Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Biostar TForce 6100 + Sempron 3100: Overclock e dúvidas


marcelobarros

Posts recomendados

Pessoal,

Nunca fiz overclock em processador então andei estudando muito em fóruns e sites pra entender o que precisa ser feito, e que cuidados ter. Um artigo muito bom sobre a minha placa mãe encontrei aqui: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=162345

Li o artigo de overclock do ClubedoHardware, e o Tutorial de Overclock em A64 aqui do fórum, entre outras coisas.

Continuo com muitas dúvidas quanto a memórias (latências, etc), e a capacidade de overclock dos meus componentes. Por isso queria ver com vocês um passo a passo correto de overclock. Vejam meu PC e o passo a passo abaixo, e por favor quem entender mais do que eu comente.

Meu PC Atual: Biostar TForce 6100, AMD Sempron 3100+ Palermo (1.8 Ghz - multiplicador HTT = 9), Kingston 1GB DDR 400 (2x512 single), Samsung 80GB SATA PLUS, eVGA Geforce 7600 GT CO @ 580/1500, SevenTeam 420W.

Overclock: Evitar ter que aumentar o Vcore e voltagens de memória. Os coolers são todos "stock" e não tenho refrigeração extra pro dissipador da ponte sul (alguns sugeriram isso). Temperaturas atuais do processador: 33 idle, 43 full.

O que pretendo fazer:

- Fixar o clock do Pci-Express em 100mhz e o multiplicador do barramento HTT em 4x

- Tentar um aumento de 5mhz em 5mhz de 220mhz até um máximo de 250mhz, testando estabilidade.

- Mudar o multiplicador do barramento HTT para 3x após 225mhz

Após isso, eu queria saber até que ponto eu devo mudar a memória. Devo mudar as latências da minha Kingston 1GB (2x512)?.. por default ela fica em 3-3-3, a 2.6v. Mudar isso vai ajudar muito, lembrando que não uso o video onboard? E devo modificar o multiplicador de memória, já que a 240mhz a memória estaria a 480 (e não 400)? E quanto ao Vcore? Queria mantê-lo para evitar maiores temperaturas ou problemas... mas vou precisar aumentar pra conseguir um overclock decente (pra mim 240x9 - 2160mhz - está bem razoável)?

Além disso, teria as seguintes dúvidas:

- Aumentar o clock do barramento Pci-Express vai influenciar na minha placa de vídeo?

- Alguém que tenha a mesma MB: Como monitorar a temperatura da Biostar TForce? A minha não mostra temperatura no Everest, Sandra, Speedfan, em canto algum! Quando eu forço pra mostrar, ele mostra como sendo 127 fixos, claramento errado. E em alguns momentos fiz uns testes pra tentar detectar (indicar na mão) o sensor de temperatura, e o PC ficou totalmente instável (reiniciando). Isso pode ser a BIOS (tive que fazer um Reset e deve estar desatualizado)? Ou tem algum programa?

Agradeço a atenção!

Qualquer dica é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas mantendo os interessados informados, consegui ontem fazer alguns testes de overclock. Com o auxílio do Guardian do Forumpcs reduzi um pouco e estou bastante satisfeito.

Sem overclock fiz 48 segundos no superPI (1M) e 2830 no 3dmark2006.

Testei primeiramente 240mhz no HTT e fico beleza, apesar de que a memória ficou a 480 DDR, o que é um tanto alto. Fiz 43 segs no superPI e 2950 no 3dmark. Isso sem mudar Vcore, Vmem, latência.. nada. O que fiz foi apenas mudar o multiplicador HTT de 4x para 3x e aumentar 40mhz no HTT.

Em seguida testei 250mhz e a memória em 166 (multiplicador de memória de 9 mudei pra 11), que na verdade ficou a 204mhz. Fico bem estável também, e fiz 3005 no 3dmark06, apesar de o superPI ter ficado em 43. Fui um pouco mais adiante e coloquei 260mhz, Vcore de 1.425V (+0.25V) e Vmem em 2.7V (+0.1V). Continou estável mas a diferença foi pouca... 3dmark06 em 3035.

Ainda estou em dúvida se posso ir um pouco mais no HTT e se valeu a pena as mudanças no Vcore e no Vmem mesmo. Não tive nenhuma travada ainda, mas não estou 100% seguro.

Sob orientações do Guardian, baixei novamente pra 250mhz, deixei Vcore e Vmem em default, e coloquei o CR da memória em 1T (padrão é 2T). Achei super estável e o superPI baixou para 41segundos, melhor até do que rodando a 260. Pelo visto o CR influencia muito mesmo. Fico faltando o 3dmark... posto mais tarde.

O que posso mais tentar? Latências de memória? Aumentar o Vcore (ex: 1.450), Vmem (ex: 2.7 ou 2.8V) e tentar pelo menos 270mhz, o que deixaria minha memória em 220mhz?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vá além, deixe as memos em um pouco de over e aperte as latências dela, com um overvolt de 0,1V. No core, nada de overvolt. Experimente de novo o PI.

Lembrando 2 coisas: O 3DMark ganha muito pouco com over no processador, já que ele não é gargalo. E o PI deve ser rodado sem outros programas abertos (fechando inclusive bibliotecas do sistema pelo Ctrl+Alt+Del), e rodado 5 vezes, já que os resultados podem ser bem díspares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Vou tentar isso. Rodando a 166mhz (no real fica a 204mhz) a memória fica em 2,5-3-3-7. Devo mudar até quanto?

Pelos cálculos, rodando o processador a 267mhz (2.4ghz) a memória ficaria a ~220 (já botei ela em 240 sem problemas). Creio que fica bem legal.

Quanto ao PI, rodei sim diversas vezes. Fiquei sempre em 40s, com essa nova configuração (HTT em 250, MEMÓRIA em 204).

Agora, aumentando o HTT pra 267mhz, não vou ter que aumentar o Vcore? E a temperatura, vai influenciar muito? Vou fazer os testes, e obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho difícil você ter que aumentar o Vcore em 278 no HTT, são só 2,5GHz, mas se precisar, aumenta mesmo... 278x9 deixa as memos em DDR 455MHz, o que é tranquilo nessas temporizações... Tipo, tenta usar 2-3-3-5 (meio difícil) ou 2,5-3-3-5. E baixe, na bios, as latencias de read to write e write to read pra 2... deve ajudar mesmo.

Baixe o A64 Tweaker (ali em cima tem um tópico com esse e outros programas) e bata uma screen aí pra gente ajudar melhor, ela traz todas as latências das memos e tal...

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...