Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O processo de criação de um DVD


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

RedBeard sou iniciante no assunto captura de video...fiz muitas conversoes atraves do dvd de mesa e deu td certo...algumas duvidas..

No computador e capaz de melhorar a imagem, deixando mais nitida etc?

Qual o tempo gasto para passar os dados da fita VHS para o pc? e qual o tempo de gravação do pc para o DVD?

pois no dvd de mesa..o tempo de gravação era o tempo do filme..ex: um filme com 2:30 min de duração..demora 2:30min para gravar..entendeu...

Grato..espero respostas..valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

renan,

Não dá pra fazer milagres. É possível aplicar filtros que dão uma sensação de melhoria em alguns casos, mas não é "apertar um botão". Cada cena tem que ser estudada e talvez tratada de forma diferente.

Escutei relatos de donos de gravadores de mesa LG que diziam que o gravador aplicava filtros que melhoravam a imagem mais que qualquer outro filtro de computador. Não tive a chance de testar se é verdade, mas como a dica veio de uma fonte muito confiável, acho que merece ser considerada.

Se você quiser usar um PC, você pode tentar gravar diretamente em MPEG. Nesse caso, para sair o DVD é necessário o tempo da fita, mais o tempo de autoração mais o tempo de gravação.

Se quiser usar AVI, é necessáiro o tempo da fita, mais o tempo de coversão para MPEG (pode levar de 0,5 a 8 vezes o tempo de filmagem), mais o tempo de autoração mais o tempo de gravação.

É isso?

Abraços,

Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

renan,

Vai depender do que você quer fazer com o vídeo, qual programa vai usar e em que computador.

Se o vídeo já estiver no formato MPEG2, no padrão aceito em DVDs, a autoração (simples) leva de 15 a 30 minutos, dependendo do programa. Se quiser fazer menus animados, transição de menus, várias legendas e áudios, esse tempo pode chegar a dias de trabalho.

A gravação é como de CDs. Se usar 4x vai levar 30 minutos, considerando gravação e conferência. Se usar velocidades maiores, o tempo diminui.

Se o filme estiver em AVI/DV e você estiver usando um PC de 1GHz, só pra passar para MPEG vai levar 8 horas. Num dual core isso pode chegar a 1 hora ou menos.

Abraços,

Edvlado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard é porque tenho um tio com muitas fitas p/ passar pra dvd...eu passei cerca de 45 fitas para dvd...+ nao edito nada...o video vai na integra mesmo, so retiro os traillers de alguns para poder caber no dvd-r...

ah minha duvida e se fazer essa transformação via PC seria + vantajoso em relação tempo e qualidade ... do que em um DVD de mesa que ele possui da marca LG que demora para gravar a duração do filme!!

O programa, formato e computador ainda nao tenho ...+ estou sondando se e mais vantajoso e ate compraria...se o senhor puder me ajudar numa config(+ claro se for vantajoso usar o pc nessa transformação)

Tipo porque eu tenho mtos VHS..+ como e so passar pro pc e gravar..nao seria + rápido pelo pc nao? ou o gravador de mesa seria + rápido?

Por isso preciso da sua opinião para poder comprar ou nao o pc para fazer essa transformação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo menos aqui na minha cidade, o pessoal faz dois tipos:

1 - cópia direta pelo gravador de DVD. O que entra, sai... normalmente com baixíssima qualidade.

2 - cópia com edição no PC. Usa-se um gravador de DVD pra fazer a conversão, gravando num dvd regravável, passa o filme pro pc já com o formato de DVD e tira os comerciais, coloca menu, divide em capitulos, e grava o DVD final no PC.

Com certeza esse último é mais caro e complexo, porém oferece a melhor relação tempo / qualidade.

Abraços,

Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eaeee blzinha ... estou com um problema com o Nero Vision, montei um dvd com arquivos de Dvd pequenos, o processo rola tranquilamente, mas na parte de transcodificação ele trava o meu pc e não funciona mais, fik tudo imovel !!!

Desde de já agradeço sua atenção aeee ...

Abraços e fik com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sancheass,

Embora muita gente use o Nero, eu considero que outros programas são bem melhores. Como eu nunca usei, não tenho ideia do que pode estar acontecendo.

Se quiser tentar de outra forma, sugiro usar o Womble, que é o melhor da categoria na minha opinião.

Abraços,

Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu passando um filme VHS de 120min para o computador, no formato MPEG2 (padrão de dvd) quanto demoraria em um pc top de linha hj? menos de 1hora? sem contar a gravação que levaria cerca de 30min...

captura de video tem que ser em tempo real não importa que o PC seja um foguete,

O processo de conversão depois se for o caso ai sim vai fazer diferença.

Supondo que capture e salve em AVI para ter a melhor qualidade, depois quando for converter para DVD e que demora ainda mais se passar filtros para dar uma melhora ai e que a CPU vai fazer diferença, apezar de muitos afirmar que tem que por mais memoria tambem eu garanto que no XP, 512MB ja fica muito bom, eu aqui tenho 2 GB esta mudança de 1 Gb para 2 GB não fez a minima diferença, não para o caso de trabalhar com videos, talves para algum game acho pode fazer diferença.

Sim fez diferença quando mudei para Dual Channel

2 HD pode ajudar, inclusive os manuais da Pinacle recomenda isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravação de DVDs – Hardware

Um dos principais interesses de quem deseja criar seus DVDs é fazer a conversão de fitas magnéticas (VHS, VHS-c, S-VHS, 8mm, Hi8, etc) para o formato DVD, seja para uso próprio ou com interesses comerciais. Empresas especializadas neste ramo realizam este processo através de equipamentos profissionais específicos e a qualidade destas conversões normalmente é bem superior à qualidade que obtemos em equipamentos amadores ou semi-profissionais. Desta forma, todos os programas e equipamentos citados neste tópico são destinados ao uso amador, principalmente voltados à conversão de fitas caseiras. A perfeita utilização destes recursos pode gerar um DVD de qualidade próxima aos serviços profissionais, porém para chegar à esta perfeição é necessário muita prática.

Então, mãos à obra.

4. Equipamentos

A.) Reprodutor da fita original: Para reproduzir a fita original é mais comum a utilização de um Vídeo Cassete quando a fita é VHS, mas também pode-se utilizar uma filmadora principalmente nos casos de conversão de outros tipos de fita. Dois detalhes são importantes no reprodutor: (1) o formato da saída e (2) o padrão de cores de saída.

A.1.) Formato da saída do reprodutor: O padrão mais comum é que o reprodutor tenha saídas analógicas, porém alguns reprodutores podem ter saídas digitais. As saídas analógicas podem ser no padrão de Vídeo Composto, utilizando pinos do tipo RCA nas cores Amarelo/Branco se o som for em Mono ou Amarelo/Branco/Vermelho se o som for Stereo, ou no padrão de S-Vídeo que utiliza um cabo com 4 pinos para vídeo e os mesmos RCA Branco/Vermelho para som. Alguns vídeos cassetes mais novos podem possuir uma saída digital, assim como as câmeras que usam as fitas MiniDV; nestes casos essa saída pode ser no padrão USB (menos freqüente) ou no padrão IEEE 1394 (também conhecido como FireWire ou iLink).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img406.imageshack.us/img406/787/vhs2dvd2a4ww.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img406.imageshack.us/img406/8920/vhs2dvd2b9py.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

OBS: o nome correto da porta é FireWire, e não FireWire como na figura. Em breve será corrigida.

A.2.) Padrão de cores do reprodutor: Para os reprodutores que possuem saída digital, o padrão de cores não é importante pois o computador pode trabalhar com os arquivos digitais de qualquer padrão. Para os reprodutores com saída analógica, se for uma filmadora, basta saber que padrão ela usa sendo mais comum o padrão NTSC, mas se for um vídeo-cassete há duas variantes: o padrão da fita e o padrão de saída. As fitas de filmes (como as alugadas em locadoras) e a maioria das fitas gravadas em filmadoras são no padrão NTSC. As fitas que foram gravadas da TV e também de algumas poucas filmadoras são no padrão PAL-M. Praticamente todos os vídeo-cassetes nacionais são configurados para ler ambos os padrões e jogar na saída o padrão PAL-M, mesmo que a fita seja NTSC. Alguns vídeos, muito raros, possuem uma configuração para jogar na saída o padrão NTSC mesmo que a fita seja em PAL-M; outros vídeos, estes mais freqüentes, possuem a configuração de jogar na saída um sinal NTSC se a fita for NTSC.

