Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

colegas estou verificando um orgao eletrônico MINAMI ME 7100, A PEDALEIRA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO SO A PRIMEIRA NOTA E DEPOIS FICA CHIANDO , SE ALGUEM PUDER AJUDAR?

ABS

Lorival,

1-Verifique no chicote a continuidade dos fios.

2- Se os contatos forem através de chaves passe WD40 nos contatos pois podem estar oxidados ou presos.

Já é um início. Tecle o resultado.

Sds.

Iriel

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adamarcio,

Qual o modelo do orgão?

Que notas são? Teclado superior, inferior ou pedaleira?

Veja se as notas que ficam mudas são sempre as mesmas.

Repetem-se na mesma oitava sempre ou são aleatórias.

Qto tempo depois de ligado elas ficam mudas?

Qual o histórico desse orgão?

Já foi mexido por alguém?

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal sou novo no forum e tenho duvida sobre um gambitt dx 250r que quando tocado uma nota, esta fica tocando até que outra seja tocada, e assim as demais da mesma forma obs. só no sons de orgão, acordiom e synthe

desde ja agradeço a todos

(obs.ha não consegui postar no lugar certo este é o motivo de ser aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

PicGrabber,

Tire algumas fotos das placas e verei nas minhas anotações o que pode ser.

Iriel

Ola Iriel.... nao sei bem quais fotos você iria precisar... tirei 2 fotos.. uma do teclado inteiro ( falta as pedaleiras que nao montei ainda ) e uma da placa principal.

Agora ele resolveu apresentar outro defeito que me deixou decepcionado... O teclado liga, da pra se ouvir que o amplificador esta ativo ( pequeno ruido ) mas nenhuma tecla funciona, nem efeito, nada... ja havia acontecido isso antes.. mas era só desligar e ligar novamente que voltava.. agora parou de vez :cry::cry::cry:

Fora o problema do sintetizador de efeitos que nunca funcionou....

Dicas ???

abraços e obrigado

Colegas,

Tenho 2 problemas e preciso da ajuda de vocês.

1- Órgão Gambitt DX175R. Esse órgão não tem controle de volume no painel.Preciso fazer uma adaptação instalando esse botão para que a organista ajuste o volume MASTER via potenciômetro. Ao pedal de volume caberia modular apenas o que o potenciômetro delimitou.

2- Órgão MINAMI M3R. Esse órgão não tem trimpot de volume junto ao STK080. Acho útil esse recurso pois posso controlar a potencia máxima do amplificador direto no trimpot sem interferência do usuário (já vi isso em alguns Gambitts e Minamis antigos). Ao usuário caberia apenas um ajuste fino no potenciômetro do painel.Alguém tem um desenho de como instalar esse trimpot?

Agradeço a ajuda.

Abraços a todos.

Iriel

[email protected]

Ola Iriel,

Espero estar em tempo de te ajudar...

Em relação ao M3R, pelo que vi no datasheet to STK080, o pino de entrada é o pino 1, sugestao seria voce colocar um potencionetro nessa entrada, usando fios blindados para evitar ruido.

Desconecte a linha que chega no pino 1 do STK080 e ligue um potenciometro, o valor do potenciometro para um melhor ajuste tem que ser testado, verifique com 10K, 47K ou 100K.

Como nao conheco o circuito do M3R, você pode verificar ao invés de desconectar diretamente no pino 1 do STK, pode ter alguma conexao um pouco antes que seja mais fácil para por o potenciometro.

Para o Gambit, é o mesmo circuito, porém você tem que ver qual o circuito amplificador e onde fica sua entrada, para por o potenciometro.

Para ambos os teclados esse potenciometro ira controlar o volume como um "MASTER".

abraços.

post-89259-13884953182929_thumb.jpg

post-89259-138849531836_thumb.jpg

post-89259-13884953186006_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caros , estou ocm um minani ME7100, uma das teclas da pedaleiras não funciona, identifiquei uma chave tipo HHH que não funciona, detalhe não achei ela em lugar algum , santa efigenia, bras, sem chance se alguem souber onde acho.... abs

[email protected]

Lorival,

1-Verifique no chicote a continuidade dos fios.

2- Se os contatos forem através de chaves passe WD40 nos contatos pois podem estar oxidados ou presos.

Já é um início. Tecle o resultado.

Sds.

