Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção APC Back-UPS RS 1500VA - Defeito: Overload


TemDono

Posts recomendados

Material este original de outro Forum, publicado por mim usando outro Nick.

Apenas para compartilhar aqui também.

Se for necessário e solicitado, forneço o Link original deste material do tal Forum.

Sem mais.

TemDono

By MarcosS (TemDono)

Notas:

* Meu Modelo é "BR1500" (110V). Material este servindo unicamente para este modelo.

* Quem não tem prática com este tipo de trabalho, favor pensar duas vezes. A troca dos componentes envolvidos é cansativa e pode danificar a placa se não tiver prática.

Casos isolados ou não, está acontecendo. Já fiquei sabendo de outros casos de outros usuários.

Defeito ocorrido em lotes antigos ou não, também pode ser proveniente à grandes surtos elétricos à longo prazo por desgaste natural dos componentes (não estou afirmando, apenas supondo).

Defeito apresentado:

Ligando pela rede elétrica ao iniciar o Auto-Teste, imediatamente pisca o Led de "Overload" e emite Beep contínuo não havendo energia nas tomadas de saída.

Observações:

Se ligar sem a bateria, ao iniciar o Auto-Teste pisca o Led de "Replace Battery" com Beeps curtos (diagnósticos normais).

Gerenciamento e monitoramento via USB normais.

O defeito ocorreu entre:

- Ao desligar numa noite;

- Ao ligar na manhã seguinte.

Mesmo não havendo carga nenhuma nas tomadas de saída o problema está presente.

Desmontando:

* Antes de tudo, considere o aparelho desenergizado.

* Remova a bateria

* Ligue-o pelo painel frontal. (A energia armazenada no único capacitor eletrolítico de grande porte irá descarregar em menos de 1seg).

* Agora não há mais nenhum risco de choque elétrico.

Considerando como ponto de visão o aparelho na vertical (mas faça isso com ele deitado para a direita), após desaparafusar e desencaixar (apenas afastar o máximo que for possível) a frente e a traseira, a tampa lateral só poderá ser removida após destravar uma trava de plástico existente na parte superior-certral da mesma. Para isso enfie a mão pela parte de trás e com o tato localize e destrave. [Legenda na foto: #1]

O painel frontal com os Leds é desencaixado movendo-o para cima e depois puxando para frente lentamente (por causa do cabo FLAT fixo). Da mesma forma como se remove a tampa do local que abriga a bateria. [Legenda na foto: #2]

Todo o cabeamento interno usa bornes para fixação. Como são muitos, será preciso apenas desconectar os 3 cabos do transformador móvel de grande porte. [Legenda na foto: #3]

Também desconectar os 3 cabos do conector de expansão de bateria que parte da traseira. [Legenda na foto: #4]

E se for preciso desconectar o conector do exaustor. [Legenda na foto: #5]

Restam os 3 parafusos de fixação da placa. [Legenda na foto: #6]

01cki7.jpg

Rastreamento:

Para não perder tempo no rastreamento de qual etapa poderia estar o defeito, parti para examinar primeiro os Mosfets chaveadores do inversor.

Existem nessa etapa seis transistores.

Examinando a continuidade deles com um multímetro encontrei 2 com curto-circuito total entre os 3 terminais de cada (dreno, gate e source).

02ckn8.jpg

Estão divididos em dois blocos com 3 em cada.

É preciso usar chave ALLEN cujo número não lembro mas é do mesmo parafuso existentes nos HDDs Seagates.

caf31d210a96fd66b95536799bedf94c.jpg

Uma vez desaparafusados os Mosfets do 1º bloco, é preciso desoldar o radiador de calor do mesmo. (só assim ficou mais fácil acessar o 2º bloco).

Desaparafusei o Mosfet queimado do 2º bloco e desoldei então eles dois da placa.

03cxv8.jpg

No meu caso, os dois transistores queimados estão marcados com X em vermelho.

Removi os dois transistores e examinei-os comprovando o curto-circuito estar neles.

Verifiquei na placa no local de seus contatos, não havendo mais curto-circuito. Parti para examinar os diodos e resistores, soldas frias nos pequenos transformadores e relés mas tudo estava intacto.

Uma rápida verificação:

Ainda com o transformador desconectado da placa (não faça isso com ele conectado!) conectei a bateria e liguei o equipamento na rede elétrica.

-=OFF=-

Quando a energia armazenada na placa foi descarregada, a mesma ainda estava em curto, nisso o "estado" de "Overload" ficou "congelado" no micro-controlador da mesma.

Assim que liguei o equipamento, o Beep contínuo apitou. Basta desligar e ligar novamente (pelo painel frontal).

-=OFF=-

Ao ligar, o Auto-teste é iniciado (passando para o modo bateria. Após isso o Led "On Line" acendeu liberando o uso do mesmo.

Despluguei o equipamento da rede elétrica e entrou em modo bateria.

O problema estava eliminado, embora não estivesse com o circuito inversor acionado por estar sem dois transistores e sem o transformador.

Perfeito, desconecte a bateria com a placa ligada para novamente descarregar a energia do capacitor da placa.

Substituindo os componentes:

Se trata do transistor PHP 20NQ20T encapsulamento TO-220AB.

1ª vez que vejo esse código de identificação, nem se eu encomendasse conseguiria.

Consultando ele em um DataSheet Online que uso, se trata de um Mosfet N-Channel (NPN) TRENCHMOS TRANSISTOR de chaveamento rápido da Philips. Principal característica de operação com limite de 200V e 20A.

