Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contra-atacando ligações de telemarketing


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Novas e más noticias do front de batalha.

Depois da aparente última vitória houve realmente um momento de calmaria sem nenhuma reação do inimigo denominado telemarketing por até dois dias seguidos.

Só que ocorre o seguinte, novas estratégias de ataque passaram a ser executadas, a primeira delas é que agora estão ligando para o telefone de minha esposa, ela não quer fazer o cadastro no PROCON e fica discutindo com os atendentes dizendo que não quer receber mais ligações, desligando o telefone e eles vão ligando em seguida insistindo nos argumentos das vantagens de suas vendas até o ponto dela não atender mais, então eu resolvo atender e pergunto com educação o nome do operador, o nome da empresa e qual é o produto oferecido, quando consigo estes dados, eu anuncio ao operador de telemarketing que ele ligou para um número cadastrado no PROCON para não receber ligações de telemarketing e que formalizarei a queixa junto ao PROCON, a reação deles é variada mas, abrevia muito a conversa e desligam rapidamente, em resumo, pelo menos depois de falar isso não voltam a ligar no mesmo dia, só ligam de novo no dia seguinte.

A segunda estratégia de ataque que começaram a usar agora contra mim é ligar de um número restrito com uma gravação anunciando o produto mas sem dizer qual é a empresa, neste caso eu preciso ouvir a ligação até o fim e escolher a opção de digitar alguma tecla para falar com o atendente e então só ai poder perguntar qual é a empresa e finalmente ter todos os dados necessários para formalizar a reclamação, sem estes dados eu não posso formalizar a reclamação no PROCON.

A terceira e mais cruel estratégia que também começaram a usar são as mensagens de texto a qualquer hora do dia ou da noite, neste caso o PROCON não considera como caso de bloqueio de telemarketing e não é possível registrar a reclamação, a solução que encontramos foi desligar a noite o telefone de minha esposa e, como eu não posso deixar o meu desligado e também não consigo retirar o aviso de mensagem recebida, resolvi trocar o meu aparelho por um aparelho de emergência que funciona a pilha alcalina, este aparelho apenas faz e recebe ligações, ele ignora por completo qualquer mensagem, não fazendo nenhum barulho ou piscando qualquer luz, eu sequer fico sabendo se recebi ou não as mensagens, o problema é que o aparelho não tem visor e se eu quiser receber uma mensagem de interesse, por exemplo o código que o banco envia para liberar uma transação, fico sem condições de receber, além do que não sei qual é o número que está ligando.

É uma verdadeira guerra e percebi que estou longe de uma vitória final.

A única solução final que vejo é fazer igual ao Bin Laden e deixar de usar o telefone e contratar mensageiros.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Pincipi disse:

Novas e más noticias do front de batalha.

Depois da aparente última vitória houve realmente um momento de calmaria sem nenhuma reação do inimigo denominado telemarketing por até dois dias seguidos.

Só que ocorre o seguinte, novas estratégias de ataque passaram a ser executadas, a primeira delas é que agora estão ligando para o telefone de minha esposa, ela não quer fazer o cadastro no PROCON e fica discutindo com os atendentes dizendo que não quer receber mais ligações, desligando o telefone e eles vão ligando em seguida insistindo nos argumentos das vantagens de suas vendas até o ponto dela não atender mais, então eu resolvo atender e pergunto com educação o nome do operador, o nome da empresa e qual é o produto oferecido, quando consigo estes dados, eu anuncio ao operador de telemarketing que ele ligou para um número cadastrado no PROCON para não receber ligações de telemarketing e que formalizarei a queixa junto ao PROCON, a reação deles é variada mas, abrevia muito a conversa e desligam rapidamente, em resumo, pelo menos depois de falar isso não voltam a ligar no mesmo dia, só ligam de novo no dia seguinte.

A segunda estratégia de ataque que começaram a usar agora contra mim é ligar de um número restrito com uma gravação anunciando o produto mas sem dizer qual é a empresa, neste caso eu preciso ouvir a ligação até o fim e escolher a opção de digitar alguma tecla para falar com o atendente e então só ai poder perguntar qual é a empresa e finalmente ter todos os dados necessários para formalizar a reclamação, sem estes dados eu não posso formalizar a reclamação no PROCON.

A terceira e mais cruel estratégia que também começaram a usar são as mensagens de texto a qualquer hora do dia ou da noite, neste caso o PROCON não considera como caso de bloqueio de telemarketing e não é possível registrar a reclamação, a solução que encontramos foi desligar a noite o telefone de minha esposa e, como eu não posso deixar o meu desligado e também não consigo retirar o aviso de mensagem recebida, resolvi trocar o meu aparelho por um aparelho de emergência que funciona a pilha alcalina, este aparelho apenas faz e recebe ligações, ele ignora por completo qualquer mensagem, não fazendo nenhum barulho ou piscando qualquer luz, eu sequer fico sabendo se recebi ou não as mensagens, o problema é que o aparelho não tem visor e se eu quiser receber uma mensagem de interesse, por exemplo o código que o banco envia para liberar uma transação, fico sem condições de receber, além do que não sei qual é o número que está ligando.

