Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest James Dio

[Resolvido] Formataçao

Recommended Posts

Guest James Dio

<font color='#000000'>Oi!

Algumas pessoas me falaram que a formatação do HD diminui sua vida útil, e que portanto, realizar essa tarefa varias vezes pode danifica-lo, e até inutiliza-lo. Quando ouvi isso fiquei meio assustado, pois periodicamente formado meu HD.

Pergunto: Isso que me disseram sobre danos causados por formatações em demasia é verdade, ou posso ficar tranqüilo?

Obrigado e até mais!</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Oi amigo, pelo o que eu entendo, a formatação é um processo como um salvamento em disco qualquer(me corrijam quem souber mais), só que na formatação o programa só grava "zeros", já que os dados são gravados em forma binaria, ou seja "zeros e uns", então viva a formatação, porém com responsabilidade, com a palavra quem tiver certeza que eu esteja errado.ok?</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#8D38C9'>Apesar da resposta do nosso amigo v.ghirotti estar correta, logicamente que qualquer gravação no HD "diminui sua vida útil".

Quando você escreve dados no HD seja 0 ou 1 você utilizando o HD, isso diminui sua vida útil, claro. É muito mais fácil um HD de 10 anos de uso dar pau que um HD zero bala.

Com a formatação não é diferente. Porém isto é insignificante. Quando você conseguir danificar seu HD pelas vezes que formatou já estaremos no ano 2050 ou sei lá...

Portanto, despreocupe-se.  :-BEER</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Gato Danado
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Eu acredito que tudo depende da forma com que se formata o HD, com um simples "Format c: /q", voce apenas apaga a FAT, mas com uma formatação completa você rearanja as particulas que recobrem o prato do HD diminuindo em muito sua vida útil. Por falar nisso a última vez que formatei meu disco foi quando eu o comprei e instalei o sistema a uns 7 meses atras, eu sinceramente não entendo qual é o prazer em formatar e reinstalar sistema, uma vez que todos os problemas do windows podem ser resolvidos sem sua reinstalação. Mas eu conheço uns caras que preferem instalar tudo de novo de que resolver os problemas que aparecem. Deve sr falta de conhecimento em windows.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#8D38C9'>A formatação de baixo nível é a única que escreve em todos os setores do disco. Como o Gato Danado citou, um simples FORMAT C: só apaga a indexação das partições, removendo-as.

Ao Gato Danado:

A última vez que formatei meu HD também foi na vez em que comprei. O que acontece é que a maioria dos usuários relacionam automaticamente reinstalação do windows com formatação de HD o que está errado! Existem sim problemas que são mais facilmente resolvidos com a instalação de um Windows novo. Principalmente se for um conjunto de problemas. Mas quem disse a estes usuários que para reinstalar o Windows é preciso formatar o HD? Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Por isso, só formatem o HD em último caso.  :;):

Um Abraço a Todos!  :laugh:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest James Dio
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Oi!

Realmente eu não sou nenhum expert em Windows, como vocês puderam notar por minha pergunta primaria. Longe disso, mas tento sim, solucionar os diversos problemas que surgem no meu PC (que já é bem rodado por sinal). Eu passo Scandisk completo, desfragmento, restauro o registro usando o Regclean e o Regcleaner, reinstalo o Windows, desinstalo alguns programas suspeitos...Mas as vezes meu conhecimento limitado (ao contrario do de vocês) não me deixa outra opção que seja esta: Formatar o HD.

E não é nenhum prazer não, um passatempo ou um hobby, ao contrario, é um trabalho enorme ter que fazer backup de tudo com cuidado de não deixar nada importante de fora, depois de formatar, instalar tudo novamente, atualizar....bem, é horrível, alem de levar um tempo enorme. Mas eu preciso do meu PC.

Obrigado pelas respostas e até mais!</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#8D38C9'>James Dio:

Ao contrário de você, existem usuários que formatam o HD por um simples travamento no Windows por exemplo. Por isso demos a dica de que não é preciso formatar o HD quase nunca. Nem quando queremos criar partições pois programas como o PartitionMagic fazem isto naturalmente.

É claro que é trabalhoso formatar, instalar Windows, instalar programas, etc. Mas ao mesmo tempo é mais fácil do que tentar solucionar o problema. Se você tentar solucionar o problema antes, ótimo! Se não conseguir (acontece com todos nós) reinstale o Windows, sem formatar o HD. Não é preciso entende?

Um último detalhe amigo: ninguém aqui é melhor do que ninguém. Os eXPerts em Windows estão em Seattle - EUA lá no predio da Microsoft :))))))) . Portanto aí vai a dica:

Reinstalando o Windows sem formatar o HD

1 - Crie um diretório BACKUP no raiz do C: e mova para ele todos os seus arquivos pessoais (inclusive a pasta Meus Documentos).

2 - Copie a instalação do Windows de um CD do Windows para uma pasta no raiz (C:) por exemplo, C:\Win98.

3 - Reinicie o PC com um disquete de boot do Windows 98 e escolha "Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM".

4 - Quando a tela do prompt aparecer, apague todos diretórios do raiz um a um (menos o BACKUP e o Win98). Assim:

DELTREE/Y C:\WINDOWS
    DELTREE/Y C:\ARQUIV~1

. Vá deletando todos os diretórios com exceção do BACKUP e o Win98 que é a instalação do Windows copiada por você do CD!

5 - Feito isso restará apenas o diretório BACKUP e os arquivos no raiz do disco. Apague todos os arquivos no raiz um a um (com exceção do COMMAND.COM) também com o DELTREE. Assim:

DELTREE/Y AUTOEXEC.BAT

DICA: Antes dê um DIR/AH para que sejam exibidos os nomes dos arquivos ocultos.  :;):

6 - Agora volte para o A: (disquete) e comande SYS C:.

7 - Agora entre na pasta Win98 e rode o programa instalar.exe, assim:

CD C:\WIN98
    INSTALAR

Pronto. Agora é só seguir os passos de instalação.

Um Grande Abraço!  :laugh:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest ¢@®@¢ö£ë$
  • Autor do tópico
  • <font color='#0000FF'>SABE CAMARADA, você não É RUIM, você SÓ não É O MELHOR!

A QUESTÃO não É SABER OU não QUERER SABER CORRIGIR DEFEITOS DO WINDOWS A QUESTÃO E Q O WINDOWS É UM DEFEITO! POR ISSO SE você DELETAR DIRETÓRIO POR DIRETÓRIO você ESTA FAZENDO NADA MAIS DO QUE UMA GRAVAÇÃO, Q É A MESMA COISA Q UMA FORMATAÇÃO FAZ. CARAMBA, OS CARAS ACHAM Q FAZENDO ISSO VAI ESTAR AJUDANDO A AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO HD, SO Q SE ESQUECEM DE "NOSSOS" HDS DE HOJE estão DURANDO CADA VEZ MENOS! POR ISSO A Q</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest Gato Danado
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Fernando Pinheiro este roteiro é perfeito, já o uso a alguns anos, melhor seria fazer isto de uma outra máquina, mas o problema começa quando o sistema é NTFS do NT, 2000 e XP ai a formatação obriga ao rearranjo da superfície do prato do HD.</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais