Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre memória física total e disponível


GRPqdt

Posts recomendados

Boa noite a todos! Segue abaixo o resumo do meu sistema. Minha dúvida é a seguinte: tenho instalados na minha máquina 4 módulos de memória de 1 GB DDR2 667Mhz perfazendo um total de 4.096 MB de memória física. Porque aparecem disponíveis para mim apenas 2,64 GB? Tenho que mudar alguma configuração para liberar mais memória física ou é assim mesmo? Desde já agradeço.

Nome do sistema operacional Microsoft Windows XP Professional

Versão 5.1.2600 Service Pack 2 Compilação 2600

Fabricante do sistema operacional Microsoft Corporation

Nome do sistema SOG

Fabricante do sistema INTEL_

Modelo do sistema D975XBX_

Tipo do sistema PC baseado em X86

Processador x86 Family 6 Model 15 Stepping 6 GenuineIntel ~2666 Mhz

Processador x86 Family 6 Model 15 Stepping 6 GenuineIntel ~2666 Mhz

Versão/data do BIOS Intel Corp. BX97510J.86A.1463.2006.1129.1718, 11/29/aaaa

Versão do SMBIOS 2.3

Pasta do Windows C:\WINDOWS

Pasta do sistema C:\WINDOWS\system32

Dispositivo de inicialização \Device\HarddiskVolume1

Localidade Brasil

Hardware Abstraction Layer Versão = "5.1.2600.2180 (xpsp_sp2_rtm.040803-2158)"

Nome de usuário SOG\Gustavo Rocha

Fuso horário Hora oficial do Brasil

Memória física total 4.096,00 MB

Memória física disponível 2,64 GB

Memória virtual total 2,00 GB

Memória virtual disponível 1,96 GB

Espaço do arquivo de paginação 4,84 GB

Arquivo de paginação C:\pagefile.sys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz o seguinte, dá um CTRL ALT DEL, e vai na abra desempenho lá em cima, la tem uma seção "Memoria Fisica (KB)", no canto central direito da tela, veja quanto esta em "TOTAL" e quanto esta em "Disponivel" e poste aqui, se achar melhor tire uma screenshot que pode ser mais interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que ví ai, o seu PC so ta reconhecendo mesmo uns 3,14GB de ram, essa questao do disponivel, é devido a porçao que o proprio windows e os programas usam + ou - 440mb pelo que diz ai, o que me pareceu um pouco mas não é a questao, veja se no manual da sua placa-mãe, ou no site do fabricante especifica a quantidade maxima de RAM que ela suporta, como foi mostrado la em cima do resumo do seu sistema, voce tem mesmo 4GB mas o windows não estão usando tudo, de fato muita gente ta tendo problemas com 4GB de ram, mas cada caso é um caso e vamos por partes, verifique quanto a sua placa-mãe suporta de ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda. Vamos lá.

Minha placa mãe é uma intel 975XBX com alteração de fábrica para suportar até o Core 2 Duo Extreme X6800 e ela suporta até 8GB de RAM DDR2 de até 667MHz. Estou usando 4 módulos DDR2 de 1 GB a 667MHz da Samsung funcionando em Dual Channel.

Meu processador é um Core 2 Duo E6700

Placa de vídeo XFX 7950 GX2 520M Extreme

2 HD Seagate Barracuda SATA II de 320GB cada configurados em RAID 0

1 gravador de DVD da LG GSA-H20N

1 monitor LG Flatron T930B

Estou rodando Windows XP Pro original

Fiz um upgrade de BIOS da placa-mãe para a última versão disponível logo após montar o micro e por lá aparecem os 4GB de RAM.

No programa Intel® Desktop Utilities específico para esta placa também aparecem os 4 GB, porém, como você bem disse, o windows não está reconhecendo os 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda. Vamos lá.

Minha placa mãe é uma intel 975XBX com alteração de fábrica para suportar até o Core 2 Duo Extreme X6800 e ela suporta até 8GB de RAM DDR2 de até 667MHz. Estou usando 4 módulos DDR2 de 1 GB a 667MHz da Samsung funcionando em Dual Channel.

Meu processador é um Core 2 Duo E6700

Placa de vídeo XFX 7950 GX2 520M Extreme

2 HD Seagate Barracuda SATA II de 320GB cada configurados em RAID 0

1 gravador de DVD da LG GSA-H20N

1 monitor LG Flatron T930B

Estou rodando Windows XP Pro original

Fiz um upgrade de BIOS da placa-mãe para a última versão disponível logo após montar o micro e por lá aparecem os 4GB de RAM.

No programa Intel® Desktop Utilities específico para esta placa também aparecem os 4 GB, porém, como você bem disse, o windows não está reconhecendo os 4.

agora que me veio algo, já que sao 4GB em 4 pentes de 1GB, talvez um não esteja funcionado bem? teste um por 1, voce coloca so 1 no slot 1, e liga o pc e ve, vai fazendo isso com cada um e testa se estão o.k mas deixe carregar o windows teste alguns programas e possivel que a memoria esteja com defeito em alguma seção, faça isso por via das duvidas, caso todos estejam o.k ai fica complicado, mas vamos ver o que da pra ser feito,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que você falou, realmente quando montei o micro na semana passada, houve uma falha no DIMM 1 do Canal B. Eu testei os 4 módulos da maneira como você falou e vi que um deles estava com defeito, porém já o troquei na sexta passada e ele funcionou, porém não sem antes ter falhado uma vez na primeira tentativa de montagem. Após ter retirado e colocado a memória novamente o micro funcionou normal e a BIOS detectou os 4 GB de RAM.

Pode ser um defeito na placa-mãe também, mas se fosse esse o caso ou o de falha de um canal de memória, porque tanto no BIOS, quanto na Informação do sistema do Windows e no Intel® Desktop Utilities estão todos indicando os 4GB de memória? Será que o problema é na placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...