Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Voltagem (GF XFX 7600GT Instável)


Kellyton

Posts recomendados

Pessoal comprei uma GeForce XFX 7600GT e ela tem essas especificações:

Processador: 560mhz

Memória: 1400mhz

Módulos de memória: 1.4ns

Eu tenho notado uma certa instabilidade, mais precisamente a placa de vídeo travando algumas vezes, em vários jogos como CS, NFS, BF2, contudo a temperatura dela está na faixa de 52ºC mesmo jogando no máximo 54ºC, ou seja, pelo que pude notar ela está bem fria, não apresenta erros de texturas ou artefatos e o problema não é de aquecimento, acredito que seja provavelmente de tensão ou processador ou da memória dessa placa de vídeo.

Nesse caso, eu queria alterar a tensão dessa placa de vídeo, tanto a tensão do processador como a tensão das memórias e minha dúvida é a seguinte:

1. Como posso ver a tensão que ela está usando para o processador e a memória, existe algum programa de monitoramento que mostre a tensão ou somente posso ver através de um multímetro?

2. Qual é a tensão de processador e memória default dessa placa, mas especificadamente da GPU e a Memória de uma GF 7600GT, sendo essas a da especificação acima?

3. É possível aumentar a tensão através da edição da BIOS pelo Nvidia Bios Editor (NIBITor) editando a BIOS da placa de vídeo ou somente através de um Vmod?

4. As memória 1.4ns podem chegar até quanto sem dissipadores e sem perigo de causar danos?

No aguardo de uma luz para meu problema.

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, tem um tutorial de 7600GST @ 7600GT que explica muito detalhadamente como medir voltagens para GPU e MEM para diversos PCB's da linha 7600GT, bem como as voltagens originais e modificações de bios. Dê uma conferida lá.

Suas memórias podem rodar a 1428mhz sem estarem em overclock. Use o coolbits (que vem no driver da placa) para overclockar, ele é bem seguro e não deixa a placa rodar em freqüências perigosas a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é uma Leadership 700W (irreal), não é uma fonte boa de alto desempenho como a TT, Enermax, Seventeam, Vantec, etc... mas tenho certeza que ela aguenta, aguentou tranquilo a GF 7600GT MSI 580/1500mhz do meu amigo sem reclamar, usando tudo no talo com over e tudo mais.

O que eu quero saber a princípio é se tem algum programa que permita ver a tensão da GPU e memória, assim seria mais fácil saber se realmente é a tensão que está baixa. O problema de verificar a tensão pela placa de vídeo com um multímetro é achar onde esta no esquema pois nem toda placa de vídeo é igual, outro porém é meu multímetro que não é próprio para eletrônica, é bom apenas para medir alta tensão, no caso de tensão baixa ele oscila muito e não da pra ter certeza pois não tem precisão, é um multímetro made in bolívia :P

Alguem mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ésta sua fonte não é boa não, péga urgentemente uma fonte de no mínimo 420W reais, recomendo a seventean 550W, boa e barata, afinal você não vai querer arriscar os componentes do seu micro ( processador, placa-mãe, placa de video, etc...), devido a uma fonte no mínimo duvidósa.

Tróca ai amigo, o investimento vale a pena.

Boa sórte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ésta sua fonte não é boa não, péga urgentemente uma fonte de no mínimo 420W reais, recomendo a seventean 550W, boa e barata, afinal você não vai querer arriscar os componentes do seu micro ( processador, placa-mãe, placa de video, etc...), devido a uma fonte no mínimo duvidósa.

Tróca ai amigo, o investimento vale a pena.

Boa sórte

A configuração do meu equipamento ligados ao nobreak APC Backup-UPS RS 1500VA:

Monitor:

Monitor AOC LCD 19 Widescreen

Máquina:

Processador 2800+(1600mhz@2400mhz) (Socket AM2)

Placa Mãe Asus M2N-E

Memória DDR2 512MB 533mhz@800mhz (5-5-5-15-2T)

Placa de vídeo XFX GF 7600GT 256MB

HD SATA II 80GB

Drive disquete 1.44

DVDRW LG

Teclado ABNT2 (Genérico)

Mouse Optico (Genérico)

Periféricos Acoplados no Nobreak:

Modem SpeedTouch 510

Hub Switch 16 Porta Encore

Todos esses equipamentos juntos ligados ao nobreak estão consumindo 190 Watts de potência, o meu equipamento anterior, embora mais atrasado tecnologicamente consumia 199W de pico. Essa fonte é suficiente para manter o sistema estável sem problemas, pelo menos é uma genérica de luxo, uma fonte de qualidade de alta potência real é boa, mas é melhor um bom nobreak para segurar as oscilações e constantes picos e quedas da rede elétrica com uma fonte razoável do que uma fonte de qualidade ligada nesses estabilizadores de 30 reais que estão no mercado.

