Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O processo de criação de um DVD


Posts recomendados

OK Red podemos fazer uns testes.. a placa chega no meio da semana.. já achei o tutorial que procurava ( Era do RustySpear).

Mais uma coisa... já vi que quase todo mundo usa o Adobe Premiere para edição... Me pareceu uma ferramenta meio complicada..Principalmente para principiantes. O que você sugere para quem é novato iniciar a fazer edição e gerar seus DVDs a partir de AVIs sem objetivos profissionais..

CP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CPCWB,

Na minha opinião, o software de edição mais intuitivo é o Pinnacle Studio, mas junto com a interface intuitiva vem uma série de limitações que impedem sua criatividade.

A MemiBibi fez um guia para o Premiere que ela chama de Iniciantes. Ainda está no prelo, isto é, não foi publicado integralmente, mas já dá pra ter uma excelente introdução ao programa. O guia está dentro do tópico sobre SlideShows, a partir desta página ( http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1755567 ).

Espero que ajude.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

estava lendo o forum e vi q você é muito prestativo com os leigos como eu, então acho q você pode me ajudar!

Eu trabalho com filmegem e deição , tenho uma camera panasonic agvc7, e trabalho com o Studio 9 da pinnacle, com placa avdv studio dc10. tenho problemas na gravação de dvds, se eu for usar o studio pra fazer tudo, levo cerca de 12 hr pra renderizar e gravar um dvd

( isso quando não tranca) então eu uso o studio pra capturar e editar meus vídeos e depois gero um arquivo completo em avi e passo pro power producer, um programa q veio com meu gravador LG, só q ele me proporciona apenas um hora de video em um dvd, levando em torno de 3,5 horas pra gerar os arquivos e gravar o dvd. ele até grava em mais 2 e até 6 hooras, mas a qualidade não é satisfatoria, lembrando q preciso de qualidade. até ai tudo bem, mas se eu preciso passar uma vhs pra dvd, copiando através da minha placa de captura, e fazendo o mesmo processo, na horad e renderizar 1 h chego a preder de 6 a 8 hrs de renderização. como posso melhorar esse desempenho? pois normalmente tranca tudo devido ao tempo. tenho um ADM athlon 1,33, 512gb de ram e 2 hd de 40 um pro sistema e documentos e outro apenas pra video.

espero q possas me ajudar e q eu não esteja incomodando muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Maminetto,

Bem vindo ao fórum. Não se incomode em perguntar pois aquele que mais sabe, já foi iniciante um dia.

Seu problema é simples: processamento.

Edição de vídeo consome muitos recursos de processamento tanto na captura como principalmente na renderização.

Para você ter uma ideia, o Premiere 2.0, para editar vídeos em HDTV exige como mínimo um Dual Xeon, 2 Gb de Ram e HD em Raid_0.

A boa notícia é que pela sequência de atividades que você descreveu, não há nenhuma perda de qualidade em relação a um equipamento mais poderoso. Vai levar muito mais tempo, mas a qualidade será a mesma.

A questão do Power Producer é que ele deve usar um CODEC com menor qualidade que o CODEC do Studio (que é muito bom). Nesse caso, o que você poderia fazer é testar outros CODECs, até achar um que tivesse uma boa relação Tempo X Qualidade.

Enquanto não puder fazer um upgrade no computador, toda vez que for renderizar um vídeo, desligue tudo no PC, até o reloginho no canto do vídeo. Uma melhoria de 10% no processamento vai render mais de uma hora no final.

Deu para clarear um pouco? continue perguntando aonde estiver com dúvidas.

Abraços!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red ,

sim, eu já trabalho com o relogio desligado e todos os outro programas de fundo, mas não sei como funciona essa coisa de codec direito, to pensando em comprar uma maquina nova , um pentium 4 2,4 gb de processador, acho q vai melhorar um pouco meu trabalho?! eu considero o studio um prog muito bom, fácil e de rápida edição, apenas pra finalizar é q demora , mas isso é até normal eu acho. tentei usar o premiere, mas não me adaptei , demora muito até eu ve o q ta ficando, tenho q renderizar cada egfeito, e dai não rende o serviço. não discordo q o premiere tem mais recursos, mas mesmo assim prefiro o studio!