É uma verdadeira guerra e percebi que estou longe de uma vitória final.

A única solução final que vejo é fazer igual ao Bin Laden e deixar de usar o telefone e contratar mensageiros.

 

 

O segundo caso é uma operadora de telefonia com nome de 3 consoantes?

 

SMS é dose mesmo, felizmente eu tenho recebido bem poucas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Evandro O segundo caso é a empresa que se chama "Central do Omega 3", a empresa de telefonia com três consoantes se retirou do campo de batalha temporariamente, ela deve estar se reagrupando e planejando estratégias para o próximo ataque. Espero eu que ela tenha se considerado derrotada definitivamente e não volte a combater.

No caso do SMS eu acredito que merece um post exclusivo, eu sozinho não tenho armas para esta luta, preciso de ajuda de uma boa equipe militar ou mercenária, do tipo "Esquadrão classe  A", "Os vingadores" ou "Os mercenários".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Relatório do mês de maio:

Apenas duas ligações recebidas da mesma empresa "central omega 3", a duas cadastradas como reclamação no PROCON, zero mensagens de SMS.

Um detalhe, eu apaguei da memória os números da lista negra e nenhum deles ligou mais.

Sinceramente eu acho que o cadastro no PROCON funciona mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membro VIP

Relatório do mês de março de 2017.

Consegui ficar do mês de junho de 2016 até fevereiro de 2017 sem receber nenhuma ligação de telemarketing.

Só que no dia 01 de março de 2017, data em que oficialmente começa o ano de 2017 no Brasil, eu voltei a receber constantemente as ligações indesejadas em todos os três números cadastrados no Procon.

Até hoje dia 3 eu recebi cerca de 30 ligações e só consegui pegar os dados para concluir a reclamação de 8 ligações, nas outras o operador desligava depois de falar alô.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/09/16/programador-cria-robo-para-se-vingar-de-empresas-de-telemarketing.ghtml

Gostei da ideia, no final da matéria um representante da OAB disse que não é crime ficar ligando de volta insistentemente, caracteriza legítima defesa.

Alguém sabe como criar um robô destes? Quero testar a eficácia.

adicionado 43 minutos depois

 

Aqui tem dois links para o código. O problema é que as ligações partem de um serviço de total voice e eu quero fazer as ligações do meu telefone fixo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
11 horas atrás, Pincipi disse:

Alguém sabe como criar um robô destes? Quero testar a eficácia.

 

Eu li esta notícia em algum outro canto e pelo o que entendi, ele criou em Linux e disponibilizou sim o código-fonte para quem quisesse baixar, compilar e usar. Teria de pesquisar mais a fundo. Onde eu li não tinha a indicação de onde baixar, mas pela as telas capturadas me pareceu isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Torres Obrigado por se interessar, espero que possa perder algum tempo neste assunto e me dar alguma dica básica. (No caso deve ser "nos dar dica" porque com certeza tem mais interessados de olho neste empreendimento)

 

No último vídeo acima tem os links:

Link para acessar o pacote JavaScript do Gustavo, com instruções para instalar e usar o software: https://www.npmjs.com/package/ligar-c... https://github.com/GtOkAi/ligar-cobranca

 

Pelo que li ao acessar estes links, trata-se do app; "ligar cobrança - robô telefonista", só vi o disponível para android, no segundo link além do app parece que tem o código fonte mas, não consigo entender, é acima de minha limitada compreensão.

 

O que não me agrada é o fato deste sistema estar baseado em fazer ligações através de outro sistema "totalvoice" o qual não tenho interesse de contratar, gastaria nele R$ 0,06 por ligação, não quero investir em mais um sistema de telefonia, já pago um plano fixo com ligações ilimitadas, justamente destinado a uma estratégia de contra-ataque pessoal no sentido de retornar as ligações com uma gravação dizendo:

"-Você ligou para 555-1234(No caso seria o meu número) ligue agora, estamos disponíveis".

Com o objetivo de fazer uma ligação por minuto de forma automática, com algum relatório informando quantas ligações foram atendidas e quantas não foram, além da duração da chamada. Preciso saber se o inimigo foi ou não atingido de alguma forma.

 

Já pensei em usar um velho discador (daqueles de conexão à internet) que permita configurar o número a ser discado, o problema é que ao atenderem ele só vai enviar o sinal de conexão, pode ser interessante mas, desta forma, não vou saber se bloquearam ou não o meu número.