Embusca de equivalentes, a partir da mesma classe comecei à comparar as características dos que tem código de identificação conhecidos por mim.

Escolhi o IRF640. Com a diferença de corrente limite de 16A.

Poderia ter usado o IRFP240 que opera no limite de 20A igual ao original, mas esse eu não acharia à venda onde moro.

Encontrei então o transistor à venda facilmente após "tomar uma facada" no preço (R$4.25) cada.

Fiz a substituição, resoldei o radiador de calor, fiz um último rastreamento na placa e tudo normal.

Testes finais:

Liguei como carga um PlayStation e uma fonte ATX com CD-ROM e HDDs com defeito. Está abaixo o Led "On Line" ligado alimentando as cargas após fazer o auto-teste da inicialização.

01fo1.jpg

Abaixo após desplugado o cabo de energia do No-Break da rede elétrica, o Led "On Battery" ligado e alimentando a carga.

02vs0.jpg

03fu9.jpg

Todas as funções de monitoramento e gerenciamento operando normalmente.

04nl0.jpg

Considerações finais:

Após 5 dias da manutenção realizada e usando desde então a carga normal de sempre (meu consumo indicado via PowerChute de 200W) todo o equipamento está operando normalmente.

Fiz somente uma alteração no gerenciamento da configuração de sensibilidade. São três níveis: "Alto/Médio/Baixo". Por padrão fica em "Alto", usava eu assim. Porém era muito constante o equipamento entrar em modo bateria com duração de 10segs a cada vez (pequenos picos de tensão).

Só sei que esse chaveamento constante para o modo bateria reduz a vida útil não só da bateria, mas dos chaveadores.

Estou usando então no nível "Médio". Ainda entra em modo bateria por causa de alguns picos de tensão aqui, porém numa frequência bem menor que antes.

Já despluguei o No-Break da rede elétrica e deixei em modo bateria até a metade da descarga da mesma e todo o funcionamento está estabilizado esquentando o equipamento como sempre esquentou (nem mais nem menos quando o comprei novo).

Gastos e curiosidades:

Creio eu ter evitado gastar pela manutenção na autorizada algo em torno de R$100,00 no mínimo, mais o custo de ida e vinda do portador e outros gastos que nunca contamos de última hora.

Gastei com os componentes (sem contar com mão de obra e ferramentas que já possuo) exatos R$8,50 embora tenha "tomado uma facada".

-=OFF=-

Um fato curioso que eu nem deveria citar aqui, pois não tem nada a ver com o tópico, mas me desculpe não me contenho em omitir...

Entrei em contato via e-mail com uma empresa em São Paulo autorizada e treinada pela APC no Brasil (na qual não vou citar nomes) pedindo uma coisa totalmente incomum. Um pré-orçamento com valor calculado por alto. Deixei bem claro que era apenas para eu planejar mesmo gastos e analisar se compensaria enviar para eles fazerem o serviço, estando eu ciente de que qualquer valor informado seria meramente comparativo.

Expliquei tudo com riquesas em detalhes sobre o defeito e até citei qual e quantos componentes foram avariados (fornecendo o código de identificação, etc).

A resposta da empresa foi:

"Prezado EDITADO.

Caso o problema seja mesmo os informados, a placa lógica terá que ser trocada. Para que possamos cotá-la junto a APC Brasil necessitaremos de ter o no-break em nossa empresa, pois várias informçòes internas a ele serão passadas a APC.

Caso realmente seja sua placa lógica, sua troca deverá ficar com valor aproximado de um nodo equipamento.

Qualquer informação adicional, por favor contacte-nos.

[ ]'s

NOME EDITADO

EMPRESA EDITADA

Revenda Autorizada APC / APC Reliability Provider Certified

Centro Autorizado de Serviço APC - (Manutenção Autorizada - No-Break APC)

EDITADO...

..."

Bem... Prefiro não comentar...

Apenas chamo isso de "Eletrônica descartável"...

Enfim, esqueçam o que eu citei acima.

-=OFF=-

Sem mais.

MarcosS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá tem um nobreak APC 1500 igual ao seu 127v e esta com problemas, gostaria de saber como faço para medir os Mosfets como você medir, tenho que tirar elas da placas ou posso testar com o multimetro como eles soldados, e qual escala no multimetro devo usar para medir os mesmo. Tenho um pouco de conhecimento em eletronica, bem basico, sou aqueles eletronicos que montavam projetos e mais projetos, sem muito conhecimento. Tenho o mesmo problema que o seu, e gostaria de tentar resolver para ter um nobreak funcionando, se puder me ajudar fico agradecido.

Material este original de outro Forum, publicado por mim usando outro Nick.

Apenas para compartilhar aqui também........

MarcosS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Somente hoje vi sua mensagem, ao passar o link deste tópico para um amigo e conferir todo ele se estava OK.

São seis Mosfets (transistores). Ligados dois-a-dois.

O teste é feito na posição de teste de continuidade e/ou teste de diodo.

Inicialmente não dessolde-os da placa.

Ao encontrar um Mosfet com os terminais em curto total, outro Mosfet (vizinho) também estará (as vezes outros dois mais).

Destes dois ou três em curto, provavelmente apenas um está condenado.

Aí sim inicie o processo de remoção destes da placa, para finalmente encontrar o culpado.

Obs: Assim que você remover o culpado, pelo menos um dos outros dois que antes estavam em curto, não mais estarão. Portanto a cada Mosfet dessoldado da placa, examine-o com o multimetro e os outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...