Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COMPAQ PRESARIO!


drunex

Posts recomendados

use o site da HP, coloque o Part Number do Seu note lá e terá todas as informações

###### eu fui lá e não consegui achar o manual do Compaq Presario 1235? tu sab ond eu consigo esse manual sem ser no site da HP, porque eu já revirei tudo por lá e não achei nada! agradeço a sua ajuda brother! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o processador, transcrevo isso que achei aqui no fórum, em:

Notebooks, Portáteis e PDAs -> "Tópicos Importantes" / Notebook

29 - quais componentes do notebook podem ser "trocados"?

Pelo que entendi você quer saber quais componentes podem ser trocados independentemente de outros, tipo, trocar apenas a placa de vídeo ou o processador. Infelizmente, os componentes do notebook são quase todos integrados, sendo que, se eu tiver um problema isolado no processador ou na placa de vídeo, não existe maneira de trocar estes componetes isolados, pois os mesmos são soldados na placa mãe, de forma que, em caso de problemas nestes componentes, a placa mãe terá que ser trocada inteira. O que pode ser trocado separadamente são HD, LCD, CD/DVD, Drive 1.44, partes plásticas como teclado e gabinete e é só.

Como isso é de mar/2004, há alguma chance do mundo dos notebooks ter mudado quanto a essa rigidez de tudo ser soldado e imutável, mas duvido muito (alguém confirma/desconfirma?)

Logo não daria para mudar o processador, porque ele é onboard (soldado na placa). A memória RAM inicial seria introcável também, mas vale lembrar que existe um slot de expansão então dá para fazer upgrade de RAM.

O seu Compaq Presario 1235 tem informações na HP em :

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/product...ng=en&cc=br

(se um dia este link quebrar na HP, o caminho foi simples : na página inicial dela - atualmente http://welcome.hp.com/country/br/pt/ - entrei com "notebook compaq presario 1235" na "Busca", onde nos "links rápidos do produto" escolhi "suporte e soluções")

"Manuals" não dá nada, vá em "Product Information -> Product Specifications / Product Specifications". Lá informa que seu note tem 32Mb fixos e dá para expandir até 96Mb com 64Mb extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o processador, transcrevo isso que achei aqui no fórum, em:

Notebooks, Portáteis e PDAs -> "Tópicos Importantes" / Notebook

Como isso é de mar/2004, há alguma chance do mundo dos notebooks ter mudado quanto a essa rigidez de tudo ser soldado e imutável, mas duvido muito (alguém confirma/desconfirma?)

Logo não daria para mudar o processador, porque ele é onboard (soldado na placa). A memória RAM inicial seria introcável também, mas vale lembrar que existe um slot de expansão então dá para fazer upgrade de RAM.

Olha cara, hoje em dia é possivel troca o processador e a placa de video sim, claro q n é estão fácil como nos desktops. Notebooks com telas de 12" pra baixo creio q possuem processador soldado na placa-mãe justamente pelo tamanho reduzido. Qt as placas de video, tome cuidado, sao apenas algumas q possuem essa opção de troca, entre as nvidia sao as placas MCM, em relaçao à ati eu n sei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, hoje em dia é possivel troca o processador e a placa de video sim, claro q n é estão fácil como nos desktops. Notebooks com telas de 12" pra baixo creio q possuem processador soldado na placa-mãe justamente pelo tamanho reduzido. Qt as placas de video, tome cuidado, sao apenas algumas q possuem essa opção de troca, entre as nvidia sao as placas MCM, em relaçao à ati eu n sei

concordo com vocês dois! + tipo assim... eu só posso saber se há possibilidade de expandir oprocessador e a memória do meu pc se eu abrí-lo? porque eu n tenho manual e não achei esse manual na internet! se alguem tiver e puder disponibilizar eu agradeço.

1- meu notebook é um compaq presario 1235 (266Mhz) gostaria de aumenta para pelo menos uns 500 Mhz! isso é possível?

2- O HD é de 4 Gb posso colocar um de 10 Gb ou 20 Gb?

:chicote::chicote::chicote::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Olha cara, hoje em dia é possivel troca o processador e a placa de video sim

Que boa.. ..boa.. (Khooofh cof cof <- poeira de uns 5 anos sem se informar sobre notebooks) .. que boa notícia para a minha intenção de comprar notebook novo, me deu mais fé na categoria. =)

(e que vergonha tal desinformação..)

Bom, vou aproveitar este espaço de post "Compaq Presario" para deixar um relato interessante sobre Compaq Presario 12XL125, AMD K6-3 500MHz (bom, é da série Compaq Presario 1200, está escrito no gabinete).

Meu note é gêmeo idêntico do note da minha mamãe bonita. Após uns 4 anos de uso, ele pifou não conseguindo ligar - nem por bateria, nem por tomada com a bateria, tomada sem a bateria, nada, sem nem apitar, nem ligar ventoinhas, nada. Mas de umas 80 tentativas ele chegou a ligar 2 vezes, durando apenas alguns minutos. Só que o gêmeo pifou igualzinho 1 semana (!) depois. Duas assistências técnicas me contaram que isso era um defeito de fábrica/montadora de toda a linha (não sei se todos 1200, mais provável só 12XL125) (fatal/inevitável, só questão de tempo para todos da "linha"), mas que era consertável definitivamente com intervenção muito especializada na placa-mãe+chipset, só que a 300,00 (cada um). Paguei.

MAS agora, no 5o ano de uso, do nada a interface PCMCIA do meu (onde fica o cartão Ethernet, que funciona sim) morreu, enquanto no gêmeo (quase nunca usado) o teclado deu pau (emite o caractere espaço infinitamente). Fiz os troca-trocas necessários entre os dois, estou no que funciona, e espero que dure mais de 1 semana! (heheh, já durou) O outro, agora "duplamente defeituoso", nem me animo de levar para a assistência...

Cuidado então quem estiver sem grana e comprando notebook usado e antigo do mesmo modelo que o meu - Compaq Presario 12XL125, AMD K6-3 500MHz, sei lá se todos 1200 - tem de já ter passado pelo tal reparo na MotherBoard (que é definitivo, nunca mais tive nem traço do problema). Do PCMCIA e teclado não garanto nada, pode ter sido culpa minha o_O .

E ele dá pro gasto. Claro, retarda o mp3 quando rolo uma página no Firefox (pela cobrança gráfica da rolagem, PgUP PgDn vai beleza), fica todo pensante se o Skype estiver ligado, executa filmes Youtube meio quebradamente - isso em WinXP - e pensa demais num Gnome pelado num Gentoo compilado e configurado à mão (tipo 2min para abrir o AcroRead, 40s para abrir Firefox), mas em tudo o mais se dá muito bem... Até toca os filminhos do DVD dele convincentemente... (mas eu pus os máximos 128Mb adicionais aos 64Mb onboard, hem!!)

Uhm.. Bom, é isso para esta thread de Compaq Presario.

Sorte para todos, e para mim, que vou tentar vender o que sobrou do gêmeo pifadão e depois achar um note não-genérico por até 3500,00...

[ ],

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heya,

Voltando ao caso do Compaq1235...

Primeiro, tem essa thread num forum.

http://forums.jolt.co.uk/showthread.php?t=394095

É de um modder maluco com um Presario 1235 fazendo altos upgrades e "artesanalmente" um sistema de refrigeração. O cara é muito solícito e gente fina. A thread foi de fev-jun/2005, e de repente ontem um cara (coincidência demais; foi você, Drunex?) perguntou na thread e o modder respondeu. Esse último é o melhor e mais resumidor post da thread, mas é interessante conferi-la toda.

