor CRT de 17'.

Foi então que, após várias visitas e testes em diversas lojas e com várias marcas e modelos acabei por constatar algo surpreendente: os CRT's são realmente melhores.

O que mais chamou-me a atenção é o fato da nitidez dos monitores LCD em relação aos textos.

É de impressionar a má qualidade de definição de caracteres, sem falar que, em qualquer dos modelos que tive a oportunidade de testar, a imagem é flagrantemente segmentada, principalmente em se tratando de gráficos.

Em um dos modelos, o mais bonitinho (um LG premiadíssimo), resolvi rodar o windows media player para ver as visualizações. Simplesmente horríveis, mais parecendo um arquivo .avi de péssima qualidade, toda cheia de 'quadradinhos'.

Isso tudo sem mencionar as fotos, que igualmente se apresentam com muito pouca definição, em relação aos monitores CRT's.

Não sei se isso tem a ver com a placa de video, ou com a conexão vga ou dvi, mas acredito que seja como for aquelas linhas verticais muito bem definidas não há como esconder, uma vez que são físicas, ou seja, da própria estrutura da tela do LCD.

Na verdade eu ainda tenho vontade de comprar um LCD, pois acho mais luminoso e bonito que os CRT's.

Mas somente vou me aventurar a pagar mais de R$1.000,00 se tiver certeza de que a imagem pode ser melhorada a ponto de superar um CRT tela plana.

Fico no aguardo de outras opiniões a respeito do assunto.

Forte abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

discordo com o amigo acima...

eu uso uma 6800 e jogo todos os jogos em 1280x1024, d boa...

portanto q você use um pv em q a velocidade da memo seja de 256bits..

você já vai estar tranquilo.....

é o que dizem né.....

o que vale mesmo é todo o conjunto....

não adianta comprar um monitor desses e querer jogar numa mx4000... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso do amigo Ahura Mazda, parece ser PV ou conf. da mesma ou do monitor, e talvez ainda algum outro problema de hardware, pois LCD bem ajustado e com PV com driver conf. corretamente e LCD idem, tem imagem muito superior a qualquer CRT, e não e necesário nenhuma PV tão fantastica se for só usar aplicativos ou ver filme, agora jogos é outra coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Estou gostando muito do debate e creio que esteja sendo bastante proveitoso para todos.

Entretanto acredito que não fui muito claro sobre a finalidade para a qual desejo um novo monitor.

Minha máquina é bastante convencional - um Pentium 4, 1.6ghz, 512DDR, PV Geforce2 - e não costumo jogar muito. Até que de vez em quando aprecio um joguinho em 1ª pessoa, tipo Doom ou Quake.

Basicamente desejo um monitor para navegar na net e escrever textos, mas com boa definição de imagem, principalmente nos caracteres, pois passo muito tempo digitando e lendo textos.

Pelo que vi dos LCDs os quais experimentei é que, com relação aos caracteres (letras) a definição não é nada boa, sendo que muitas letras ficam completamente desfiguradas e muitas até borradas.

Nos monitores CRT, principalmente os de tela plana, as letras são perfeitas, o 'r' tem jeito de 'r' e a gente vê uma imagem uniforme e super bem definida, enquanto nos LCD's aparecem muito mal formadas.

Fazendo uma comparação grosseira, vou dar o seguinte exemplo: nos monitores CRT's as letras parecem ter sido 'coladas' numa superfície absolutamente plana, enquanto nos LCD's elas parecem ter sido coladas em uma superfície repleta de ranhuras.

Fantasiando um pouco seria como se a gente pegasse uma letra gigante e colasse no piso de uma quadra de basquete (CRT) e depois pegasse a mesma letra e colasse sobre os trilhos de um trem (LCD).

Sem falar nas letras borradas e desfocadas (e isso na mesma frase!) nos LCD's.

Com relação às imagens é a mesma coisa. E com os vídeos, idem.

Na verdade não penso em pagar mais de 1000,00 por um monitor LCD nessas condições.

Se a imagem dos LCD's nessa faixa de preço for essa, eu vou investir novamente num CRT de tela plana, talvez um Samsung.

Mas é isso aí pessoal!

Obrigado pelo empenho em esclarecer esse tema.

Forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom........para jogos acho que os monitores CRT são mesmo melhores por causa das taxas de atualização da imagens...quanto maior melhor !! esse meu LCD por exemplo não passa dos 60hz enquanto meu antigo CRT ia até 85 hz evitando assim aquelas quebras na imagem quando se joga !

