Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar fan frontal de 120mm


Sardelari

Posts recomendados

Eu tenho um SK 333,

tunning1upsonsk333eq5.th.jpg

como estava com problemas de aquecimento, resolvi instalar um fan frontal de 120 mm, abaixo passo a passo da instalação, espero que possa ajudar alguém.

1º Passo:

Verificar se há espaço para o FAN, como na foto abaixo, o mesmo montou entre as travessas verticais.

tunning3hg9.th.jpg

2º Passo:

Verificar se há espaço entre o FAN e os HD's instalados no micro, a foto foi tirado depois da modificação, pois a FAN encostava nos HD's e a vibração do FAN não seria muito boa para eles.

tunning4ns6.th.jpg

3º Passo:

Como não havia espaço ( passo 2 ), vamos a modificação, deslocar toda o suporte de HD para trás, afastando-o da parte frontal.

Inicialmente, marquei com caneta a posição original do suporte, conforme as fotos.

tunning5su3.th.jpg

tunning6xg6.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4º Passo:

Com uma furadeira e uma broca compatível com o tamanho do rebite, no caso 3,2 mm de diâmetro, tirei os rebites,

fiz uma nova furação deslocada uns 15 mm para dentro do cabinete,

e rebitei como nas fotos.

tunning7ou1.th.jpg

tunning8bq9.th.jpg

tunning9lv2.th.jpg

5º Passo,

montei o drive 3"1/2 na baia mais alta e recortei um papel cartão nos contornos do FAN com o Gabinete e colei com fita dupla face.

tunning10aqd3.th.jpg

nas regiões dos círculos vermelhos, colei com dupla face pedaços de espuma com a intenção que o ar soprado para dentro do Gabinete não retornasse pela abertura que existia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6º Passo:

por fim, com uma grosa redonda abri alguns rasgos laterais afim de facilitar a entrada de ar pelo FAN dianteiro e também retirei a tampa da baia de disquete que ficou vazia.

tunning11qu4.th.jpg

tunning12ha1.th.jpg

Agora só falta instalar um controlador de FAN para os 5 que eu possuo no meu micro.

Alguém sugere algum modelo?

Abraços

Sardelari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cirurgia, que nada, mas vou confessar que achei que tinha perdido o gabinete, pois para dar espaço para a furadeira e a rebitadeira, fui soltando tudo que era rebite e assim a gabinete ficou toda molão e com um monte de peça solta.

Mas no final deu tudo certo.

Em relação a tempetaura, vamos dizer que agora a PM trabalha a temperatura ambiente.

O maior ganho foi nos HD's, pois o FAN sopra ar para cima deles.

Abraços

Sardelari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Coloquei um fan da termaltake de 130mm na lateral do meu gabinete soprando na vga e CPU, a temperatura do gabinete ficou em 33ºC.

____________________________________________________________________

ASUS P5N-e SLI / 8500 GT 512mb DDR2 128bits / Core2 duo 4500 / Barracuda SATA 2 320gb / 2 GB DDR2 800mhz (dual) / LCD LG 19" Fantasy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...