Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Switch Gerenciavel ou Roteador ?


GABRIELBAC

Posts recomendados

Bom dia amigos ,

Tô montando uma empresa e preciso saber o que é melhor. Em uma filial usaremos velox. Em outra usaremos Wireless (Antena). Daquela modem do velox eu mando para um swith ou para um roteador ??? Essas modems novas é o mesmo que roteador ? Qual a diferença ? Na íntegra, para que serve um roteador ? Já perguntei para vários técnicos mas cada um fala uma coisa diferente, por isso tô com medo de ser enrolado.

Já me disseram que um roteador tem que vir depois de uma modem, ex. Da antena vai pro modem, do modem pro roteador, do roteador pro switch. Outro me disse que o "modem" já é o roteador. Outro me aconselho comprar um router Linksys que tem a entrada de sinal, 4 saídas rj45 que pode ser ligado ou em máquinas ou até mandar para outros switchs. E no caso do velox, era só mandar da modem velox pro Switch, nesse caso não precisaria de um roteador. Me falaram também de um Switch Gerenciável, só que eu num faço nem ideia para que isso serve.

Aguém pode me socorrer, me passando as características básicas desses aparelhos e qual desses conjuntos trabalharão da melhor maneira ???

Agradeço de coração.

Gabriel Bandeira

valeu! By Gab Band

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, vamos por partes, não sou o melhor para lhe ajudar, mas acredito que posso te dar uma luz, vamos por partes...

A diferença basica entre roteador e switch, é que o switch enxerga apenas uma rede, e o roteador enxerga duas.. por exemplo, sua rede local(uma rede) e sua internet (modem)(outra rede), existem os switchs gerenciaveis, custam bem mais caros, mas dá para fazer eles dividirem a rede, não acredito que seja preciso no seu caso, se for uma rede complexa, dividida em varios departamentos...setores e tudo mais, vá de gerenciavel, pois vai poder controlar bastante coisas e redes.

Para voce compartilhar a internet por meio de um roteador é muito simples, imagine voce com todos equipamentos em mãos, voce vai ligar na seguinte ordem

Primeiro vem o modem, ligue o cabo ethernet do modem na entrada WAN do ROTEADOR, depois ligue o roteador em seu switch, pronto! todos os computadores agora que voce plugar no switch, estão na internet, o mesmo acontece com a rede wireless, porém é até mais simples, pois eliminamos o switch... exemplo

Modem -> roteador wireless. Ponto final, o roteador já manda a conexao para todos os pcs, daí voce configura tudo certinho e terá a rede sem fio e com internet nos pcs.

Alguns modems podem sim ser configurados para serem roteadores outros já exercem esse papel de fábrica, se for o seu caso, voce liga o modem direto ao switch e batata!

* A maioria dos modems não vem roteados, e os do velox vem como bridge, ou seja, não vem roteados, alguns tem como mudar isso, outros não.

isso tudo é bem simples de se fazer, não sei o tamanho da sua rede, uma rede pequena é bem simples de montar, não precisa de muita experiencia não, uma rede mais complexa já dá um certo trabalho.

lembre-se que os roteadores tem de ser configurados, mesmo que seja com ou sem fio, geralmente vem um manual explicando tudo certinho.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando esse tópico para responder uma dúvida minha:

Por exemplo, o modem D-Link DSL-500G é um modelo de modem q já vem com roteador, entretanto como ele possuí apenas um plugue RJ-45 eu preciso conectarlo a um Switch para dividir a conexão dele para vários computadores. Estou certo ou não?

Dependendo das informações que eu achar por aqui, já nesta segunda-feira eu compro todos os equipamentos nescessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas na loja de uma amigo meu, o router recebe o sinal da internet no wan e os demais são micros. Num tem nada configurado. Ou seja, ele ta sendo usado da mesma maneira que um switch, pois pelo pouco que eu entendo, se você pegar um switche colocar o cabo da internet ligado nele, todas as demais máquinas tb vão ter acesso a internet. Essa rede é uma rede de um prédio comercial, onde todas as salas tem internet. Daí eu te pergunto. Já viu aqueles racks de clientes da Embratel ? Tem: Modem, Router e Switch. Poderia substituir por Modem/Router e Switch ?

valeu meu amigo e desculpe a amolação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vem o modem, ligue o cabo ethernet do modem na entrada WAN do ROTEADOR, depois ligue o roteador em seu switch, pronto! todos os computadores agora que voce plugar no switch, estão na internet, o mesmo acontece com a rede wireless, porém é até mais simples, pois eliminamos o switch... exemplo

Modem -> roteador wireless. Ponto final, o roteador já manda a conexao para todos os pcs, daí voce configura tudo certinho e terá a rede sem fio e com internet nos pcs.

lembre-se que os roteadores tem de ser configurados, mesmo que seja com ou sem fio, geralmente vem um manual explicando tudo certinho.

Pelo método que explicou, não é necessário que haja um pc que fique o tempo todo ligado para que os outros possam acessar a Internet através dele, não é? Se a resposta for afirmativa, é necessário configurar o roteador para isto? Quais equipamentos ficarão permanentemente ligados para prover acesso a qualquer computador da rede? É necessário que cada pc que se "logará" para acesso à Internet tenha um provedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pois pelo pouco que eu entendo, se você pegar um switche colocar o cabo da internet ligado nele, todas as demais máquinas tb vão ter acesso a internet. Essa rede é uma rede de um prédio comercial, onde todas as salas tem internet. Daí eu te pergunto. Já viu aqueles racks de clientes da Embratel ? Tem: Modem, Router e Switch. Poderia substituir por Modem/Router e Switch ?

Errado, se voce ligar um modem a um switch simples, ninguém vai ter acesso a internet, no caso da embratel, eles tem alguns aparelhos por trabalhar em fibra optica ( maioria dos casos ).

Pelo método que explicou, não é necessário que haja um pc que fique o tempo todo ligado para que os outros possam acessar a Internet através dele, não é?

Exatamente.

é necessário configurar o roteador para isto?

sim, é necessario a configuração do roteador,

conecte na internet pelo computador que sempre utiliza...

retire o cabo de rede que vem do modem e vai para o pc e ligue na porta WAN do roteador.

ligue 1 cabo da porta 1 do roteador no pc.

vá no internet explorer e mande entrar no endereço 192.168.0.1

digite usuario admin e senha em branco.

clique em RUN WIZARD para configurar

( passo a passo do D-Link é esse acima, consulte o manual que vem no roteador )

Quais equipamentos ficarão permanentemente ligados para prover acesso a qualquer computador da rede?

não precisa ser permanentemente, podem ser ligados sempre que voce desejar conectar um pc apenas, no caso, ligue o modem, o roteador e o swtich caso ele exista.

É necessário que cada pc que se "logará" para acesso à Internet tenha um provedor?

Negativo, o simples fato de ligar o pc, ele já vai estar na internet.

alguns roteadores como os da D-link vem com 4 portas atrás que possibilita voce utilizar aí, uma rede entre até 4 pcs, ele faz o papel do switch, no caso, seria mais como um HUB, mas funciona bem.

desculpa a demora a responder, estou na maior correria.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

Excelente.

sim, é necessario a configuração do roteador...

...ligue 1 cabo da porta 1 do roteador no pc...

"ligue 1 cabo da porta 1 do roteador no pc" => É a primeira vez que lido com redes, pode reexplicar esse passo de outra maneira, pois não fui capaz de compreende-lo?

Pretendo adquirir este equipamento http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501...o-di-624-6x-_JM acreditando que com ele conseguirei atingir meu objetivo.

...sempre que voce desejar conectar um pc apenas...

No meu caso, pretendo compartilhar a conexão ADSL do vizinho, a cerca de 250 metros, comigo e com outro vizinho que está ao lado dele. Por tanto, com ele fica uma antena omni de uns 8 dBi e os clientes (eu e o outro vizinho) ficam com uma antena direcional. Correto? Inclusive, devo usar cabos pigtail das antenas às placas de rede sem fio, certo?

Negativo, o simples fato de ligar o pc, ele já vai estar na internet.

Ou seja, basta que um faça o login e os demais usarão a Internet com esse login, certo? A dúvida nesse caso é por ter visto uma postagem de um usuário em outro fórum que disse que não conseguia compartilhar a Internet, só um pc da rede se conectava. Ele disse que usava o provedor Terra. Um outro respondeu que o motivo é por que o Terra não permite login simultâneo, mas provedores como Uol, iG e Globo, por exemplo, sim. O que entendi é que num compartilhamento todos que quiserem acessar à Internet deverão fazer o login todos com o mesmo nome de usuário e senha do mesmo provedor. Afinal, devemos todos fazer o login ou não?

desculpa a demora a responder, estou na maior correria.

abraços.

Sem problemas, preste ajuda a nós no limite de sua possibilidade.