Aqui o meu problema realmente não é a fonte e sim unicamente a placa de vídeo. Estou tentando solucionar o meu problema e ainda não consegui.

Alguem mais pode dar uma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração do meu equipamento ligados ao nobreak APC Backup-UPS RS 1500VA:

Monitor:

Monitor AOC LCD 19 Widescreen

Máquina:

Processador 2800+(1600mhz@2400mhz) (Socket AM2)

Placa Mãe Asus M2N-E

Memória DDR2 512MB 533mhz@800mhz (5-5-5-15-2T)

Placa de vídeo XFX GF 7600GT 256MB

HD SATA II 80GB

Drive disquete 1.44

DVDRW LG

Teclado ABNT2 (Genérico)

Mouse Optico (Genérico)

Periféricos Acoplados no Nobreak:

Modem SpeedTouch 510

Hub Switch 16 Porta Encore

Todos esses equipamentos juntos ligados ao nobreak estão consumindo 190 Watts de potência, o meu equipamento anterior, embora mais atrasado tecnologicamente consumia 199W de pico. Essa fonte é suficiente para manter o sistema estável sem problemas, pelo menos é uma genérica de luxo, uma fonte de qualidade de alta potência real é boa, mas é melhor um bom nobreak para segurar as oscilações e constantes picos e quedas da rede elétrica com uma fonte razoável do que uma fonte de qualidade ligada nesses estabilizadores de 30 reais que estão no mercado.

Aqui o meu problema realmente não é a fonte e sim unicamente a placa de vídeo. Estou tentando solucionar o meu problema e ainda não consegui.

Alguem mais pode dar uma ajuda?

Amigo tenho certeza que seu problema e fonte, essa sua fonte de 700w, se você por em um miltimetro vai perceber que ela não da 120W real.. Muito cuidado, não se pode comparar a sua config com a do seu amigo, pois você utliza outros componente como o processador, hds, e outros perifericos diferentes do seu amigo, muito cuidado, perdi minha 6800gt pesando que minha dr. hank 700W segurava...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho certeza que seu problema e fonte, essa sua fonte de 700w, se você por em um miltimetro vai perceber que ela não da 120W real.. Muito cuidado, não se pode comparar a sua config com a do seu amigo, pois você utliza outros componente como o processador, hds, e outros perifericos diferentes do seu amigo, muito cuidado, perdi minha 6800gt pesando que minha dr. hank 700W segurava...

abraços

Acho que você deve ter um cuidado maior em responder no forum para não falar besteira, é necessário ter o mínimo de conhecimento técnico, caso contrário não irá ajudar o usuário, qualquer fonte Ching ling de 450Watts, ultra genérica, tem pelo menos 150 a 200W de potência no mínimo, a questão não é somente fornecer 200W ou mais e sim se a fonte mantem a estabilidade. Hoje consegui resolver o problema, foi realmente tensão da placa de vídeo, estava subnutrida, agora está funcionando a toda. Tudo em overclock aqui, processador, memória, chipset e placa de vídeo.

Não confunda marca com qualidade, independente da marca, para que você possa saber se uma determinada fonte é realmente boa ou não, somente abrindo e verificando seus componentes, a partir aí é possível dizer se uma fonte da marca e modelo tal é boa para a determinada faixa de consumo com estabilidade.

A fonte que estou usando é muito boa para a faixa de consumo que tenho aqui, não sou louco de gastar 300 reais em uma fonte de 500W sendo que preciso apenas de miseros 190W de potência, é disperdiçar dinheiro. A fonte 600W da leadership segundo a PC & CIA fornece cerca de 242W de potência estável em média. Embora ache duvido o teste da PC & CIA, ainda sim serve para se ter um bom parametro. Não sei qual é a edição da PC & CIA, mas se pesquisarem podem encontrar.

Ao meu ver, são poucas as empresas que possuem equipamento de qualidade e necessário para testar fontes de alimentação, o INMETRO é uma. Se o INMETRO testasse essas fontes Games da Leadership, todas elas seriam reprovadas. Não é pelo fato da fonte ser ruim e sim pelo fato dela não fornecer o especificado pelo rótulo.

Se a leadership colocasse no rótulo a potência real, ela seria aprovada pelo INMETRO.

