Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jorgenogueira

O Barulho do Coolermaster

Posts recomendados

Olá para todos. Vou apresentar o problema por que tenho passado há mais de 2 anos, quando adquiri o micro. A placa mãe é uma intel 875 PBZ, o processador um Pentium 4 Prescott, 3.2 Ghz, memória 2 x 1024 Kingston DDR 400, placa de vídeo geforce 5200, e três HDs: 2 WD raptor SATA de 36G e 10.000 r.p.m., em raid 0+1, e 1 Seagate IDE de 200G e 7200 r.p.m. Abrigando todo o conjunto, um gabinete – não me recordo o modelo – da Vcom, utilizando fonte genérica do mesmo fabricante, com a frente toda de plástico. Durante uma boa parte do tempo, passei a trabalhar sem a tampa lateral, tamanho o barulho que ele produzia, sobretudo em dias de muito calor, o que provocou uma enorme quantidade de poeira nos componentes internos.

Adquiri anteontem um outro gabinete, dessa vez um Centurion 5, da Coolermaster. O painel do gabinete é tipo treliçado, cheio de furinhos. Ele possui dois fans: um dianteiro de 80mm e um traseiro de 120mm. Ah, troquei também a fonte, colocando uma Seventeen de potência real, com um fan de 120mm. Antes da montagem, com a ajuda de um pincel e de álcool isopropílico, “lavei” as placas.

O resultado de toda essa mudança foi que o barulho continua lá, do mesmo tamanho que era, sem nenhuma redução. O interessante é que nos primeiros 10 minutos, ele trabalha num silêncio tibetano; mas quando chega perto dos 15min., estabelece-se uma nova gradação no ruído; finalmente meia hora depois de ligado, o barulho fica insuportável, com o cooler do processador (in a box) produzindo um silvo sonoro, a ponto de me fazer retirar a tampa lateral, o que imediatamente faz o barulho arrefecer.

Já li que os processadores Pentium Prescott são realmente barulhentos, motivo por que o fabricante recomenda gabinetes com dutos laterais, a fim de que o ar frio possa entrar no seu interior.

Para a participação de todos, faço as seguintes perguntas: Por que quando retiro a tampa lateral, o barulho imediatamente some, e não o contrário, já que os componentes internos, sem a tampa, ficam muito mais “próximos” do usuário ? Nesse caso, o responsável primeiro, o que produz aquele silvo sonoro a que me referi acima, é realmente o cooler do processador, ou talvez seja provocado por um dos fans ? Na hipótese de boa parte do barulho ser causado pelo cooler do processador, existe algum outro, para Pentium 4 Prescott, plataforma 478, que seja mais silencioso ? Qual ? Os colegas acham que se eu colocar um gabinete com duto lateral o barulho tende a diminuir ? Alguém já ouviu falar em reforma, tunning de gabinete, tipo cortar a tampa lateral, e colocar ali uma micro tela, para espantar o calor e impedir a entrada da poeira ? Desde já, agradeço a participação.

Laborando Vinces !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante seu problema, acho q o barulho pode estar sendo provocado por aumento de pressao interna devido a circulaçao do ar, quando você fexa a tampa, quando você abre a tampa a pressao interna diminui e por isso não força o cooler, é a minha hipótese.

por isso q o cooler não vai ser forçado com um duto lateral

esse cooler seu é muito usado? pode ser q a opção de controle automatico do fan esta ativada na bios, daí quando você usa muito o processador ele aumenta a rotaçao do cooler, e com isso se seu cooler esta com o eixo gasto produzirá este barulho, esta é a outra hipotese

Tunning de gabinetes, reformas etc podem ser encontrados aqui no forum neste link: http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showforum=37

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, quando aumenta a temperatura no interior do gabinete o processador também esquenta, e pra contornar isso o cooler começa a girar mais rápidamente, por isso do barulho com a tampa fechada.

Melhore a ventilação do seu gabinete que o barulho diminui significamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usado no sentido de utilização diária, sim, várias horas ao dia. Mas não para jogos, ou qualquer outra atividade que exija muito do processador. O interessante, que observei hoje, é que no setup, para experimento, configurei a ventoinha traseira, da exautão, para desligar quando a temperatura interna ficasse reduzida. Como estou utilizando sem a tampa lateral, ela acabou desligando. Sabe então o que aconteceu ? Mesmo sem a tampa, aquele silvo sonoro do cooler do processador, reapareceu. Então voltei ao status anterior, isto é, ventoinha permanentemente ligada, mesmo com baixa temperatura, e o barulho, irritante, sumiu novamente. O Chato é que comprei esse gabinete, com a lateral de acrílico, mais caro ainda, naturalmente. Mas já vi que a outra versão, sem acrílico, possui um duto lateral. Acho, então, que não terei dificuldades em solicitar a troca na loja. Obrigado pela explicações dos amigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colegas, troquei a tampa lateral de acrílico, por uma com o duto, e ficou muito bom, semelhante a quando eu utilizava sem toda a tampa lateral. Agora eu gostaria de melhorar ainda mais o barulho, e para isso, pretendo adquirir o cooler Zalman CNPS 7000 BCu. A dúvida é sobre a compatibilidade dele com a minha placa mãe, Intel 875PBZ. Alguém aqui no fórum tem informação a esse respeito ? No site do fabricante, eles listam as placas que são incompatível, dentre as quais não vejo a minha; mesmo assim, isso não me dá segurança, porque o investimento nesse cooler é alto, e eu não gostaria, naturalmente, de adquirir o dispositivo e ele acabar não servindo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!