Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Equipe Clube do Hardware

Lista completa de soquetes de processadores

Posts recomendados

São tantos os sockets que até causam confusão B). De certa forma o tutorial ajuda bastante pois não vemos algo bem tabelado com tantas informações como vemos por aqui. 

Parabéns equipe CDH pelo post. Facilita muito na hora da procura.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já precisei desse tipo de informação diversas vezes e nunca encontrei nada na internet dessa forma sistematizada, facilita muito. Parabéns pela iniciativa!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de atualizar as tabelas. Além de vários pequenos ajustes, adicionei os seguinte modelos:

Desktop - Intel
LGA2066

Desktop - AMD
AM4
TR4

Servidor - Intel
LGA2066
LGA3647
FCBGA1440
FCBGA1667
FCBGA2518

Servidor - AMD

AM2
AM3+
SP3

Portátil - Intel
FCBGA1234
FCBGA1356
FCBGA1440
FCBGA1515
FCBGA1528

Portátil - AMD

FP4
FP5

Caso encontrem qualquer omissão, por favor, não deixem de me avisar por aqui.

Abraços,

Gabriel Torres

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, em primeiro lugar parabéns pelo empenho primoroso em sempre manter esses artigos gerais atualizados sempre que vão aparecendo várias mudanças no cenário. Tenho apenas uma sugestão. Não seria conveniente aidicionar uma nota explicativa no artigo referente a alguns soquetes?

Estou tomando como exemplo o Socket 1151 da Intel que apesar de ser o mesmo soquete processadores da 8 Geração não funcionam em placas-mães com chipsets 2XX e 1XX e vice-versa, processadores da 7 ou 6 não funcionam em chipsets 3XX. Sabemos que existem formas de burlar essas limitações com modificações não oficiais nas BIOS, mas oficialmente é algo bloqueado, sendo assim não seria prudente adicionar a informação, de que, para determinados processadores há que se verificar também a compatibilidade via chipset? Lembro que isso aconteceu também com o 775, não me recordo se acontecia com outros.

Abraços!

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@WestJoker Excelente sugestão. Tentarei fazer isto na próxima atualização. Abraços e obrigado!

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá. E o soquete 938? Não vi e ainda uso uma placa com ele "gigabyte m61pme "

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, EDUSAFURETO disse:

Olá. E o soquete 938? Não vi e ainda uso uma placa com ele "gigabyte m61pme "

Sua placa é soquete AM2, que é 940 pinos.

938 é o AM3.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Gomes3381 Se puder postar para mim aqui alguma referência (link, quais processadores usam, etc) eu agradeceria para poder atualizar o artigo. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres Eu não sei de muitos detalhes, eu tenho esse socket que tem o processador Celeron N3350. Queria ter ideia para saber quais processadores ele aceita porque estou pensando em colocar outro. Se achar valeu e tmj.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Gomes3381 BGA é um tipo de encapsulamento onde o componente é soldado diretamente na placa de circuito impresso, impedindo a sua troca. Desta forma, este seu processador não tem como ser substituido. Este soquete não está nas nossas tabelas por ser voltado a processadores utilizados em thin clients e tablets. Qual é o equipamento que você tem que usa esse processador?

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima tabela, simples, bem organizada e direta! Passando o olho me deu até nostalgia, lembro bem do Soquete 7 meu primeiro computador era um Pentium 233 MMX, e o Soquete A, tb tive Athlon e Duron.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já dá pra atualizar a tabela novamente com os Intel 9000.

Seria interessante dividir o 1151 entre 6000/7000 e 8000/9000 citando os chipsets em cada um, visto não ter retrocompatibilidade?

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/10/2019 às 09:02, Kleber Peters disse:

Já dá pra atualizar a tabela novamente com os Intel 9000.

Seria interessante dividir o 1151 entre 6000/7000 e 8000/9000 citando os chipsets em cada um, visto não ter retrocompatibilidade?

Havia prometido esta separação também ao @WestJoker acima, obrigado pela lembrança. Acabei de atualizar as tabelas. Fiz o melhor que pude; como sempre, podem haver omissões, neste caso, avisem-me que eu adiciono. Vejam se a separação do LGA1151 em dois grupos ficou legal.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Na tabela no Socket AM4 diz apenas os Ryzens.. Mas os Atlhon GE e Alguns processadores Ax (Bristol Ridge, se não me engano) também usam. 

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@bngomes Obrigado por me avisar! Adicionado o Athlon GE e Ax série 9000.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas placas-mãe dos 286 e 386 já era possível substituir os processadores por outros mais rápidos ou de outros fabricantes. Saudades da época do Socket 7 quando as placa-mãe podiam receber processador da Intel, AMD, Cyrix....

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, RBMA disse:

Nas placas-mãe dos 286 e 386 já era possível substituir os processadores por outros mais rápidos ou de outros fabricantes. Saudades da época do Socket 7 quando as placa-mãe podiam receber processador da Intel, AMD, Cyrix....

Socket 7 e Socket 423 eram a era de ouro da PCChips... rss

Quanto aos 386, se me engano, o que eu tive era Soldado na placa-mãe... Não dava para fazer o upgrade de um 386 SX para um DX por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que faltou o Soquete 370 e 423 intel.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/09/2012 às 11:00, Rogerioo disse:

Gostaria de agradecer e Parabenizar pela iniciativa, esse topico logo estar entre os TOP's visualizados. Eu mesmo vou indicar para muita gente ja. Porém gostaria de fazer uma observação, acredito eu que seria mais interessante, se fosse organizado os sockets, por ordem de Lançamento, eu particulamente na hora que olhei os socket's, automaticamente pensei, nossa os Socket's amd são mais novos que os intel? mas depois eu vi que estava fora da ordem que eles foram lançados. Mas é só uma sugestão para que a visualização seja induzida. Se não agente para uns segundinhos a mais e observa a data :P.

Abraços e parabens novamente.

Olá, poderia me ajudar em relação aos socket do g4560. Gostaria de trocar de processador por um r5 e não sei se vai dar certo na placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!