Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
santana2000br

Kurumin não ionstala em Notbook DELL

Posts recomendados

Senhores,

Estou com um problema, tenho o cd do kurumim 6.1 e estou tentanto instalar em um Not que já tem o WinXP. ele da o boot e a tela fica preta mais aparentemente ele faz os reconhecimento.

Se alguem tiver alguma dica agradeço.

Aroldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou os "cheatcodes"

Opções de boot e solução de problemas (cheatcodes):

As opções de boot, ou cheatcodes, permitem alterar o comportamento padrão do sistema, personalizando diversas opções ou solucionando problemas. Estas opções são usadas na tela de boot do CD, logo depois da contagem de memória do setup. Mais de 90% dos problemas de compatibilidade e detecção incorreta do hardware da máquina podem ser corrigidas usando alguma destas opções. Sempre que tiver problemas na detecção da placa de rede ou som, ou o sistema estiver travando em algum ponto do boot através do CD, experimente antes de mais nada:

kurumin apci=off: Esta opção desativa o ACPI. Ela corrige problemas de boot em algumas máquinas. Evite usá-la em notebooks, pois ela desativa o medidor de bateria e outros recursos importantes

kurumin acpi=noirq: Esta opção corrige problemas na detecção da placa de rede, placa de som e placa wireless em diversos notebooks da Acer, Positivo, além de diversas placas mãe com chipset SiS, causadas por bugs na atribuição de endereços por parte do BIOS.

Atenção: Embora corrija problemas em algumas placas e notebooks, esta opção cria problemas de detecção de componentes e conflitos em outros, fazendo com que a placa wireless ou periféricos USB não sejam detectados, por exemplo. Você deve usá-la apenas como forma de solucionar problemas, nunca como uma opção de rotina.

kurumin noapic: O APIC é um recurso usado nos micros modernos para atribuir endereços de IRQ, evitando conflitos entre os dispositivos. Entretanto, muitos micros usam BIOS bugados que atribuem o endereços incorretamente, fazendo com que a placa de som ou rede (por exemplo) não sejam detectados pelo sistema. Usar esta opção corrige em muitos casos.

kurumin pci=biosirq: Esta é mais uma opção que resolve problemas de detecção da placa de rede ou som em algumas máquinas.

pnpbios=off: Desativa o suporte a plug-and-play por parte do BIOS da placa mãe, deixando que o Kernel se encarregue da detecção de todos os componentes. Esta é mais uma opção que resolve problemas de compatibilidade em algumas placas.

kurumin nopowernow: Desativa o gerenciamento de energia em máquinas com processadores Athlon 64, Intel Centrino ou Intel Core Duo (Kurumin 6.1 em diante). O padrão é que a frequência do processador varie de acordo com o uso, economizando energia. Em alguns casos muito raros, ativar o powernow faz com que o notebook passe a emitir um ruído (similar a um HD ao acessar dados) pelo speaker. Usar esta opção também resolve estes casos.

kurumin nodri: Esta opção desativa o 3D para a placa de vídeo. Em máquinas com vídeo onboard com chipset Intel esta opção reduz em até 64 MB o consumo de memória RAM, pois evita que a placa reserve memória para o armazenamento de texturas. Se você usa o micro apenas para navegar e rodar aplicativos de escritório, usar esta opção é uma boa forma de deixar o sistema mais leve.

kurumin 2: Faz com que o sistema inicialize em modo texto, abortando a abertura do ambiente gráfico. Muita gente usa esta opção para dar boot em máquinas muito antigas.

kurumin nocups noalsa: Desativa o carregamento do suporte a impressão e da detecção da placa de som. Pode ser usada em conjunto com o kurumin 2, como em "kurumin 2 nocups noalsa".

kurumin desktop=fluxbox: Carrega o Fluxbox no lugar do KDE. Mais uma opção para micros com poucos recursos.

kurumin screen=800x600: A opção "screen=" permite especificar a resolução da tela, bipassando a detecção do sistema. Você pode especificar qualquer resolução suportada pelo seu monitor.

kurumin xdepth=16: A partir do Kurumin 6.0, o sistema configura o vídeo usando 24 bits de cor por padrão. Se por acaso você precisar rodar o sistema em uma placa de vídeo com apenas 2 MB de memória, pode usar esta opção para forçar o uso de 16 bits de cor.

kurumin xvrefresh=60: Esta opção baixa a taxa de atualização do vídeo para 60 hz, resolvendo problemas de abertura do vídeo em monitores antigos. Ela pode ser combinada com a screen=, como em "kurumin screen=800x600 xvrefresh=60".

kurumin xvrefresh=75: Durante o boot, o Kurumin detecta as taxas de atualização suportadas pelo monitor via DDC, utilizando automaticamente a taxa ideal. Em alguns casos, a combinação de monitor e placa de vídeo instada na sua máquina pode não suportar este recurso, impedindo detecção correta. Neste caso, o sistema ajusta a taxa de atualização de forma conservadora, a fim de evitar chutar uma taxa mais alta que a suportada.

A opção xvrefresh pode ser usada também para aumentar a taxa de atualização nestes casos indicando a taxa desejada, como em: "kurumin xvrefresh=75", ou "kurumin xvrefresh=85".

kurumin xmodule=vesa: Esta opção permite especificar manualmente o driver de vídeo, bipassando a detecção feita pelo sistema. O vesa é um driver genérico, usado para solucionar problemas. Outros drivers disponíveis são: cirrus, fbdev, i810, nv, r128, ati, sis e tdfx. Você pode combinar esta opção com as duas acima, como em: "kurumin screen=800x600 xvrefresh=60 xmodule=i810".

fb1024x768: (sem o "kurumin"). Esta opção faz com que seja usado framebuffer (o mesmo driver de vídeo usado para mostrar as mensagens de inicialização), como driver de vídeo. Esta opção permite que o modo gráfico seja carregado em placas de vídeo muito problemáticas, que não funcionam nem mesmo com a opção "kurumin xmodule=vesa".

fb800x600: O mesmo que a opção acima, mas usando resolução de 800x600.

kurumin bootfrom=/dev/hda1/kurumin.iso: A opção "bootfrom=" permite carregar o sistema a partir de um arquivo .iso salvo numa partição do HD (ao invés de usar o CD-ROM), o que torna o sistema muito mais rápido e deixa o drive de CD livre. O "/dev/hda1" no exemplo é a partição onde o arquivo .iso foi salvo (os HDs serial ATA são vistos como /dev/sda) e o "kurumin.iso" é o arquivo que será usado. Uma observação importante é que esta opção só funciona ao usar versões do Kurumin com o mesmo Kernel. Você pode usar um CD do Kurumin 6.1 beta2 para iniciar um iso do 6.1 beta3, por exemplo, mas não poderia fazer o mesmo com um CD do Kurumin 6.0, que usa uma versão anterior do Kernel

kurumin tohd=/dev/hda1: É similar ao "bootfrom", mas ao invés de acessar um arquivo .iso salvo no HD, copia o sistema para dentro da partição e o copia a partir daí. Os benefícios são basicamente os mesmos: sistema mais rápido e drive de CD livre. É importante ressaltar que esta opção não funciona em partições NTFS.

Uma vez feita a cópia, você pode inicializar o sistema diretamente nos boots subsequentes, sem precisar copiar de novo. Para isso, use a opção "kurumin bootfrom=", especificando a partição para onde foi feita a cópia, como em: "kurumin bootfrom=/dev/hda1".

Nas versões anteriores do Kurumin, isto podia ser feito usando também a opção "fromhd", que não existe mais a partir do 6.1.

kurumin nopcmcia noscsi: Desativa o suporte a placas PCMCIA e a HDs SCSI. Esta opção resolve problemas de travamentos durante a detecção destes dispositovos em alguns casos raros.

kurumin pci=irqmask=0x0e98: Resolve problemas relacionados à detecção do touchpad em alguns notebooks.

kurumin desktop=install (disponível a partir do 6.1): Usando esta opção, o Kurumin inicializa direto no instalador, ao invés de carregar o KDE. Além de agilizar a instalação, a opção torna o boot mais rápido e facilita a instalação em micros antigos ou com pouca memória.

Dicas para instalar em micros com pouca RAM: O mínimo recomendado para rodar o Kurumin com qualidade são 192 MB de memória RAM. Entretanto, é possível instalar o sistema em micros com 96 ou mesmo 64 MB, seguindo algumas dicas simples. Para começar, você vai precisar de uma partição swap. Comece dando boot pelo CD, usando a opção "kurumin 2" pra inicializar em modo texto. Abra o cfdisk, crie uma nova partição swap (de 512 MB ou mais). Para transformar a partição em partição swap, selecione a opção "type" e pressione Enter duas vezes. Salve as alterações, saia do cfdisk e use o comando "mkswap /dev/particao" (como em: mkswap /dev/hda2), para formatar a partição swap.

Reinicie o micro e use agora a opção "kurumin desktop=install nodri nocups noalsa". Esta opção reduz ao máximo o consumo de RAM, abrindo diretamente o instalador e desativando o suporte 3D, impressão e detecção da placa de som, com o objetivo de tornar o boot mais rápido e economizar memória. Durante a instalação, é recomendável usar EXT3 ao invés do ReiserFS, pois ele consome um pouco menos de processamento, o que ajuda ao instalar num micro muito antigo.

A instalação em micros com 192 MB não é "suportada", no sentido que não vou ajudá-lo caso tenha problemas, mas não significa que não seja possível. Entretanto, "sua kilometragem pode variar".

Texto copiado daqui: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kur...ex.php#download

No mais, é melhor você postar dúvidas relacionadas oa kurumin neste forum aqui:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/46

Lá você terá mais chances de resolver seus problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

javaweb-popup.jpg

CURSO ONLINE DE PROGRAMAÇÃO
FULL STACK

Entre para o mercado que paga mais de R$ 12.000 por mês e não tem crise!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!