 

Outra opção é o velho terminal do Windows 98, nele era possível programar uma discagem automática mas, também não tenho interesse em formatar uma máquina exclusiva para isto, quero aproveitar as que tenho operando com Windows 10 e um modem.

 

Outra forma que também tenho interesse; aproveitar impressora multifuncional, aparelho de fax ou secretária eletrônica que já tenham embutido o lugar de plugar o fio do telefone, bastando apenas programar e ver no que dá.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ja que ressuscitaram o tópico, vou falar da ideia mais maligna já posta em pratica por uma pessoa. Não sei se é possível pro @Gabriel Torres colocar em pratica na terra dos cangurus, mas enfim a historia é homérica. E o melhor de tudo, não é lenda urbana.

Um gênio do mal residente no reino unido, teve a ideia de transformar sua linha telefônica convencional em um numero com tarifa reversa, nós brasileiros vivemos essa era nos anos 90 com os infames telefones 0900 e 0300. Pois bem, nosso herói solicitou à companhia telefônica a mudança de plano que aparentemente na Inglaterra não tinha um prefixo especial. Daí em diante passou a ser o possível cliente mais atencioso do mundo sempre que algum telemarketing lhe tentava empurrar algo. Ao manter as ligações ativas por longos períodos, nosso herói conseguiu fazer lucros de 300 libras!

 

 

Abaixo, link da noticia

https://www.bbc.com/news/technology-23869462

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

Depois de alguns meses de sossego, sem receber mais ligações de telemarketing, adquiri um plano novo de outra operadora para testes, com um novo número, no mesmo dia cadastrei no Procon SP, logo em seguida recebi uma ligação com uma gravação perguntando se eu conhecia a Maria, respondi que sim porque conheço uma Maria, então a ligação foi transferida para um operador que perguntou se conhecia a Maria de Lourdes, respondi que não conheço Maria de Lourdes mas, conheço a Maria, o operador de telemarketing ficou nervoso e gritou perguntando porque respondi sim, desligando em seguida.

A partir dai, em alguns dias, voltei a receber diversas ligações nos outros telefones cadastrados em meu CPF, todas elas de telemarketing e para cada uma fiz o devido registro de reclamação no Procon.

Analisando a situação; imagino que a primeira ligação recebida era de um cobrador de dívidas e que este tem acesso aos dados cadastrais dos proprietários de números de telefone, como nome CPF e endereço, inclusive outras linhas que possui, então, por conclusão lógica, imagino mais ainda que ele enviou de alguma forma os outros números que tenho para alguma empresa de telemarketing, creio que com o objetivo de "incomodar" com diversas ligações e assim ter uma melhor chance de recuperar o valor cobrado.

Teoria da conspiração ou realidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pincipi recebi este tipo de cobrança no telefone comercial por meses, então, pode ser coincidência ou o número que você recebeu era de outra pessoa antes, o que não era o caso aqui.

 

Nos meus telefones pessoais nunca mais recebi ligações, ainda bem, mas já precisei de ANATEL outra vez por causa de SMSs excessivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Pincipi @Evandro Eu comprei um novo smartphone da Samsung que vem com um sistema anti-spam já instalado. Quando aparece uma ligação suspeita, ele avisa. Veja na tela abaixo. Funciona assim, quando você recebe uma ligação de golpe ou telemarketing, há um botão que você pode denunciar, e aí essa denúncia vai para um banco de dados, e assim outras pessoas ao receberem ligação do mesmo número são alertadas que é golpe/spam/telemarketing... Muito bacana. Apesar de ser integrado ao meu telefone, parece que você pode instalar o app em telefones de outras marcas. Chama-se Hiya: https://hiya.com/

 

 

Screenshot_20190221-093414_Contacts.jpg

Screenshot_20190221-093752_Contacts.jpg

Screenshot_20190221-093811_Phone.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Existem diversos sites (pagos) que tem todos os dados de "todas" as pessoas, mas não fazem muitas atualizações de exclusão de dados, apenas adição.

Então em muitos casos a linha é cancelada, passada adiante mas os sites continuam mostrando aquele número como se fosse da pessoa ainda.

Quando você atendeu e disse SIM, o operador marcou aquela linha como "hot", significa que encontraram naquele número a pessoa que procuram.  Se de alguma forma descobriram seu nome completo ou CPF, foi suficiente pra marcarem você nesses sites como contato desta fulana, por isso agora te procuram tanto. Sabem que não é você que eles querem, mas você é a pessoa que "pode dar o recado" para a pessoa.

Sem contar que conseguem ver seus vizinhos, parentes, signo,salário ..... e não estou exagerando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Administrador

@sdriver @Evandro @Pincipi Olha que notícia bacana:

 

Citação

A Anatel deu 30 dias para que as principais empresas de telecomunicações criem uma lista de não perturbe nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing.

