Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo - Athlor 64 X2 - P4 ?


igor_br

Posts recomendados

Bom. Estou aqui para tirar uma duvida que está n só me intrigando mais tb como de uns amigos.

Pretende-se fazer um Upgrade no Pc e aposentar um velho e batalhador Athlon Xp 2.4+ de 4 logos anos. Temos as seguintes escolhas:

- Pentium Core 2 Duo E6400 (2.13GHz); 2MB cache ( acho que o valor do cache nesse proc. é um pouco +)

- Athlon 64 X2 4200+ (2.2 GHz); 1MB cache

- Pentium 4 HT (3.0GHz); 2MB cache

Vamos lá.... os processadores de 2 núcleos *Core 2 e Athlon 64* especificados acima tem um clock parecido ambos em torno de 2.2GHz, porém o Pentium 4 de apenas 1 núcleo tem 3GHz.

Se comparamos eles em termo de desempenho em games, qual seria o de melhor performance para uso do mesmo?

N sei, se pelo fato de ser Dual Core, tanto o *Core 2 quanto o Athlon 64*, ambos com 2,2GHz, se sairiam melhor em relação ao P4 HT 3GHz 2MB cache.

Bom eu sei que n é pelo fato do processador ser Dual Core (2.2GHz), que quando eu for abrir um game ele rode o mesmo a 4.4GHz mais tb ele n roda a somente 2.2GHz corrento? minha duvida está justamente nesse ponto, pois se n o Pentium 4 HT de 3.0GHz se sairia bem superior.

Como é que podemos comparar tais desempenhos, se certificar que estamos comprando o melhor processador e que dure alguns anos com uma boa velocidade?

Perfiro que os comentários fiquem somente entre os processadores divulgados e seus respectivos modelos e a comparação do "melhor" entre esses 3.

Nesses modelos Mostrados:

=> O Athlon 64 X2 ou o Core 2 Duo (qual dos 2 se sairiam melhor?). Vs . Pentium 4 HT 3.0GHz 2MB cache. <=

Obrigado pela atenção e se alguem mais tiver essa duvida espero que ajude tb. Então.... MÃO NA MASSA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ele vai rodar a 2.2

isso pode acontecer como o 4x4 com 2 cpus trabalhando 3.0 cada um

Mas mesmo eles rodando à 1.8 E6300 é melhor que um P4 3.0

vendo em vista o proceso de tecnologia utilizado no c2d ou x2 é + nano e ''gigante'' ao mesmo tempo que o do P4 que já teve seus dias de fama agora se aposentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentre esses...prefira o C2D6400..mas não descarte o x2 4200

os dois possuem desempenhos relativamente próximos...com pouca vantagem para o c2d...

Portanto..dependendo do preço da placa-mãe..da placa de video..veja qual compensa mais....

agora quanto ao nosso amigo P4...só se for de graça!!

O pentium4 foi abandonado e esquecido pela intel..

Isso desde quando ela lançou o PentiumMobile...(hehe)

Cujos projetos do p3 já arquivados foram revistos....Visto à lavada que a AmD estava fazendo com a Intel (athlon64)...e se não fosse o C2d..a amd estaria muito a frente e não precisaria desse quadFx que na minha opinião é um verdadeiro vexame......

viu..o mundo dá voltas...

mem cachê..htt..velocidade do fsb..tudo tem influência..mas a grande

diferença entre os citados é basicamente arquitetura dos pipelines..

que no p4 fica em 31 enquanto nos outros não chega a metade disso...

ou seja..o problema que os programas são escritos para executar em 6...e o p4 vem com 31...tá certo que tem otimizações...mas os programas não usufruem disso no geral...ai fica assim na realidade......quanto menos pipeline..melhor...mais eficiente..com isso menor clock......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é basicamente arquitetura dos pipelines..

que no p4 fica em 31 enquanto nos outros não chega a metade disso...

ou seja..o problema que os programas são escritos para executar em 6...e o p4 vem com 31...tá certo que tem otimizações...mas os programas não usufruem disso no geral...ai fica assim na realidade......quanto menos pipeline..melhor...mais eficiente..com isso menor clock......

O Athlon 64 e o Core 2 conseguem ser mais rapidos que um Pentium 4 de clock maior porque executam mais instruções por clock (IPC) que esse ultimo, o número de estagios tem pouca relação com o número de IPC, no caso do Pentium 4 ele possui poucas unidades de execução, algumas delas com latências muito altas, um L1 pequeno e L2 com latências altas tambem, o que limita o número de instruções que ele pode executar por clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Estou com uma dúvida parecida. Quero comprar um notebook, mas não sei qual processador escolher: o Core 2 Duo ou o Turion 64 X2. O C2D também é de 64 bits? A minha intenção é ter uma boa máquina para a próxima versão do Windows e ouvi dizer que o Turion já está no esquema, isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...