Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar 3 s.o em 1 hd de 40?


Robson Bander

Posts recomendados

Amigos,

quero instalar 3 sistemas operacionais em um Hd de 40GB (Linux red hat, windows xp e windows 2000):

Qual a melhor forma de particionar esse hd e se tem uma ordem de instalação, tipo qual sistema instalar primeiro e se alguem tiver dicas de como fazer tudo dar certo. Agradeço qualquer ajuda.

Robson   :tanta:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, vamos então a sua solução...

Primeira coisa é, a ordem de instalação dos sistemas operacionais é relevante, a unica coisa que você deverá ter em mente é escolher um gerenciador de boot, uma vez que nenhum dos sistemas operacionais citados, com exceção do Linux que nunca utilizei com mais 2 sist. operacionais, aceitam dar boot em mais de 2 sistemas operacionais simultâneo. No mercado ha várias opções, o mais aconselhado é o Bootmanager BootStar da empresa  Star-Tools GmbH por ser completo e aceitar varios sistemas operacionais. Comece particionando o seu disco em três unidades, sendo a seu critério o tamanho de cada. Aconselho utilizar 30 Gb para os sistemas operacionais da Microsoft (15 e 15Gb) e o restante, para o Linux. Atenção, o disco deve ser particionado pelo fdisk (maneira mais fácil), onde você somente divide-o em 2 unidades de 15Gb cada, deixando os outros 10Gb sem formato (unformatted). Então, dê um boot atraves do CDROM do Windows (qualquer um), siga todos os passos indicados pelo programa, escolha uma das partições e pronto. Após terminado, instale o Bootmanager BootStar (ou o seu gerenciador de boot preferido) e faça as devidas configurações. Após isto, continue a efetuar as instalações de seus sistemas operacionais, lembrando que, quando for instalar o linux, indique ao programa de instalação para utilizar o espaço sem formato em seu HD.

É canseira, mas muito bom... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Windows XP gerencia o boot com até quantos sistemas operacionais a escolhermos? Uma vez eu li uma ajuda na internet que dava a entender que vários.

Estou querendo instalar o Conectiva Linux 8 (com dual boot), já tenho o Windows XP, e estava pensando em não fugir do custume, e usar o GRUB. Esse gerenciador de boot suporta o Windows XP? Depois, se algum dia eu for desfazer tudo, como limpo a MBR para que apenas o Windows XP fique funcionando? É possível? OBS.: a partição do Windows XP é FAT32.

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, alexmbm!

O Windows XP, igualmente ao Windows 2000 pro, é capaz de gerenciar 2 sistemas operacionais distintos, desde que sejam da Microsoft ou reconhecidos por ela (tentamos gerenciar com o windows xp o linux, mas o Windows não o reconheceu). Como sua intenção é instalar o Conectiva, aconselhamos que utilize o GRUB para gerenciar o boot de sua máquina, pois o mesmo é capaz de gerenciar varios sistemas perfeitamente, e é capaz de reconhecer o Windows XP. Esperamos tê-lo ajudado. Estamos a sua inteira disposição para lhe ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que o GRUB e o LILO não se dão bem com o Windows XP, e tendem a não funcionarem corretamente com o tempo. Essas pessoas indicam que eu use o gerenciador de boot do Windows XP fazendo o procedimento mostrado em

https://www.clubedohardware.com.br/cgi-bin....t=46008

O que acham? O que devo fazer?

Meu XP está bastante estável e não quero tomar uma atitude precipitada. Com tanta estabilidade num Windows, estou até desacostumado de formatar, como fazia com Windows 98.

eheheheh!!!

Alexandre Magno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção, usar o Partition Magic (8 de preferência) para criar as partições e usar o Boot Magic, que vem junto com ele para gerenciar o Boot, testei eu mesmo aqui, sem problema, só um detalhe depois que baixei o Linux Kurumim (roda direto do Cd) abandonei o Linux em HD, motivo: to iniciando no Linux e o Kurumim serve pra isso muito bem, quando eu ficar melhorzinho, volto pro Red Hat....

:help:  :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando qualquer outro gerenciador, que não seja o do Windows XP, tem como eu desativar este? Ou sempre terei os dois ativados?

Exemplo:

SO's => Windows 98 + XP + Linux

Gerenciadores => LILO + Gerenciador do Windows XP

- LILO(escolhas) = "Windows" ou "Linux"

- Gerenciador do Windows XP(escolhas) = "Windows 98" ou "Windows XP"

Eu quero:

- LILO(escolhas) = "Windows 98" ou "Windows XP" ou "Linux"

- Não aparecer Gerenciador do Windows XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...