Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R600, RV670, R680 tópico para discussão...


Tyellbee

Posts recomendados

  • Membro VIP

Criei este tópico a partir da notícia abaixo e acho que podemos reunir aqui o que se tem e o que sair de notícias e especulações sobre o futuro R600, as placas dx10 da Ati....

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edit:Segundo notícia que saiu no inquirer a informação abaixo sobre os conectores de energia está errado:

A re-design for R600 card and cooling is currently underway to make it shorter and better cooled. The original R600 card design is 12 inches long and ATi is probably trying to shorten it to at least 8800GTX length. The Inquirer has recently reported ATI has already produced some first R600 cards that are clocked lower to send out to game developers for debugging and optimizing their games for R600. The R600 card we seen will conform to the new PCI-SIG graphics spec of delivering 225/300W power for high-end graphics cards. Therefore it will have a new 2x4 pin connector for additional power on top of the current 6-pin connector.
VR-Zone

(O R600 está passando para um redesign para diminuir de tamanho e ter melhor refrigeração... O design original do R600 tem 12 polegadas (uns 30cms) de comprimento (não fala se o design original do protótipo ou da placa final?!?) e provavelmente Ati está tentando diminuir para pelo menos ficad com o tamamnho da 8800gtx. Já foram enviadas algumas primeiras placas com clocks menores para desenvolvedores para debugging e otimização dos seus jogos para o R600. O R600 estará em conformidade com a nova especificação gráfica do PCI-SIG de ter até 225/300W de consumo para uma placa high-end. Terá um novo conector de energia 2x4pin para alimentação adicional a mais que o conector de 6 pinos... )

Parece que o R600 como se ecredita será outro mosntrinho ainda mais se a regra das ultimas placas em que maior tamanho e maior consumo representa maior performance (claro, nem sempre é assim)... O exemplo atual da 8800gtx é um exemplo que segue está "lógica", é a maior placa e tem o maior consumo de uma placa até hoje...

Tomara que o R600 esteja entrando em fase final, já que deve ser o ultimo redesign para chegar a placa que será lançada.... Acho que estarão afinal prontos para lançar em Q1 de 2007.... Li tb em alguns foruns um pessoal especulando que ela poderia vir dx10.b, mas claro, isso é só o pessoal especulando e tem algumas pessoas que acham improvavel...

Agora esperar pra ver o que vem por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aff , 10 conectores de energia ? Com certeza não será o trunfo da ATI ...

Resta saber se toda esta energia é porque a placa será um monstro de performance ou a placa simplesmente consome energia demais... Mas eu aposto que vem algo bom por aí, nos ultimos lançamentos as placas aumentar de performance mas tb aumentaram de tamanho e consumo... Mais ainda nas Ati, olha a x1950xtx.... Tomara que tudo isso, tamanho, consumo, represente um bom avanço de performance e venha mais uma boa placa por aí... Por enquanto a Nvidia está traquila, é a Ati que chega depois que tem que fazer algo a mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resta saber se toda esta energia é porque a placa será um monstro de performance ou a placa simplesmente consome energia demais... Mas eu aposto que vem algo bom por aí, nos ultimos lançamentos as placas aumentar de performance mas tb aumentaram de tamanho e consumo... Mais ainda nas Ati, olha a x1950xtx.... Tomara que tudo isso, tamanho, consumo, represente um bom avanço de performance e venha mais uma boa placa por aí... Por enquanto a Nvidia está traquila, é a Ati que chega depois que tem que fazer algo a mais...

Se com 6 o pessoal já se assustou ... imagina 10 ?!

Mas se tiver o dobro de desempenho da 8800GTX , vale á pena :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dua notícias bastante detalhadas e se representam a realidade muito interessantes:

ATI R600 conegue gerenciar soemnte 16 pixels per clock

Part 1 of 2 apenads 16 ROPs, mas é mais que suficiente para ficar no nível da G80

By Theo Valich

MUITAS COISAS SOBRE O futuro R600 da ATI são, no mínimo, surpreendentes.

Primeiro, a GPU é uma versão desnvolvida a partir do R500Xenos, ou GPU do Xbox 360, mas sem os 10MB de eDRAM. Diferente do GPU do Xbox 360, o R600 será capaz de suportar um número maior de resoluções, [e quase óbvio que o R600 deverá ter pelo menor 5 vezes mais eDRAM que o Xbox 360.

DAAMIT (como o Inquirer chama ATI + AMD) manteve a configuração do RingBus para o R600 tb, mas agora o número dobrou. O controlador externo é claramente uma variante 512-bit, enquanto internamente será tratado com um bus de largura dobrado bi-directional. O Ringbus de 1024-bit está se aproximando.

já´que esta é a maneira que a companhia acredita ser a melhor maneira de manter todas as unidades de shaders bem alimentadas, o objetivo é ter 16 pixels para cada clock, independente de qual complexo seja o pixel. mas, não pense por um segundo que o R600 é mais fraco que o G80 pela contagem de ROPs.

Nós tb ficamos sabendo que a razão porque o produto foi atrasado por tanto tempo. Parece que a Ati encontrou outro bug estranho no "A0 silicon", mas este não trancou o chip a 500MHz, mas desativava o Multi-sampling Anti-aliasing (MSAA). Até o momoento, nós não conseguimos descobrir se a revisãoA1 revision ainda contém este bug ou não. As placas que serão comercializadas provavelmente serão "A2 silicon".

R600 ainda não estão rodando com seus cloks finais, mas a companhia está mirando ao redor de 700 a 800MHz de clock para o GPU, que acabaria com um fill rate semelhante ao G80, ou até um pouco mais. Em termos de shaders, as coisas estão ficando realmente interessantes.

24 ROPs a 575MHz é igual a 13.8 bilhões de pixels per clock, enquanto com 16 ROPs a 750MHz irá totalizar 12 bilhões de pixels. Ao mesmo tempo, espere da ATI melhor ainda em aplicativos mais complexos com uso intenso em Shaders.

Independente do númeor de shaders, espere apensa guerra de marketing aqui. Nvidia tem 128 unidades de Shaders, enquanto o R600 no papel tem "apenas" 64. Entretudo, não espere os 64 Shaders da ATI oferecer metade da performance. Em fato, você pode acabar bastante surpreso.

Os 64 Shaders do R600 da ATI tem unidades SIMD de 4 vias. Isto é bem diferente e uma solução mais complexa comparado aos relativamente simples unidades de shaders em escala da Nvidia.

Já que o Shader SMID do R600 pode calcular o resultado de 4 unidades em escala, ele tem a performance de 256 unidadess - enquando a Nvidia vem apensa com 128 unidades escalares "reais". Nós estamos nos dirigindo para resltados bem interesasntes em performance DX10, já´que o desenvolvedores de games esperam que o produta da Nvidia será mais rápido em instruções simples e o R600 será melhor na arena dos shaders complexos. Num modo, você poderia compara o R600 e o G80 com Athlon Xp você Pentium 4 - um está fazendo mais trabalho por cada clock, enquando o outro está usando clock maior para resultar em perofrmance similar.

Independente da sua marca de preferência, ambos G80 e R600 são produtos extremamente complexosare extremely complex que fornecem centenas de gigaflops de poder de processamento e com uma grande quantidade de modelos de uso, de games a transmissão de HDTV e o novo bebê chamado uso GPGPU. µ

Fonte

Saiu algo hoje no Inquirer que se for real parece que vai valer a pena esperar pelo R600:

ATI AMD's R600 é um monstro

Part 2 A PCB mais complexa e a placa mais pesada que já existiu

By Theo Valich

Parece que a placa que a DAAMIT (como o Inquirer se refer a AMD+ATI) usará na sua GPU R600e seu componentes uma série de inovações e melhoreias que são no mínimo interessantes.

Primeior, você precisa saber que o PCB (Printed Circuit Board) é o mais caro que a DAAMIT já pediu. É um mostro com complexas 12 camadas e algumas novidades no processo de manufaturamento usados para ter suporte aos requerimentos do chip R600, mais notavelmente seu controlador de memória 512-bit e a distribuição de energia aos componentes.

Os chips de memórias são arranjados de forma similar ao G80, mas cada chip tem sua própria conexão física de 32-bit de largura com a interface de memória do Ringbus do chip. A banda de memória portanto deve ficar entre 115 (No estilo 8800GTX GDDR3 a 900MHz em modo DDR totalizando 1.8GHz) e 140.1GB/s (GDDR4 a 1.1GHz DDR, ou 2.2GHz no total).

Isto irá deixar a Geforce 8800 na poeira, pelo menos no que diz respeito a marketing. Claro,, 86GB/s parece quase nada quando comparado a 140GB/s - espere ver isto escrito em letras grandes na caixa retail.

O R600 é enorme. Apesar de a primeira revisão ser tão longa quanto a 7900GX2, ainda em agosto, começo de semtembro, os engenheiros fizeram milagre e reduziram significantemente o tamanho da placa. No momento, eles estão trabalhando em ainda mais otimizações dos componetes, mas, pelo que vimos, este é o produto mais "packed" (se alguem tiver uma tradução boa, por favo, não consegui pensar em algo, hehe) da história das placas de 3D.

A PCB será menor que a da 8800GTX, e você pode compará-la a x1950xt e a 7900gtx. O que é enorme é o cooler. É mosntruoso, mais longo que a PCB com "quad-heat pipe", com fan estilo Artic-Cooling em esteróides, feito de muito cobre.

Esta é a placa mais pesada que chegará ao mercado e você irá querer instalar a placa enquanto a segura com as duas maos. O cooler na verdade melhora a integridade do the PCB, então você pode esperar que o R600irá trazer algumas coisas interessantes à mesa.

Se você pensa porque diabos a AMD iria projetar algo do tipo, a resposta está a sua frente. Porque é importante um cooler tão grande? Bem, ele precisa dissipar calor de praticamente todo elemento da placa: GPU chip, chips de memória chips e unidades reguladoras de energias.

Haverá duas versões da placa: "Pele" vem com memórias GDDR4, e "UFO" vem com memórias GDDR3, como já tinha sido descrito aqui por Charlie. DAAMIT está atualmente contemplando variantes de 1 e 2 Gbs, oferecendo uma vantagem de marketing sobre as 640 e 768mbs da Graphzilla.

Nós falamos em 2Gbs de memória de vídeo? Sim, insanp - apesar de que talvez não no mundo profissional, onde esta placa de 2Gbs irá brigar com a futura G80GL e seus 0.77/1.5GB de memória de vídeo. Nós não esperamos que o R600 irá ter 2Gbs em nenhuma outra forma senão nas FireGL, mas a decisão final ainda não foi feita..

O chip original Rage Theatre já era. Após usar o chip para funções VIVO por quase uma década, a companhia decidiu trocar o chip pelo novo Rage Theatre 200 digital. Ainda não foi decidi qual o nome será usado pelo marketing, mas fique em mente que o R600 irá ter video-in e video-out desde o lançamento. A morte da série All-in-Wonder teve um grande impacto em várias pessoas dentro da companhia e agora o que se ker é ter suporte maior para conexão de entrada e saída HD.

EM termos de consumo, parece que os sites online estão reportando valores que estão totalemnte errados, especialmente quando mencionam os conectores de enrgia que estão presente na placa "A0 engineering sample". Nossas fontes dizem que ele está dentro dos padrões da indústria e a especifcação do R600 é diferente do que se está falando. Alguns falam que metado dos rumores que estão por aí começaram como FUD pela Nvidia (FUD - "Fear, Uncertainty e Deception", sigla freqüentemente usada sobretudo em grupos de discussão para designar artigos, entrevistas e publicações em geral que de alguma forma espalham informações falsas ou confusas).

para começar, os rumores que o chip de 80nm esta consumindo em torno de 300W esta longe da verdade. O que deve consumir é em torno de 200-220 Watts e a placa não deve consumir mais que a Geforce 8800gtx. Nosso próprio Fudo estava certo em detalhes - o cooler do R600 é desenhado para dissipar 250 Watts. Era necessário haver um espaço de 15% a mais. você pode esperar o R680 usar o mesmo cooler bem como ainda assim funcionar a mais de 1GHz. Esta PCB tb é base para o R700, mas pelo que nós ouvimos, R700 será um montro de tipo diferente.

Sobre edições Crossfire da placa, nóes podemos dizer: adeus..

Assim como o RV570, o R600 tem o novo conector dual-bridge para Crossfire. Isto termina com o pesadelo dos reviewers e parceiros, porque avaliar Crossfire costumava ser doloroso, por causa da raridade das placas Crossfire edition.

Espere por este "bebê" chegar nas lojas em Q1'07 (primeiro trimentre de 2007), ou por volta de 30 de janeiro. você pode ser capaz de adivinahr porque esta data.µ

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o artigo inteiro e realmente a AMD promete hein! Gostei da parte que falou q o R600 será melhor para aplicações complexas, enquanto o G80 p/ operações "simples". Bom, não entendi o porque da data do laçamento ser "adivinhavel" 30/01/2007 ? É uma data especial pra ATI/AMD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com um site francês, o GPU R600 poderá terminar o ano compatível com as especificações PCI-EX 2.0, que também serão concluídas antes de 2007.