 

Fonte: http://www.anatel.gov.br/institucional/noticias-destaque/2299-anatel-determina-que-teles-criem-lista-nacional-de-nao-perturbe-em-30-dias

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Ontem eu registrei o que espero ser a minha última reclamação de telemarketing no PROCON/SP. Agora estou fazendo meu cadastro no https://www.naomeperturbe.com.br/ mas, após preencher o cadastro e clicar em criar login, nada acontece no Firefox, a tela não muda. Consegui um resultado no Iexplorer, já tenho um login. Consigo logar no Firefox mas, na hora de cadastrar o número diz que é necessário fazer login. Pelo Iexplorer deu que este telefone já possui um registro no Procon e não cadastra o número.

Agora fiquei na dúvida, se removo o bloqueio do site do PROCON/SP e tento cadastrar no naomeperturbe.com ou então, deixo como está.

Dúvida esclarecida:

bloq.jpg.a83b2a64c9e99838f84a512d08e0c3b1.jpg

adicionado 12 minutos depois

Conclusão lógica, para quem não tem o serviço de Procon no estado, é possível o bloqueio parcial, vai bloquear apenas o telemarketing das operadoras de telefonia, não vai bloquear outras ofertas de telemarketing. Agora, já quem tem disponível o bloqueio do Procon consegue o bloqueio total de qualquer serviço oferecido por telemarketing.

Imagino eu que a legislação deveria andar na contramão, deveria ser no sentido de proibição total e só deveriam se cadastrar os interessados em receber a propaganda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Pincipi Pelo o que eu li até agora, esta lista de "não pertube" tem uma falha grave: só se refere a ligações de telemarketing que partem das empresas de telefonia. Por exemplo, uma empresa tentando te vender seguros ou assinatura de revista poderá continuar torrando a paciência. É bem diferente do que acontece nos EUA, onde a legislação de defesa do consumidor obriga a TODAS as empresas de telemarketing a consultar a lista antes de ligar. Caso seu telefone esteja cadastrado na lista e mesmo assim alguém te ligue, você pode denunciar no próprio site e providências são tomadas. Veja: https://www.donotcall.gov/

 

Só hoje eu recebi umas dez ligações de telemarketing. E ainda são 14h30min.

 

Tentei me cadastrar no https://www.naomeperturbe.com.br/ mas o nosso servidor de emails rejeita os emails deles, pois o serviço deles está mal configurado (problema na configuração do servidor DNS). É por isso que tem muita gente reclamando que não recebe os emails deles. Apaguei os dados mais sensíveis, mas é isto que está no log:

 

@400000005d2f5b8115ce1d7c CHKUSER rejected sender: from <bounces+11493774-d138-XXXXXXX@em2775.naomeperturbe.com.br|remoteinfo/auth:|chkuser-identify:> remote <helo:wrqvwzwb.outbound-mail.sendgrid.net|remotehostname:unknown|remotehostip:149.72.158.155> rcpt <> : temporary DNS problem
@400000005d2f5b8115ceaa1c qlogenvelope: result=rejected code=451 reason=chkusersender detail=sendermxdnstmpfail helo=wrqvwzwb.outbound-mail.sendgrid.net mailfrom=bounces+11493774-d138-XXXXXXXX@em2775.naomeperturbe.com.br rcptto= relay=no rcpthosts= size= authuser= authtype= encrypted= sslverified=no localip=XXXXXXXXX localport=25 remoteip=149.72.158.155 remoteport=47434 remotehost= qp= pid=19853
@400000005d2f5b81176ae174 qmail-smtpd: read failed: (null) from 149.72.158.155 to [email protected] helo wrqvwzwb.outbound-mail.sendgrid.net

 

Gostaria de ajudá-los a resolver isso, mas teria de falar direto com alguém que trabalha por lá, creio que se enviar email não vai ser lido, pois vai ficar perdido no meio de outros milhares.

 

Verifiquei e aparentemente só os Procon de SP e ES têm este sistema que você mencionou, até tentei cadastrar o meu número, visto que todos os spams de hoje eram com prefixo 11, mas eles só permitem cadastro de telefones com prefixo 11, sendo que o meu telefone é prefixo 21. 😑

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Verifiquei e aparentemente só os Procon de SP e ES têm este sistema que você mencionou, até tentei cadastrar o meu número, visto que todos os spams de hoje eram com prefixo 11, mas eles só permitem cadastro de telefones com prefixo 11, sendo que o meu telefone é prefixo 21. 😑

 

Abraços.

Mas não é esse o sentido da vida @Gabriel Torres? Pagar boletos, dormir, acordar  e recusar ligações de SP.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...