Aqui eu passo os dados mais importantes:

  • A CPU não é soldada na placa, afinal. =) Ela é presa por uma peça plástica branca que "desliza" com ajuda de uma chave de fenda (mUito cuidado! imagina escapar e riscar a placa-mãe?).
  • O Presario 1235 tem clock externo de 66MHz e o melhor que os caras puderam fazer foi setar o multiplicador interno para 6 (6 x 66MHz = 396MHz), então trocar para CPUs desse clock (ou mais, com desperdício) e setar a tensão para a mais próxima possível da marcada na CPU . Usaram um spec do 1250 que se aplica ao 1235:
    <a href=\"http://www.skylarkpictures.com/images/1250cpusettings.gif\" target=\"_blank\">http://www.skylarkpictures.com/images/1250cpusettings.gif</a> . (Nele não há o multiplicador 6x, mas porque o K6 entende o 2x como 6x).
  • Se trocar por CPU mais poderosa, fatalmente haverá superaquecimento. A thread quase toda é o modder fazendo uma parafernália (difícil!) de 3 ventilações, mas no fim ele fala que fez só pelo prazer, e que comprar um "cooling pad" deve resolver. É o que o meu lap tem, para um k6-III 500MHz, então a previsão dele é correta.
  • Parece que a Compaq é cautelosa demais quanto à memória. Recomenda máximo de 64Mb de expansão, mas os caras socaram 128Mb PC66 Sodimm SDRAM e depois 256Mb PC100 Sodimm SDRAM na expansão, e rodou beleza (!) em ambos casos melhorando o desempenho. Já se passou 1 ano e o modder não falou que deu errado, então aí está uma confirmação médio-prazo.. Relataram o mesmo para outros Compaqs. Bacana, talvez eu tente também no meu... =)
  • Existe um upgrade para a BIOS do seu 1235, no link já mencionado aqui:
    <a href=\"http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/product?product=94988&lc=en&cc=br&dlc=en〈=en&cc=br\" target=\"_blank\">http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/product...ng=en&cc=br</a>
    seção "Software and Drivers", alegando-se Win98. Os caras nem usaram/precisaram, mas rolou essa dica lá..
  • Quanto a HD, eu mudei o meu de 6Gb para um de 40Gb sossegado. Nem lembro se rolou confirmação disso para 1235 na thread, mas é muito provável que é ok tal upgrade.

Que sorte a sua ter havido esse povo tão dedicado a Presarios 1235.. Espero que você encontre barato K6-? + memória + HD ...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, =)

então ker dizer q dá p aumentar o meu processador p 396 sem trocar o processador né? alterando apenas o multiplicador né?

Opa, calma : você tem de trocar sim do seu k6-2 266MHz para um novo processador que aguente o novo clock-limite da motherboard.. (O modder da thread arrumou um K6-3 400MHz AZT). Fazer o mesmo processador funcionar a frequências maiores que seu projeto original é o que chamam overclocking : não-trivial de dar certo, que esquenta e diminui a vida útil da CPU - isso se tal CPU conseguir algum overclocking. Aposto que o K6-2 não consegue, já que os caras experientes da tal thread nem cogitaram isso (e olha que eles estavam no espírito de zoar por hobby sem nada a perder)..

no caso da memória o fabricante diz q o maximo é 96, mas se eu botar 128mb roda normals né?

Disse o cara que até com 256Mb PC100 Sodimm SDRAM roda normal.

E disse também, ele e todos, que o upgrade do processador na estrutura do 1235 com certeza vai esquentar proibitivamente e precisar de um cooling pad (ou um mod maluco igual o dele). Senão trava em dezenas de minutos ou menos.

Enfim, se você não for deixar na mão de um técnico fazer isso... ..Aí é uma aventura pessoal de longas horas, altamente desaconselhada.

Se insistir, nesse caso é você, uma chave de fenda pequenina, uma chave especial de estrela de 6 pontas (chamada Torx) para os (majoritários) parafusos especiais dos notebooks, MUITA cautela e delicadeza sempre (sem nunca forçar demais nada) (ou às vezes sim, por exemplo os tampos encaixados da carcaça que saem "crespamente"), diversos probleminhas de lógica - do tipo "sinto que esta trava destrava fazendo pressão para baixo e puxando o bagulho pro lado" , ou então "o que são os S1_1-10 e S2_1-2?" - podem ser "S" de "switch", chavinhas liga-desliga já que têm valor 0 e 1, pode haver 10 jumpers juntos seguidos, podem ser coisas espalhadas mas com o S_# escrito miúdo...

