Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placar Eletrônico


drummer_hi-fi

Posts recomendados

Olá pessoal

Quero fazer um placar eletrônico para jogos de footsal...

Um placar que contenha 4 displays (um para para cada time), e um botão reset manual...

Se possível gostaria que nos resultados no display fossem eliminados os zeros a esquerda...

Os displays são os de 7 segmentos de tamanho normal, (tanto faz se catodo ou anodo comum)...nada exagerado...

Vamos dizer que quero um circuito para "carregar no bolso"....alimentado por bateria de 9V!!!

Se alguém conhece algum link onde posso encontrar isso ou quisér me ajudar no projeto, ficaria extremamente grato pela suas colaborações!!!

Muito Obrigado amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer fazer algo pequeno e de consumo reduzido julgo que poderia pensar em usar um controlador.

Practicamente poderia fazer toda tarefa de contagem e conversão para 7 segmentos por software eliminando componentes adicionais.

Practicamente o controlador e os drivers para os leds . Mesmo estes depende da luminusidade que precisar nos leds .

A ideia seria eliminar os circuitos contadores e descodificadores usados nestes casos quando se faz com os ccircuitos integrados ttl ou cmos.

Penso que deveria pensar em usar em vez dos 9V apenas 3V através de duas baterias. Isto seria suficiente para alimentar o controlador e os leds. e o consumo seria practicamenteo dos leds.

Ou ainda poderia usar um pequeno display lcd mais uma vez depende da luminusidade que pretende.

Tudo isto pode ser desenhado e testado em silulador como o Proteus ou multisiim sem gastar nada bastando alterar osoftware.

Tem que pensar nesses pormenores e decidir.

Claro que depende dos seus conhecimentos de controladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Zurca!!

Estou cursando o 2º Semestre num curso técnico de eletrônica...e ainda não tenho conhecimento sobre controladores...

Preferencialmente quero usar CI's CMOS pois suportam maior tensão que o TTL!!!

Quero uma luminosidade boa nos displays, que se consiga enxegar em ambientes com luminosidade alta..!!

Agradeço muito pela sua ajuda!!

Valeu...Fique com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monte o circuito indicado num simulador qualquer e veja se funciona. Eu não montei, só peguei o datasheet do 4026 e desenhei o circuito, pode ser que tenha falhas, mas já dá para voce comerçar a "QUEBRAR A CABEÇA"

O 555 serve para elimianar o ruído do push-botton (S1), e gerar os pulsos para o contador.

S2 é o push-botton de reset, quando pressionado, indica 00 nos dois Display

O display tem que ser catodo comum, os resisores que limitam acorrente nos segmentos, voce calcula de acordo com o display que for usar (ver a corrente de polarização do segmento e calcular o resistor).

Tome como valor prático 10mA, então R=(12V-2v)/10mA ==> pode ser em torno de 1KR para VDD=12V.

Se a imagem não ficar boa te mando via e-mail

ABRAÇOS!

post-78018-1388493121432_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando com o Placar eletrônico!

Estou anexando um complemento ao anexo anterior:

1) - O CI 555 pode servir para dar pulsos a ambos os contadores do placar, mediante a ínserção de uma chave seletora na saída do 555 (pino3) e as entradas de clock do 4026 (pino1) de cada TIME.

obs.: Procurei realçar os pinos do ci neste desenho, uma vez que no anterior ficou pouco visível.

2) - Veja também a modificação do Push-botton, para resetar os dois display dos dois TIMES AO MESMO TEMPO, conforme você pediu.

3) - Quanto a sua terceira "NECESSIDADE":

Fazer a casa da dezena totalmente apagada enquanto a contagem for <10:

VAMOS SOLICITAR A AJUDA DOS UNIVERSITÁRIOS? => Brincadeiras à parte!!!!!

Eu acho que se fizermos o pino 3 do 4026 igual a zero (0V), conseguimos apagar todo o display, tiro esta conclusão mediante a leitura do datasheet do "HCF4026":

IINPUT EQUIVALENT CIRCUIT

The seven decoded outputs (a, b, c, d, e, f, g)

illuminate the proper segments in a seven

segment display device used for representing the

decimal numbers 0 to 9. The 7-segment outputs

go high when the DISPLAY ENABLE IN is high.

When the DISPLAY ENABLE IN is low the seven

decoded outputs are forced low regardless of the

state of the counter.

Acho então que se mantivessemos o pino 3 em 0V durante o tempo que necessitarmos, o display em questão estaria desligado, correto?

Aceitamos sugestões:

zurca1599?

digam AMD

Medx

Jack Tequilla

_muttley_

etc! etc! etc!

Peguei os nomes dos que normalmente vejo respondendo a este tópico ou SIMILARES.

De Qualquer forma o seu conhecimento do assunto e sua opinião será muito bem vinda para o nosso colega FELIPE que acha que ninguém respondeu bem a sua dúvida!

post-78018-13884931242183_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah Valdenir...Não sei como agradecer teu esforço em me ajudar!!!

Muito Obrigado...!!!

Uma pequena dúvida...Caso eu usar uma alimentação de 9V no circuito, teria que modificar somente os resistores? ou a alteração da fonte provocaria grande alterações no circuito?

Essa valendo R$ 20.000,00....você responde, pula ou pede ajuda para os convidados?

Hehehehehe

E Valdenir...estou precisando de um simulador de circuito...

você sabe onde eu posso fazer o download de um simples e bom simulador?

Abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro zurca...!!!Fico muito agradecido com a sua atenção ao projeto....

Achei muito bom o projeto com CI's CMOS do Valdenir...

Quero algo prático...se o circuito necessitar de 3V, tudo bem...uso duas pilhas...se precisar de 9V, uso bateria...Trabalhar com TTL é complicado devido a tensão...o 7490 necessita de no mínimo 4,75V para operar(Já não posso usar três pilhas) e no máximo 5,25V (já não posso usar 4 pilhas)....

Não quero ligar uma fonte de alimentação na tomada para oferecer ao circuito 5V!!!Sobre a opinião do Valdenir, temos dúvidas quanto ao pino 3 do 4026....e também perguntei quais as modificações que devo fazer para fazer o circuito operar com 9V...ou 4,5V...!!

Preciso da sua ajuda, do Valdenir e todos que tem intimidade com os circuitos digitais, porque eu to ainda conhecendo a eletrônica digital...não tenho tanta experiência como vocês!!!!!

Peço mil desculpas pela minha ligeira ignorância......!!!!

E Ficarei sem palavras de gratidão quando estiver com o projeto concluído...!!!!Muito obrigado...ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é o tipo de circuito a montar outra as tecnologias dos circuitos integrados usados.

Os circuitos por exemplo da tecnologia HCmos podem funcionar entre 2 a 6V .

Os da tecnologia LV funcionam entre 2 e 5,5 V . Veja os 74LVxxxx

Quanto a usar bateria de 9V faça as contas ao consumo dos displays de 7 seg e vai ver quanto tempo a bateria dura. Pior ainda se pretende uma luminusidade razoável .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Monte o circuito indicado num simulador qualquer e veja se funciona. Eu não montei, só peguei o datasheet do 4026 e desenhei o circuito, pode ser que tenha falhas, mas já dá para voce comerçar a "QUEBRAR A CABEÇA"

O 555 serve para elimianar o ruído do push-botton (S1), e gerar os pulsos para o contador.

S2 é o push-botton de reset, quando pressionado, indica 00 nos dois Display

O display tem que ser catodo comum, os resisores que limitam acorrente nos segmentos, voce calcula de acordo com o display que for usar (ver a corrente de polarização do segmento e calcular o resistor).

Tome como valor prático 10mA, então R=(12V-2v)/10mA ==> pode ser em torno de 1KR para VDD=12V.

Se a imagem não ficar boa te mando via e-mail

ABRAÇOS!

Fala Valdenir,

Cara não da pra ver direito os valores do capacitor e as ligações do 555, passa os valores por aqui !

Valeu !!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Cacilias

Segundo percebi quer montar um circuito para contar tempos co 4 displays.

a) 4 displays de 7 sef gas tam 4x7=28 leds , se cada led consumir 20mA = 28x20 = 560mA max

A bateria de 9V vai ter dificuldade em alimentar isso , mesmo sem contar com os CIs.

B) Para contar segundos e minutos vai ter de ter 2 contadores de 60 impulsos

Para fazer isso deve usar 2 módulos de contadoes que em vez de contar por 60 contem por 6 e por 10 , o

que multiplicando vai dar os 60.

c) A cada um destes contadores vai ligar os conversores para 7 seguementos.

d) Note que a saída do primeiro módulo vai activar o segundo módulo -

Assim a cada 60 impulsos de entrada , na realidade 60 segundos, vai aparecer um impulso no segundo módulo incrementando o s contadores de minutos.

Foi isso qur coloquei atrás.

Espero ter ajudado a esclarecer .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

eu estou com um projeto de placar eletrônico pra faculdade... e eu nao consigo mandar e-mail pra ninguem aqui no forum, queria saber se vocês conseguiram finalizar este projeto, e caso tenham conseguido, será que eu posso dar uma olhadinha nele? :-)

valeu pessoal falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

desculpa a total inexperiencia, mas nesse desenho: o que 'e s1 e s3?

Continuando com o Placar eletrônico!

Estou anexando um complemento ao anexo anterior:

1) - O CI 555 pode servir para dar pulsos a ambos os contadores do placar, mediante a ínserção de uma chave seletora na saída do 555 (pino3) e as entradas de clock do 4026 (pino1) de cada TIME.

obs.: Procurei realçar os pinos do ci neste desenho, uma vez que no anterior ficou pouco visível.

2) - Veja também a modificação do Push-botton, para resetar os dois display dos dois TIMES AO MESMO TEMPO, conforme você pediu.

3) - Quanto a sua terceira "NECESSIDADE":

Fazer a casa da dezena totalmente apagada enquanto a contagem for <10:

VAMOS SOLICITAR A AJUDA DOS UNIVERSITÁRIOS? => Brincadeiras à parte!!!!!

Eu acho que se fizermos o pino 3 do 4026 igual a zero (0V), conseguimos apagar todo o display, tiro esta conclusão mediante a leitura do datasheet do "HCF4026":

Acho então que se mantivessemos o pino 3 em 0V durante o tempo que necessitarmos, o display em questão estaria desligado, correto?

Aceitamos sugestões:

zurca1599?

digam AMD

Medx

Jack Tequilla

_muttley_

etc! etc! etc!

Peguei os nomes dos que normalmente vejo respondendo a este tópico ou SIMILARES.

De Qualquer forma o seu conhecimento do assunto e sua opinião será muito bem vinda para o nosso colega FELIPE que acha que ninguém respondeu bem a sua dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...