Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Desbloqueando Speed Touch 510 V6 do provedor UOL..


jackskygtr

Posts recomendados

Galera recebi um Modem da UOL e ele veio travado para outros provedores.. lendo os topicos do forum vi que ele recebeu um bloqueio via Chip da propria Thomsom.. Sacanagem <_<

Temos 1 Opção no meu ver:

Atualizar o firmware, mesmo que seja arriscado..

Mas a parada e a seguinte: já tentei isso, mas no processo de detecção do despositivo Speed Touch.. ele simplesmente não encontra o danado do Modem.. queria saber se alguem aí já tentou atualizar o firmware de um modem desses e que tenha conseguido atualizar o firmware sem problemas...

valeu aí abraço a todos... !!

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sou do ES e uso o velox/telemar, tive o mesmo problema que você jack. Depois de horas de tentativas exaustivas, consegui a solução do problema!

O que acontece é o seguinte: além de instalarem um firmware alterado (final 15), eles mudaram o endereço de gateway do próprio modem. Sendo assim, o atualizador não encontra o bendito (pelo menos foi o que deu para perceber aqui).

A solução é: entre no modem pelo endereço 192.168.1.254 e em seguida clique no item "rede doméstica" (ou home network, em inglês) e depois em "interface". Clique no link "localnetwork".

No topo da pagina, clique em configurar. Na lista de endereços de ip, digite “10.0.0.138” (sem aspas) e nos dhcps, clique em adicionar.

Nos campos de endereço inicial e final, coloque “10.0.0.1” e “10.0.0.50”, respectivamente. Em subnet mask, digite 254.0.0.0 . Deixe os outros campos como estão, e marque a caixinha no final da pagina, caso não esteja marcada, e então em aplicar.

Vá no painel de controle, e em conexões de rede e entre nas propriedades da sua conexão local. Marque “usar o seguinte endereço de ip” e no campo endereço de ip, digite 10.0.0.1 e no gateway, 10.0.0.138 . Reinicie o modem pelo botão de força e espere ele inicializar.

Agora, abra o navegador e entre com o 10.0.0.138. Vá novamente em rede doméstica>interface>localnetwork . Clique em configurar no topo da página e clique em excluir, na frente do endereço “192.168.1.254”.

Conecte o modem diretamente no computador, desative o firewall do windows, do norton, ou qualquer outro firewall que haja na máquina (no caso de usar o avast, pause o provedor de proteção de rede e o de internet).

Agora é a parte mais delicada do serviço: desligue o modem, segure o botão reset com um lápis ou outro objeto pontudo, e ligue ele novamente, mantendo o reset pressionado até a luz do power alternar entre o verde e o vermelho. Rapidamente rode o atualizador e instale a versão do firmware de final 14 (funciona sim, sem problemas), observando no campo à direita se está escrito “downgrade”. Obs: se estiver escrito “incompatible” pare por aí e baixe a versão do firm que seja compatível com a placa do seu modem.

Quando terminar, volte nas configurações do modem pelo mesmo endereço. E configure ele como router no assistente que aparecerá logo que você acessar o modem.

Verifique se ainda consta o endereço de ip antigo na lista. Caso sim, o mesmo processo: clique em excluir. Caso não, marque a caixa “auto-ip”. Em dhcp pools, exclua a outra e deixe apenas a opção “dhcp_pool_1”. Pronto, seu modem está pronto para uso e com o dhcp funcionando. Qualquer dúvida, poste novamente.

Segue os links para baixar o atualizador e a imagem:

firmware 5.4.0.14

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...10v6/v5.4.0.14/

UPGRADE WIZ:

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...izard_R4421.zip

valeu, fuiiii.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PGD .. Cara milzes Obrigado a você Li sua resposta agora... pois cheguei de viagem hoje e so agora vi sua resposta... Lhe agradeço muito.. Vou fazer a configuração do meu Modem agora e jaja posto o resultado....

E por causa de gente assim como o PGD que o forum cresce.. Abraços !!

Poxa cara tentei aqui e nada... simplesmente na hora q vou aplicar as configurações .. ele trava não sai e quando tento acessar o modem novamente ele não vai.. so reiniciando ele pelo botão de força.. Da uma olhada nessa print aí.. pra ver se ta tudo Ok !

####### esse modem ta ######....... Q disgraça.. rsrsrsr quem poder ajudar aí vai mandando dicas.. aqui e um ajudando o outro brother... Salve salve !

ck1sGxGywK.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa cara tentei aqui e nada... simplesmente na hora q vou aplicar as configurações .. ele trava não sai e quando tento acessar o modem novamente ele não vai.. so reiniciando ele pelo botão de força.. Da uma olhada nessa print aí.. pra ver se ta tudo Ok !

####### esse modem ta ######....... Q disgraça.. rsrsrsr quem poder ajudar aí vai mandando dicas.. aqui e um ajudando o outro brother... Salve salve !

ck1sGxGywK.jpg

Amigo, procure em www.abusar.org que tem um tutorial para atualizar a firmware do 510 V6. Fiz o procedimento do site no meu modem e funcionou 100%.

Porém tem algumas desvantagens:

1- Depois de atualizar a firmware, você perde a garantia do modem

2- A tela de configuração do modem só funcionará em inglês.

3- Você não conseguirá programar o modem usando o cd do provedor ou cd de instalação do modem.

Eu particularmente fiquei meio arrependido de fazer a atualização. Fiz por que não estava conseguindo configurar ele como router. Só depois que atualizei, é que descobri que não conseguia configurar como router por que não ajustei a VPI-VCI de acordo com a minha operadora (Brasil Telecom), ou seja, não precisava atualizar a firmware.

Tem outra opção, que é baixar o configurador do site

http://www.speedtouch.com.br/home_510v6/co...urador510v6.exe Com este configurador, não precisa atualizar a firmware e ele vai conectar por qualquer provedor. Se quiser conferir tem o tutorial no www.abusar.org também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, sou do ES e uso o velox/telemar, tive o mesmo problema que você jack. Depois de horas de tentativas exaustivas, consegui a solução do problema!

O que acontece é o seguinte: além de instalarem um firmware alterado (final 15), eles mudaram o endereço de gateway do próprio modem. Sendo assim, o atualizador não encontra o bendito (pelo menos foi o que deu para perceber aqui).

A solução é: entre no modem pelo endereço 192.168.1.254 e em seguida clique no item "rede doméstica" (ou home network, em inglês) e depois em "interface". Clique no link "localnetwork".

No topo da pagina, clique em configurar. Na lista de endereços de ip, digite “10.0.0.138” (sem aspas) e nos dhcps, clique em adicionar.

Nos campos de endereço inicial e final, coloque “10.0.0.1” e “10.0.0.50”, respectivamente. Em subnet mask, digite 254.0.0.0 . Deixe os outros campos como estão, e marque a caixinha no final da pagina, caso não esteja marcada, e então em aplicar.

Vá no painel de controle, e em conexões de rede e entre nas propriedades da sua conexão local. Marque “usar o seguinte endereço de ip” e no campo endereço de ip, digite 10.0.0.1 e no gateway, 10.0.0.138 . Reinicie o modem pelo botão de força e espere ele inicializar.

Agora, abra o navegador e entre com o 10.0.0.138. Vá novamente em rede doméstica>interface>localnetwork . Clique em configurar no topo da página e clique em excluir, na frente do endereço “192.168.1.254”.

Conecte o modem diretamente no computador, desative o firewall do windows, do norton, ou qualquer outro firewall que haja na máquina (no caso de usar o avast, pause o provedor de proteção de rede e o de internet).

Agora é a parte mais delicada do serviço: desligue o modem, segure o botão reset com um lápis ou outro objeto pontudo, e ligue ele novamente, mantendo o reset pressionado até a luz do power alternar entre o verde e o vermelho. Rapidamente rode o atualizador e instale a versão do firmware de final 14 (funciona sim, sem problemas), observando no campo à direita se está escrito “downgrade”. Obs: se estiver escrito “incompatible” pare por aí e baixe a versão do firm que seja compatível com a placa do seu modem.

Quando terminar, volte nas configurações do modem pelo mesmo endereço. E configure ele como router no assistente que aparecerá logo que você acessar o modem.

Verifique se ainda consta o endereço de ip antigo na lista. Caso sim, o mesmo processo: clique em excluir. Caso não, marque a caixa “auto-ip”. Em dhcp pools, exclua a outra e deixe apenas a opção “dhcp_pool_1”. Pronto, seu modem está pronto para uso e com o dhcp funcionando. Qualquer dúvida, poste novamente.

Segue os links para baixar o atualizador e a imagem:

firmware 5.4.0.14

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...10v6/v5.4.0.14/

UPGRADE WIZ:

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...izard_R4421.zip

valeu, fuiiii.

Agradeço e informo que aqui deu tudo certo !!!! O detalhe é que o pessoal tem prestar muita atenção na explicação pra funcionar certinho.... Mandei o uol pras cucuias !!!! Agora rodo com qualquer provedor sem restrições... Tem que ter paciência, pois levei mais de 4 horas tentando até conseguir !

Forte abraço, Parabéns e tudo de bom !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom, sou do ES e uso o velox/telemar, tive o mesmo problema que você jack. Depois de horas de tentativas exaustivas, consegui a solução do problema!

O que acontece é o seguinte: além de instalarem um firmware alterado (final 15), eles mudaram o endereço de gateway do próprio modem. Sendo assim, o atualizador não encontra o bendito (pelo menos foi o que deu para perceber aqui).

A solução é: entre no modem pelo endereço 192.168.1.254 e em seguida clique no item "rede doméstica" (ou home network, em inglês) e depois em "interface". Clique no link "localnetwork".

No topo da pagina, clique em configurar. Na lista de endereços de ip, digite “10.0.0.138” (sem aspas) e nos dhcps, clique em adicionar.

Nos campos de endereço inicial e final, coloque “10.0.0.1” e “10.0.0.50”, respectivamente. Em subnet mask, digite 254.0.0.0 . Deixe os outros campos como estão, e marque a caixinha no final da pagina, caso não esteja marcada, e então em aplicar.

Vá no painel de controle, e em conexões de rede e entre nas propriedades da sua conexão local. Marque “usar o seguinte endereço de ip” e no campo endereço de ip, digite 10.0.0.1 e no gateway, 10.0.0.138 . Reinicie o modem pelo botão de força e espere ele inicializar.

Agora, abra o navegador e entre com o 10.0.0.138. Vá novamente em rede doméstica>interface>localnetwork . Clique em configurar no topo da página e clique em excluir, na frente do endereço “192.168.1.254”.

Conecte o modem diretamente no computador, desative o firewall do windows, do norton, ou qualquer outro firewall que haja na máquina (no caso de usar o avast, pause o provedor de proteção de rede e o de internet).

Agora é a parte mais delicada do serviço: desligue o modem, segure o botão reset com um lápis ou outro objeto pontudo, e ligue ele novamente, mantendo o reset pressionado até a luz do power alternar entre o verde e o vermelho. Rapidamente rode o atualizador e instale a versão do firmware de final 14 (funciona sim, sem problemas), observando no campo à direita se está escrito “downgrade”. Obs: se estiver escrito “incompatible” pare por aí e baixe a versão do firm que seja compatível com a placa do seu modem.

Quando terminar, volte nas configurações do modem pelo mesmo endereço. E configure ele como router no assistente que aparecerá logo que você acessar o modem.

Verifique se ainda consta o endereço de ip antigo na lista. Caso sim, o mesmo processo: clique em excluir. Caso não, marque a caixa “auto-ip”. Em dhcp pools, exclua a outra e deixe apenas a opção “dhcp_pool_1”. Pronto, seu modem está pronto para uso e com o dhcp funcionando. Qualquer dúvida, poste novamente.

Segue os links para baixar o atualizador e a imagem:

firmware 5.4.0.14

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...10v6/v5.4.0.14/

UPGRADE WIZ:

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedt...izard_R4421.zip

valeu, fuiiii.

Amigo, eu sou de Salvador BA

também adquiri um modem desse da Uol, q como sempre veio travado até os dentes

Fiz todo esse procedimento aí

Após todo o processo o modem ficou com a firmware v5.4.0.14, sendo assim, retirando toda proteção da Uol

só q após isso, o modem, acende a luz DSL, mas, a luz Internet não acende nem a pau e não consigo conectar

O ip antigo, continua voltando pra lista, e não há opção de excluir no dhcp

Tenho Velox Residencial em Salvador BA será q muda alguma coisa

Após ter feito tudo isso navegando no site da Abusar.org, achei uma nota, segue abaixo:

"MODEM SPEEDTOUCH 510V6

by Marcos Mihara

Para o pessoal do Velox (RJ, BA etc) que possuem o modem SPEEDTOUCH 510 V6 que roteia o modem, mas não navega.... devem baixar no site do fabricante no seguinte endereço:

http://www.speedtouch.com.br/home_510v6/co...urador510v6.exe e utilizar este aplicativo para configurar normalmente como é explicado nos tutoriais anteriores referentes ao 510v6.

Se configurarem pelo Browser (internet Explorer) ele não navegar.

Este configurador corrige e apaga os erros que já vem gravado no modem, conexões bridge 1, 2, 3, 4 criados pelos provedores, por isso é que não conectam.

Pelo browser não temos como apagar estas conexões antigas de ponte, mas com este aplicativo é apagado automaticamente, sem precisar atualizar o firmware, que para nós do velox seria fatal (não funcionaria depois).

A atualização do firmware serve apenas para usuários do outro sistema diferente do VELOX.

É isso ai pessoal, espero estar ajudando pessoas que nem eu, que não achava uma solução segura para o meu problema, pois cada caso é um caso, quando se tratando deste MODEM....

Por isso este tutorial serve apenas para usuários do VELOX. Obs: VCI /VPI = 0.33"

Extraído da pagina: http://www.abusar.org/manuais/m_alcatel.html

só que esse procedimento aí de nada adiantou

###### mano, se puder me ajudar eu agradeço desde já

valeu aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

valeu pessoal do fórum, consegui!!!!!!!!!!!

atualizei com sucesso o speedtouch 510v6

o procedimento que esta na página funciona

o que é difícil as vezes é baixar o atualizador e reconfigurar.mas após horas de tentativa

achei o procedimento simples

ai vai a dica

para baixar o segundo arquivo da lista(atualizador)

http://mirror.opensourcehub.com/pub/speedtouch/utilities/ (clique pasta a pasta até o download)

faça exatamente como ensina o manual deste tópico

depois baixe no site do speedtouch o ultimo modelo do instalador. abaixo segue link http://www.speedtouch.com.br/home_510v6/co...urador510v6.exe

e use ele para configurar o seu modem com mais facilidade (é so ligar para o provedor escolhido e pedir as configurações

botei um arquivo no compartilhador shareaza com os programas com o nome speedtouch510v6

é possivel desbloquear total ficou perfeito.

não esqueça de ser rigoroso com a versão como explica o tutorial acima para não danificar seu modem

você tambem, deverá pagar direito todos os meses, do contrato.assim você não rompe seu contrato de fidelidade. para não ser sacana como eles que mentiram para mim que eu teria acesso total as configuraçoes do modem, antes de vender. depois que acabar o prazo se não quiser mais a uol cancele o serviço. se quiser siga usando

no meu caso, funcionou perfeito.mas lembre-se do que os outro escreveram acima

que essa atualização sempre oferece algum risco. e após faze-la você não tem mais garantia do modem. é por sua conta e risco

e lembnre-se que se você tiver um contrato com a uol deve respeita-lo.

valeu a todos que postaram, pois consegui juntando as informações de todos. mais a minha teimosia

valeu pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

PGD, muito obrigado pelo seu post acerca do speedtouch 510 v6, deu tudo certo. Só que tive que fazer algumas adaptações, mas no fim deu tudo certo. É só seguir à risca o que você escreveu, exceto o primeiro configurar, que não se deve clicar, senão ele leva a outra página que não me dava as opções que você descreveu; e naquela hora que você manda reiniciar no botão de força, não há necessidade, dá pra excluir do mesmo jeito. Na hora de configurar, não precisei utilizar o assistente interno, configurei manualmente e deu tudo certo, o que não aconteceu quando cliquei no set up (assistente).

De resto tudo 100%, tô navegando agora pelo modem problemático. Valeu!!!

Galera, eu também achei que não dava, pois num primeiro momento, não tinha tentado o que escrevi acima. Podem confiar no post do PGD e, caso não consigam tudo, tentem fazer o que eu escrevi acima, ok?

Boa sorte!!!

ED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal...seguinte

Uso o Speedy com o proverdor IG e o modem SpeedTouch 510 V6, ai atualizei o FirmWare para

a versão 5.4.0.14 para rotear o modem.

COnsegui fazer a atualização, mas senti que a conexão ficou meio instavel, quando desligo o modem ele

demora pra sincornizar o sinal do Speedy, ai coloquei ele no modo Bridge e mesmo assim não ficou legal.

Ai eu tinha um outro modem 510 V4, ai coloquei o v4 pra funcionar e deixei guardado o v6.

E to muito contente com o desempenho do V4, acho ele mais rápido e mais estável que o V6.

Sem falar que o V6 esquenta de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não estou conseguindo, quando altero o endereço IP do Modem de 192.168.1.254 para 10.0.0.138 e clico no aplicar a pagina fica carregando a vida toda e não conclui.

Consegui. Ufaaa!! o tutorial é bem difícil de entender! tem que ser ao pé da letra! - eu estava em outra tela quando no tutorial explica. aqui neste caminho. No topo da pagina, clique em configurar. Na lista de endereços de ip, digite “10.0.0.138” (sem aspas) e nos dhcps, clique em adicionar.

- no meu caso não cliquei no configurar. só em adicionar !!!! mas valeu! agora !!! fuii!! uol é o ######! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Destravado SpeedTouch 510 v6

Quando a UOL manda o modem ela manda ele com a versão do Firmware 5.4.0.15 bloquiado para

aceita login de outro Provedor, aceitando somente login da UOL.

para desbloquia o speedtouch 510 v6 teremos que troca o firmware dele para a versão 5.4.0.14

fazendo isso voce poderá usa qualque provedor assim como eu hehhe.

1º passo

Baixa o configurado do SpeedTouch 510 v6 mais o Firmware no link abaixo eu coloquei tudo junto

para n ser preciso voce ficar procurando em site em site atrás do firmware.

Download:

>http://www.4shared.com/file/11469313/d0aaafc1/configuradofirmware.html

2º Passo

Claro que o configurado não ira detecta o modem porque ele esta travado. Então faça da seguinte

madeira pegue uma caneta e vai atrás do seu modem e coloca a ponta da caneta no buraco com o

nome ''Reset'' e segure ate as luz Power fica vermelha 3 vez, feito isso solte o botão ''Reset''

agora sim pode coloca o configurado para detecta o modem. Caso ainda n o seu modem n for

detectado repida o procedimento que uma hora ele detecta.

3º Passo

Depois de detectado o modem clica em com Disco e vai ate a onde esta a pasta Firmware 5.4.0.14

Agora coloque ele para muda a versão do Firmware o processo demora um pouco para troca as

versão. Depois de ter mudado a versão 5.4.0.15 para 5.4.0.14 desligue seu modem e ligue novamente.

Agora pegue a caneta novamente e aperte o botão Reset ate a luz Power fica vermelha 3 vez e ai

coloque o configurado para detecta o modem, depois do modem detectado ele vai da a opção de você

troca o Firmware novamente mais agora voce ira cancela tudo apertado os botão cancela. Ele ira

informa q o firmware não foi configurado.

Agora abra seu Internet Explorer e Digita 10.0.0.138 e [Enter]. Ver se sumiu o logo tipo da UOL se tive

sumido voce poderá usa qualque Provedor que quiser.

Obs:

Seus modem tinha a versão BR e agora sera inglês.

Uol nunca ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

post-141524-13884940632329_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
:lol: Obrigado galera, Configurei o Ip para 10.0.0.138 e DHCP com diz o colega acima. Depois desliguei e liguei segurando o reset até que a luz do power auternace entre vermelho e verde, neste momento executei o upgrate que baixei no site http://speedtouch.republicavirtual.com.br/download/ e instalei o FireWire 6.1.Depois executei configurador da speedtouch para configurar como router. fufou beleza. Muito Grato!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, Parabéns ao pessoal que está ajudando neste tópico!

Tenho uma sugestão e uma dúvida:

Sugestão:

No tópico abaixo, estou dando dica para fazer atualização para a versão 6.1 do firmware,o mais novo do speedtouch v6 510 como router:

http://forum.clubedohardware.com.br/speed-touch-510v6/441334

Dúvida Técnica:

Gostaria de saber do pessoal que já tem o modem roteado, se vocês estão tendo problemas com o SN MARGIN deste modem. No meu caso (minha conexão é de 1Mbit, só chega isso aqui), e eu me conecto com o Margin há 20Db, depois de 1h ele cai para 15Db ... em 24h de uso ele já está em 10Db ... a conexão não cai, mas isso me incomoda muito ... alguém já percebeu isto neste modem?

Obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate agora nao deu nada!

Eu mandei um email pro speed touch! e eles me respoderam assim

Sou proprietario de um modem speedtouch cujo o produto apresente problemas de travamento, falha de sicronização de adsl entre outros, o modem utiliza firmware 5.x.17gostaria q me consigam uma atualizao para solucao do mesmo... pois o site de vocês os links nao funcionam...

resposta

Prezado Cliente,

>

> Para modems UOL (Sim lock), não existe atualização que possibilite o uso com outro provedor.E quando efetuado downgrade compromete-se a vida útil e a conexão do modem.

> O modem e´configurado como roteador de nascença e somente funciona com e-mail e senha do uol .

o que nois podia tentar fazer, e espalhar a mensagem por varios foruns! pra que outras pessoas possam enviar email pro speed touch, falandu que esse novo modelo, esta dando problema! ou enviar msg pra alguma revista como a info!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate agora nao deu nada!

Eu mandei um email pro speed touch! e eles me respoderam assim

Sou proprietario de um modem speedtouch cujo o produto apresente problemas de travamento, falha de sicronização de adsl entre outros, o modem utiliza firmware 5.x.17gostaria q me consigam uma atualizao para solucao do mesmo... pois o site de vocês os links nao funcionam...

resposta

Prezado Cliente,

>

> Para modems UOL (Sim lock), não existe atualização que possibilite o uso com outro provedor.E quando efetuado downgrade compromete-se a vida útil e a conexão do modem.

> O modem e´configurado como roteador de nascença e somente funciona com e-mail e senha do uol .

o que nois podia tentar fazer, e espalhar a mensagem por varios foruns! pra que outras pessoas possam enviar email pro speed touch, falandu que esse novo modelo, esta dando problema! ou enviar msg pra alguma revista como a info!

Liguei para o suporte aqui no Brasil e o atendente não deu a mínima, simplesmente falou que não tinha conhecimento sobre o assunto. Meu e-mail ainda não responderam.

Enviei um e-mail para a Thompson nos EUA, depois coloco aqui a resposta deles pois está no meu e-mail em casa. Resumindo falaram que tinha que entrar em contato com o provedor que tinha bloqueado o modem pois eles não podiam fazer nada.

Ainda não abri meu modem, acho que vou abrir pois quero dar uma olhada na placa dele a busca de alguma informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...