Agora c você tiver uma PV potente e se o game tiver a opção VSYNC da pra jogar na boa sem problemas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mrnhacker, que pc você usa?? Uma 6800 não é o suficiente pra rodar os jogos modernos numa resolução dessa não.

Eu tive um Samsung 730b e troquei por esse LG aqui. Monitor Lcd não presta pra jogo.

nada contra mas tu não é o primeiro q reclama de monitor 730b, eu tenho o 770p´com a 7600gt e se você morase perto daqui o convidaria a testar o monitor pra você mudar de ideia :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tatoo3006: mas o 730b é praticamente igual ao 750b.

A minha reclamação em relação aos monitores Lcd é só a respeito da resolução nativa e nada mais.

Se o sujeito for muito bem de vida e tiver dinheiro para ter sempre uma placa de vídeo top, até acho que deva ter um lcd.

Mas acho que nem uma 7600GT roda todos os jogos modernos no máximo em 1280x1024.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tatoo3006: mas o 730b é praticamente igual ao 750b.

A minha reclamação em relação aos monitores Lcd é só a respeito da resolução nativa e nada mais.

Se o sujeito for muito bem de vida e tiver dinheiro para ter sempre uma placa de vídeo top, até acho que deva ter um lcd.

Mas acho que nem uma 7600GT roda todos os jogos modernos no máximo em 1280x1024.

entendo mas eu não quero rodar tudo no maximo tanto q ate hoje sempre rodava numa tnt 32mb aqui num pc antigo durom 1.0 alguns games como unreal tourment 4 e sim city 4 ( rodava devagar mas rodava ) então rodando esses games pra mim ta bom eu não so muito exigente e os games q mais rodo sao games leves, eu não so muito de games tipo batlle field, ate jogo mas não é minha preferência.

Obs> O q falei antes era brincadeira não encare como ofensa valeu t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não se preocupe! não me ofendi!

Bom, no seu caso então, talvez valha a pena pegar um monitor lcd. Afinal, é mais bonito e econômico. Pra você que não é tão exigente para jogos deve ser a melhor opção.

é questao do gosto de cada um, isso é como discutir amd x intel ou ati x nvidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não reme contra a maré CRT já é coisa do passado qualquer modelo, já tive 753/795mb da Samsung e 710/F700P da LG fora outros Assistência Téc. de CRT ta acabando nem em Hipermercados e lojas gdes tão vendendo mais é minoria LCD de 15 e 17 tão com pequena diferença de $ algo em torno de 200 reais. já tive 710N/510N Samsung e L1420/L1750 e L173SA da LG todos bons. Essas babaquices de que LCD é ruim pra jogos pra mim é coisa de Saudosistas. Joguei BF2/Hallife/Fifa2006/WorRock/NFS2/AArms/Pangya/Doom em todos eles e não vi porcaria de diferença nenhuma com CRT com 12ms já ta bom os modelos novos já tão com 8ms melhor ainda não faça a besteria de comprar CRT isso é a mesma coisa que o Juiz dar a largada todo mundo corre pra frente e você pra tras.....procure ver a resolução que você vai usar se for 1280x1024 essa é nativa dos LCDs de 17 e 1280x768 dos de 15 se for so pra Net/Office e coisas assim qualquer VGA onboard serve se for pra jogar e exigencia passa a ser dos jogos e não do monitor veja as configurações minimas que os jogos exigem das VGAs. outra coisa qualquer CRT de 17 na verdade é 16 e de 15 é 14 os fabricantes são todos discarados se você acha que não pegue uma fita metrica e mede a diagonal dos CRTs e dos LCDs um CRT de 17 `quase um LCD de 15. Sem falar que uma tela de LCD é muito mais agradavel e mais nitida que qualquer CRT. a conta de luz também agradece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcoia1: não sou eu que digo. É fato! Abaixo da resolução nativa, em jogos, a imagem do lcd é pior do que a do crt! Todos sabem disso. E essa é a principal duvida de quem joga e pensa comprar um lcd.

Outro absurdo: Assistência técnica dos monitores crt está acabando??? Cara, de onde você tirou isso??? É muito mais fácil mexer em monitor crt do que mexer num monitor lcd! Como as assistências técnicas dos crts estariam acabando se a maioria das pessoas possuem esse tipo de monitor em casa!

quanto ao tamanho da tela...isso é verdade. Realmente a tela do crt é menor. Um crt de 17 pol possui área visível de 16 pol. Mas não precisa de pegar uma fita métrica para medir. Tá tudo escrito na caixa.

Lcd é menor e consome menos....isso também é fato.

