Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fabriciocolino

Rede em Lan House

Recommended Posts

Gostaria de saber o que preciso para montar uma rede para lan house com 10 computadores clientes e 1 servidor, o que vou precisar, como configurar a rede etc..

alguem pode me dar uma dica?

valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomandado utilizar um roteador. você precisará de um roteador, um switch e uma placa de rede para cada computador.

Resumidamente, você conectará o cabo do modem na porta WAN/Internet de seu roteador e um cabo ligando a porta LAN até o switch, e os cabos vindo de todos os computadores ligando também no switch.

Basta você configurar seu roteador (Acompanha um CD com utilitário para configuração, ou poderá acessar via browser) com o tipo de internet que possui e os computadores irão buscar IP automaticamente. Já deverá funcionar sua rede.

Se quiser uma rede sem fio, opte por um roteador wireless e no lugar das placas de rede, utilize placas wireless.

Qqr coisa postae !

F l w !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Maverick_Dbawg, quanto a rede sem fio, a diferença de preço de uma rede por cabos, vale a pena? já ouvi dizer que a rede cabeada até em velocidade se julga melhor... é verdade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou meio por fora de preços, mas pelo que lembro, uma placa de rede comum você encontra numa faixa de 20,00 / 30,00 reais aproximadamente, enquanto uma placa placa wireless você vai conseguir por 60,00 / 70,00 ou dependendo do modelo até mais.

É importante lembrar que em geral a placa mãe já vem com uma placa de rede onboard, não sendo necessário desembolsar para comprar placas de rede, entretanto terá que gastar com cabeamento, o que não é necessário numa rede wireless.

O roteador wireless também é um pouco mais caro que um roteador comum, mas não é muita a diferença não.

De fato, a rede cabeada possui uma velocidade maior (100Mbps), enquanto a rede wireless no padrão 802.11g possui uma velocidade nominal de 54Mbps. Existem alguns modelos de roteador (acho que d-link) que possui uns esquemas via software que se você utilizar placas wireless d-link também consegue velocidade de até 108Mbps, mas testes comprovaram que não chega a isso não, apesar de ser mais rápida que a do padrão 54Mbps.

A vantagem da rede wireless é a comodidade para posicionamento das máquinas ou eventuais mudanças, não sendo necessário mexer na estrutura física de cabos, etc. Mas a velocidade na rede cabeada é melhor.

É importante lembrar também que a velocidade só vai influenciar para troca de arquivos. Acesso a internet e/ou jogos não terão perda de desempenho, porque utilizam pouca banda.

Daí é só analisar custo/benefício de cada um para você decidir qual é melhor. Uma dica que eu faria é comprar um roteador wireless e montar a rede cabeada, disponibilizando acesso hi-fi pra quem tem um notebook, por exemplo, e queira utilizar a internet e/ou rede (acho que isto chama-se "hot spot").

F l w !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×