Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fabriciocolino

Rede em Lan House

Recommended Posts

Gostaria de saber o que preciso para montar uma rede para lan house com 10 computadores clientes e 1 servidor, o que vou precisar, como configurar a rede etc..

alguem pode me dar uma dica?

valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomandado utilizar um roteador. você precisará de um roteador, um switch e uma placa de rede para cada computador.

Resumidamente, você conectará o cabo do modem na porta WAN/Internet de seu roteador e um cabo ligando a porta LAN até o switch, e os cabos vindo de todos os computadores ligando também no switch.

Basta você configurar seu roteador (Acompanha um CD com utilitário para configuração, ou poderá acessar via browser) com o tipo de internet que possui e os computadores irão buscar IP automaticamente. Já deverá funcionar sua rede.

Se quiser uma rede sem fio, opte por um roteador wireless e no lugar das placas de rede, utilize placas wireless.

Qqr coisa postae !

F l w !

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta Maverick_Dbawg, quanto a rede sem fio, a diferença de preço de uma rede por cabos, vale a pena? já ouvi dizer que a rede cabeada até em velocidade se julga melhor... é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou meio por fora de preços, mas pelo que lembro, uma placa de rede comum você encontra numa faixa de 20,00 / 30,00 reais aproximadamente, enquanto uma placa placa wireless você vai conseguir por 60,00 / 70,00 ou dependendo do modelo até mais.

É importante lembrar que em geral a placa mãe já vem com uma placa de rede onboard, não sendo necessário desembolsar para comprar placas de rede, entretanto terá que gastar com cabeamento, o que não é necessário numa rede wireless.

O roteador wireless também é um pouco mais caro que um roteador comum, mas não é muita a diferença não.

De fato, a rede cabeada possui uma velocidade maior (100Mbps), enquanto a rede wireless no padrão 802.11g possui uma velocidade nominal de 54Mbps. Existem alguns modelos de roteador (acho que d-link) que possui uns esquemas via software que se você utilizar placas wireless d-link também consegue velocidade de até 108Mbps, mas testes comprovaram que não chega a isso não, apesar de ser mais rápida que a do padrão 54Mbps.

A vantagem da rede wireless é a comodidade para posicionamento das máquinas ou eventuais mudanças, não sendo necessário mexer na estrutura física de cabos, etc. Mas a velocidade na rede cabeada é melhor.

É importante lembrar também que a velocidade só vai influenciar para troca de arquivos. Acesso a internet e/ou jogos não terão perda de desempenho, porque utilizam pouca banda.

Daí é só analisar custo/benefício de cada um para você decidir qual é melhor. Uma dica que eu faria é comprar um roteador wireless e montar a rede cabeada, disponibilizando acesso hi-fi pra quem tem um notebook, por exemplo, e queira utilizar a internet e/ou rede (acho que isto chama-se "hot spot").

F l w !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais