Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando uma radeon 9500 em uma radeon 9700


Visitante

Posts recomendados

A materia:

"É possível transformar sua placa de vídeo 3D baseada no chip Radeon 9500 da ATI em Radeon 9700 através de uma pequena modificação de um resistor existente sobre o processador de vídeo. O resistor está originalmente ligando os pinos marcados com 2 e 3 em nossa foto. Basta você, usando tinta condutiva, fazer a ligação entre os pinos 1 e 2. "

Mas como deve ficar os pinos?? tem que cortar a ligação entre os pinos 2 e 3 ??  Como fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zell, eu possuo uma 9500@9700 e não é necessário mexer na placa para conseguir isto, embora seja possível.

Algumas placas ati  9500 não-pro 128 megas antigas (geralmente PCB vermelha, memorias em "L" e não em linha reta, cooler preto ou dourado, com o programa rivatuner denunciando que as memorias tem 256 bits) podem ser "transformadas" em 9700 pois são estruturalmente idênticas, contendo memorias de 256 bits e 8 pipelines  (4 habilitados e 4 extras que podem ser habilitados , estas placas tbem podem ser overclocadas para 9700 pro). Algumas, mesmo contendo todas estas características não funcionam como 9700, geralmente devido aos 4 pipelines extras habilitados estarem defeituosos.

O primeiro jeito para realizá-lo foi descoberto na Russia atraves de uma pequena mudança na posição dos resistores, chamado de hardware-mod. O porém é que se der errado ou sua placa não for compatível com o mod,você simplesmente pode perder a placa, além do pequeno inconveniente de perder a garantia.

A vantagem é que se (eu disse se) der certo, você definitivamente possuirá uma 9700 sem tirar nem por.

Já faz algum termpo, e um novo jeito mais seguro foi lançado pelo software riva tuner, onde o mod é feito através de software (Soft-mod), e com ele caso ocorra alguma zica (geralmente em 25% dos casos) você não perde a placa nem a garantia; além do que em alguns testes pela net comparando o soft e o hardware- mod, o softmod venceu em todos os testes. A única desvantagem é trocar os drivers quando estes forem atualizados.

Portanto pelamordedeus, se você tem a placa  e ela for compativel com o mod, o faça por software. Até tenho aqui o site que detalha como fazer o hard-mod, mas não vou postar o link detalhando como fazer a troca dos pinos para não atiçar sua vontade de (talvez) estragar a placa. Se quiser maiores detalhes, já postei um tempo atras respondendo nesta mesma sessão de OC detalhadamente como se faz o soft-mod, é muito simpples e r´pido, estourando em 1 hora você faz.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...