Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que você escolheria a linguagem clipper?


criswhodom

Posts recomendados

Por que você escolheria a linguagem Clipper?

Quando se fala em manipulação de banco de dados, todo mundo conhece ou já trabalhou com DBF. Não sou Usuário de aplicativos em linguagem visual. Mas nos aplicativos em que tive oportunidade de AVALIAR não encontrei algumas pesquisas com filtros que conseguimos fazer em CLIPPER. Avaliei sistemas em VB e Delphi o aspecto visual é indiscutível. Sem contar que se o usuário possuir o seu aplicativo CLIPPER mono ou multiusuário, rodando em uma janela MS-DOS em Windows/9x em diante e quando isso ocorre ele usa a máquina também para o Word, Excel, e ainda para os jogos, revistas de informática que oferecem seus CD's (não obrigatoriamente, é claro) e o Windows não iniciar pôr causa de uma JANELA AZUL ou porque deu pau na DLL das quantas O QUE FAZER? Em nosso caso tudo bem, solicite ao CLIENTE que reinicie a máquina, tecle [F8] escolha a opção Somente Prompt de Comando, vá para a pasta do sistema digite o nome do seu BAT ou EXE e pronto. Isso até o Windows/98, ou com um disco de boot inicie a máquina e proceda da mesma maneira. Agora se o aplicativo estiver escrito em VB ou Delphi, etc? Sem contar os driver's ODBC que possibilitam o CLIPPER conectar-se a bases de dados ORACLE, SQL, ETC... Teríamos muitos motivos para falar do Clipper, mas já deu para notar a flexibilidade."    Honório  

Tudo é cuidadosamente programado nos minimos detalhes pelo próprio programador, nada de clicar, arrastar "Shazam!", tudo se resolve. O Clipper permite que você tenha o controle de cada pedacinho de informação que é processada, isso dá segurança ao programador fazer o seu trabalho e o resultado sai mais preciso. O Clipper nasceu antes do Windows, por isso ela é totalmente escrita pelo programador. Hoje em dia é muito trabalhoso começar um sistema totalmente do zero nessa linguagem, por isso ela vem perdendo espaço para as linguagens visuais orientadas a objeto, ao mesmo tempo, hoje o Clipper conta com diversas bibliotecas poderosas que permitem fácil manipulação de gráficos, proteção de

tela, animação gráfica, números aleatórios, fontes de letras em modo de texto, cálculos geométricos, Oracle, SQL, email etc. Anderson Cardoso Silva

Texto retirado do site http://www.comunidadeclipper.hpg.ig.com.br/pqclipper.htm

Bom pessoal, o que vocês acham do texto acima? Vale a pena continuar programando em clipper ou é pura asneira? Apesar de não ser programador eu gosto de rascunhar alguma coisa em clipper. Manifestem-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

manero!!

mans resolvi dar a minha opinião:

eu usaria, na verdade uso, Clipper pra fazer programas pra DOS com janelas, ao bom estilo do Edit do MS-DOS.

criswhodom eu te digo uma coisa: sabe qual é o GRANDE defeito do Clipper?? O seu compilador, o RTLINK, é... como eu posso dizer... tem 6 descompiladores pra programasClipper!!! e descompilar programa é como encontrar cavalo selvagem: conseguiu é teu!! Programas feitos em Clipper e Fox são relativamente simples de descompilar! então eu não recomendo usar Clipper pra aplicativos q você "vai vender"

beleza?

falou!...

(nota: Eu não vou divulgar nomes de descompiladores, salvo prévia autorização de um moderador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PC-Explorer 2@10 Julho 2003,22:15

criswhodom eu te digo uma coisa: sabe qual é o GRANDE defeito do Clipper?? O seu compilador, o RTLINK, é... como eu posso dizer... tem 6 descompiladores pra programasClipper!!! e descompilar programa é como encontrar cavalo selvagem: conseguiu é teu!! Programas feitos em Clipper e Fox são relativamente simples de descompilar! então eu não recomendo usar Clipper pra aplicativos q você "vai vender"

Bobagem. A descompilação nunca gera algo tão "usável" quanto o original. Se você ficar escolhendo a ferramenta preocupado se algum lammer não vai tentar descompilar seu programa, é melhor desistir de ser programador.

Postado Originalmente por PC-Explorer 2@10 Julho 2003,22:15

(nota: Eu não vou divulgar nomes de descompiladores, salvo prévia autorização de um moderador)

E eu duvido que alguém que saiba usar um descompilador não saiba encontrá-lo no Google. Falta o quê? Se oferecer para dar um tutorial de descompilação?

Voltando ao post original, considerando algumas afirmações (não tão específicas ao clipper):

Avaliei sistemas em VB e Delphi o aspecto visual é indiscutível.

Bingo. Você quer um sistema consistente com todo o resto da interface do usário? Lembre que é um usuário quem vai usar o sistema.

Sem contar que se o usuário possuir o seu aplicativo CLIPPER mono ou multiusuário, rodando em uma janela MS-DOS em Windows/9x em diante e quando isso ocorre ele usa a máquina também para o Word, Excel, e ainda para os jogos, revistas de informática que oferecem seus CD's (não obrigatoriamente, é claro) e o Windows não iniciar pôr causa de uma JANELA AZUL ou porque deu pau na DLL das quantas O QUE FAZER? Em nosso caso tudo bem, solicite ao CLIENTE que reinicie a máquina, tecle [F8] escolha a opção Somente Prompt de Comando, vá para a pasta do sistema digite o nome do seu BAT ou EXE e pronto. Isso até o Windows/98, ou com um disco de boot inicie a máquina e proceda da mesma maneira. Agora se o aplicativo estiver escrito em VB ou Delphi, etc?

Qualquer computador que possua acesso físico corre o risco de ser danificado. Se o usuário tiver capacidade de ir mexendo no que não deve, espera-se que ele tenha capacidade de ter o mínimo de cautela e não detonar com a máquina, e acabar levando um sabão (e até um pé na #####) do chefe. Não é algo que o desenvolvedor do sistema deveria se preocupar.

Tudo é cuidadosamente programado nos minimos detalhes pelo próprio programador, nada de clicar, arrastar "Shazam!", tudo se resolve. O Clipper permite que você tenha o controle de cada pedacinho de informação que é processada, isso dá segurança ao programador fazer o seu trabalho e o resultado sai mais preciso.

Isso não é uma vantagem. Tá parecendo mais uma falarcia. Qualquer um que já desenvolveu sistemas sabe o pé-naquele-lugar que é ter que ficar fazendo uma tela de cadastro/consulta/relatório... fazer outra... e outra... se dar conta de que é quase tudo igual... e que faltam mais umas 20 telas do mesmo tipo... e depois tem mais 20 de outro tipo.

A última coisa que você quer nesse caso é ter que repetir cada detalhe de novo. Um sistema é primariamente uma casca pro usuário enxergar o banco de dados, não um show multimídia. Quem acha "divertido" desenvolver sistemas, é porque nunca meteu de fato a mão na massa a sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...