uma coisa, mesmo capturando o vídeo em mpg, no studio, ele tem q ser renderizado pra gravar no dvd! porque isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma dúvida, é normal a lentidão do PowerProducer ? pelo o que eu vi, dele demora para converter os arquivos mpeg para vob, mas será que não tem spftwares mais rápidos, porque esse leva de 6 a 10 horas para fazer um dvd de 1:40 hr com 3750 mb... eu tentei com o adobe dvd encore, mas ele não aceitou a resolução mais baixa, só aceita o mínimo de 720x480 ... os programas da adobe geralmente são pesados, mas acho que seria ideal ter o adobe premiere, o after effects e o encore, porém exigiria muito do micro, o que você acha ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Maminetto,

Vamos por partes, ... rsrsrs

Postado Originalmente por maminetto+07 de março de 2006, 02:20-->
uma coisa, mesmo capturando o vídeo em mpg, no studio, ele tem q ser renderizado pra gravar no dvd! porque isso?

Se você captura em MPEG, a renderização é necessária quando é feita qualquer alteração no vídeo que esteja fora do padrão de DVD. O correto neste caso é fazer uma renderização inteligente que corrige apenas os itens alterados, mas não são todos os programas que possuem essa facilidade.

hatalmid@07 de março de 2006, 02:46

Mais uma dúvida, é normal a lentidão do PowerProducer ? pelo o que eu vi, dele demora para converter os arquivos mpeg para vob, mas será que não tem spftwares mais rápidos, porque esse leva de 6 a 10 horas para fazer um dvd de 1:40 hr com 3750 mb... eu tentei com o adobe dvd encore, mas ele não aceitou a resolução mais baixa, só aceita o mínimo de 720x480 ... os programas da adobe geralmente são pesados, mas acho que seria ideal ter o adobe premiere, o after effects e o encore, porém exigiria muito do micro, o que você acha ?

Eu não conheço o PowerProducer, mas do jeito que você falou, eu acho q o problema está na resolução que você está usando.

Um DVD tem sempre a resolução 720 x 480 (em NTSC) e não há outra. Se você estiver editando em outra resolução mais baixa, o PowerProducer, para gerar o DVD, vai alterar a resolução para os 720x480.

Realmente os programas da Adobe são pesados. É o preço que se paga pela qualidade.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@04 de fevereiro de 2006, 15:25

Nelson,

O studio faz tudo sozinho.

Não tenho ele instalado aqui agora então vou pelo que me lembro, ok?

Ele tem 3 grandes etapas. A primeira é a captura do vídeo. Pelo jeito você já conseguiu, né?

A segunda é a edição do vídeo, onde aparecem as cenas como se fosse um álbum de figurinhas e você vai editando, cortando e juntando conforme deseja.

A terceira etapa é a criação da saída que você deseja. O Studio já pode criar um DVD completo, pode fazer um filme para a internet, ou muito mais. Ache a janela correspondente a esta etapa e veja quais as opções.

Quanto a gravar um VHS para DVD, a qualidade depende do que você for fazer durante o processo, mas basicamente você deverá capturar e fazer a compactação para o formato DVD. O Studio pode fazer tudo sozinho e a qualidade é das melhores.

Abraços,

RedBeard

:ahh: isso tudo é muito complicado estou lendo e cada hora fica mais difícil gente vocês são demais ....

Sou iniciante não tenho vergonha de dizer porque preciso muito da ajuda de vocês

basicamente só sei colocar o dvd na base e é só

beijos e espero ajuda :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:ahh: Tudo bem Red

Ha o problema é que não sei usar o Shrink as configurações certas

estou ficando :tantan: de tanto pensar ,

Outra coisa fiz isso que você disse mas não grava

Beijos e obrigado espero não estar te deixando de cabeça quente

Agora que vi você também é de Americana :palmas: linda cidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talita,

Seja bem vinda!

Postado Originalmente por Talitaa30+07 de março de 2006, 23:27-->
:ahh: isso tudo é muito complicado estou lendo e cada hora fica mais difícil gente vocês são demais ....

Sou iniciante não tenho vergonha de dizer porque preciso muito da ajuda de vocês

basicamente só sei colocar o dvd na base e é só

beijos e espero ajuda  :help:

Já é um excelente começo. Tem gente que usa o drive de CD como porta copo! (hihihih).

