Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preview dos E4300


Tyellbee

Posts recomendados

  • Membro VIP

Saiu um preview do E4300, comparando com os X2 3800+ e o E6300, no site expreview.... Citando o que se fala no forum da XtremeSystems, parece que X2 3800+ < E4300 < E6300.... Tem também dois overclocks que eles postaram, ambos com ele acima de 3Ghz, o que significa que provavelmente vem aí mais um ótimo custo benefício, ainda mais considerando que ele fica a frente do X2 3800+ e pelo jeito vai fazer mais overclock....

Achei isto tb postado no forum da Xtreme Systems:

FSB 800MHz com novos modos DRAM

FSB 1066Mhz

FSB 800Mhz

Comparação FSB 1066mhz e 800Mhz

post-39352-13884933634055_thumb.jpg

post-39352-13884933634289_thumb.jpg

post-39352-13884933634639_thumb.png

post-39352-1388493363486_thumb.png

post-39352-13884933635031_thumb.png

post-39352-13884933635159_thumb.png

post-39352-1388493363535_thumb.png

post-39352-13884933635616_thumb.png

post-39352-13884933635907_thumb.png

post-39352-13884933636255_thumb.png

post-39352-13884933645231_thumb.png

post-39352-13884933645395_thumb.png

post-39352-13884933645583_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não percebo a logica desse mpu

então, os intel sao bastante limitados ao nivel de fsb,

chega mas não sobra, e ele lancam um núcleo igual mas com menor fsb

ele deve ter se calhar mais capacidade de over, mas e a estabilidade

não sei se compensa já que a diferrença de preço é minima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um E4300 provete ser o campeão de overclock, passando a perna no E6300 por custrar menos e overclockar o mesmo que os e6600.

Só espero não ver um FSB wall pela frente. Aliás, a Intel divulgou se ele vai funcionar nas placas com fsb 800?

não percebo a logica desse mpu

então, os intel sao bastante limitados ao nivel de fsb,

chega mas não sobra, e ele lancam um núcleo igual mas com menor fsb

ele deve ter se calhar mais capacidade de over, mas e a estabilidade

não sei se compensa já que a diferrença de preço é minima

Uma CPu de fsb menor para ser vendida em pcs com placas mais baratas barateando o custo final do PC que oferece um desempenho muito similar ao Core 2 E6300.

ideia bem ruim...

Os Core 2 Duo são todos iguais com exceção dos que vão virar Xeon e Extreme (pois passam por um processo de testes muito mais denso e pesado).

Se você for ver a diferença entre o E6600 e o E4300 vai ver que é apenas o cache, que aliás é desligado eletricamente no encapsulamento.

Os dies dos dois são exatamente os mesmo.

Aliás, todos os Core tem o mesmo die, dos allendale aos clovertown.

Uma senhora sacada da Intel já que o die dos core é bem pequeno, lançar logo com um cache l2 monstruoso e ir fazendo versões depois.

A AMD além de utilizar 90nm usava wafers de 200mm, tinha que maximizar áre de wafer e por isso tem tantos cores diferentes.

Parece que com os K8L a coisa vai mudar e simplificar um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de acordo com alguns é o primeiro Allendae...

For a very long time, it was considered that stripped down versions of the Conroe processors were code-named Allendale. In actuality, Allendale is a code-name for a different processor. Many suggest that E6300 and E6400 are actually code-named Allendale, however, the E6300 (1.86 GHz) and E6400 (2.13 GHz) processors are not code-named Allendale because they physically have 4 MB cache, same as their big brothers E6600 and E6700 - it is just that half of their physical memory is disabled. Traditionally, CPUs of the same family with less cache simply have the unavailable cache disabled (this allows parts that fail quality control to be sold at a lower rating). The fact that E6300 and E6400 are not code-named Allendale and actually code-named Conroe has been confirmed by Intel themselves.

Quoted from The Tech Report:

You'll find plenty of sources that will tell you the code name for these 2 MB Core 2 Duo processors is "Allendale," but Intel says otherwise. These CPUs are still code-named "Conroe," which makes sense since they're the same physical chips with half of their L2 cache disabled. Intel may well be cooking up a chip code-named Allendale with 2 MB of L2 cache natively, but this is not that chip.[5]

The real Allendale processors, including the E4300, will be released during Q1 2007. The real Allendale processors use a smaller mask with only 2 MB of cache, thereby increasing the number of chips per platter. Allendale processors are LGA775, 65nm chips which have 800MT/s (200MHz * 4) FSB rather than Conroe's 1066MT/s FSB (266MHz * 4).

http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_Core_2#Allendale

Se o artigo estiver correto ele tem uma área menor que os E6300,

por $163 ta no mesmo preço do Pentium D 945 e X2 4000+ (65nm), o que deve aposentar de vez os NetBurst...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o artigo estiver correto ele tem uma área menor que os E6300,

Pode ser que sim, de fato sairia um pouco mais barato para produzir em larga escala, apesar de ter que arcar com novas máscaras e implementação (o que Intel e AMd nunca reclamaram ao fazer) mas até agora, alleendale = resto na maioria dos reviews que ue lí.

por $163 ta no mesmo preço do Pentium D 945 e X2 4000+ (65nm), o que deve aposentar de vez os NetBurst...]

Verdade, e dar mais um pouco de trabalho para a AMD, os brisbane estão overclockando a mesma coisa, só esquentam menos. Pelo menos eles conseguem mais dies/wafer e podem abaixar os preços.