Obrigado pelas ajudas prestadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"ligue 1 cabo da porta 1 do roteador no pc" => É a primeira vez que lido com redes, pode reexplicar esse passo de outra maneira, pois não fui capaz de compreende-lo?

Seguinte, repare que atrás do roteador tem umas portas para voce ligar computadores como se fosse um hub normal.

voce vai ligar o modem no roteador na porta WAN do roteador ( tem escrito nele ).

Depois ligue um cabo no computador e na entrada numero 1 do roteador ( tem a numeração nele ).

Pretendo adquirir este equipamento http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501...o-di-624-6x-_JM acreditando que com ele conseguirei atingir meu objetivo.

Olha, até pela distancia que voce quer utilizar, com certeza não é a melhor solução.

No meu caso, pretendo compartilhar a conexão ADSL do vizinho, a cerca de 250 metros, comigo e com outro vizinho que está ao lado dele. Por tanto, com ele fica uma antena omni de uns 8 dBi e os clientes (eu e o outro vizinho) ficam com uma antena direcional. Correto? Inclusive, devo usar cabos pigtail das antenas às placas de rede sem fio, certo?

Olha, com relação ao estruturamento, fica complicado te dizer, pois é um lugar aberto ? existem casas ? Vidraças ? coisas desse tipo ? são obstaculos que dificultam, E MUITO a rede wireless, melhor pedir que um profissional visite o local para averiguar.

Ou seja, basta que um faça o login e os demais usarão a Internet com esse login, certo?

Olha, a melhor maneira na minha opinião é configurar o modem do seu velox já com o usuario e senha nele, para que assim que o modem for ligado, ele se conecte automaticamente, sem que voce precise "discar" para autenticar o serviço, essa é a solução mais prática sem duvidas.

A dúvida nesse caso é por ter visto uma postagem de um usuário em outro fórum que disse que não conseguia compartilhar a Internet, só um pc da rede se conectava. Ele disse que usava o provedor Terra. Um outro respondeu que o motivo é por que o Terra não permite login simultâneo, mas provedores como Uol, iG e Globo, por exemplo, sim.

Na pratica voce não vai utilizar conexão simultanea, voce vai se conectar apenas uma vez de um local, portanto é unica a conexao, com relação ao provedor, não tem nada a ver, o que ocorre é se voce estiver com esse modem conectado e tentar usar o mesmo login e senha em outra casa, em outro modem, ai sim temos uma conexao simultanea.

O que entendi é que num compartilhamento todos que quiserem acessar à Internet deverão fazer o login todos com o mesmo nome de usuário e senha do mesmo provedor. Afinal, devemos todos fazer o login ou não?

Não, como eu disse acima, configure seu modem para que ele mesmo conecte, desse modo, assim que voce ligar o cabo de telefone, o de energia e ligar o modem, ele já vai estar na internet, como se voce tivesse ido no windows e clicado no discador.

Cara, uma rede de 54mbps já é lenta por sí só, procure uma rede de 108Mbps, com tecnologia MIMO entre outras, procure antenas de qualidade, com alta resistencia a ventos e obstaculos, 250Metros é muita distancia, se houver obstaculos no caminho, pior ainda, pode ser que voce monte tudo e não dê certo, tem de estudar muito o percurso pelo qual as ondas irão passar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, até pela distancia que voce quer utilizar, com certeza não é a melhor solução.

Poxa que pena, o preço até que está bom. Recomenda algum para redes externas?

Olha, com relação ao estruturamento, fica complicado te dizer, pois é um lugar aberto ?...

Não há obstáculos. Há apenas a distância de cerca de 250 metros.

sem que voce precise "discar" para autenticar o serviço

Um problema a menos.

Cara, uma rede de 54mbps já é lenta por sí só, procure uma rede de 108Mbps, com tecnologia MIMO entre outras, procure antenas de qualidade, com alta resistencia a ventos e obstaculos, 250Metros é muita distancia, se houver obstaculos no caminho, pior ainda, pode ser que voce monte tudo e não dê certo, tem de estudar muito o percurso pelo qual as ondas irão passar.

Abraços.