Resumindo, é importante você saber exatamente qual o sinal de saída do seu reprodutor:

  • Digital ou analógico? se for digital, o melhor caminho é a opção 1, abaixo
  • S-Vídeo ou vídeo composto? se houver a saída S-Vídeo, ela tem mais qualidade
  • padrão NTSC ou PAL-M? existem outros padrões mas não são usados no Brasil

Opção 1.a.) Reprodutor com Saída Digital para o Computador: Considerando que o reprodutor possui uma saída digital, ele pode ser ligado diretamente ao computador. Se a saída for USB, é necessário que o computador possua uma porta USB, provavelmente USB 2.0 . Se a saída for IEEE 1394 (também conhecida como FireWire ou iLink) é necessário que o computador possua esta mesma porta:

B.) Porta IEEE 1394, iLink ou FireWire (necessário para as opções 1a ou 2): Quando o computador não possui esta porta diretamente na placa-mãe, a solução é comprar uma placa PCI com esta porta. Existem algumas placas de captura analógica que também possuem esta porta e elas podem ser usadas sem nenhum problema.

Opção 1.b.) Reprodutor com Saída Analógica para uma Placa de Captura: Caso o reprodutor possua apenas a saída analógica, existe a opção de ligá-la diretamente ao computador caso este possua uma Placa de Captura. Esta opção vale para as saídas de Vídeo Composto ou de S-Vídeo.

C.) Placa de Captura de Vídeo: A Placa de Captura de Vídeo pode ser de vários tipos. O tipo mais comum é uma placa interna ao computador, dedicado somente à captura de vídeo e/ou recepção de TV; os modelos mais conhecidos são da Pinnacle e da ProLink/Pixel View. Outro tipo que pode ser encontrado é a placa conjugada de Vídeo (saída do monitor) e de Captura; os modelos mais conhecidos são a série ATI All In Wonder e as geforce com VIVO (Vídeo In, Vídeo Out). O terceiro tipo mais utilizado é composto de um módulo externo ligado ao computador através da porta USB; os módulos externos da Pinnacle são os mais conhecidos.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img274.imageshack.us/img274/2400/vhs2dvd3a8ni.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Opção 2.) Utilização de um conversor Analógico/Digital entre o reprodutor analógico e o Computador: o uso de um conversor A/D entre a fonte analógica e o computador é uma opção a ser considerada. Além de equipamentos produzidos diretamente para este fim, exite também a opção de usar uma câmera MiniDV (ou outro modelo digital) que possua a capacidade de fazer essa conversão. Em ambos os casos, a saída do reprodutor analógico é ligado ao equipamento conversor e este é ligado ao computador da mesma forma que a Opção 1.) citada acima. Assim, além da porta digital - equipamento B.) - é necessário o conversor propriamente dito:

D.) Conversor Analógico/Digital: É um equipamento que aceita como entrada um sinal analógico de vídeo composto e/ou de S-vídeo, o sinal de áudio e converte ambos em um sinal digital que pode ser enviado ao computador através de uma porta FireWire.

E.) Uso de uma filmadora digital como Conversor A/D: Muitas filmadoras digitais possuem a capacidade de realizar a conversão A/D no modo "pass tru", isto é, diretamente. Se esse for o caso, ligue a saída do seu reprodutor na entrada analógica da filmadora e a saída digital da filmadora no computador através da porta digital.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img320.imageshack.us/img320/2552/vhs2dvd3b5ic.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Opção 3.) Utilização de um gravador de DVD de mesa: para quem quer apenas converter seus vídeos caseiros para DVD, este pode ser um equipamento que dispensa o uso do computador, porém para quem deseja que seu DVD possua meus elaborados e um verdadeiro projeto lógico de navegação, é indispensável a finalização do DVD no computador. Neste caso, o uso de um gravador de DVD de mesa é uma opção a ser considerada quando utiliza-se DVDs regraváveis cujo filme é transferido para o computador de forma muito mais rápida do que o processo utilizando as duas opções acima. O gravador de mesa faz todo o trabalho de conversão, captura e compactação do arquivo deixando para o computador a tarefa de editar, finalizar e gravar o DVD.

