Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
marcelotonelli

forma de onda em circuito DC

Posts recomendados

Olá

Alguem sabe me informar se em uma placa alimentada com tensão DC, de no máximo 50V, eu consigo medir com o osciloscópio alguma forma de onda em um CI ou transistor?

agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os oscilóscopios que comheço permitem tensões DC superiores a isso mas pode sempre usar uma ponta de prova 10:1 .

Por outro lado pode usar o aparelho no modo AC de forma a capturar a componente variável do sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

então, porque eu não consigo achar onda nenhuma. O que me parece sao apenas o valor das tensoes. -uma linha no osciloscopio- Meu osciloscópio é digital. aí não sei se to fazendo errado ou se não tem mesmo formas de onda nessa placa.

Compartilhar este post

Link para o post

olha, você so vai conseguir visualizar algum tipo de onda se a placa que você esta usando gerar algum sinal... se a parte que você esta medindo so tiver a tensão continua você vai observar apenas uma linha reta mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Toledão

Boa noite.

você sabe me dizer se sobre este transistor esta aplificando alguns sinal....ou só esta passando uma corrente DC de 50v

vou passar um circuito eletrico com nivel DC sem sinal e ele com sinal ok.....

vou tentar explicar o circuito sem sinal neste momento:

Sem Sinal

* você como pode esta vendo há uma tensão DC de 12V, la no Q4 como não a sinal entrando pela sua base ele esta cortado, deixando o coletor de Q4(NPN) com 12V, Q3(PNP) na base também terá 12V e 12V no Emissor também esta cortado e o coletor de Q3 com 0V o mesmo esta na base de Q2 (NPN) que também esta cortado e Q1

(NPN)na sua base esta com 0.6V trabalhando neste caso como chave(saturado)fechando o circuito R10,led1 e Q1 fazendo o led acender.

voce pode ter uma Tensão DC e com um sinal correndo juntas que não é este exemplo.

Com Sinal

* Agora um sinal esta sendo aplicando na base de Q4 vindo somente pelo R1 o sinal é de 5VPP sendo um sinal senoidal com ciclos positivo e negativ( se você colacar as pontas do seu ociloscopio em R1 e regulado corretamento a seu aparelho você verá a forma de onde de 5VPP sendo 2.5VP positivo e 2.5Vpico negativo.

Como você esta vendo no esquema D2 esta inventido eliminando o sinal negativo do sinal.

D1 vai retificar o sinal positivo de 2.5V Pico, como Q4 esta com o seu emissor para massar na base de Q4 vai chegar a 0.6V, com esta polarização de base de Q4 ele satura fazendo com que a tensão de coletor que era de 12V cair para 0V( se você agora neste momento colocar a sua ponta de prova do ocilospio no coletor de Q4 devidamente calibrando vera uma forma de onda mais ou menos quadrada de 0V a 12V com uma freqüência qualquer)

Como os transistor estão da função de chaves (saturando e cortando) onde você colocar a ponteira do seu ocilospio verá uma forma de onda, a onde os leds ficar piscando.

Amigo me desculpe se eu não foi muito claro...... pois também estou estudando, mas você só vera uma forma de onda se o nivel DC ocilar...

tem também caso que o nivel DC mais um sinal estão juntos você só verá o sinal se você mudar a chave do ocilospio para AC eu não conheço como funciona um ocilospio digital pois o meu é analogico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!