Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso fazer uma seta,farol e brake light p/ minha bike?


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal,

estava pensando aqui em fazer um farol, brake light e seta com leds para a minha bike, só que na seta eu não quero usar um rele mais quero fazer um circuito para utilizar no lugar do rele, no brake light e farol eu queria assim: quando eu ligar o farol o brake light acenda, mais acenda fraco ai quando eu apertar o freio ele se acende totalmente, que tipo de leds eu poderia usar para fazer os tres conjuntos, e se também teria como eu fazer uma buzina pra minha bike também.

To pensando em usar uma bateria 12v de moto pra alimentar tudo só que também vou precisar de um esquema de carregador para essa bateria


Peço a ajuda de todos, por favor

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que estes LEDs serviriam:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511...so-instalar-_JM

Para a lanterna traseira, em vez de fazer os LEDs acenderem mais forte quando acionar o freio, eu colocaria LEDs específicos para o freio. Acho que é mais simples.

Esses leds são recomendados para fazer a seta e o farol da bike?, os leds do freio seria deste modelo que você passou?

Obrigado!

qual bateria você vai usar? se for 12v eu tenho o projeto da busina .

Seria uma bateria 12v mesmo, pode passar o esquema.

Muito obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BUZINA DE POTÊNCIA PARA BICICLETA:

-2 trans.BD139,pode ser TIP31 tambem

-2 resistor 1k x 1/4 de watt

-2 cap.(poliester)de .47uf

-um cap.(policarbonato)de 1uf,não polarizado

-trafo de saida Yoshitani5/16,ou equivalente

Era isso,boa sorte.

esqueci o tweeter de 4ohm

Obrigado cara,

vou tentar fazer e depois te dou a resposta,

agora so falta o projeto do brake light, farol e seta

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses leds são recomendados para fazer a seta e o farol da bike?, os leds do freio seria deste modelo que você passou?

Sim, estes LEDs você pode usar no farol, nas setas e nos freios.

No farol, creio que 10 LEDs dá uma iluminação boa para uma bicicleta, mas, quanto mais colocar melhor.

Vou desenhar um circuito utilizando CIs 555 para as setas à título de sugestão. Aguarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a minha sugestão para o circuito eletrônico da seta:

O CI 555 é um temporizador e sua saída alternará entre nivel alto e baixo a cada cerca de 0,5 segundo.

O transistor BD 135 conduz quando a saída do CI está em nível alto e corta quando ele está em nível baixo.

Sua função é a de amplificar a capacidade de corrente do CI.

A capacidade de corrente de um transistor destes é de 1,5A, o que permite ligar até cerca de 75 LEDs em paralelo.

Quando ele conduz, o conjunto de LEDs que estiver recebendo alimentação da chave irá acender.

A chave S1 é uma chave do tipo alavanca ou gangorra de 6 polos e 3 posições (ON-OFF-ON). Na posição central, todo o circuito fica desligado. Nas posições laterais, ele alimenta o circuito e conecta o conjunto de LEDs respectivo ao positivo.

No esquema eu coloquei 5 LEDs para cada seta, apenas a título de exemplo. Você pode ligar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a minha sugestão para o circuito eletrônico da seta:

O CI 555 é um temporizador e sua saída alternará entre nivel alto e baixo a cada cerca de 0,5 segundo.

O transistor BD 135 conduz quando a saída do CI está em nível alto e corta quando ele está em nível baixo.

Sua função é a de amplificar a capacidade de corrente do CI.

A capacidade de corrente de um transistor destes é de 1,5A, o que permite ligar até cerca de 75 LEDs em paralelo.

Quando ele conduz, o conjunto de LEDs que estiver recebendo alimentação da chave irá acender.

A chave S1 é uma chave do tipo alavanca ou gangorra de 6 polos e 3 posições (ON-OFF-ON). Na posição central, todo o circuito fica desligado. Nas posições laterais, ele alimenta o circuito e conecta o conjunto de LEDs respectivo ao positivo.

No esquema eu coloquei 5 LEDs para cada seta, apenas a título de exemplo. Você pode ligar mais.

legal esse teu circuito ,amigo qual programa você usol para desenha-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

gostei dos esquemas que vocês me passaram mais eu num consigo decifrar os mesmo porque o meu conhecimento em eletrônica é muito pouco, alguem poderia me mandar uma apostila de como decifrar esses esquemas ou então passar um esquema para fazer no circuito impresso?