Dúvida do post solucionada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Também acho que não se deve prejulgar alguma coisa, principalmente se não tenha um conhecimento profundo sobre o assunto. Não sei se esse é o caso, quem sabe alguem já teve essa fonte sua e por experiência própria está sugerindo que a troque. Mas uma coisa é certa: sua configuração é boa e precisaria de uma fonte melhor. Como você mesmo falou, ela consome aprox. 200w. Se pelo teste você notou que a fonte fornece 240w, a margem de segurança é muito pequena. Não é necessário gastar 300 reais com uma fonte. A seventeam tem o modelo de 350w reais (ST-350BKV) que no Mercado Livre sai em torno de 130 reais. Não sei quanto você pagou nessa sua fonte, mas sugiro a você que venda esta sua e compre este medelo da ST ou algum outro similar, não precisa ser de 500w, pode ser entre 350-400w. Estou recomendando este modelo, por ser confiável. Muitas pessoas tem ele e confirmam isso. Além do que, como você mesmo citou o inmetro, as fontes da seventeam são uma das únicas a serem aprovador por este instituto.

Outro ponto é o seu estabilizador. A partir do momento em que você possue uma fonte de qualidade, ela tem várias estações de filtragem, e portanto, não precisará de um estabilizador, podendo ligar a fonte direto na tomada. Sendo assim, se preferir, pode vender seu estabilizador e comprar uma fonte boa. Aqui em casa, eu ligo a fonte numa tomada individual e o resto (monitor, modem, som, impressora) num estabilizador desses baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Também acho que não se deve prejulgar alguma coisa, principalmente se não tenha um conhecimento profundo sobre o assunto. Não sei se esse é o caso, quem sabe alguem já teve essa fonte sua e por experiência própria está sugerindo que a troque. Mas uma coisa é certa: sua configuração é boa e precisaria de uma fonte melhor. Como você mesmo falou, ela consome aprox. 200w. Se pelo teste você notou que a fonte fornece 240w, a margem de segurança é muito pequena. Não é necessário gastar 300 reais com uma fonte. A seventeam tem o modelo de 350w reais (ST-350BKV) que no Mercado Livre sai em torno de 130 reais. Não sei quanto você pagou nessa sua fonte, mas sugiro a você que venda esta sua e compre este medelo da ST ou algum outro similar, não precisa ser de 500w, pode ser entre 350-400w. Estou recomendando este modelo, por ser confiável. Muitas pessoas tem ele e confirmam isso. Além do que, como você mesmo citou o inmetro, as fontes da seventeam são uma das únicas a serem aprovador por este instituto.

Outro ponto é o seu estabilizador. A partir do momento em que você possue uma fonte de qualidade, ela tem várias estações de filtragem, e portanto, não precisará de um estabilizador, podendo ligar a fonte direto na tomada. Sendo assim, se preferir, pode vender seu estabilizador e comprar uma fonte boa. Aqui em casa, eu ligo a fonte numa tomada individual e o resto (monitor, modem, som, impressora) num estabilizador desses baratos.

190W foi todos os itens ligados ao nobreak, se tirar:

Monitor

Modem ADSL

Hub Switch

do Nobreak o valor baixa um pouco mais, não sei ao certo por que ainda não testei, mas deve ficar em uns 150W no máximo o consumo das peças internas do gabinete. pretendo adicionar somente mais um outro HD do mesmo tamanho para fazer um RAID 0 pra melhorar o desempenho, mas a inclusão do HD não vai subir muito o consumo, logo vejo que esta fonte está de bom tamanho para esse equipamento.

Se eu vier a necessitar de uma máquina mais potente e de consumo mais elevado é claro que vou comprar uma fonte de melhor qualidade, mas por enquanto esta fonte está dando conta do recado.

Valeu aí pessoal...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Kellyton. Gostaria de saber que procedimento você fez para aumentar a tensão da sua placa pois estou com um problema muito parecido com o seu, minha placa trava com menos de 50 graus. Estou achando que é falta de tensão mais já mudei de 1,3 parar 1,8 usando o Nibitor e não adiantou nada. você tem como dizer o que você fez para resolver sue problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kellyton. Gostaria de saber que procedimento você fez para aumentar a tensão da sua placa pois estou com um problema muito parecido com o seu, minha placa trava com menos de 50 graus. Estou achando que é falta de tensão mais já mudei de 1,3 parar 1,8 usando o Nibitor e não adiantou nada. você tem como dizer o que você fez para resolver sue problema?

tambem gostaria de saber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...