Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Cool´n´Quiet" pra VGA


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ola pessoal !

Vocês sabem se alguma VGA tem algo parecido com o C´n´Q ?

Não seria uma boa ideia pra diminuir consumo de VGA, que cá pra nós, é muito alto (high end).

Eu tenho feito isso manualmente (baixo pra 290/330) pra minha ficar menos quente assim o cooler dela não me azucrina enquanto durmo, e parece que diminui bem o consumo, pois a linha 12v pára de oscilar..

Mas, vocês sabem de alguma VGA que tenha esse tipo de recurso ?

Abrass :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hun... Evandrox algumas placas tem algo similar, a 6800 GS q eu tinha, já vinha habilitado como padrão o seguinte (tanto via riva tuner quanto via driver tinha como verificar)

velocidade dos clocks em 2D (pressuponho q seja IDLE / windows) :

GPU 250 MHz / Memoria 900MHz

velocidade dos clocks em 3D (qualquer aplicação 3D, ou seja, jogos)

GPU 425 / 1070

sobre Fan eu não sei c tinha alguma configuração, não chequei

já na 7800 GT em ambos 2D e 3D vem setado igual, sendo 470/1100

a x1800xt daquele leke q eu teste tinha algo assim também, mas não pros clocks e sim pro cooler, só não sei c ele setou no ATi Tray Tools, pois quando ele entra num jogo o cooler vai a 100% (um barulho infernal diga-se de pasagem) e quando fica no windows cai pra 70% (barulho chato somente)

a minha 7800 GT fica com cooler em 47% seja em idle quanto em jogos:

mas percebendo a figura acima temos 3 opções, testei a terceira, coloquei 100% em desempenho 3D e quando entra no jogo ele ativa os 100% do Fan (percebi um leve aumento no ruido)

não deixei assim, apenas testei agora, a 47% já tá beleza pois ela não passa de 40° IDLE e uns 50° Full Load (pico de uns 55 - 60 talvez), aí nunca quis aumentar pra 100%, deixando os 47% de default

concluindo, o "VGA Cool'n Quiet" já existe a um tpo (acredito q desde as GeForces FX pois foram as primeiras q pelo Riva dava pra mexer no clock em separado, 2D/3D), bastando configurar (clocks e Fan), algumas VGAs (como minha antiga 6800GS e talvez a x1800xt) já vem com algumas configurações pre-definidas, outras tem q configurar via driver, riva tuner ou Ati tray Tools

abraçows Evandraum !!

post-11874-13884922656636_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu Brunão !

A minha aqui eu ajustei o cooler manualmente.. po, ele ia dar 100% com a VGA a 75º C.. ruidade !

O barulho incomoda, e você acaba de tacar uma agua fria na minha ideia de pegar uma x1800xt em breve (tá barata d++). Não tem mais IceQ :(

Mas o clock eu diminuo ele sempre pra que ela esquente menos ainda, porque ele aparece no ATItools sempre 475/500 não importa a atividade.

Mas também entendi o que é aquele esquema de clock 3D e 2D que falam nos testes. Obrigado !

Bem, se essas que vocês falaram tem as mais novas devem ter..

Mas ainda acho que podia ser tão bom quanto o Cool´n´Quiet hehehehe

Obrigado !

Abrass :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... o C'n'Q das GPUs é o clock 2D e o clock 3D... alias... as VGAs da ATi novas têm isso? muitas vezes ouvi falar por parte de alguns amigos que as deles não tem... acho interessante isso.... um clock para jogos e um para o Windows... da até pra escutar a ventoinha diminuindo quando eu saio dos jogos... XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí nenhum cool´n´quiet da vida vai resolver o problema..

Muitos preicsarão daquelas fontes "titânicas" e a CPFL, Light, Eletropaulo, Kaiowaa.. vão ganhar mais $$ nas nossas costas..

Se consumirem esse tanto mesmo eu vou demorar um tempo razoável pra torcar de VGA.. até que façam um trabalho melhor pra consumir menos.. um chip 65 nm puxando mais de 150w e mononuclear é absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eu tinha reparado isso na minha 6600 GT (MSI). Ela já fazia isso com configs de fabrica. estava vendo nessa 6800 GT que tenho agora e pelo rivatuner existem 3 tipos de configuração:

- standard 2D

- low power 3D

- performance 3D

Tadavia os 3 estão com as mesmas velocidades de core, mem e fan!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o cooler da minha VGA faz uma leitura de temperatura da GPU e acelera a velocidade da fan durante jogos. Completamente silenciosa durante uso 2D e um barulhinho sutil durante jogos.

Os Coolers da 8800GT sao enormes, com muito cobre, com heatpipes e tudo mais. não vejo esse desespero devido a barulho alto da fan do cooler da GPU. já em relaçao ao consumo eletrico, fontes boas e baratas como a ST 420W já eram. será um novo patamar de consumo... talvez fontes de 550W aguentem bem o tranco das novas high-ends de DirectX 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...