Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win XP trava na instalação com HDs SATA...


elvio.tche

Posts recomendados

Eu tinha 2 HDs: 1 SATA e 1 IDE. Vendi o IDE e comprei outro SATA, ficando com 2 HDs SATA:

1 - Seagate ST3160812AS de 160GB (SATA-II 3Gb/s com jumper para SATA-I 1.5Gb/s);

2 - Maxtor 6V200E0 de 200GB (SATA-II 3Gb/s com jumper para SATA-I 1.5Gb/s);

pois minha placa-mãe (Epox 8RDA6+ Pro) tem controlador SiI3114 SATA-I.

Removi o HD IDE feliz da vida com o HD SATA Maxtor novo. Conectei os SATA nos conectores da SiliconImage, liguei o micro, a BIOS detectou corretamente os HDs, dei boot pelo CD do Windows XP. O sistema exibiu a mensagem "Verificando a configuração do hardware..." com fundo de tela preto, pois esta é a primeira tela de boot pelo CD, tudo fica parado por aí. Deixei parado em torno de 1h nessa tela e nada aconteceu.

Verifiquei, na BIOS, a opção em relação à SATA. A mesma está habilitada ("Enable"). Já troquei de mídia, tenho também um Win XP Home Original, com o qual aconteceu a mesma coisa.

Alguém sabe o que poderia estar acontecendo, no caso, impedindo que a instalação prossiga?

Após essa tela preta inicial, deveria aparecer outra tela com fundo azul e, na barra de status, no rodapé da tela, deveria aparecer uma mensagem do tipo: "Pressione F6 para drivers SCSI/SATA de terceiros".

Agradeço qualquer informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um teste com um HD de cada vez, tenta instalar o WinXP apenas com um HD conectado.

Caso não de certo, veja se o HD está conectado na entrada SATA corretamente ou coleque em outra entrada.

Se der certo, depois você instala o outro HD.

Já tentei fazer a instalação com apenas 1 HD e o sintoma foi o mesmo.

Depois tentei com o Windows Server 2003, aí instalou normalmente.

Só não reconheceu o HD Seagate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei fazer a instalação com apenas 1 HD e o sintoma foi o mesmo.

Só não reconheceu o HD Seagate.

Primeiro você tem que tentar instalar o IDE no PC pela IDE primária(eu coloco a IDE secundaria na gravadora de dvd e não como slave da IDEprimária) da placa mãe e depois testar colocando o SATA mas tente trocar a posição do jumper que limita pra 1.5Gb/s pro outro lado(se estiver no esquerdo passe pro direito e se estiver no direito passe pro esquerdo).

Quando eu mudava a posição dos jumpers do SATA no meu HD Seagate ST3200827AS vi que a Bios só reconhecia ele em uma posição e quando trocava ela não reconhecia tente fazer isso! Isso também acontecia com o outro HD SATA da Maxtor que tenho!

Atualmente uso 3 HDs em conjunto um IDE de 80Gb da Western Digital um maxtor de 160Gb SATA e outro Seagate 200 Gb SATA. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro você tem que tentar instalar o IDE no PC pela IDE primária(eu coloco a IDE secundaria na gravadora de dvd e não como slave da IDEprimária) da placa mãe e depois testar colocando o SATA mas tente trocar a posição do jumper que limita pra 1.5Gb/s pro outro lado(se estiver no esquerdo passe pro direito e se estiver no direito passe pro esquerdo).

Quando eu mudava a posição dos jumpers do SATA no meu HD Seagate ST3200827AS vi que a Bios só reconhecia ele em uma posição e quando trocava ela não reconhecia tente fazer isso! Isso também acontecia com o outro HD SATA da Maxtor que tenho!

Atualmente uso 3 HDs em conjunto um IDE de 80Gb da Western Digital um maxtor de 160Gb SATA e outro Seagate 200 Gb SATA. B)

Vou tentar isso também com o HD Maxtor.