Iriel

[email protected]

valeu Iriel, testei o flat, tudo ok, identifiquei uma chave HH com problema terei que substitui-la, mas não achei..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

ola amigos vos saudo com a sata paz de DEUS;dou assidtençia tecnica em orgao teclado epiano em belo horizonti eregiao estou com um orgao yamaha nfb35 que fuçiona e so o ritimo e os arpejos constatei duvida nos integrados ym604 24pinos eym644 40 pinos alguém sabi a ondi coplar peças para esti orgao yamaha antigo o que preçizarem na minha pouca informaçao estou pronto a ajudarem:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

preciso entrar em contato c/ o irmão antonio daqui de maceio,tenho um orgao da marca minami sm33 liga mas nao sai som.

boa tarde,como estou c/ um orgao parado e tem o sr antonio que concerta orgaos aqui em maceio gostarie muito de conseguir entrar em contato c/ ele p/ ver se chegavamos a umasoluçao p/ este orgao.Ele foi totalmente desmontado p/ troca de movel mas quando foi ligado navamente nao saiu som das teclas nem da pedaleira,preciso de uma resposte urgente pois ensino musica.obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! tenho um minami sm-33 com problema no teclado superior não sai som,e quando pressiono algumas notas juntas sai som, e quando aperto alguma tecla ouço a nota sair bem baixa quase não da para escutar, o que será o defeito se voce pudesse me ajudar eu ficaria muito grato, estou aprendendo elêtronica.

Vanderlei Prestes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aldo e Vanderlei,

Esses defeitos são típicos do M-208B1 ou M-108B1 usado nesses orgãos.

M208 para o teclado superior e M108 para o teclado inferior e pedaleira.

Experimentem inverter os CI´s mas cuidem com a polaridade.

Caso o defeito mude de teclado é sinal que o CI correspondente está defeituoso.

Aí é só comprar e trocar. Não tem outro jeito.

Atenção: Jamais peguem nas pernas desses CI´s pois queimam com facilidade pela eletricidade estática do seu corpo. Peguem sempre pelo corpo dele.

Teclem os resultados.

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanderlei,

Os CI´s do SM33 são diferentes do DX250R.

1-Tampe a janelinha de vidro com fita isolante. Esse ci com vidrinho é a memória gravada pela fábrica. A luz branca apaga essa memória. Caso essa memória seja perdida tem que comprar outra da fábrica.

2- Verifique as tensões dos reguladores de tensão da fonte.Caso estejam OK o problema poderá estar nos CI´s.

3- O que aconteceu com esse orgão? Qual o histórico desse defeito?

4- O Z80 CPU, 4558 e o 8255 são baratinhos. Tente trocar e veja o resultado.

5- Veja se a lâmpada do pedal de volume está OK. Se estiver queimada troque-a também.

6- Tecle os resultados.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola, a todos, queria saber se alguem poderia me ajudar com um orgao yamaha b55, ele depois de um tempo ligado, fica mudo o teclado superior, inferior e a pedaleira, o estranho é que se deixa ele ligado por um tempo e você toca uma nota do teclado superior uma vez sai som e volta a tocar emudece o mesmo acontece com o inferior e a pedaleira, e quando emudece tudo você liga o ritmo e funciona normal mente, usa stk080, ym604, ym602, ym607. ou se alguem me pode passar o esquema eletrico....obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pessoal, sou tecnico en eletronica e tenho um orgao yamaha b55 que me esta deixando de cabelos em pé, agradeceria vossas ajudas, depois de um tempo ligado emudece o teclado superior, inferior e as pedaleras, mas o ritmo funciona bem, tambem nao funciona o special presents (piano,harpsichord,guitar, banjo), e um o sustain, o estranho e que passado um tempo você aperta uma das teclas superior e toca, quando você volta a tocar-la ja fica mudo e assi com o teclado inferior e as pedaleiras. esse orgao usa ci da propria yamaha o que e difícil de encontrar como ym604, ym602, ym607, se alguem puder me ajudar em algo agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grunewjm,

1-Eu começaria testando as alimentações nos CI´s antes e depois do problema.

2-Ver os conectores das placas, Um leve mau contato já corta o sinal.

3-Para os CI´s com soquete retire-os, limpe os pinos e reinstale.

Esse defeito tem cara de mau contato.

Isso já é um começo.

Tecle o resultado...

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Gambitt BX500, com varios probleminhas que acredito seja mau contato, pois os Cis são todos com soquete, e se nota alguma oxidação nos contatos de alguns deles. Como tem em torno de 8 placas, cada uma com função especifica, gostaria de saber se alguém consegue um esquema eletrico, ou orientativo das placas para poder linkar o defeito com a placa correta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

Esquema eu não tenho mas se contar quais são os defeitos talvez possa ajudar.

Sds.

Iriel

Vamos ver se consigo detalhar:

a) Modulo de Bateria quando abro o volume, aparece um ruido de baixa frequencia (limpo) com se fosse um oscilador, que aumenta a medida que abro o volume e arpeggio não funciona

B) no modulo de presets o "Celesta" e "Accordion", fica com um nivel de volume quase inaudivel

c) Pedal de volume não funcionava, estava com mau contato na lampada

d) algumas teclas não funcionam devido varios suporte plastico do fio de contato quebrado(ressecado) , mas isso tenho como resolver

Tirei fotos dos modulos, mas o ideal seria te passar por email, para não baixar muito a resolução

Fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...