Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SevenTeam 420Bkv com cooler lento

igor.sch

Posts recomendados

• Membro VIP

Eita, mas uma ST420 com defeito!

Cara, mede a tensão na fan, deve estar maior que 5 volts, depois você verifica de o termistor está bom, faz alguns testes com outras fans e se nada resolver liga direo na linha de 12 volts ou coloca uma chave pra controlar a rotação manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, mas uma ST420 com defeito!

Cara, mede a tensão na fan, deve estar maior que 5 volts, depois você verifica de o termistor está bom, faz alguns testes com outras fans e se nada resolver liga direo na linha de 12 volts ou coloca uma chave pra controlar a rotação manualmente.

Cara, nunca medi a tensão +5V com um multímetro, mas minha MB não acusa nenhuma diferença (no Everest monitora e sempre está entre 4,91 e 5,01).

O cooler não foi sempre assim... Só de uma semana para cá que ele estava rodando muito lento e com os leds piscando.

Quanto ao termistor, onde ele fica na fonte? Será que ele já foi? Tem troca?

Por enquanto liguei o cooler num molex, alimentado com 5V.

Valeww aee pela atenção!

Link para o comentário

• Membro VIP

Cara, você confundiu o +5 com a tensão que tem que estar no cooler, abaixo de 5 volts os coolers mal funcionam sozinhos. O termistor controla a tensão no cooler, pra testar você tem que abrir e medir aonde está ligado o cooler na fonte. se o cooler estiver bom você pode usar uma chave para controlar a fan manualmente, 5 ou 12 volts dependendo da nescessidade e do uso do CPU,. melhor ter o controle manual que controle nenhum e o cooler parar.

Link para o comentário

Cara, você confundiu o +5 com a tensão que tem que estar no cooler, abaixo de 5 volts os coolers mal funcionam sozinhos. O termistor controla a tensão no cooler, pra testar você tem que abrir e medir aonde está ligado o cooler na fonte. se o cooler estiver bom você pode usar uma chave para controlar a fan manualmente, 5 ou 12 volts dependendo da nescessidade e do uso do CPU,. melhor ter o controle manual que controle nenhum e o cooler parar.

Sei disso, e testei as saídas da FAN na fonte, e deu +-7V, variando. De certo varia conforme o termistor percebe. Mas mesmo assim 7V são suficientes para fazer um cooler de 120mm funcionar silenciosamente e com boa CFM. Mas o problema persiste! Será que o controle da velocidade da FAN é um controlador de corrente? <_<

Também notei que o termistor está solto, dentro da fonte (ou seja, não toca em nada). Deveria encostar pelo menos no núcleo de ferrite ou no dissipador, não? :blink:

Nota: O cooler está ligado no molex e recebe 5V; e gera uma ventilação muuuuito maior que deixando na alimentação FAN da fonte. :muro:

Valeww pela atenção!

Link para o comentário

cara impressionante a semelhança comigo o problema foi a 1 semana + - mandei limpar e continuo ruim... o cooler ta mt lento e tem hr q para.. tenho q da uma forcinho pro coitado girar asvezes hahaha aindabem que achei alguem com problema igual o meu pra poder provar que não é eu o problema :P semana que vem vou levar pra trocar :D

Link para o comentário

cara impressionante a semelhança comigo o problema foi a 1 semana + - mandei limpar e continuo ruim... o cooler ta mt lento e tem hr q para.. tenho q da uma forcinho pro coitado girar asvezes hahaha aindabem que achei alguem com problema igual o meu pra poder provar que não é eu o problema :P semana que vem vou levar pra trocar :D

Vai levar para trocar a fonte? Não queria condenar minha fonte...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!