Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Tucho

Chaveamento de 2 entradas

Recommended Posts

Bom dia

Eu to precisando de uma ajudinha de vocês ai..

A situação é a seguinte:

Eu tenho que fazer uma placa tipo chaveadora. ela vai ter 2 entradas (uma que vem do impedancimetro e outra de uma balança de quartzo) e 1 ou 2 saidas. Tanto faz..

O problema maior é que ela vai ter que chavear entre as duas entradas automaticamente e com um intervalo de tempo bem baixo..( em torno de 0,25s e 1s.)

Eu pensei em utilizar um PIC, mas acho que por transistor da certo.

Alguem tem alguma ideia de como fazer isso?

Obrigado.

Tucho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais os sinais que usa para fazer a comutação ?

Ou quer fazer apenas a comutação sem controlo por sinal externo ?

Que tipo de sinais são esses analógicos ou digitais ?

Explique isso melhor .

Compartilhar este post

Link para o post

Os sinais são analogicos.

É assim:

Em uma pesquisa iremos conectar nesse chaveador um impedancimetro e uma balança de quarto. Desse chaveador vai para o pc, para analizarmos as respostas.

Para pegar a resposta tanto da balança quanto do impedancimetro o chaveador ira alternar entre eles, permanecendo 1 seg na balança e 0.25seg no impedancimetro. Mas isso deve ser feito automaticamente.

não precisa de controle por sinal externo. Somente que ela faça isso.

Me disseram tambem que por relé é mais fácil. Estou pesquisando a respeito.

Mas para fazer esse controle de tempo eu terei que usar algum PIC ou microcontrolador não terei?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa de micro.

Como só precisa de 2 sinais pode usar um Analog Multiplexers/Demultiplexers

4HC4051, 74HCT4051 por exemplo.

Para gerar os tempos de comutalão pode usar um 555 .

Este ligado a entrada do seleção do Multiplexers , em 0 seleciona um canal em 1 seleciona o outro sinal.

E pode ajustar os tempos como desejar.

Só uma questão , como sabe o pc qual dos sinais esta presente em cada momento ?

Compartilhar este post

Link para o post

O software que esta sendo desenvolvido junto (não por mim) vai reconhecer alternando no mesmo tempo.

Mas o demux faz chaveamento tambem?

Pelo que eu li a respeito, ele pega o sinal de x canais e sai em menos canais.

Compartilhar este post

Link para o post

O software que esta sendo desenvolvido junto (não por mim) vai reconhecer alternando no mesmo tempo.

Não creio que vá conseguir isto sem sincronizar os sinais , mas se diz que sim tido bem .

Mas o demux faz chaveamento tambem?

Pelo que eu li a respeito, ele pega o sinal de x canais e sai em menos canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Zurca1599

Vou dar uma pesquisada por aqui e depois eu posto a resposta.

Se voce tiver alguma ideia de esquema ou algo para me ajudar eu agradeço e muito.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Ok aqui tem algo parecido.

Este esta faito para sinais digitais,

No seu caso basta trocar o 4512 por um 4051 como disse atrás e claro ver os pinos correspondentes.

Se precisar troque o C1 para 10 uF para obter os tempos que indicou.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais