Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida / Pixels ou Textels ? qual a diferença?


Posts recomendados

Olá amigos!

Gostaria de saber qual é o principal fator que indica o desempenho de uma placa de video quando olhamos para as "especificações técnicas" ! Já ouvi falar que é a Fill rate (taxa de preenchimento) sendo que nela já vi dados diferentes, por exemplo :

(a geforce 4 diz AA samples/sec e a 6600gt diz textels, gostaria de saber a diferença nisso)

Geforce 4 Ti 4800SE

Fill rate : 4.4 Billion AA Samples/Sec

Memory Bandwidth : 8.8GB/Sec.

Vertices per Second : 125 Million

Geforce 6600GT

Fill rate : 4 billion

Memory Bandwidth : 14.4 GB/sec.

Vertices per Second 375 million

gostaria de saber quais fatores posso usar para avaliar o "real" desempenho das mesmas e a diferença entre pixels(AA samples) e textels!

Um abraço a todos do forum e grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro temos que entender algumas coisinhas basicas, vamos ver se consigo passa-las decentemente =)

Os monitores atuais exibem as imagens q vemos atraves da ativação de pequenos pontos luminosos, milhares deles em toda a extensao visivel da tela. Esses pontinhos que na realidade sao quadrados, sao chamados de pixels (PICture ELementS). No entanto, as placas de video não processam pixels "diretamente" e sim texels, que sao uma especie de pixel de formato diferente , triangulos pra falar a verdade (explicação muito tosca, mas facilita o entendimento). Dai aquela historia, tal placa de video é capaz de processar tantos milhoes de triangulos por segunto. Na saida para os monitores ha uma conversao de texel pra pixels. Um pixel pode ser derivado de 1 ou varios Texels.

Na hora de obter uma placa de video o fillrate indica a força bruta da placa, pois esse numero mostra quantos pixels a placa pode renderizar em um seg. O fillrate no entanto está intrissecamente ligado a uma serie de outros numerozinhos:

GPU Clock = velocidade da GPU (Ex: 400Mhz)

Memory Clock = velocidade da memoria (Ex: 800Mhz DDR2)

Memory Interface = tamanho dos dados em bits que trafegam entre memoria e gpu (128bits)

Numero de Pipes = numero de vias de processamento paralelo da gpu (12 pipes)

Todos esses numeros devem ser levados em conta e os mesmos contribuem bastante para o tamanho do fillrate. É importante lembrar q outras especificaçoes também sao importantissimas como o Directx suportado pela placa e o Shader Model, q no fim irao contribuir para a qualidade das imagens renderizadas e garantir sua compatibilidade com games atuais e futuros.

O AA samples está ligado ao numero de vzes q o algoritmo de AA (Anti Aliasing = Anti Serrilhamento) foi utilizada por passo (AA Passes). No caso aqui evidenciado:

Fill rate : 4.4 Billion AA Samples/Sec

Eles estão afirmando q a placa atinge tal fillrate utilizando o AA Sample em quantidade padrão, a qual não sei lhe informar com certeza. Eles ai também não informaram o AA Passes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...