Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteadoro linux


good.Dos

Posts recomendados

E aí rapaziada...

seguinte preciso compartilhar uma conexao adsl entre algumas maquinas rodndo um firewall em linux so que antes eu presciso rotear a minha conexao certo¿

para rotear eu procedi da seguinte maneira;

editei /etc/sysctl.conf

onde era ip forward=0 eu coloquei ip forward=1

carreguei NAT;

modprobe iptable nat

iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

adicionei minhas rotas ;

route add -net 10.0.0.0 netmask 255.255.255.0 gw=10.0.0.1'minha eth0'

route add -net 192.168.7.0 netmask 255.255.255.0

gw 192.168.7.152'minha eth1'

dai nas estaçoes clientes eu coloco na msma faixa de ip 192.168.7.0 e com o gw em 192.168.7.152'minha eth1 no linux' e coloco meu modem no ip 10.0.0.10...não roda....

quando eu substituo um pc no lugar do modem 'um pc na faixa de ip 10.0.0.0'eu consigo pingar ele beleza, vejo ele nas estaçoes win 192.168.7.0 so não os acessos porque meu samba ainda não a pronto.

Bom duvida geral do topico, como fazer minha conexao ADSL passar pelo linux e chegar na outra ponta da minha rede¿

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, pra rotear simples sem nenhuma regra de rota ou firewall tem apenas 3 comandos.

# modprobe iptable_nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethx -j MASQUERADE

onde o ethx é a sua placa de rede de saída para a internet. aqui funciona sem problema nenhum. pelo que eu vi sua eth0 é a placa q fica conectada na rede local, então o terceiro comando deveria ser com eth1.

responde aí se deu certo ou n.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...