Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contra-atacando ligações de telemarketing


Posts recomendados

  • Membro VIP

Hoje, após uma breve trégua, voltei a ser atacado, desta vez pelo número 011 46377770, ao atender, uma gravação fala algo agradecendo pela espera e que serei o próximo a ser atendido, desligando, ligando mais uma vez em seguida sem falar nada e desligando após dois segundos. Liga de manhã de de tarde. Imagino que se trate de uma máquina defeituosa disparando as ligações. Ainda não tem informações na internet sobre o que se trata. Isto é algo que não tem como reclamar já que não é possível identificar a empresa responsável e acionar o bloqueio de telemarketing. Aproveitei e dei uma olhada no ranking do PROCON SP, disponível em setembro de 2019:

ranking.jpg.f8f4e8f759cf85773db30ac5a47ce413.jpg

Um verdadeiro prêmio de loteria! Eu entendo que estes valores não podem ser repassados aos lesados porque viraria uma indústria de reclamações falsas. O que me deixaria mais contente é ver a prova de que as empresas lesadoras realmente pagaram as multas, já que olhando assim, tenho a sensação de que "é para inglês ver" e nunca pagarão.

adicionado 3 minutos depois

Tinha mais uma tela com dados anteriores para comparação:

ranking2.jpg.3c3105d156140fe64efac28c5d00adf6.jpg

 

adicionado 37 minutos depois

Macacos me mordam mas, se acessar o site do diário oficial de SP:

https://www.imprensaoficial.com.br

Pesquisar o nome da empresa, como por exemplo a "vivo sa" seguido por auto de infração, lá aparecem vários resultados e clicando em um deles remete a página:

https://www.imprensaoficial.com.br/Certificacao/Certificador.aspx?link=%2f2014%2fexecutivo%20secao%20i%2fagosto%2f23%2fpag_0005_4L5PRS8CQSS1Ke91CD0Q38I1T0A.pdf&pagina=5&data=23/08/2014&caderno=Executivo I

Onde se lê o número o CNPJ, o numero do auto de infração e a série:

DO.jpg.a015aaea2acb6094cfc925a493b1caaf.jpg

Jogando estes dados na consulta da página do PROCON:

consulta.jpg.9aba183ebad75354aa5a99ecf013bb67.jpg

https://sistemas.procon.sp.gov.br/gedoc/

Dá para ver o resultado:

multa.thumb.jpg.76646bd9852ee444a917e21a3c6e50ee.jpg

Ai eu imagino que esta foi apenas uma reclamação e que poderia ter sido a minha e deu a eles um prejuízo de quase 800 mitos!

Só que analisando melhor, a lei 12.291/10 é sobre manter um exemplar do CDC no local de venda e então este não é um caso de reclamação de telemarketing. Um dia eu acho o caminho...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Pincipi Eu tive uma experiência interessante, estavam me ligando direto de números distindos procurando uma pessoa, e mesmo eu falando que o número estava errado, eles continuavam a ligar. Pesquisei no Google pelos números usados e caí no Reclame Aqui, onde dava para identificar a empresa de telemarketing (na verdade, cobrança). Abri uma reclamação e incrivelmente eles responderam em 15 minutos e nunca mais me ligaram. Fica a dica! Às vezes o Reclame Aqui funciona muito bem! :)

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
4 horas atrás, FFmarini disse:

Seria uma tal de Ativos SA do Grupo Aval? fiz mo "brigueiro" no telefone com a atendente, não sei como mas ele estão me ligando falando sobre uma divida ativa (que não existe) no nome do meu Avô.

 

Outra empresa. Mas experimente o Reclame Aqui. Funcionou para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Só atualizando informações. Em 2020 o site do PROCON de São Paulo fez algumas alterações:

https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/tutorial/consumer

Agora um robô virtual faz o cadastro da reclamação, não precisa mais dizer o horário da ligação e nos casos de ligações múltiplas da mesma empresa só registra uma reclamação por dia, na segunda reclamação dá mensagem de que já realizou a reclamação e finaliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Bom dia

 

Realmente essas ligações  de telemarketing é bastante abusiva.

E quando ligam e falam alguma coisa até vai, e quando ligam e não falam nada.

O bonus que pessoa que liga deve ser muito alto para a pessoa ficar forçando a venda de algo que não quer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando me ligam e perguntam o John está, e eu já sei que é telemarketing, eu respondo "um minuto por favor". Ponho no viva voz e continuo fazendo o que estava antes. A pessoa fala de novo, e eu respondo "um minuto por favor" e fico nessa até a pessoa desligar. Fiz isso algumas vezes e agora raramente recebo ligações. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sou de receber. Mas quando recebo, falo que não quero, desligo e bloqueio o número.

 

E nos últimos anos, além de telemarketing, agora tem o que eu chamaria de tele-evangelismo, que é pessoal que digita números de telefones ao acaso para ler passagens da bíblia.

 

Quando começou a pandemia e comecei a trabalhar de casa, recebi umas quatro ligações assim. Passou-se um tempo e alguns dias atrás, voltei a receber uma ligação do tipo. E fiz o mesmo. Falei que estava trabalhando, que não dava pra ouvir, desliguei e bloqueei o número.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

É curioso como há incentivo à gravar ligação, mas tal função não é disponível no app de telefone do Android no Brasil sob o preceito de ser ilegal por aqui. É uma função já presente no app mas indisponível dado o país. As outras alternativas pra gravar ligações no celular, se gravam, é tão baixo que não é compreensível a fala de forma consistente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...