Pois instalei o Seagate pela controladora nVidia e está com o Win XP Pro instalado corretamente.

O problema é mesmo com a SiI3114, como não achei solução, desisti. Com essa dica, vou fazer mais uma tentativa mudando o jumper de posição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo! Estou com um problema super parecido com o seu.

Deixeme detalha-lo.

O meu hardware é:

Asus K8N

HD SATA II Seagete Barracuda 250GB

Problema:

Não consigo bootar nenhum S.O. no meu computador, salvo o Linux Kurumin, mas este também não enxerga o HD SATA.

Todas as vezes que eu vou instalar o Windows logo após a chamada da Bios para eu apertar qualquer tecla para iniciar o CD-ROM a instalação do Windows trava como é o caso do nosso amigo do tópico.

Já tentei dar boot com o disquete do Win98, como o sitema DM da Seagete e até mesmo com os dicos de boot do Partition Magic e não tive sucesso com nenhum.

Alguem pode me ajudar a entender o que está acontecendo? Estou desesperado achando que o problema é no HD.

Aguardo auxílio de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um então.

Comprei um Seagate ST3200827AS, já posicionei o jumper como mostra no site da Seagate. Instalo o XP. Ele consegui fazer um boot normal, mas quando tento copiar algo trava tudo, o pc desliga e a placa fica apitando....

já tentei particionar o HD, deixar somente o Sata conectado (sem outro HD nem drivers de DVD) sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente está super difícil...

Não consigo instalar o Windows de forma alguma, ou melhor, consegui sim, mas teve que ser da seguinte forma.

Com um HD IDE instalado na máquina eu adicionei no seu MBR que a instalação do Windows estaria no HD SATA, mas depois que eu removo o HD IDE eu não consigo mais acessar o SATA. Até ai nada mais do que o normal.

Mas o que eu quero e preciso é que o SATA funcione sozinho e com um S.O. na máquina.

HELP!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to no mesmo barco que vocês,

tenho uma asus k8n, e funcionava normal com o ide samsung 80gb, comprei um sata2 250gb da samsung também e acontece exatamente isso, a instalação não inicia, só inicia se eu ligar o hd IDE, o sata sozinho não vai, já coloquei jumper, tirei, mexi em muita coisa no setup e nada..

agora no windows que está instalado no hd IDE, o sata é reconhecido, está até particionado, mas começar uma instalação a partir dele não dá!

estava pensando em atualizar a bios, mas vou procurar alguma outra solução primeiro.

tá @#$@$ !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente eu consegui resolver o problema aqui,

simplesmente fiz uma atualização da bios (pelo programinha da asus mesmo, simples, rápido e fácil)

instalei o windows no hd sata, com ele ligado sozinho.. ocorreu tudo normal, agora liguei meu hd ide e também tudo normal, agora estou copiando arquivos do hd ide para o sata, e tudo normal também, mas eu acho que o sata está operando em udma 2..

mas isso eu vejo outra hora, pelo menos tá funcionando :D

então tá aí a dica, atualizem a bios de suas placas pra ver se resolve ;)

té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola parceiros!

eu consegui resolver de outra forma.

antes eu tinha criado partições no HD antes de instalar o windows e era isso que estava dando o pau. depois que fui no gerenciador do windows e exclui todas as partições do sATA eu consegui instalar o windows nele.

agora estou tentando particionálo e pelo jeito terá que ser uma partição primária e o resto extensiva.

Alex Lacerda... onde você consegui o programinha para atualizar a bios? passa o bizu ai... abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Faça um teste com um HD de cada vez, tenta instalar o WinXP apenas com um HD conectado.

Caso não de certo, veja se o HD está conectado na entrada SATA corretamente ou coloque em outra entrada.

Se der certo, depois você instala o outro HD.

Por fim, o pessoal da loja acabou trocando o HD Maxtor por um Seagate. ( Seagate ST3320620AS 7200.10 320GB SATA 300Gb/s )

Agora parece que tudo está funcionando corretamente.

Valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...