F.) Gravador de DVD de mesa: É um equipamento que já faz a conversão de padrões de cores entre PAL-M e NTSC, já faz a conversão Analógico/Digital, faz a compactação do vídeo para o formato DVD e, se o objetivo for a conversão SIMPLES de filmes de VHS para DVD, ele faz todo o trabalho sozinho, gravando o DVD. Há diversos modelos desde os mais simples aos mais complexos que possuem HD interno e realizam todo o trabalho no HD para gravar o DVD apenas quando estiver tudo pronto.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img274.imageshack.us/img274/7715/vhs2dvd3c8tk.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

G.) (equipamento opcional) Conversor de sinal PAL-M para NTSC: Em alguns casos pode ser necessária a utilização de um conversor externo de padrão de cor. Esse conversor é um equipamento que transforma o sinal de vídeo PAL-M em NTSC sem alterar suas outras características. Lembre-se que toda conversão possui um efeito colateral que é a perda de qualidade do sinal. Se o equipamento for de baixa qualidade, a perda é maior. Se o equipamento usar o sinal de Vídeo Composto ele perde mais que se for usar o sinal S-Vídeo. Minha sugestão é que se use um transcorder somente se não houver outra opção.O uso deste equipamento é necessário quando: (a.) o reprodutor gera uma saída PAL-M e (b.) o conversor, seja ele um conversor externo, uma filmadora ou mesmo uma placa de captura analógica, só aceita o sinal NTSC.

H.) Gravador de DVD para o computador: considerando o uso dos equipamentos anteriores, neste momento já temos no computador um arquivo digital com as imagens e sons da fita original. Após os devidos tratamentos e edições, o último equipamento necessário é um gravador de DVD. A única restrição quanto a este equipamento é a compatibilidade entre o padrão de gravação e o padrão da mídia. Os dois padrões utilizados hoje são o DVD-R e o DVD+R. Um gravador DVD-R não vai aceitar gravar um DVD+R e vice-versa. A maioria dos gravadores recentes aceitam gravar nos dois padrões.

Tenho uma camera fimadora MiniDv, e estou utilizado o Movie Maker para capturar os videos que tenho feito com ela, mas a qualidade fica muito ruim.

Existe algum programa que captura estes videos em formato HDV ou ainda que melhore a qualidade dos videos que capturei utilizado o Movie Maker?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

obirigado amigopelo o guia me ajudou muito

amigo qual é o nome do programa que devo usar

Nelson e Zelopes,

Ambos estão com dificuldade no mesmo item.

O filme "original" de vocês deve estar num formato que o micro reconhece mas que não é o padrão de um DVD.

Gravar esse filme num disco DVD é a mesma coisa que gravar uma planilha de dados. O disco aceita, o computador reconhece mas o resultado não fica um DVD de Vídeo.

Nelson, você tem que converter seu filme para MPEG e depois usar um software de autoração (ou usar um programa que faça as duas coisas), para então gravar no disco de DVD.

ZeLopes, O DVDShrink não grava no DVD, ele usa o Nero (que deve estar instalado) para gravar.

Mas eu não entendi qual é sua fonte. É um arquivo de filme ou é um DVD ripado?

Abraços,

RedBeard

ta mais que programas usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fernando,

Quem não tem muita experiência e prefere usar ferramentas automáticas, se dão bem com programas destinados ao público amador. Entre eles se destaca o Womble, que além de simples e eficiente, é um dos que tem a melhor qualidade.

Se preferir programas mais elaborados e poderosos, cada etapa precisa de um programa separado. Pra edição destacam-se o Premiere, o Vegas, e os Studio (Pinnacle ou Ulead); pra autoração, o Maestro, DVD Lab, DVD Architect e TDA são os mais comuns.

Abraços,

Edvaldo

1320090924

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá pessoal. Teve um caso bem diferente aqui esses dias. Vamso ver se ja viram algo parecido. Tenho um amigo que comprou um dvd super raro e importado. Ele gostaria de guardar o original e usar a copia, para não estragar os originais. porém fui tentar fazer uma copia do mesmo, decriptei o danado, e para minha surpresa ele ficou com 30 gigas, mas eu coloco o dvd e ele tem coisa de 3.7 gb, porém decriptado fica com mais de 30 gb. Como posso gravar novamente em outro dvd? Tem que compactar esse arquivo? pois ele está rodando em um dvd comum de 4.7 gb. Obrigado fico no aguardo e parabéns pelo clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...