Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento de placas mãe em operação


WETON

Posts recomendados

Vejam que interessante este link: Tem fotos e temperaturas

http://www.bigbruin.com/reviews/thermalimages/

Na placas mãe modernas, sabemos que existem sensores e que podemos monitorar a temperatura através de programas, que são fornecidos pelos fabricantes das placas mãe, ou mesmo por terceiros.

É interessante conhecer um pouco mais sôbre este assunto, porém sem pretensão de aprofundamento em nível de engenharia.

A placa mãe é composta de vários componentes eletrônicos, e devido as suas caracteristicas de operação sofrem aquecimento uns mais e outros menos, portanto, em função da localização destes componentes, podemos dizer que a placa mãe tem zonas de aquecimento.

As que mais se destacam são:

1- Zona do Processador

2- Zonas da Placa Mãe (variam de acordo com o tipo e fabricante da placa)

3- Zona do Controlador de Memória

4- Zona do Controlador I/O- Input/Output

5- Zona do Regulador de tensão

Estes são os pontos críticos em uma placa mãe e nos quais são utilizados sensores especiais para informar ao usuário através da utilização do software de monitoramento de hardware se as temperaturas estão dentro dos limiares ideais projetados pelo fabricante.

O item 1, é limitado a temperatura máxima de trabalho fixada pelo fabricante do processador e não pode ser alterado e também não oferece muitos problemas em função de existirem coolers de ótima eficiência.

O item 2 nos chama a atenção, pois as zonas da placa mãe monitoradas por sensores variam de fabricante para fabricante, porém neste item a própria Intel sugere a temperatura máxima de alarme em 50 graus Celsius, podendo ser alterada até 60 Graus Celsius, se o software estiver automáticamente desligando a máquina, devido sua configuração, ou a configuração pré-estabelecida no setup.

Mas o fato é que a Intel, não garante que este acrécimo de temperatura seja seguro e deixa por conta e risco do usuário, toda configuração dos parâmentos destes programas.

Portanto pessoal, acredito que é melhor seguirmos um procedimento de manter a temperatura dentro do gabinete no máximo a 40~45 graus(Nota: A Intel recomenda 38 graus celsius), isto trará benefícios a todo hardware ao longo do tempo.

O item 3 e 4, quando o controlador de memória esta integrado ao processador, não há problema o próprio cooler da conta do recado, quando está no chipset, existem dissipadores de calor de alumínio e a maioria com coolers, e quanto ao controlador de I/O, este pode também estar integrado ao chipset e ser resfriado da mesma forma.

O item 5 é bem interessante, o VRM, Regulador de tensão, este dissipa uma grande quantidade de calor, e é também responsável por uma boa parcela de aquecimento dentro do gabinete, tanto que caso o processador tenha um sistema de resfriamento líquido lacrado, o regulador receberá pouca ventilação e será necessário direcionarmos um bom fluxo de ar para aquela zona.

O bom é que os fabricantes seguem normas e o VRM, tem que ter um MTBF(vida útil) de 500.000 horas, considerando-se uma temperatura máxima de trabalho de 55 graus celsius.

Mais informações em: http://www.intel.com/support/motherboards/...b/cs-012552.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...