Cada notebook é um design - de carcaça, parafusos, motherboard, componentes - diferente. Pouca gente topa se aventurar. Eu abri o meu - e ele é bem diferente por dentro do seu, segundo vi nas fotos da thread - e foi relativamente tranquilo...

###### .Planta. valeuz mesmo pela ajuda brother!

Tudo que fiz foi ler a thread, lê lá também pulando os posts sobre ventoinhas que é firmeza, tem até uma parte que o cara descreve um pouco como abriu o 1235 dele. =)

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### só tem um probleminha naquele forum, é q eu não entendo inglês! :-):-)kk

por isso q eu nunca aprendo a fazer nada em pc!

+ eskecendo esse lado d idioma

eu tenho medo d comprar um amd k6 III 400Mhz e minha placa mãe rejeitar.

no caso da memoria vou v se acho uma de128 q p mim já é suficiente, eu vou precisar alterar a BIOS para poder reconhecer a minha memória? ou é só encaixar e usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### andei pesquisando sobre overclock, e percebi q o meu processador 266 dá p fazer over, pois ele vem d fabrica 66mhz, apenas eu aumento o multiplicador dele q é 4 (66x4=264mhz), o multiplicador da minha placa mãe segundo o rapaz q falou isso pod chegar até no maximo 4,5 o qual ficaria (66x4,5=297mhz).

você concorda com essa opinião .Planta. ou você não acha possivel fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

andei pesquisando sobre overclock, e percebi q o meu processador 266 dá p fazer over, pois ele vem d fabrica 66mhz, apenas eu aumento o multiplicador dele q é 4 (66x4=264mhz), o multiplicador da minha placa mãe segundo o rapaz q falou isso pod chegar até no maximo 4,5 o qual ficaria (66x4,5=297mhz).

você concorda com essa opinião .Planta. ou você não acha possivel fazer isso?

Nunca fiz overclock, infelizmente não manjo disso... =/

Mas é fato que o processador não vem de fábrica com 66MHz e depois a placa-mãe o força 4x : ele vem de fábrica projetado para 266MHz; é a placa-mãe que vem com 66MHz, e é ela quem se desdobra para impor 266MHz ao processador multiplicando 4 vezes só para o soquete dele. Se ela impuser menos o processador também funciona, mas é desperdício. Se impuser mais é o chamado overclock, mas aí tem de ver se o processador vai conseguir superar sua especificação de fábrica mantendo-se estável (e ileso!).

Googlando ("overclock" + "amd k6 2") ("overclock" + "amd k 6 2 266") aparecem:

  • uma página de dúvidas aqui do Clube do Hardware em que se lê : "... pela nossa experiência os processadores da AMD raramente conseguem um overclock acima de 12% de seu clock padrão." , isso escrito sobre um Sempron (mais recente que K6's). De 4 para 4,5 dá um aumento de 12,5%, sei lá, não custa tentar..
  • vários sites em línguas diversas, mas com pelo menos tabelas compreensíveis de overclockings bem-sucedidos..
  • parece que no overclock a eficiência não acompanha perfeitamente o clock, ou seja, se você conseguir aumentar o clock 12,5% estavelmente por overclock, seu processamento/desempenho até vai melhorar alguma coisica (5%? 7%? não sei), mas dificilmente 12,5%.
  • Tem que ler mais sobre overclock, tem uma porção de detalhes, tipo ter de deixar a tensão um pouco maior, precisar melhorar refrigeração, e números melhores que os meus chutes de "leitor por cima"... Tem bastante material em português..

+ eskecendo esse lado d idioma

eu tenho medo d comprar um amd k6 III 400Mhz e minha placa mãe rejeitar.

no caso da memoria vou v se acho uma de128 q p mim já é suficiente, eu vou precisar alterar a BIOS para poder reconhecer a minha memória? ou é só encaixar e usar?