Achei que não teria tantos problemas. Há vendedores no Mercado Livre, por exemplo, que vendem antenas direcionais que prometem alcance de mais de 1 Km, por cerca de R$ 50,00. Tem até a tal da antena caseira feita com o recipiente de batatas Pringles https://capivara.warchalking.com.br/index.p...43&Itemid=2 (achei vários sites comentando isso) https://www.warchalking.com.br/cgi-bin/base/tutoriais.444 Achei que as antenas eram a parte mais fácil de se resolver na montagem desse tipo de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olha, eu não recomendo utilizar produtos de custo baixo pra uma rede, porque ?

se der um vento mais forte sua rede pode cair ou ficar instavel, pode ser que ne um dia normal mesmo e ensolarado a rede caia, e ai ? sao as placas ? antenas ? o que pode ser ? sempre vai haver uma duvida, eu acredito que seja melhor investir uma grana, mas montar algo concreto e de qualidade, com eu te disse, procure uma empresa em sua cidade e faça um orçamento para ter garantias.

Outra coisa, mesmo não havendo obstaculos, existe alguma diferença de altura no terreno ou é como se fosse um campo de futebol ? reto e realmente sem obstaculos ( arvore tambem é obstaculo ).

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procure uma empresa em sua cidade e faça um orçamento

Depois de muito estudar sobre esse tipo de rede, de ler diversos tutoriais em que diziam ser fácil a montagem desse tipo de rede, me convenci de que era algo não problemático. Nem imaginava na possibilidade de ser necessário contratar serviço especializado. Mas o objetivo, além de por a rede em prática, é que seja de baixo custo. Acho que não poderei dispor de um serviço desses.

Outra coisa, mesmo não havendo obstaculos, existe alguma diferença de altura no terreno ou é como se fosse um campo de futebol ? reto e realmente sem obstaculos ( arvore tambem é obstaculo ).

abraços.

Meu caso é realmente simples, cerca de 250 metros de distância em linha reta (nenhuma das residências é mais alta que a outra), nenhum obstáculo.

Achei que era tão simples montar uma rede sem fio que quase comprei os equipamentos sem dar uma passada aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se eu entendi ...

Numa rede normal que use a internet via velox (ip automático). Configuro o servidor c/ uma 2ª placa de rede ... colocando nela o ip 192.168.0.1. Compartilho essa conexão. Esse cabo vai pro switch e todas as máquinas que estiverem ligadas no switch ficam com ip automático e assim geral acessa numa boa. O roteador eliminaria então esse servidor ? Se sim, todos os terminais ficariam com ip automático e todo mundo acessaria, mesmo eu jogando da porta 1 do router pro switch ? Se sim, esses terminais podem ficar com numeração de ip ou só com ip automático ???

Obrigado mais uma vez. Deus te abeçõe!!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Depois de muito estudar sobre esse tipo de rede, de ler diversos tutoriais em que diziam ser fácil a montagem desse tipo de rede, me convenci de que era algo não problemático. Nem imaginava na possibilidade de ser necessário contratar serviço especializado. Mas o objetivo, além de por a rede em prática, é que seja de baixo custo. Acho que não poderei dispor de um serviço desses.

Bom, não é nada problématico, mas é bom termos certeza do trabalho, eu não posso te afirmar que irá funcionar sem conhecer a qualidade do equipamento em questão, se eles garantem que vai funcionar o sinal corretamente, é realmente muito simples e pratico montar e configurar.

Meu caso é realmente simples, cerca de 250 metros de distância em linha reta (nenhuma das residências é mais alta que a outra), nenhum obstáculo.

Achei que era tão simples montar uma rede sem fio que quase comprei os equipamentos sem dar uma passada aqui no fórum.

Bom, se é em linha reta, sem obstaculos, perfeito, se as antenas atenderem no que dizem fazer, está batata para funcionar, pergunte mil vezes ao vendedor se irá funcionar na distancia que voce pretende montar.

Deixa ver se eu entendi ...

Numa rede normal que use a internet via velox (ip automático). Configuro o servidor c/ uma 2ª placa de rede ... colocando nela o ip 192.168.0.1. Compartilho essa conexão. Esse cabo vai pro switch e todas as máquinas que estiverem ligadas no switch ficam com ip automático e assim geral acessa numa boa. O roteador eliminaria então esse servidor ? Se sim, todos os terminais ficariam com ip automático e todo mundo acessaria, mesmo eu jogando da porta 1 do router pro switch ? Se sim, esses terminais podem ficar com numeração de ip ou só com ip automático ???

Sim, o roteador elimina essa segunda placa em seu computador, ele é quem conversa com as duas redes ( internet, rede local ) e fornece a internet para todos.

No caso está correto, seu modem é ligado na porta WAN e na porta 1 Ligue no seu switch.

voce pode montar sua rede normalmente como pode usar ip automatico idem.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...