Bom, é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcoia1: não sou eu que digo. É fato! Abaixo da resolução nativa, em jogos, a imagem do lcd é pior do que a do crt! Todos sabem disso. E essa é a principal duvida de quem joga e pensa comprar um lcd.

Outro absurdo: Assistência técnica dos monitores crt está acabando??? Cara, de onde você tirou isso??? É muito mais fácil mexer em monitor crt do que mexer num monitor lcd! Como as assistências técnicas dos crts estariam acabando se a maioria das pessoas possuem esse tipo de monitor em casa!

quanto ao tamanho da tela...isso é verdade. Realmente a tela do crt é menor. Um crt de 17 pol possui área visível de 16 pol. Mas não precisa de pegar uma fita métrica para medir. Tá tudo escrito na caixa.

Lcd é menor e consome menos....isso também é fato.

Bom, é isso!

Não entendo você. Se você quer um monitor LCD pra jogar é obvio que você tem ue usar a resolução nativa dele!

Se você quer um monitor pra ficar testando a resolução compra crt então! Tem muito cara aqui que diz certas coisas e sequer tem ou viu o monitor em questão eu posso falar porque tive vários, jogo BF2 todo dia num LG1750 e num Samsung 750N os dois são 1280x1024 8ms e uso 1280x768 e não vejo porcaria de diferença nenhuma alias a imagem é muito melhor que os CRTs F700P da LG e 796MB da Samsung que eu também tenho. Os LCDs são uma B... pra jogo de 16ms pra cima eu so daquele tipo que so acredito vendo não fico fissurado em benchs. você diz que ta tudo escrito na caixa as polegadas compra um CRT usado e pergunta pro vendedor se ele tem um CRT de 15.8 polegadas que ele vende como 17.

Se você acha que é fácil achar peças pra CRT com defeito eu tenho 8 aqui 5 Samsung 2 LG e 1 AOC todos parados fazem 3 meses porque não acho as peças pra consertar por um motivo simples: minha Ass: é credenciada nos 3 e os 3 me dissseram que as peças estão em falta no mercado porque os componentes eletronicos utilizados em monitores CRTs estão sendo fabricados em quantidade minima pois o interesse por CRTs esta diminuindo drasticamente. A Curto prazo os CRTs vão sumir. To te falando isso porque tenho só 15 anos na area. To apenas tentando de ajudar pois você esta na duvida, assim como todo mundo aqui tenta ajudar um ao outro mas se você acha que CRT ainda é negocio boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a falar: lcd é bom. Mas você tem que se acostumar com os defeitos dele. Se o sujeito tiver uma placa de vídeo low-end com uma X1300, com certeza ele não rodará jogos modernos na resolução nativa de um lcd. Tem jogos que vai ter que jogar até em 640x480. E isso num lcd é lixo.

A perda de qualidade é absurda. O monitor não é feito para trabalhar em baixas resoluções. E a placa do cara não vai aguentar rodar o jogo em 1280x1024.

Lcd é para aqueles usuários que não jogam, ou que não fazem questão de qualidade de imagem num jogo, ou ainda para aqueles que jogam, mas possuem uma placa de vídeo high-end, que aguente rodar os jogos na resolução nativa. E claro, num escritório, é bem mais negócio ter um lcd.

Todo mundo que frequenta o fórum já tá cansado de saber disso. E eu comprovei isso quando eu tinha um Samsung Lcd 730b e uma 9600 que não é suficiente para rodar os jogos na resolução nativa de um lcd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!!

Respeito absolutamente a tua opinião Marco, no entanto não concordo.

Tanto assim o é que acabo de comprar um CRT Samsung 796mb (R$ 380,00) que, para mim, é a melhor relação custo/benefício do mercado - isso em função das finalidades para as quais irei utiliza-lo.

Não direi aqui que os monitores LCD's sejam desprovidos de méritos. Muito ao contrário!

Os LCD's são elegantes e luminosos, e certamente para quem adora jogar e possua uma placa de video potente o suficiente para isso é uma boa pedida.

No entanto, não há como negar que a definição e o foco de caracteres em editores de texto, em especial no Word ou OpenOffice, principalmente nas resoluções mais altas, deixa muito a desejar nos LCD's em relação aos CRT's.

E afirmo isso com tranquilidade pois, como advogado, tenho muita afinidade com ambos os editores de texto uma vez que passo horas em frente a monitores elaborando petições e recursos.

Assim acredito que tenha chegado à melhor conclusão após todas as opiniões dos nobres amigos, pelo que agradeço muito.

Forte abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...