Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede 2 computadores através do modem DSL


renatoauar

Posts recomendados

Aconteceu uma coisa muito estranha quando estava tentando configurar uma rede ponto-a-ponto entre dois computadores aqui em casa.

Bom, vou por partes para dar para entender.

Roteei meu modem DSL (Speedstream 5200) para dividir a conexão entre dois pcs. Então ficou 1 pc acessando a internet via USB e o outro via cabo de rede. Lembro a todos que o modelo do modem permite conexão com usb, então fiz esse tipo de divisão de conexão.

Isso não estava me satisfazendo, já que precisava passar arquivos entre os dois computadores, então comprei um cabo cross-over para fazer uma rede entre os 2 computadores. Um deles - master - ficaria com a conexão USB ativa e a placa de rede de ambos ficaria livre para configurar minha rede local.

Pois bem... Tentei fazer pelo windows xp, mas não consegui. Então usei um tutorial e fiz manualmente a rede, mas dava sempre um problema de IP para compartilhar a internet. O resultado era que a rede local era feita normalmente, mas a internet não era compartilhada. Repeti 3 vezes o procedimento e nada... Só mesmo a rede local funcionava. Errei alguma configuração de gateway padrão ou servidores dns, já que ambos não apareciam dando um ipconfig/all no prompt do DOS.

Enfim... Desisti disso e voltei pra minha conexão à internet roteada e ligada da mesma forma inicial: um computador na USB e o outro no cabo de rede. Para a minha surpresa, meu modem de repente apareceu nas Minhas Conexões de Rede, e com ele os HDs compartilhados do outro PC.

Resultado: meu modem tá fazendo uma ponte entre os dois computadores, e estou podendo acessar a rede dessa forma. Agora tenho internet e conexão em rede, sem precisar manter os dois computadores ligados para acessar, com apenas uma placa de rede em cada computador, sem roteador, sem hub, sem nada. E tudo está funcionando normalmente!!!

Coisas estranhas que só acontecem em info.

Em tempo, eu lembro que refiz todo o procedimento para tentar descobrir o que poderia ter causado esse "problema". Só achei uma coisa que eu NÃO desfiz quando desmanchei a rede. Em Conexões de Rede >> TCP/IP >> Propriedades >> Avançado

Configurações IP>> Lá dentro está DHCP ativo

WINS >> Ativar NetBios sobre TCP/IP

Eu acho que esse último foi o causador de toda essa mágica, mas nem me propus a mudar, desfazer tudo e não saber remontar.

Se alguém souber o porquê disso acontecer, ou se quiser testar com base em tudo que eu falei e fiz para ver se consegue refazer, poste aqui pra gente saber. Serial legal, outra forma de acessar a internet e ter a rede compartilhada, sem ter que comprar nenhuma placa de rede adicional e ter que deixar o computador ligado para o outro acessar. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem interessar, acho que descobri um dado novo que pode explicar o porquê desta conexão.

Talvez o Windows tenha inserido o gateway do meu modem, e por isso estou conectado ao modem e ao mesmo tempo em rede com dois computadores. Vou colocar as imagens no próximo post.

Se descobrir exatamente como refazer essa conexão será interessante para quem compartilha conexão com 2 PCs, porque só precisa de 1 placa de rede (em apenas um computador) e uma porta USB. O modem pode ficar ligado direto distribuindo a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai a imagem das minhas conexões de rede. Depois que apareceu o modem aqui a conexão em rede começou a funcionar. Antes de eu tentar configurar a rede entre os dois computadores (quando estava apenas roteado) não aparecia.

imagem01vu8.jpg

Clicando no link aparece a conexão com a internet

imagem02lh7.jpg

Aqui os IPs. No caso, o do modem e o que eu estava usando no computador.

imagem03gp1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...