Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Barulho do Coolermaster


Posts recomendados

Olá para todos. Vou apresentar o problema por que tenho passado há mais de 2 anos, quando adquiri o micro. A placa mãe é uma intel 875 PBZ, o processador um Pentium 4 Prescott, 3.2 Ghz, memória 2 x 1024 Kingston DDR 400, placa de vídeo geforce 5200, e três HDs: 2 WD raptor SATA de 36G e 10.000 r.p.m., em raid 0+1, e 1 Seagate IDE de 200G e 7200 r.p.m. Abrigando todo o conjunto, um gabinete – não me recordo o modelo – da Vcom, utilizando fonte genérica do mesmo fabricante, com a frente toda de plástico. Durante uma boa parte do tempo, passei a trabalhar sem a tampa lateral, tamanho o barulho que ele produzia, sobretudo em dias de muito calor, o que provocou uma enorme quantidade de poeira nos componentes internos.

Adquiri anteontem um outro gabinete, dessa vez um Centurion 5, da Coolermaster. O painel do gabinete é tipo treliçado, cheio de furinhos. Ele possui dois fans: um dianteiro de 80mm e um traseiro de 120mm. Ah, troquei também a fonte, colocando uma Seventeen de potência real, com um fan de 120mm. Antes da montagem, com a ajuda de um pincel e de álcool isopropílico, “lavei” as placas.

O resultado de toda essa mudança foi que o barulho continua lá, do mesmo tamanho que era, sem nenhuma redução. O interessante é que nos primeiros 10 minutos, ele trabalha num silêncio tibetano; mas quando chega perto dos 15min., estabelece-se uma nova gradação no ruído; finalmente meia hora depois de ligado, o barulho fica insuportável, com o cooler do processador (in a box) produzindo um silvo sonoro, a ponto de me fazer retirar a tampa lateral, o que imediatamente faz o barulho arrefecer.

Já li que os processadores Pentium Prescott são realmente barulhentos, motivo por que o fabricante recomenda gabinetes com dutos laterais, a fim de que o ar frio possa entrar no seu interior.

Para a participação de todos, faço as seguintes perguntas: Por que quando retiro a tampa lateral, o barulho imediatamente some, e não o contrário, já que os componentes internos, sem a tampa, ficam muito mais “próximos” do usuário ? Nesse caso, o responsável primeiro, o que produz aquele silvo sonoro a que me referi acima, é realmente o cooler do processador, ou talvez seja provocado por um dos fans ? Na hipótese de boa parte do barulho ser causado pelo cooler do processador, existe algum outro, para Pentium 4 Prescott, plataforma 478, que seja mais silencioso ? Qual ? Os colegas acham que se eu colocar um gabinete com duto lateral o barulho tende a diminuir ? Alguém já ouviu falar em reforma, tunning de gabinete, tipo cortar a tampa lateral, e colocar ali uma micro tela, para espantar o calor e impedir a entrada da poeira ? Desde já, agradeço a participação.

Laborando Vinces !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante seu problema, acho q o barulho pode estar sendo provocado por aumento de pressao interna devido a circulaçao do ar, quando você fexa a tampa, quando você abre a tampa a pressao interna diminui e por isso não força o cooler, é a minha hipótese.

por isso q o cooler não vai ser forçado com um duto lateral

esse cooler seu é muito usado? pode ser q a opção de controle automatico do fan esta ativada na bios, daí quando você usa muito o processador ele aumenta a rotaçao do cooler, e com isso se seu cooler esta com o eixo gasto produzirá este barulho, esta é a outra hipotese

Tunning de gabinetes, reformas etc podem ser encontrados aqui no forum neste link: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/81-gabinetes-e-casemod/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, quando aumenta a temperatura no interior do gabinete o processador também esquenta, e pra contornar isso o cooler começa a girar mais rápidamente, por isso do barulho com a tampa fechada.

Melhore a ventilação do seu gabinete que o barulho diminui significamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usado no sentido de utilização diária, sim, várias horas ao dia. Mas não para jogos, ou qualquer outra atividade que exija muito do processador. O interessante, que observei hoje, é que no setup, para experimento, configurei a ventoinha traseira, da exautão, para desligar quando a temperatura interna ficasse reduzida. Como estou utilizando sem a tampa lateral, ela acabou desligando. Sabe então o que aconteceu ? Mesmo sem a tampa, aquele silvo sonoro do cooler do processador, reapareceu. Então voltei ao status anterior, isto é, ventoinha permanentemente ligada, mesmo com baixa temperatura, e o barulho, irritante, sumiu novamente. O Chato é que comprei esse gabinete, com a lateral de acrílico, mais caro ainda, naturalmente. Mas já vi que a outra versão, sem acrílico, possui um duto lateral. Acho, então, que não terei dificuldades em solicitar a troca na loja. Obrigado pela explicações dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, troquei a tampa lateral de acrílico, por uma com o duto, e ficou muito bom, semelhante a quando eu utilizava sem toda a tampa lateral. Agora eu gostaria de melhorar ainda mais o barulho, e para isso, pretendo adquirir o cooler Zalman CNPS 7000 BCu. A dúvida é sobre a compatibilidade dele com a minha placa mãe, Intel 875PBZ. Alguém aqui no fórum tem informação a esse respeito ? No site do fabricante, eles listam as placas que são incompatível, dentre as quais não vejo a minha; mesmo assim, isso não me dá segurança, porque o investimento nesse cooler é alto, e eu não gostaria, naturalmente, de adquirir o dispositivo e ele acabar não servindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...