Postado Originalmente por Talitaa30@07 de março de 2006, 23:40

:ahh: Tudo bem Red

Ha o problema é que não sei usar o Shrink as configurações certas

estou ficando  :tantan: de tanto pensar ,

Outra coisa fiz isso que você disse mas não grava

Beijos e obrigado espero não estar te deixando de cabeça quente

Agora que vi você também é de Americana  :palmas: linda cidade

Aqui tem um ótimo tutorial para o Shrink: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=277197 . Dê uma lida e se tiver dúvidas, fale em que ponto específico que a gente esmiúça mais ainda.

você conhece Americana, de onde você é?

Talitaa30@07 de março de 2006, 23:44

:help: Red

você tem algum topico que explica o processo do começo ao fim assim vou me familiarizando com tanta informação 

:seila: Desculpa Red mas eu sou muito lenta

Veja se o tutorial resolve, senão é só dizer onde está enroscando, ok?

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@07 de março de 2006, 08:58

Maminetto,

Um DVD tem sempre a resolução 720 x 480 (em NTSC) e não há outra. Se você estiver editando em outra resolução mais baixa, o PowerProducer, para gerar o DVD, vai alterar a resolução para os 720x480.

Dúvida que me ocorreu: então posso concluir que uma renderização de um MPEG que já esteja em 720x480 será mais rápida que a deoutro MPEG que esteja fora dessa resolução, certo?

E já q estou aqui, lá vai outra pergunta (Dinho, essa é pra você também!) :P : para autorar com o Maestro, necessariamente tenho que fazer o demux do arquivo MPEG antes? Mesmo q eu não queira ou não precise de mais de uma pista de áudio?

Abcs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

to trocando minha máquina, vou pega um pentium 4 3,2Ghz e 1 Gb de ram,

queria saber de um programa pra eu usar apenas pra converter VHS em DVD, sem edição e que não seja muito demorado, você pode me indicar um q eu consiga bx pela net? e q seja fácil de operar

Abraços

M.A.M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mam,

Veja bem o que você deseja. Embora sua máquina precise de um upgrade, pode ser que a melhor solução não seja um computador novo, mas sim um gravador de DVD de mesa.

Eu comprei um Samsung R121 (que ainda está lacrado na caixa) para fazer conversões VHS para DVD. Com ele, não preciso usar o micro para fazer a renderização. Salvo o vídeo já convertido em um DVD regravável e depois levo ao micro para fazer o menu e as finalizações.

Com isso, até meu velho P3 800 MHz daria conta se eu não tiver pressa.

Esse gravador também possui entrada FireWire para conectar a câmera MiniDV e fazer também a conversão sem usar o micro.

Se seu interesse for só o de fazer conversões, sem edição pesada, na minha opinião essa seria a melhor saída.

Usando o micro para fazer a conversão, o ideal é fazer a captura via firewire já para MPEG. Para fazer isso, eu só conheço o Premiere Pró + Plug In MainConcept Pró. Imagino que deva existir outros programas, mas eu não conheço outro que faça isso.

Se ainda tiver dúvida em alguma coisa, pode mandar.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

Na verdade o q eu menos faço é conversão de VHS p DVD, trabalho mais mesmo com edição de casamentos e aniversários, Filmo com a ADVC7 da panasonic, e edito no studio 9. Minha intenção quando comprei essa nova máquina era agilizar mais ainda o meu trabalho.

Eu edito todo o "casamento" e depois gero um AVI de tudo pronto, isso leva em torno de 1,3 a 2 horas, levando em consideração q o vídeo tem em média 1hora editado., isso se eu só trabalho com o video DV, se eu colocar alguma parte capturada de VHS, esse tempo eleva consideravelmente. depois passo pro power producer e crio um menu básico, e mando gravar, esse processo leva em torno de 2,3 a 3 horas, o q você acha? teria auguma forma de melhorar esse desempenho, estou colocando fé q quando chegar essa nova máquina, devo sentir alguma melhora.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MAM,

Certamente o tempo vai melhorar pois terá um poder de processamento bem maior.

Mas enquanto isso, dê uma passeada aqui no fórum. A maioria das pessoas que fazem este mesmo trabalho, usa outros programas com mais "poder de fogo". Com sua máquina mais potente, acho que daria para você fazer um upgrade de software também.