Espero a ajuda de vocês,

Muito obrigado a todos!!!

Sylvio Musto Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, tentei desenhar ,acho que dá pra entender.

Ahh sim, agora entendi o funcionamento da buzina, vou arranjar o material para fazer a buzina,

agora só falta fazer a PCB da seta.

Obrigado cara

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenhei no Eagle.

Aqui uma sugestão de placa de circuito impresso:

As imagens estão ampliadas.

Se quiser posso enviar as imagens em tamanho real por email.

Repare que a chave e os conjuntos de LED e resistores não estão na placa, pois, são ligados através de fios.

A chave é esta:

Ao lado da foto, a correspondência entre os pinos e o esquema.

post-339955-13884936009204_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é usar aqueles LEDs do Mercado Livre, os quais, já vem montados com resistor e fios para serem ligados em 12v.

A ligação dos LEDs é feita da seguinte forma:

Vamos supor que vamos colocar 5 LEDs para cada seta: 5 na dianteira direita, 5 na dianteira esquerda, 5 na traseira direita e 5 na traseira esquerda.

Os fios que saem dos LEDs e devem ser ligados ao negativo são ligados todos juntos no pad "LEDs" da PCI.

Os fios que saem dos LEDs da seta esquerda (dianteira e traseira) para serem ligados no positivo, são ligados no polo 4 da chave.

Os fios que saem dos LEDs da seta direita (dianteira e traseira) para serem ligados no positivo, são ligados no polo 6 da chave.

Os polos 2 e 5 da chave devem ser ligados juntos no positivo da bateria.

Os polos 1 e 3 da chave devem ser ligados juntos no pad "CHAVE" da PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui, um bom tutorial de PCI para iniciantes:

http://www.casemodbr.com/tutoriais/visualizar.php?id=31

Aqui uma aula sobre soldagem:

http://www.eletronicatotal.com.br/artigos/soldar/asolda.htm

Cuidado ao soldar dispositivos semicondutores (transistores, CIs, etc...), pois, são sensíveis ao calor e podem queimar se deixar a ponta do ferro encostada por mais de 10 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ainda não consegui fazer o projeto porque não consegui ainda comprar os componentes!

Mai ainda está faltando o esquema do farol, e sobre a luz do freio estou pensando em desmontar um brake light de carro e trocar os leds pelo os do anúncio da neolight, aliás, para dar uma organizada poderemos criar um painel para fixar no guidão, e um sistema de cabos utilizando conectores (db-25 por exemplo) p/ além de organizar ter uma segurança a + porque dessa forma poderemos desmontar facilmente e colocar numa mochila, sacou? hehehehe

Poderemos ir + além e fazer um alarme para a bike aproveitando o tweeter do esquema da buzina e também um criar um velocímetro para fixar nesse painel!!!!

Que tal gente?

Abraços

Sylvio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí sylvio-net, também acho que a ideia do painel é o melhor a se fazer.

Quanto ao circuito do farol, basta que você ligue quantos LEDs quiser em paralelo e coloque um interruptor para ligar e desligar.

Se você for usar brake light de carro, nem precisa substituir os LEDs, pois, os que já vem são fortes também.

Vai ficar muito bom também se colocar o velocímetro e alarme.

A seguir, uma sugestão de carregador para bateria de moto (para baterias de 12 v x 4 Ah):

Este carregador é lento, deve demorar cerca de 24 horas para carregar uma bateria completamente descarregada.

E de um indicador de nível de carga da bateria:

post-339955-13884936177016_thumb.jpg

post-339955-13884936179603_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

gostei dos esquemas que vocês me passaram mais eu num consigo decifrar os mesmo porque o meu conhecimento em eletrônica é muito pouco, alguem poderia me mandar uma apostila de como decifrar esses esquemas ou então passar um esquema para fazer no circuito impresso?

Espero a ajuda de vocês,

Muito obrigado a todos!!!

Sylvio Musto Neto

Alguns links interessantes:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/index15.asp

http://www.depinfo.unir.br/joomla/images/a..._eletronica.pdf

http://www.ee.pucrs.br/~gacs/new/disciplin...ilas/aula05.pdf

http://laercio.com.br/artigos/hardware/hard-052/hard-052.htm

Outros aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=111735

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...