Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O barulho do cooler está insuportável


Posts recomendados

Olá para todos. Vou apresentar o problema por que tenho passado há mais de 2 anos, quando adquiri o micro. A placa mãe é uma intel 875 PBZ, o processador um Pentium 4 Prescott, 3.2 Ghz, memória 2 x 1024 Kingston DDR 400, placa de vídeo geforce 5200, e três HDs: 2 WD raptor SATA de 36G e 10.000 r.p.m., em raid 0+1, e 1 Seagate IDE de 200G e 7200 r.p.m. Abrigando todo o conjunto, um gabinete – não me recordo o modelo – da Vcom, utilizando fonte genérica do mesmo fabricante, com a frente toda de plástico. Durante uma boa parte do tempo, passei a trabalhar sem a tampa lateral, tamanho o barulho que ele produzia, sobretudo em dias de muito calor, o que provocou uma enorme quantidade de poeira nos componentes internos.

Adquiri anteontem um outro gabinete, dessa vez um Centurion 5, da Coolermaster. O painel do gabinete é tipo treliçado, cheio de furinhos. Ele possui dois fans: um dianteiro de 80mm e um traseiro de 120mm. Ah, troquei também a fonte, colocando uma Seventeen de potência real, com um fan de 120mm. Antes da montagem, com a ajuda de um pincel e de álcool isopropílico, “lavei” as placas.

O resultado de toda essa mudança foi que o barulho continua lá, do mesmo tamanho que era, sem nenhuma redução. O interessante é que nos primeiros 10 minutos, ele trabalha num silêncio tibetano; mas quando chega perto dos 15min., estabelece-se uma nova gradação no ruído; finalmente meia hora depois de ligado, o barulho fica insuportável, com o cooler do processador (in a box) produzindo um silvo sonoro, a ponto de me fazer retirar a tampa lateral, o que imediatamente faz o barulho arrefecer.

Já li que os processadores Pentium Prescott são realmente barulhentos, motivo por que o fabricante recomenda gabinetes com dutos laterais, a fim de que o ar frio possa entrar no seu interior.

Para a participação de todos, faço as seguintes perguntas: Por que quando retiro a tampa lateral, o barulho imediatamente some, e não o contrário, já que os componentes internos, sem a tampa, ficam muito mais “próximos” do usuário ? Nesse caso, o responsável primeiro, o que produz aquele silvo sonoro a que me referi acima, é realmente o cooler do processador, ou talvez seja provocado por um dos fans ? Na hipótese de boa parte do barulho ser causado pelo cooler do processador, existe algum outro, para Pentium 4 Prescott, plataforma 478, que seja mais silencioso ? Qual ? Os colegas acham que se eu colocar um gabinete com duto lateral o barulho tende a diminuir ? Alguém já ouviu falar em reforma, tunning de gabinete, tipo cortar a tampa lateral, e colocar ali uma micro tela, para espantar o calor e impedir a entrada da poeira ? Desde já, agradeço a participação.

Laborando Vinces !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação para o barulho é a temperatura alta do processador que faz o cooler ficar na sua rotação máxima, por isso quando você abre a tampa lateral o barulho diminui já que a temperatura caiu. Por isso tente refrigerar seu gabinete. Seu cabos estão organizados?

Além disso outra hipótese é o cooler do processador com problemas de lubrificação ou outros...

Quanto ao tuning isso chama-se casemod e você pode ler mais na área do fórum "Gabinetes e Casemod" ou pode entrar neste site aqui: http://www.casemodbr.com

Sugiro que você dê uma lida aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Giovannifilipe. Obrigado pela oportunidade de ler o seu artigo, muito interessante. Acabei de trocar a lateral de acrílico do meu gabinete, na mesma loja onde o adquiri, por uma com duto, e o resultado foi surpreendente: o barulho diminuiu muito, mesmo que ainda não tenha chegado à perfeição. Indicaram-me na Micro Express, no Info Centro, um daqueles listados em seu artigo, o cooler Zalman CNPS 9500 LED, no valor de R$ 240,00. Fiquei até balançado, antes de experimentar a tampa com o duto. Acontece que, lendo as especificações do produto na página do fabricante, fiquei sabendo que, para utilizar o CNPS 9500, teria de retirar o duto, que eu acabara de adquirir e experimentar. Em outro fórum, um colega indicou-me o cooler TR2 - M 12, da Thermatake. O problema é que não encontro ele em lugar nenhum. Mais uma vez, obrigado pelos seus esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Giovannifilipe. Obrigado pela oportunidade de ler o seu artigo, muito interessante. Acabei de trocar a lateral de acrílico do meu gabinete, na mesma loja onde o adquiri, por uma com duto, e o resultado foi surpreendente: o barulho diminuiu muito, mesmo que ainda não tenha chegado à perfeição. Indicaram-me na Micro Express, no Info Centro, um daqueles listados em seu artigo, o cooler Zalman CNPS 9500 LED, no valor de R$ 240,00. Fiquei até balançado, antes de experimentar a tampa com o duto. Acontece que, lendo as especificações do produto na página do fabricante, fiquei sabendo que, para utilizar o CNPS 9500, teria de retirar o duto, que eu acabara de adquirir e experimentar. Em outro fórum, um colega indicou-me o cooler TR2 - M 12, da Thermatake. O problema é que não encontro ele em lugar nenhum. Mais uma vez, obrigado pelos seus esclarecimentos.