Tais especificações novas, dobram a capacidade de banda do barramento Pci-Express, permitindo-se atingir 5 Gb/s, além disso permite uma ampliação da capacidade elétrica de 225W para 300W.

Também se fala que o chipset RD790 também será compatível com tais especificações, em conjunto com os novos da Intel, a série Bearlake.

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Li o artigo inteiro e realmente a AMD promete hein! Gostei da parte que falou q o R600 será melhor para aplicações complexas, enquanto o G80 p/ operações "simples". Bom, não entendi o porque da data do laçamento ser "adivinhavel" 30/01/2007 ? É uma data especial pra ATI/AMD?

Acho que porque o Vista chega as lojas neste dia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa o tótico !!

A Ati sempre supreende com seus recurssos !!

E por estar lan;ando algo após a Nvidia deve vir superior !!

Tipo o lan;amento da 9600XT , x 700XT , X 850XT , X1800XT , X1900XTX e a X1950XTX

Como a muita expecula;ão e boatos , fica difícil de acreditar em qualquer coisa !!

o que acho que vai vir no R600

GDDR4 (2000 a 2600) ( 512mb a 1024mb ), GPU (700 a 800)Mhz ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Massa o tótico !!

A Ati sempre supreende com seus recurssos !!

E por estar lan;ando algo após a Nvidia deve vir superior !!

Tipo o lan;amento da 9600XT , x 700XT , X 850XT , X1800XT , X1900XTX e a X1950XTX

Como a muita expecula;ão e boatos , fica difícil de acreditar em qualquer coisa !!

o que acho que vai vir no R600

GDDR4 (2000 a 2600) ( 512mb a 1024mb ), GPU (700 a 800)Mhz ,

Relamente fica difícil mesmo, vai ser curioso ver depois do lançamento o que estava certo ou não.... O Inquirer as vezes acerta, até porque cobre quase tudo quanto é história, mas as vezes viaja na interpretação.... Portanto apesar de algumas das infromações possam estar corretas nas ultimas duas notícias enormes que postei, é sempre bom não levar demais em consideração as interpretações deles porque os caras as vezes viajam...heheh...

Como diriam os gringos:

post-39352-13884931743939_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez ela seja um mostro em desempenho ,mas parece que tb sera um mostro em tamanho e energia , como a nvidia parecer que sera comprada pela intel , suas placas serão cada dia menores , e a ati por lado cada dia maiores boa comparação é os atuais cooler das placa das repectivas marcas .

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez ela seja um mostro em desempenho ,mas parece que tb sera um mostro em tamanho e energia , como a nvidia parecer que sera comprada pela intel , suas placas serão cada dia menores , e a ati por lado cada dia maiores boa comparação é os atuais cooler das placa das repectivas marcas .

falou

Primeiro, acho pouco provavel que a Nvidia seja comprada pela Intel.... EA Nvidia está inclusive já trabalhando para lançar um processador daqui a algum tempo... E ela tem tamanho e mais importante grana suficiente para se manter sozinha...

Sobre as placas Ati cada vez aumentarem mais (e isso tb vale para as Nvidia), na verdade saiu uma notícia hoje afirmando que o R600 será o ultimo exemplar das placas "mosntruosas", que o R700 será uma placa bem menor e inauguraá uma nova era, enquanto o R600 encerra esta era de quanto mais performance maior a placa...

Link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu espero mesmo que no futuro as placas comecem a diminuir, pois ta tudo virando umas coisa gigantescas...praticamente estamos voltando ao tempo do ENIAC em tamanho XD! mais fazer o que a tecnologia é nova, vamos ver como pode ser um tipo de G81 ou R650!

E eu espero mesmo que a R600 seja o ultimo exemplar de VGAs gigantescas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Saiu notícia no Inquirer que aponta que provavelmente o R600 chegará em sua data prevista (Q1 de 2007, ou primeiro trimestre de 2007)....

Parece que a AMD colocará ordem na Ati, que apesar de ter uma equipe talentosa de engenheiros, é tb conhecida pelo seu gerenciamento que fica um pouco a desejar, com atrasos em vários de seus lançamentos...