Eu, particularmente, depois que conheci o Premiere, nunca mais abri o Studio.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom REd, ótimo mesmo, faço trabalho de criação de DVDs, mas não fitas capturadas, apenas filmes da net, filme com imagem boa, shows, e até copias de dvds de locadoras, e no mais a edição e atutoração, sei fazer isso tudo, como você disse no começo tem q ler para saber, quem tem preguissa de ler "isso tudo" nunca vbai aprender nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos!

Estou com um problema em captura de VHS, a imagem capturada está com uma certa interferencia, fica dando umas malhas na imagem (ondulações) meu equipamento de captura é Pinnacle MovieBox USB 2.0

meu micro é:

Pentium 4 3.0ghz

MB Asus P4S800 MX

GF MX4000 128MB

Placa de som CREATIVE LIVE! 24BITS

1 HD SAMSUNG 7200 RPM 80GB IDE e

1 HD QUANTUM 40 gb IDE (esse é mais antigo mas não o estou usando para armazenar os vídeos, eu uso o samsung)

já tentei de tudo, usei o cabo S-VIDEO, o RCA já tentei outro vídeo, usei até um DVD player para tirar a duvida, mas o problema continua...

eu até entendo que ocorra uma perda de qualidade nesse processo, mas interferencia eu acho estranho.

espero que alguem possa me ajudar, já estou ficadno careca e totalmente sem opções

obrigado desde já a todos que colaborarem!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Italo,

Como o MovieBox é fácil de ser deslocado, eu tentaria usar em outro computador para tirar a prova. Se trocando os cabos e trocando o micro a interferência continuar, o problema estará no MovieBox.

Faça um teste e poste aqui o resultado.

Abraços!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Amigos faz algum tempo q não faço uma visita, andei dando uma lida pelos posts,

e me veio uma sensação de orgulho, tal a dedicação e o nivel que este forum chegou

Meus Parabens aos realizadores e aos participantes.

Agora peço uma Ajuda: De uns tempos pra ca...Meus DVDs finalizados estão com a imagem

tremida..quando os objetos ou pessoas estão em movimento..Ex: se tem uma pessoa parada cantando imagem ótima...se esta pessoa resolve correr ou se movimentar bruscamente..fica como se a camera estivesse balançando, a imagem não fica fixa, acontece tambem quando insiro

por ex. um bmp..com uma luz mais forte num lago por ex. o brilho fica tremulo.../

Isso tudo em transcrição VHS = VOB.

Uso o seguinte para criar : VHS para VRO - DVDR DMS10 PANA

COPIO O VRO PARA A HD NO COMP E RENOMEIO PARA .VOB

FAÇO O DEMUX COM VOBEDIT

JOGO NO PREMIERE 1.05 através DO MC

FAÇO AS ALTERAÇÕES QUE QUERO E EXPORTO PELO MC

A TAXA QUE ESTOU USANDO NA EXPORTAÇÃO É A MÉDIA MAX 6000

COM O M2V E O AC3 QUE CONVERTI DO WAV AUTORO NO DVDLAB 1.53

USO SHIRINK PRA VER C ESTA TUDO CERTO E QUEIMO COM ELE MESMO

RESULTADO ...NO COMP EXCELENTE ....NO DVD DE MESA/MENUS ANIMADOS /SONS/ E TUDO QUE EU PONHA

FORA O M2V ORIGINAL EXCELENTE.....AGORA O PRINCIPAL O FILME...COM O DEFEITO QUE APRESENTEI ACIMA ..SEM ESTABIDADE DE IMAGEM....PRINCIPALMENTE AS IMAGENS EM MOVIMENTO..COMO CORRER O DESLOCAR DA CAMERA POR SI SÓ ..ETC....

GOSTARIA DE UMA LUZ POR FAVOR...POIS JÁ AUMENTEI O BITRATE..SUBI OS 21 DO PREMIERE..E NADA

GOSTARIA DE SABER A ORIGEM DO PROBLEMA...POIS GOSTARIA DE CONTINUAR NO LAB..A AUTORAÇÃO É RÁPIDA TEM BOAS CRIAÇÕES...E PRATICA...///

No Aguardo Agradesço

jeff :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...