Esse Zalman CNPS 9500 é bom mais neste caso o ponto negativo é que você teria que retirar o duto. No meu tutorial eu só citei alguns coolers que eu lembrava mais existe varios excelentes e eu to pesquisando mas não tenho muito tempo para atualizar...

Esse cooler que seu amigo te indicou eu também não sei onde encontrar...

A solução seria comprar outro cooler com uma hélice grande para o cooler ter uma menor rotação e fazer menos barulho.

Por isso seria interessante colocar um cooler de 120mm ou 92mm. É só você achar um cooler que suporte o duto, caso seu duto seja de 80mm você pode colocar um adaptador ou algo parecido...

Qual o seu socket?

Vai aqui algumas sugestões e em alguns casos para manter o duto você precisará fazer algumas modificações...:

- Cooler Zalman CNPS7000B-*****;

- Cooler Thermaltake Blue Orb II;

- Cooler Thermaltake Big Typhon;

- Cooler Zalman CNPS7700-*****;

- Cooler Zalman CNPS8000.

Ou então escolha outro cooler e poste suas dúvidas...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Giovannifilipe. Mais uma vez obrigado pelas orientações. Postei um outro tópico sobre a minha dúvida a respeito da compatibilidade do Cooler Zalman CNPS7000B-*****, indicado pelo amigo também, e a minha placa mãe, Intel 875 pbz, soquete 478. Na verdade, eu já verifiquei as medidas do gabinete/placa, porém ficou uma dúvida: é com relação aos diodos (acho que é o nome correto), que ficam, enfileirados, margenando o dissipador, do meu cooler atual, que veio com o processador in a box. A impressão incial, é que a base do Zalman é mais estreita, portanto não encostando nos diodos.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=454826

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.zalman.co.kr/product/cooler/700...8MBlist_eng.htm

a intel n esta na lista de placas-mãe incompativeis

EDIT:

(1)Compatible if there is no component with a height of 39mm or higher in the 55mm radius of the center of the CPU (e.g. power supply, graphics card, RAM, etc.)

(2)Please check the clearance between the Power Supply and the motherboard's Retention Guide if it is more than 1cm for the vertically positioned Retention Guide and more than 1.7cm for the horizontally positioned Retention Guide.

traduzindo:

(1)Compatível se não tem nenhum componente com altura de 39mm ou mais num raio de 55mm do centro da CPU (exemplo, fonte, VGA, memoria RAM, etc)

(2)Por favor confira se o espaço livre entre a fonte e a guia de Retenção/memória da Placa-mãe (?) é mais de 1cm para verticalmente posicionada e mais de 1.7cm para guia de retenção horizontalmente posicionado...

AAAH, agora entendi

Guia de Rentenção é o suporte do processador...c está na vertical ou na horizontal...veja as fotos dele no link q eu passei da zalmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

É necessário limpeza e lubrificação do cooler. É algo fácil de fazer, veja:

1) Separo o cooler do dissipador, removendo os prafusos. Limpe-os utilizando um pincel seco (macio, tamanho médio)

2) Atras do cooler, existe uma etiqueta circular, remova-a

3) Após retirar a etiqueta, você verá que há uma pequena tampa de borracha ou plástico. Retire-o

4) Aplique neste orifício um pouco de GRAXA DE USO GERAL, GRAXA BRANCA, ou VASELINA (cremosa, não líquida!)

5) Tampe novamente, limpando o excesso com um papel higiênico

6) Coloque a etiqueta adesiva novamente. Caso ela não tenha mais aderência, utilize uma fita adesiva para curativos (você encontra em qualquer farmácia, é barato e adere muito bem a superfície).

Faço assim, e sempre funciona. Existem alguns casos que a lubrificação não adianta, nesses casos, é necessário trocar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta resolvido??? abaixou o ruido??? mas o meu tb fazia isso é q eu mexi na BIOS não estou lembradoi em que estava fazendo um barulhao é q quando eu usava o processador ele aumentava a temp. e o cooler aumentava a rotaçao e um dia chegou a 5996 RPM verdade e aquele barulhão, e tb demorava para baixar a rotaçao mesmo sem utilizar a CPU... ai resetei a bios e fiou silencioso novamente...

o cooler é o original da AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...