Quando a AMD diz que vai fazer uma coisa, como falou em mudar para 65nm, ela vai e faz e dentro da data prevista... Nada de atrasos... O prazo determinado tem que ser cumprido... Ela briga com a gigante Intel e não pode se dar este luxo...

Pois bem, parece que a AMD colocará pressão para que o R600 chegue no seu tempo previsto... O mesmo vale para os futuros RV6x0 e o R700....

A AMD precisa da fusão CPU/GPU e portanto não permitirá atrasos....

Tomara mesmo, pois ter apenas uma concorrente com produtos Dx10 no mercado nunca é bom para o bolso do consumidor.... E tomará que a partir de agora a ATI passe a seguir exemplo da AMD e cumpra seus prazos...

Link para notícia completa, eu não traduzi, apenas resumi o que ela fala e dei minha opinião sobre...

AMD will force ATI to keep to its schedules

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para aumentar a ansiedade do pessoal, hehe, parece que saíram as fotos do core da R600:

O tamanho do chip segundo o forum chinês onde foi postada as fotos é 20.23mm X 21.17mm, ou ~428mm²...

Isto fala em favor da veracidade das fotos, já que o core das G80 tem 484mm2 só que é em 90nm, já o R600 se fala que será 80 nm.....

E tem algumas pessoas falando que a disposição estranha do core é porque ele pode ser mesmo 512bits.... B)

post-39352-13884932294077_thumb.jpg

post-39352-1388493229459_thumb.jpg

post-39352-13884932294951_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para aumentar a ansiedade do pessoal, hehe, parece que saíram as fotos do core da R600:

O tamanho do chip segundo o forum chinês onde foi postada as fotos é 20.23mm X 21.17mm, ou ~428mm²...

Isto fala em favor da veracidade das fotos, já que o core das G80 tem 484mm2 só que é em 90nm, já o R600 se fala que será 80 nm.....

E tem algumas pessoas falando que a disposição estranha do core é porque ele pode ser mesmo 512bits.... B)

já vi cores de placas gráficas profissionias que tinham 512bits e a posição dele era igual a de qualquer outra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

já vi cores de placas gráficas profissionias que tinham 512bits e a posição dele era igual a de qualquer outra...

Por enquanto estamos no terreno das epseculações portanto não da pra pegar nem uma informação como notícia.... Li tb no forum da Xtreme Systems uma pessoa falando que tinha informação que a Microsoft iria lançar o Dx10.1 em 2007/02 e que o R600 já seria compatível com ele.... Mas de novo, não tem fonte e portanto se deve tomar como mais uma espculação rodando a internet....

Sobre o que deverá trazer o Dx10.1 pode ser visto alguma coisa neste link:

Beyond DirectX 10 - A glance at DirectX 10.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, 2140 pinos.

R600 provavelmente:

-Core working frequency ranging at 700 MHz to 800 MHz.

-64 unified shader pipelines (complex 4-way SIMD units), 32 TMUs, and 16/24 ROPs.

-128 Shader Operations per Cycle. (Xenos is 48)

-103.4 billion shader ops/sec.

-12.8 billion triangles/sec. (with 64 ALUs for Vertex/geometry ops)

-19.2 Gpixels (24ROPs)

-51.2 Gtexels/sec. (64 ALUs for pixel ops)

-25.6 billion Textures/sec

-1.024 TFLOPs.

-512 bit "HyperScaled" external memory controller.

-1024 bit internal bi-directional Ring Bus.

-Bandwidth 128 GB/s+ (using 1.0 ns GDDR3 at 2000 MHz)

-12 layer PCB design.

-The Rage Theater chip was replaced with the newer digital Rage Theatre 200 chip.

-The use of native CrossFire and will overtake the X1950 Pro as the most powerful card capable of Crossfire without a Master Card or an external Y-shaped dongle to connect the two cards.

vale lembrar tb q saiu uma noticia sobre erros na memoria GDRR4 e por isso que uma das versões R600 vão vir com GDRR3, procure no google sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seila.. ter 512 bits nas memórias e não ter um chip monstruoso eu acho estranho.

Vejo a diferença entre x1900 e x1950 xtx, existe mas não é tanta. E tb as 7600GT com 128 bits fazendo bonito paca.

64 shaders no mínimo.. uns 128 seria bom e já me falaram 256.. que eu assutei mas nada é impossível.

Ta ficando boa a coisa :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...