Realmente espero que o K8L supere as espectativas depois do AM2 e do 4x4 (que na verdade eu não esperava muito) por que com o E4300 a coisa ficou bem feia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que entendi completamente errado.

O E4300 é menos melhor que o E6300? Por que o fabricante iria fazer um processador pior ou que eles já têm?

Pra podermos montar um C2D sem ter que alugar um rim..

Mesma coisa dos Sempron, uma linha de baixo custo e bom desempenho.

190 dolares num processador pra nós não é tão, barato, pro resto do povão nem se fala..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta vendo... eu falei... eu já estava falando antes...

agora é só continuar juntando o dinheiro (já que pra um e6300 não estava dando mesmo) e abaixar mais os preços...

eu compraria esse e4300 mesmo que ele fosse 20 dolares mais caro que o e6300

sobre o die internamente vem sendo dito que esse será o primeiro allendale de verdade com 2mb de cache apenas e não um conroe capado... talvez nós veremos versões capadas desse allendale se tornarem os "core 2 solo" ou "pentium E1xxx"

quando comprar o meu vou apelidar de "celeron extreme edition" porque com esse mult da pra ir muito longe (com fsbwall na casa dos 400MHz já são 3.6GHz na criança)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou juntando a grana pra pegar um, estava querendo um E6600 mas a grana estava curta.

Mas esse vai dar pra tirar suco ao extremo, e sem tanta dó. :chicote:

Numa AB9 ou mesmo AW9D (já que se vai gastar menos no processador...) vai ser bem violento.

Como AMD decente pra over de novo só em mid/2007 com o AM2+... :goff:

Então, uns dizem que sim, outros dizem que não.

Como vai ser vendido em quantidades gigantes, tudo indica que ele tem mesmo o die menor.

Com 2MB de cache a menos o die é cerca de 20% menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

somente agora com esse processador (e dependendo de como ele se espalhar pelo mundo) eu vou dizer algo do tipo "a intel tem o melhor custo-benefício"

a amd agora vai ter sérios problemas com sua linha dual core low end, principalmente se sair mais outros e4xxx

aliás.... alguém pode traduzir o texto da segunda figura? se estivesse em texto selecionável seria fácil traduzir, mas como está na figura, tem que ser alguem que consiga ler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pega com importador... fica na casa de uns R$550,00 o BOX... Agora se fo OEM acredito que n passe dos 500. Um ótimo custoXbeneficio, já que você n pricisa de uma placa-mãe h-e pra alcanca os 450~500 de FSB... Como eu já disse anteriormente, meu futuro processador \o/

abraços

Pera lá...já tem dele pra vender? Ou é uma suposição?

Sei lá. Se custar isso, o E6300 ainda vale mais a pena na minha opinião, porque já se encontra por R$580 um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo.

Ele overclocka tanto quanto um E6600 e custa menos da metade do preço. O e6300 só vai valer mais a pena em stock pelo desempenho maior. qualquer micreiro de plantão eleva o fsb para 266 (o stock dos core, se os E6300 ageuntam por que os E4300 seriam diferentes?) e fica com quase um E6600.

E viva a espera e os processadores baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera lá...já tem dele pra vender? Ou é uma suposição?

Sei lá. Se custar isso, o E6300 ainda vale mais a pena na minha opinião, porque já se encontra por R$580 um.

não não... to levando em conta que ele irá custar 20 dolares a menos que E6300...

Alguns testes de um usuario do XS... Cara consiguiu pegar 95% de oc com essa belezinha com o STOCK cooler... http://www.xtremesystems.org/forums/showth...6278&page=3

Dei até uma arrepiada aqui agora ^^

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o mesmo link do primeiro post...

apenas tenho a acrescentar que se esse processador fosse lançado em julho junto dos outros modelos teria matado a série toda... mesmo que fosse um conroe capado (9*266/4M @ 9*200/2M)

espero que a intel faça um trabalho pesado de marketing em cima desse processador de modo que ele se popularize bastante e chegue aqui com facilidade, não sendo um item raro como alguns outros foram no passado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não não... to levando em conta que ele irá custar 20 dolares a menos que E6300...

Alguns testes de um usuario do XS... Cara consiguiu pegar 95% de oc com essa belezinha com o STOCK cooler... http://www.xtremesystems.org/forums/showth...6278&page=3

Dei até uma arrepiada aqui agora ^^

abraços...

Cara, não tô contestando esse link. Que esse E4300 promete, eu não tenho a menor dúvida. Só que eu não acredito muito nesses resultados fantásticos de overclock com o cooler box. Pra mim eles são conseguidos em condições bem otimizadas em termos de refrigeração.

porque eu comprei esse E6300 box aqui, achando que ia ser moleza brincar com over nesse cooler BOXta aqui (com o perdão do trocadilho) e me dei mal. Nem sonho em fazer over nele, porque o processador stock em full já chega a 50 graus. Nem me arrisco a testá-lo com over. Até já percebi que é fácil atingir altos clocks nele, mas só depois de comprar um bom cooler é que pretendo testar. Tô arrependido de ter vendido meu P4 com o cooler que eu tinha nele.

Em termos de temperatura, era muito mais fácil overclockar meu P4 do que esse C2D box aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velhinho... mais essa temperatura sua ta muito alta... muito quente em petropolis?

Tem um chegado meu peganu 2,5 num E6300 com vcore stock(n tenho certeza se é stock) e cooler box e a temp dele @ full não passando dos 50~54 graus...

Tenta dá uma arrumada nos cabos... qual pt c tá usando? a box mesmo ou trocou por outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...