Aquela thread em inglês é de uma experiência que o cara fez não com um note similar, mas com um idêntico ao seu : Nb Cpq Presario 1235. O que deu certo lá - em compatibilidade da CPU, memória, etc - vai dar certo aí. Com a garantia de pelo menos 1 ano, que foi o tempo da thread terminar em jun/2005 e o cara voltar a se manifestar nela anteontem sem relatar fracasso. =) Só lembrando que o que ele fez não foi overclock do processador, e sim trocar por um processador mais potente e adaptar/configurar a placa-mãe para isso, caprichando em refrigeração (ventoinhas malucas dele ou cooling pad comprado, e pasta térmica). E que ele não precisou alterar a BIOS para pôr os 256 Mb de RAM dele.

E caro, corre atrás do seu inglês que vale a pena, para mais que informática - bah, você sabe.. Tem muita gramática grátis na internet, e o resto é cinema, TV a cabo e música.

E lembre-se : o Google é seu amigo. =)

[ ],

Sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehheheh!

já vou correr atrás do meu inglês mesmo !!!!

achei um prcessador ADM k6 2 500 mhz no mercado livre por 40 reais, o mais caro q achei foi de 60 reais lá no mercado livre, você recomenda eu comprar do mercado livre?

###### eu achava q era mais caro esses processadores!

então eu compraria apenas o processador e a memoria já estava ótimo p mim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca comprei no Mercado livre mas meus amigos se dão muito bem lá. Parece um sistema bem confiável.

Não se esqueça da parte de refrigeração - comprar pasta térmica (e ler este artigo sobre pasta térmica aqui do Clube do Hardware, e o cooling pad que foi mencionado (por exemplo de Cpq's Presario 12xxxx que têm K6-3, talvez garanta compatibilidade de formato/tamanho..).

Se você vai se aventurar a abrir seu note por si, tem que arrumar uma chave torx com alguém ou comprar.

E nessa aventura sim, boa sorte. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse link da pasta termica q você colou tá kebrado!

eu consegui abrir meu pc, agora vou comprar o processado de 500 mhz depois a pasta termica, eu vou batendo fotos e fazendo o tutorial p te mostrar, e você vai vendo se estou fazendo correto, pod ser?

+ é ruim porque demora de 5 a 7 dia uteis p chegar o processador, então só vou começar sem ser nessa semana q vem na outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### eu comprei um processador amd k6 II 500 mhz, mas a tensão dele é diferente da q tinha no meu notebook q era um amd k6 266 com 2.1V core 3.3 V, o que eu comprei tem 2.2V core 3.3V.

minha pergunta é a seguinte. Será se essa diferença de 2.1 para 2.2 vai fazer muita mudança no meu notebook? há possibilidade de não funcionar este processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, veja se você pode me ajudar! Inventei de formatar o HD do meu note compaq presario (não sei o modelo pois perdeu a plaquinha debaixo dele) 1200 com processador K6-II 450, 32 RAM (acabei de comprar mais 128), e HD de 4.3 e perdi a configuração do teclado. Já tentei colocar EUA Internacional, Portugues, abnt2, e não consigo estabelecer o correto para as teclas. Tem alguma dica especial?

Forte Abraço

Raul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, veja se você pode me ajudar! Inventei de formatar o HD do meu note compaq presario (não sei o modelo pois perdeu a plaquinha debaixo dele) 1200 com processador K6-II 450, 32 RAM (acabei de comprar mais 128), e HD de 4.3 e perdi a configuração do teclado. Já tentei colocar EUA Internacional, Portugues, abnt2, e não consigo estabelecer o correto para as teclas. Tem alguma dica especial?

Forte Abraço

Raul

Raul, qual windows você utiliza em seu notebook? caso seja o 98 será a mesma configuração do meu teclado, só q eu estou no trabalho e meu notebook está em casa + se for win 98 eu respondo pra você mais tarde ok?

galera eu to tentando rodar vcd no meu notebook compaq presario 1235 (266mhz) 48Mb ram, 4 gb HD, windows 98. Eu instalei o K-Lite codec, directx 8, e Bs player. o q será q está faltando para rodar um VCD (video .DAT)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...